quarta-feira, 29 de agosto de 2012

BAHIA VAI EXPORTAR CHARUTO PARA CHINA

A Bahia está autorizada a exportar charuto para o mercado chinês. A decisão do governo da China coroa de êxito o intenso trabalho que vem sendo realizado há mais de três anos, com o objetivo de reabilitar a cultura do fumo no recôncavo e recuperar milhares de empregos diretos e indiretos perdidos na região com o fechamento de diversas fábricas.
A notícia foi comunicada nesta quarta-feira (29) ao secretário estadual da Agricultura, do Estado, pelo diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, que está na China discutindo os últimos detalhes do acordo de comércio bilateral.

De acordo com o Sindicato das Indústrias do Tabaco (Sinditabaco), a cultura do fumo é de extrema importância econômica para o recôncavo. Envolve mais de 12 mil trabalhadores, a maioria do sexo feminino, e pertencente à agricultura familiar.

Atualmente, as oito fábricas que sobreviveram conseguem, juntas, produzir apenas 10 milhões/ano. Com a liberação da exportação para a China, a expectativa é de que a produção aumente consideravelmente, consolidando a cultura do fumo para charutos, criando empregos e recuperando a economia de toda a região.

*Com informações da Seagri.

Nenhum comentário: