segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

BRASIL TERÁ DUAS NOVAS VACINAS A PARTIR DE MARÇO

Duas novas vacinas serão incluídas no calendário básico de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de março, crianças menores de 2 anos contarão com a aplicação gratuita da pneumocócica 10-valente e, a partir de agosto, da anti-meningococo C.

As vacinas poderão ser tomadas gratuitamente em postos de saúde.De acordo com o Ministério da Saúde, a primeira vacina imuniza contra a bactéria pneumococo, causadora de meningites e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido, entre outras doenças.

A segunda protege contra a doença meningocócica, principal causa de meningite bacteriana no Brasil. Nos primeiros 12 meses das novas vacinas no calendário básico, elas serão aplicadas em menores de 2 anos. A partir de 2011, elas farão parte do calendário básico de vacinação da criança específico para os menores de 1 ano.

Com a introdução das vacinas, o Calendário Básico de Vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério passará a ter 13 tipos de vacinas para proteger contra 19 doenças.

Nenhum comentário: