terça-feira, 29 de março de 2011

FILHOS DÃO MAIS ALEGRIA A VIDA DOS PAIS

No passado, pesquisas haviam revelado que, apesar da alegria da paternidade, criar filhos pode ser psicologicamente difícil para os pais. Ter um bebê diminui a satisfação conjugal, por exemplo. Em resposta, os pais podem racionalizar a sua decisão de ter filhos pela idealização da paternidade. Mas aguentar os choros e as birras pode valer a pena, eventualmente. Conforme as crianças crescem, a infelicidade derrete. Talvez por que eles param de encher o saco. Segundo um novo estudo, as crianças são um investimento a longo prazo. Famílias maiores trazem mais alegria aos pais na meia-idade. Pais acima de 40 anos com mais filhos são mais felizes.

Os pesquisadores entrevistaram mais de 200.000 homens e mulheres em 86 países, entre 1981 e 2005. Globalmente, os pais com menos de 30 anos de idade tornam-se menos felizes com o nascimento de cada criança. Os pais com idades entre 30 e 39, por outro lado, continuam tão felizes quanto casais sem filhos se tiverem quatro ou menos crianças.

A partir dos 40 anos em diante, os pais com 1 a 3 filhos são mais felizes do que casais sem filhos. Após 50 anos de idade, as mães e os pais são mais felizes do que casais sem filhos, independentemente de quantos filhos eles têm. Os resultados são independentes de renda, sexo ou estado civil.

Os pesquisadores reconhecem que quem escolhe não ter filhos pode ser diferente de alguma forma, e essas diferenças podem afetar a sua felicidade. No entanto, a análise dos efeitos de ter um filho adicional (um método de comparar um pai com o outro) sugere que realmente são as crianças, e não algum outro fator, que causa a mudança na felicidade.


*Com informações do Hype Science.

Nenhum comentário: