Na hora da cerveja com os amigos e a família, a ida a bares
e restaurantes saiu de cena e deu a vez para o consumo em casa.
Os dados de uma pesquisa recente confirmam que os
brasileiros estão preferindo beber cerveja em casa, na medida em que reduziram
os gastos com entretenimento — estratégia definida pelo instituto de “levar o
bar para dentro de casa".
Segundo dados da CervBrasil, associação que reúne os
fabricantes do setor. A produção de cerveja caiu 6,7% no primeiro trimestre, em
relação ao mesmo período do ano passado. E, com a inflação em alta e a renda em
queda, o consumidor mudou de hábitos.
Na pesquisa, realizada no final de 2015, 61% dos
entrevistados disseram que iriam cortar o lazer fora de casa, e 37% afirmaram
estar optando pelo consumo compartilhado (reuniões e confraternizações em
casa).
Para evitar que as vendas caiam ainda mais, as cervejarias
tradicionais estão estimulando o consumo via promoções e ofertas de garrafas
retornáveis, nas versões 300 ml, 600 ml ou de um litro. Essas opções sempre
existiram, mas eram destinadas aos bares e restaurantes. Em tempos de recessão,
porém, Petroni diz que essa alternativa sai mais barata ao consumidor e, para o
fabricante, significa uma margem maior.
*Do BN
Nenhum comentário:
Postar um comentário