quinta-feira, 16 de julho de 2009

BLOG DE LUTO: MORREU DOM PAULO LOPES DE FARIA

Faleceu na tarde de hoje,
o tão querido e inesquecível Dom Paulo

Faleceu nesta quinta-feira, às 13:30h, no hospital Madre Tereza, em Belo Horizonte (MG), o ex-bispo da diocese de Itabuna e arcebispo emérito de Diamantina (MG), dom Paulo Lopes de Faria, 78, vítima de câncer. Dom Paulo estava internado desde o dia 29 de junho e, na semana passada, fez cirurgia para a retirada de um tumor maligno.
O corpo de dom Paulo será velado nesta quinta-feira no Bairro das Indústrias, em Belo Horizonte, seguindo amanhã para Diamantina, onde será velado na Basílica do Sagrado Coração.
No sábado, 18, às 9:30h, o corpo será levado para a Catedral Metropolitana, onde haverá missa às 10h. O sepultamento será na cripta da catedral, logo após a missa.

HISTÓRICO DE DOM PAULO

Ingressou no Seminário Provincial do Coração Eucarístico de Jesus, de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e foi ordenado sacerdote em 8 de dezembroo de 1957.

Foi professor no seminário; trabalhou alguns meses na paróquia de Betânia, e foi o primeiro párocco de Nossa Senhora da Piedade, no bairro das Indústrias, onde permaneceu por 15 anos. Foi bispo-auxiliar.

Foi ordenado bispo-titular da arquidiocese de Niterói em 27 de dezembro de 1980.

Tomou posse em 1981.
Realizou visitas pastorais, permanecendo na Arquidiocese de Niterói até 19833.

Designado bispo da Diocesee de Itabuna,na Bahia. Em 1997.

Foi nomeado Arcebispo de Diamantina recebendo o Emeritato em 2007.

Seu lema éra: "Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo"

Nenhum comentário: