quinta-feira, 7 de maio de 2009

BRASIL CONFIRMA CASOS DA GRIPE SUÍNA

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta quinta-feira (7) os primeiros casos de brasileiros infectados pelo vírus da gripe suína. São dois pacientes de São Paulo, um do Rio de Janeiro e um de Minas Gerais. "O vírus chegou ao Brasil", disse o ministro a jornalistas. "Todos passam bem", acrescentou Temporão.
De acordo com ele, todos os pacientes contraíram o vírus no exterior, passam bem e não há risco de contágio dessas pessoas para a população. Temporão informou ainda que são todos adultos jovens. “Não há nenhuma criança ou idoso portando o vírus no Brasil.”

Até o momento, 93 casos suspeitos já foram descartados em testes laboratoriais. Outros 15 pacientes estão em processo de análise. Segundo Temporão, os resultados destes testes devem sair na sexta. O ministro classificou as ocorrências confirmadas de contaminação pelo vírus da gripe de caso 1, caso 2, caso 3 e caso 4.

O caso1 é de um dos pacientes de São Paulo, que esteve no México de 17 a 22 de abril. Ele apresentou os sintomas no dia 24 de abril e esteve internado de 29 de abril e 4 de maio.

O caso 2 é do paciente de Minas Gerais. Ele esteve no México de 22 a 27 de abril e manifestou os sintomas da doença ainda durante a viagem, no dia 26. Ele foi internado assim que chegou e teve alta no dia 29 de abril, ficando em isolamento domiciliar até o dia 6 de maio.

O caso 3 é do outro paciente de São Paulo, que veio da Flórida, Estados Unidos, no dia 28 de abril. Ele não foi internado porque a Organização Mundial de Saúde (OMS) não considerava a Flórida como área de risco. O paciente foi mantido em isolamento domiciliar.

O caso 4 é do paciente do Rio de Janeiro, que chegou do México no dia 3 de maio, começou a apresentar os sintomas antes de chegar ao Brasil e está internado desde o dia 5 de maio.

Nenhum comentário: