terça-feira, 1 de junho de 2010

9 PESSOAS SÃO FERIDAS COM FOGOS DE ARTIFÍCIO EM CRUZ DAS ALMAS

Nove pessoas ficaram feridas por fogos de artifício na madrugada desta terça-feira, na tradicional Festa da Alvorada, no município de Cruz das Almas. Cinco tiveram queimaduras e três sofreram traumatismos, todos provocados pela espada, fogo de artifício fabricado artesanalmente na região. O nono ferido corre risco de perder um dedo da mão após ser lesionado por bomba junina.
A Festa da Alvorada abre a trezena de Santo Antônio e marca os festejos juninos em Cruz das Almas.

O número de feridos desse ano é superior ao contabilizado em 2009, quando seis pessoas tiveram de ser atendidas.

O caso mais grave até agora é o do adolescente de 14 anos que teve a mão ferida na explosão de uma bomba junina e foi transferido para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

Segundo a equipe médica que prestou os primeiros atendimentos ao garoto, ele corre o risco de perder um dos dedos.

Desde o dia 24 de maio a Santa Casa de Misericórdia e a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) discutem planejamentos para o atendimento aos queimados no período junino na cidade. A coordenadora do setor de enfermagem da Santa Casa, Lívia Melo, alerta que "apesar de diminuição nos últimos anos do número de queimados, vem aumentando os casos de trauma, principalmente traumas na face". Por conta disso, a orientação dos médicos é que os tocadores de espadas priorizem a utilização do capacete.
*TN.

Nenhum comentário: