sexta-feira, 10 de abril de 2009

O SIGNIFICADO DA PÁSCOA

O que é "Tríduo Pascal".
O Tríduo Pascal é a maior celebração das comunidades cristãs. A Páscoa é o centro do ano litúrgico, fonte de alimento da nossa vida de fé. Celebrar a paixão e ressurreição do Senhor é celebrar a obra da redenção humana e da glorificação de Deus que o Cristo realizou quando, morreu e, logo ressuscitando, renovou a vida.

O que a igreja celebra na Quinta-feira Santa.
Nesse dia, Cristo inaugurou a nova Páscoa, a da nova e eterna aliança, a de seu pão compartilhado e seu sangue derramado, a de seu amor levado ao extremo e a de sua passagem pela morte à ressurreição, a Páscoa que devemos celebrar em sua comemoração.

O que estamos celebrando hoje, Sexta-feira Santa.
Como acontece há muito tempo, hoje não se celebra a missa, dando lugar a celebração da Paixão e Morte do Senhor: o mistério que é celebrado é uma cruz dolorosa e sangrenta, mas ao mesmo tempo vitoriosa e resplandecente. Trata-se da morte de Cristo, mas é passagem para uma vida ressuscitada e eterna.

O que vamos celebrar na Vigília Pascal.
Vamos celebrar a “fonte batismal”. A vida.
Enobrecida pelo canto do Exultate e a bênção do Círio Pascal, celebraremos uma liturgia enriquecida de ritos solenes que deve ser “a celebração das celebrações” para os cristãos, e a que Santo Agostinho denominava “Mãe de todas as vigílias”.

Nenhum comentário: