sexta-feira, 3 de setembro de 2010

VEREADOR DE CAMACAN TEM NOME ENVOLVIDO EM CONFUSÃO DE HOSPITAL

Nesta quinta-feira (2) a política de Camacan esteve bastante agitada. È que fora publicada em uma meia dúzia de sites e blogs de noticias da região, a noticia de um episódio envolvendo o nome do Presidente da Câmara de Vereadores do Município, vereador Oziel Bastos, o Oziel da Âmbulância. Veja a Matéria divulgada por eles:


A Polícia Militar, conduziu preso para o Complexo Policial de Itabuna,o presidente da Câmara de Vereadores de Camacan, Oziel Bastos, poius o mesmo criou sérios problemas e deu maior show na portaria do hospital regional de Base, em Itabuna, nesta madrugada. Ele queria que o hospital atendesse um cidadão sem a guia de encaminhamento. Ao ser negado pela funcionária, o vereador lhe agrediu com palavras de baixo calão e ainda lhe ameaçou.Além disso,o hospital informou que não tinha leito, pois todos estavam ocupados. Hoje Itabuna atende 60 por cento da população regional, restando apenas 40 por cento para os itabunenses.

AMBULÂNCIA DESAPARELHADA- O vereador mantém uma ambulância sem nenhuma condição de uso, já que a mesma está totalmente desaparelhada, colocando em risco os pacientes. Em vez de exigir e criticar o hospital, o vereador deveria era unir com seus pares e exigir do governo do Estado equipamentos e mais verba para mantê-lo. Segundo informações do repórter Hélio Fonseca da Difusora, uma anciã que aguardava atendimento veio a falecer na portaria do hospital, causado pela confusão do vereador.

Ao chegar na delegacia, Oziel disse que os policiais não poderiam colocá-lo na cadeia juntamente com outros presos,, pois o mesmo é o presidente da Câmara de Vereadores de Camacan. Os policiais, atendendo a sua solicitação. o prendeu numa cela onde só ele era o ocupante. O mesmo pediu para ligar para seu advogado, foi permitido, porém o celular do defensor estava desligado.

Parte II
Logo que divulgado este texto na rede, o Miolo Baiano foi informado do noticiário que corria na cidade e antes mesmo de reproduzir ou publicar, o blog procurou falar com algumas partes citadas na reportagem para certificar de maiores informações e apurou o seguinte:

Em contato com o departamento de jornalismo da Rádio Difusora de Itabuna, o radialista Osvaldo Bispo que também tentava contato com o vereador para ouvir a versão dele sobre os fatos, contou ao blog que a noticia teve origem num programa de noticias policiais da mesma Rádio, comandado pelo repórter Hélio Fonseca, que faz os registros no hospital de base. De acordo com Bispo, logo após Hélio contar o ocorrido no ar, sites e blogs da região reproduziram a noticia por toda rede.

Ainda no entendimento de Osvaldo, há que se entender o desespero do vereador-socorrista, uma vez que sair de Camacan ir até Itabuna com um paciente agonizando no carro e receber a informação de que não vai aceitar porque não tem onde colocar é realmente de tirar qualquer um do sério.

Já o repórter que narrou o acontecido do HBLEM, afirmou ao blog que as noticias divulgadas na internet estão exatamente como aconteceu na porta da unidade de saúde por volta das 21:30 da noite de quarta feira. De acordo com Hélio Fonseca, esta não foi a primeira vez que o vereador criou problemas no hospital. Perguntado pelo blog se ele presenciou, ele respondeu que não viu toda a cena, mas teve acesso ao relatório do Hospital de Base onde está registrado tudo que ocorreu na confusão. Segundo Fonseca, como ele trabalha no plantão de noticias da rádio ali na entrada do pronto socorro, uma funcionária o teria mostrado os registros e lhe dito que uma outra fora à delegacia para registrar o boletim. Hélio disse ao blog que com a morte da paciente que já estava próxima ao local das discussões um leito foi desocupado e então o camacanense passou a ocupá-lo.

Procurando falar com a administração do Pronto Socorro do Hospital no horário igual ao descrito pelo repórter, a coordenadora Cilene Matos que possivelmente estaria coordenando os trabalhos naquela noite (informou o funcionário Barros que eles trabalham na escala 12x36) não estava presente e o blog ouviu a Auxiliar Administrativa que a substituía, Naiara Ramos. Naiara contou ao Miolo Baiano que estava no local no momento da chegada do paciente acompanhado pelo vereador de Camacan, e que não confirmava a informação de que houve um óbito por conta do episódio na chegada do paciente em questão. Segundo ela, houve sim um falecimento por volta do mesmo horário, mas não teria sido em decorrência do fator Oziel e que o tal paciente de Camacan até o fim de noite desta quinta-feira continuava internado ali.

Ao final da tarde desta quinta, o blog tentou falar com o presidente da câmara em sua residência, mas ninguém atendeu as chamadas. Como nada está explicado ao certo, até o momento. O blog aguarda sua manifestação aqui para as centenas de pessoas que acompanham este canal e espera que se houve de fato tal episódio, que as autoridades competentes apurem quanto antes, para que não haja maiores prejuízos a nenhum dos envolvidos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não tenho boas referencias do Hospital de Base de Itabuna, aliás pensei que já tinha fechado, pelos pecados cometidos.

Anônimo disse...

Parabéns ou Miolo Baiano, por buscar todos envolvidos.