segunda-feira, 17 de maio de 2010

ATOR BRASILEIRO NEGRO É VITIMA DE RACISMO NA RÚSSIA

Um ator negro de origem brasileira que atuou em filmes soviéticos populares morreu em São Petersburgo (noroeste da Rússia) depois de ter sido espancado, anunciou nesta segunda-feira a polícia local, que suspeita de uma agressão com motivação racista.

"Tito Romário, de 59 anos, morreu em 11 de maio no hospital Alexandrovskaia depois de ter sido espancado por um russo de 43 anos em uma rua da cidade por causa de uma discussão. O suspeito foi preso", afirmou a policia russa em nota.

Segundo uma fonte da polícia, citada pelos meios de comunicação locais, a agressão teria sido desferida por ódio racial. Romário interpretou vários papeis menores em filmes soviéticos muito populares. O ator teve de enfrentar muitas dificuldades relacionadas com o racismo, segundo assinalou o jornal Novaia Gazeta, citando um de seus amigos.

Os crimes por preconceito, principalmente contra imigrantes das ex-repúblicas soviéticas ou países africanos, registraram um aumento na Rússia desde a queda da União Soviética, em 1991.

Nenhum comentário: