segunda-feira, 23 de maio de 2016

FESTA CÍVICA DE PARELHEIROS TEM A PIOR PARTICIPAÇÃO POPULAR

Era pra ser diferente. Ou melhor, era esperado que ao menos em ano eleitoral e de busca pela reeleição. A administração regional do Distrito de Parelheiros fizesse um esforço para reparar o prejuízo social que a comunidade vem adquirindo ao longo dos últimos quatro anos.  Mas, não deu!
De novo e, acredita-se que agora em definitivo, já no clima de “bota fora” a administração local não demonstrou nenhum interesse em corrigir as falhas e resgatar a participação maciça dos moradores de Parelheiros e adjacências nas comemorações de aniversário do Distrito, que aconteceu nos dias 21 e 22 em paralelo com a realização do programa municipal de cultura, “Virada Cultural”.
FALTA DE INVESTIMENTO EM ATRATIVOS CULTURAIS
Pelo terceiro ano consecutivo a subprefeitura repetiu as mesmas atrações artísticas nas comemorações de aniversário do distrito. Se não bastasse a falta de dedicação da equipe gestora que gerencia os preparativos do evento, para valorizar outros artistas da música regional e inserir no elenco musical diferentes atrações para a população que prestigia a festa, (sem deixar de valorizar as culturas locais e os músicos regionais). Assistimos também a forma politiqueira de inserir de maneira barata os repetidos artistas que são aliados e atuam como cabos-eleitorais, quais corriqueiramente estão presentes e animando as atividades políticas lideradas em favor dos políticos mandantes da subprefeitura.
Nem mesmo no ano em que a comemoração de aniversário pegou carona na realização da Virada Cultural – que também ofertou por decisão da secretaria de cultura, atrações à parte para a população participar da 12ª edição do projeto, os cidadãos de Parelheiros tiveram na sua grade uma maior variedade de ritmos que não fossem os de sempre. 
Junto a essa falta de criatividade vê-se também a falta de incentivo público para com os diversos segmentos que agregam cultura local para serem inseridos na grade de programação que celebra o aniversário do distrito.  

CADÊ O POVO? O POVO NÃO PARTICIPOU!  
Para ter uma ideia das marcas negativas e imagem de uma cultura fracassada que a má gestão pode causar a uma comunidade, é necessário observar quantas atitudes sem pensar (ou por objetivo desconhecido) foram tomadas com a relação à festa tradicional.

Toda essa mudança, contribuiu para a lamentável falta de participação das centenas de famílias que fazem parte da história de desenvolvimento cultural de Parelheiros.  O que se viu na manhã desse domingo, 22 na avenida que abrigou o Desfile Cívico de Aniversário de 189 anos de Parelheiros, foi a real comprovação do descaso para com os valores multiculturais que há mais de cem anos aquela localidade celebra com rituais pomposos: Não teve Banda Marcial, não teve desfile das Corporações de Bombeiros, da Policia Militar, dos Desbravadores (Salvo a Companhia ambiental da GCM), não teve presença das dezenas de Escolas de Ensino Médio e Fundamental que colocam seus alunos e coreógrafos para abrilhantar o desfile que a comunidade sempre prestigia com muitos aplausos. 
 
Destacado louvor aqui para as Escolas Juca Ferreira  e a Escola Estadual de Ensino Médio do Marcilac que em meio à tanta precariedade, se fizeram presente, como um grupo de motociclistas aventureiros que de maneira festiva se apresentaram na avenida.


PRECARIEDADE  - Aliás, precário também foi a falta de coragem dos políticos da região que sequer compareceram ao palco para acompanhar o solitário subprefeito, que assistiu ao tímido desfile de 189 anos – com a menor participação da história.
Mais algo ainda mais grave chamou atenção das poucas pessoas que assistiram a passagem das 5 entidades que desfilaram: A falta do símbolo que dá nome ao distrito – os cavaleiros e amazonas que significativamente faz rememorar as “parelhas” que justifica o significado de ser chamado Parelheiros. 
Acreditem. O distrito que tem população e um número de entidades e organizações sociais maior que muitos municípios do interior, não reúne em torno da celebração de sua data magna, o mínimo de simbolismo de sua fundação, que seria ao menos a presença da comunidade da Colônia Alemã e os Cavaleiros.
  
PREJUÍZOS DA FESTA
É lamentável que uma população com mais de 180 mil habitantes, com grande representatividade cultural oriunda da presença da colônia Alemã, das religiões de matizes africanas e nordestinas, não tenha participação efetiva nas ações populares dessa festividade que recebe recursos dos cofres públicos e beneficia apenas pequenos grupos favorecidos por barganha política. Sem falar na falta de abertura de espaços para a realização de atividades voltadas ao cristianismo, onde a paróquia e as dezenas de congregações de diferentes denominações poderiam organizar importantes congressos e também atrair milhares de turistas à Parelheiros.  
Nos últimos anos, dezenas de pessoas influentes, de grande liderança popular e fazedores de cultura que promovem há décadas os diversos segmentos culturais que tem raízes na região reclamam da falta de incentivo para que aconteça inserções das categorias, das organizações sociais e dos diferentes movimentos livres de manifestação artística na grade oficial da festa, a começar pelo encolhimento de programação que nos anos de 2014 e 2015 passaram a acontecer em apenas um dia.
A verdade é que nos últimos 4 anos, a festa de aniversário de Parelheiros que desde muito tempo se realizava em dois dias e agregava incentivo de diversas entidades sociais, ficou a mercê de uma única ação política e além de ser reduzida a acontecer apenas em um dia (domingo) também perdeu o interesse e a colaboração de relevantes lideranças populares que muito contribuíram para o desenvolvimento da comunidade. Uma Pena! 

Um comentário:

Anônimo disse...

TODOS OS ANOS OS NAS GESTÕES ANTERIORES HOUVE UMA PREOCUPAÇÃO NA CULTURA EM PARELHEIROS.INÚMEROS PROJETOS ERAM REALIZADOS NA REGIÃO COMO O PROJETO VAI, FONTES DE FINANCIAMENTOS CULTURAIS COMO O FUNDO ESPECIAL DO MEIO AMBIENTE O (FEMA)UM GRUPO DE DANÇA DO BAIRRO DE COLONIA FOI CONTEMPLADO COM O PROJETO. SOBRE O DESFILE CITADO É SIMPLESMENTE LAMENTÁVEL. TODOS OS ANOS INÚMERAS ESCOLAS PARTICIPARAM, PELO QUE EU SEI MAIS DE 40 ESCOLAS CHEGARAM A PARTICIPAR, SOBRE O DESFILE MILITAR ATÉ O TIRO DE GUERRA DO EXERCITO BRASILEIRO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO CHEGOU DESFILAR NA RUA TEREZINHA DO PRADO EM PARELHEIROS, POLICIA MILITAR, BOMBEIROS, POLICIA CIVIL, GUARDA CIVIL METROPOLITANA. ISSO QUE ACONTECEU É FALTA DE VONTADE, PREGUIÇA NO POPULAR DA PALAVRA DE DESENVOLVER UM EVENTO TÃO EXPRESSIVO PARA A REGIÃO.AGREGAR, CONVERSAR, DIALOGAR SÃO OS PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA O SUCESSO. HOJE A SUBPREFEITURA DE PARELHEIROS É COMANDADA POR PESSOAS SEM MENOR COMPROMETIMENTO DA REGIÃO DE PARELHEIROS, SALÁRIOS DE R$ 5.000 ATÉ R$ 21.000 MIL REAIS QUE SÃO PAGOS PARA QUE? PARA ISSO? POIS BEM AMIGOS, OUTUBRO ESTÁ CHEGANDO OUTUBRO E VAMOS DAR A RESPOSTA PELOS ATOS COMETIDOS E PELA BANANA QUE NOS RECEBEMOS DESTE GOVERNO DE INCOMPETENTES