quarta-feira, 9 de junho de 2010

CACAU FINO GANHA ESPAÇO NO SUL DA BAHIA

O cacau fino cada vez mais é produto de exigência no país e vem atraindo interesse do mercado internacional. Os produtores do sul da Bahia estão trabalhando para que as amêndoas tenham mais qualidade, incluindo novas alternativas para aumentar sua produção.

Desde o processo da colheita, manejo e fermentação garantem ao cacauicultor a possibilidade de obter um produto sofisticado e de qualidade superior. Os custos do manejo são mais caros e os cuidados também são maiores, no entanto os resultados podem ser bem significativos.

A diferença da produção do cacau fino começa no campo. Os frutos são colhidos no mesmo grau de maturação do cacau tradicional e devem estar isentos de qualquer tipo de perfuração ou doença, para não iniciar a fermentação precoce das amêndoas. O processo como um todo é orgânico e mais lento, com a finalidade de apurar certas características bioquímicas das amêndoas.

Vale destacar que a produção de cacau fino é mais cara que a produção tradicional. Uma arroba vale normalmente o dobro do cacau comum.

Nenhum comentário: