quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CHUVA DEIXA CAMACAN EM ALERTA

O verão ainda não começou, mas as fortes chuvas típicas do período de calor que predomina durante a primavera, já estão deixando vários municípios do sul da Bahia em estado de alerta.

Desde o início da semana, o município de Camacan está sofrendo os transtornos que as fortes chuvas que caem na região vem causando.
Até esta quinta-feira (27), os moradores da parte alta da cidade, e do distrito de Leoventura foram os mais atingidos por desabamentos e famílias desabrigadas. De acordo com a chefia de gabinete da prefeitura, uma Comissão de Defesa Civil criada em 2004 pelo Decreto 1.444, já se reuniu no primeiro dia dos estragos e está acompanhando de perto a situação das famílias atingidas pelos estragos das chuvas e oferecendo o auxílio disponível.
Além da situação de risco de novos desabamentos na Cidade Alta, algumas ruas na região da Praça do Cacau também sofre com inundações provocadas pelo Rio Panelão.

Segundo informações da prefeitura; Na sede do município, até o momento conta-se 25 casas interditadas em área de risco e 94 pessoas desalojadas por dois desabamentos, para as quais a administração ofereceu aluguel temporário de baixo valor pelo período de 90 dias, mas algumas pessoas relutam em deixar suas casas e outras preferem se abrigar na casa de parentes. Ainda segundo informações, a prefeita Ângela Castro também deu ordens para que sua equipe prepare os equipamentos públicos do município (escolas e creches) para receber possíveis vítimas, caso a chuva não cesse de imediato e provoque mais desalojamento.
Nos próximos dias, a prefeitura vai enviar o Relatório da situação do município à Defesa Civil do Estado e ao Ministério das Cidades, de onde deverá receber orientações e recursos para realocar as famílias desabrigadas.


DISTRITOS:
O Distrito de Leoventura também foi fortemente atingindo pelos transtornos provocados pelas chuvas e já contabiliza o desabamento de duas casas, mais a interdição de mais nove.


Outro deles que está em estado de atenção é o Distrito de Jacareci, que é cortado pelo Rio “Panelão” que desde o inicio da semana apresenta um nível muito alto de cheia, tirando sono de toda população das ruas mais baixas.

*Com fotos de Agnaldo Santos e Waldomiro Andrade.

Nenhum comentário: