O álcool combustível segue competitivo no tanque dos carros flex fuel em 17 estados brasileiros, dentre eles a Bahia, onde o preço do etanol é 59,59% do preço da gasolina. O preço médio da gasolina na Bahia foi calculado em R$ 2,420, enquanto a média do álcool foi de R$ 1,442. As informações foram divulgadas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) que fez o levantamento com base em dados do período de 18 a 22 de maio.
Segundo a pesquisa, os outros estados onde a vantagem do álcool é mais significativa são: São Paulo (preço do etanol é 52,35% do preço da gasolina), Mato Grosso (53,8%), Paraná (54,45%), Espírito Santo (58,32%), Pernambuco (61,42%) e Mato Grosso do Sul (62,99%). Os sete Estados mais competitivos respondem por 70% do consumo de álcool do País.
Já a gasolina continua mais vantajosa principalmente em Roraima onde o preço do etanol é 79,9% do valor da gasolina. No Pará e no Amazonas, o motorista que uso o combustível derivado do petróleo também sai no lucro.
O levantamento também revela que os preços médios do álcool combustível caíram nos postos de 21 Estados brasileiro no período analisado, enquanto subiram em outras seis unidades da federação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário