sexta-feira, 8 de abril de 2016

PROFESSORAS DA UFBA SÃO ACUSADAS DE RACISMO

Um ato de racismo está sendo investigado na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no campus de Ondina, envolvendo duas  professoras.
Em carta entregue à direção da escola e à reitoria, e compartilhada em rede social,  a estudante Gabriela Francisco Sampaio, 19 anos, do 2º semestre de licenciatura em dança, denunciou a postura - segundo ela - racista, em sala de aula, de uma professora. O fato aconteceu em 8 de março, quando ela apresentou um trabalho na disciplina de Estudos Críticos Analíticos 2.
Na carta, a aluna informa que apresentou o videoclipe Formation, da cantora Beyoncé, que denuncia a violência racial nos Estados Unidos. Segundo ela, após a exibição do vídeo, as professoras desqualificaram a luta da comunidade negra, o combate ao racismo e passaram a tecer contra a aluna e a comunidade negra injúrias deslegitimando e invalidando a crítica proposta pela cantora.

A direção da Escola informou que foi organizada uma comissão de sindicância, composta por três professores de outras faculdades, inclusive de direito, para acompanhar o caso.
A advogada da aluna, disse que a intenção do processo administrativo aberto na Ufba é solicitar a exoneração da professora.

 *Informações do A Tarde.  

Nenhum comentário: