domingo, 28 de fevereiro de 2010

AEROPORTOS DO BRASIL AGORA EXIGEM DOCUMENTO COM FOTO NO EMBARQUE

A partir de amanhã (1), os passageiros terão que apresentar documento de identificação com foto no portão de embarque dos aeroportos brasileiros.

Com a Identificação Positiva de Passageiros, estabelecida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o país pretende dar mais segurança a empresas aéreas e passageiros.

Nesta semana que passou nos aeroportos de Porto Seguro, Confins (MG) e Guarulhos o Miolo Baiano observou que a exigência já estava sendo aplicada, como um ensaio para a aplicação da nova regra da ANAC.

Com a nova medida, os funcionários das companhias fazem a checagem do documento com o cartão de embarque para ver se o passageiro que está entrando na aeronave é realmente o que consta no cartão. Por isso, durante o tempo de espera nas salas de embarque de todo país, a Anac orienta os passageiros para que já estejam com o documento em mãos na chamada para o embarque.

Segundo a Anac, vários documentos, com foto, são aceitos no embarque. Carteira de identidade (RG); carteira nacional de habilitação (modelo com fotografia, mesmo que vencida); carteira de trabalho; passaporte nacional; documento expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República; carteira de identidade emitida por conselho ou federação de categoria profissional (com fotografia e válido em todo o território nacional).

O gerente de Facilitação do Transporte Aéreo da Anac, Leonardo Boszczowski, disse que o procedimento não acarretará filas nem atraso no embarque. “O processo de conferência é rápido. Será verificado apenas o nome do passageiro para permitir o acesso”, comentou ele, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

“A Anac discutiu alguns modelos e decidiu que a Identificação Positiva do Passageiro é a melhor maneira de oferecer segurança ao passageiro e é uma garantia para a empresa aérea de que todos estão sendo embarcados. Não há motivos para preocupação, porque essa medida não traz transtornos no processo de embarque”, afirmou Leonardo. As informações são da Agência Brasil
Com Informações da Agência Correio.

Nenhum comentário: