segunda-feira, 27 de abril de 2009

SUL DA BAHIA SEDIA JOGOS ÍNDIGENAS

Com a participação de cinco etnias indígenas, aconteceu a 9ª edição dos Jogos Indígenas Pataxó na aldeia Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália.
Os atletas se apresentaram até a última quarta-feira na forma tradicional, vestidos com tanga, cocar, pintura corporal e outros instrumentos de origem indígena.
Todas as equipes que disputaram os Jogos Indígenas Pataxó receberam um troféu especial e cada atleta ganhou uma medalha e certificado de participação. Na abertura, os índios se apresentaram com desfile das equipes, danças, apresentações culturais e o ritual do pôr-do-sol.
Os índios realizaram disputas de arco e flecha, arremesso de takape, bodoque, cabo de guerra, corridas com maraká, com tora e rústica, futebol, luta corporal e zarabatana em equipes compostas por 20 atletas (10 homens e 10 mulheres).
Durante o evento, aconteceram reuniões com os representantes das etnias para definir o formato dos Jogos Estaduais Indígenas.
Os Jogos Indígenas Pataxó são realizados desde 2000, ano em que o Brasil lembrou os 500 anos da chegada dos portugueses comandados por Pedro Álvares Cabral.

Nenhum comentário: