quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CAMACAN PODE VIRAR NOME DE PRAÇA EM SÃO PAULO

Esta semana, os baianos de Camacan que residem num bairro da zona sul da capital paulista foram prestigiados por uma homenagem da Câmara Municipal de São Paulo, na qual o Vereador Alfredo Alves Cavalcante, o Alfredinho, protocolou o Projeto de Lei de número 512/10 solicitando a denominação e emplacamento de uma praça como o nome de PRAÇA CAMACAN BAHIA.

O local que deve receber a denominação é referência dos camacanenses migrantes de Jacareci para São Paulo desde os anos 80. Aos poucos foram se organizando em moradia e trabalho e multiplicando o grupo de conterrâneos que mais tarde se tornaria uma colônia do pequeno município onde constituíram uma grande colônia e ali residem até os dias de hoje.
JUSTIFICATIVA:
Na justificativa, o vereador diz ter como objetivo prestigiar os Baianos de Camacan (de quem ele é próximo e conhecedor da história de vida) moradores e ex-moradores do entorno do logradouro inominado homenageandos por ocasião do Cinquentenário da cidade de Camacan.

RELAÇÃO COM O POVO DE CAMACAN:
No ano de 2000, um grupo de amigos formado por migrantes e filhos de descendentes de Camacan se uniram para criar um movimento de Valorização da vida cotidiana e do resgate da cultura baiana apreciada na cidade natal. Com isso reorganizar e unificar ainda mais os costumes com os cerca de 600 filhos da cidade que residem em São Paulo.

Na ocasião, esta mesma região era administrada pelo então chefe de gabinete da Subprefeitura de Capela do Socorro/SP que hoje é vereador eleito para o primeiro Mandato, Alfredinho, que muito ajudou a pavimentar e urbanizar a àrea que compõe a praça qual deve ser denominada.

Daí endiante, todos os anos nesse mesmo logradouro que os camacanenses ajudaram a povoar desde o inicio das construções no final dos anos 80, e onde dezenas de familias baianas residem até os dias atuais, todos os anos por ocasião dos festejos juninos como realizam Reencontros do Forró da Bahia e no natal a comunidade se reune e para ali realizar iniciativas culturais de resgate da cultura da cidade de origem a maioria dos moradores, bem como ações de cunho social em beneficio de familias menos favorecidas e instituições sem fins lucrativos de Camacan Bahia.

No São João antecipado de Jacareci, o vereador foi homenageado pelo grupo Forró da Bahia, como o maior incentivador das ações dos baianos do povoado em território paulista.

Um comentário:

Unknown disse...

Dodo um cidadão como voce não era para esta em São Paulo ,era para esta aqui em Camancam substituindo alguns politicos que so sabem fazer politicagem ,falar mal dos outros politicos e não tem nenhum projeto que divulgue a nossa cidade em nivel nacional como voce faz.
Quero reafirmar que será motivo de muita honra para nos da BANDA ACORDES SIMPLES tocar nesta praça para os nossos amigos filhos de Camacam.E o custo é 0800.

Um grande abraço e fica com Deus
Adenilton