terça-feira, 31 de março de 2009

CARTA AOS CAMACANENSES

Leia na íntegra o texto divulgado pela prefeitura:
Nota Pública:
Prefeita Ângela recebeu a cidade totalmente abandonada.
A prefeitura do município de Camacan foi entregue à atual gestão totalmente abandonada. Praticamente em todas as áreas havia problemas de gestão: falta de cuidado com o bem público, falta de funcionários, material básico para realização de trabalhos internos, telefones fixo e celular cortados,contas de água e luz com dívidas altíssimas, sucateamento de carros e máquinas e etc...
A população de Camacan teve que esperar por 03 meses a substituição da Prefeita sem perceber qualquer ação por parte dos seus administradores durante esse período.
Vale lembrar que até outubro de 2008, mesmo diante das eleições a prefeitura fazia muito pouco, e a resposta foi dada nas urnas.
Camacan foi recebida no dia 01 de janeiro totalmente suja, com ruas e praças totalmente abandonadas: com capim, lixos e entulhos nas ruas, cidade totalmente esburacada, Ginásio de esportes com a estrutura em estado avançado de oxidação, provocando inclusive a interdição por parte da equipe de engenharia da prefeitura. Sem contar que não houve boa vontade da Prefeita anterior de fazer com que a equipe de transição nomeada pela atual prefeita, realizasse um bom trabalho.

Na verdade a transição só ficou no papel. A equipe da prefeitura teve dificuldades juntos aos bancos para obter extratos e senhas das contas, sem contar da falta de papelada contábil da prefeitura, documentação de convênios,e falta de cadastro de programas sociais.

A prefeita Ângela Castro recebeu da sua antecessora a saúde com a estrutura física das unidades muito precária, e sem nenhum tipo de manutenção.

- USF Narcísio Araújo inaugurado recentemente já mostra o descaso na fiscalização das verbas públicas. Foi observado infiltrações, portas danificadas por cupins e equipamentos funcionando em condições insatisfatórias.
Ø Não foram encontrados 04 autoclaves que existiam nas unidades.
Ø Ambulâncias sucateadas e em quantidade insuficiente para a assistência adequada e com segurança.
Ø A unidade de saúde de Jacareci, Mãe Anália, foi totalmente esquecida com problemas estruturais gravíssimos como: mofo, infiltrações, vazamentos, goteiras no telhado, falta de funcionários, resultando em sobrecarga para a equipe.
Ø Lixo acumulado nas unidades.
Ø Sucateamento total do único carro que restou na saúde (01) uno vermelho.

Na iluminação pública o descaso foi total. Em praticamente todas as ruas existiam postes com lâmpadas defeituosas. Ao todo só na sede, 128 postes com lâmpadas queimadas, sem contar praças e jardins. No distrito de São João do Panelinha foram 31 pontos de luz danificados sem contar também com praças e jardins. Em Leoventura foram 29 pontos e em Jacareci 17 pontos.
A cidade foi encontrada com problemas gravíssimos como a subida do Colégio Municipal importante escola do município, com a via totalmente às escuras, bem como sala de aula, biblioteca, cantina e diretoria. Várias escolas encontravam-se com problemas na iluminação e instalação elétrica, um verdadeiro descaso com a educação. Locais como CAPS e Unidades de Saúde, áreas importantes e com bastante movimento de pessoas também tinha problemas nas suas imediações, proporcionando um verdadeiro perigo aos usuários dessas unidades.

Na garagem a frota municipal foi encontrada de forma vergonhosa. todos os veículos, máquinas e equipamentos estavam danificados e sem rodar: ônibus escolares, máquina Patrol, retro-escavadeira, caminhão baú e caminhão poli guincho do lixo, f-4000 e moto. Sem contar com o sumiço de várias ferramentas, falta de material de manutenção e combustível nos tanques.

As estradas vicinais dos distritos também estavam totalmente danificadas, dificultando o acesso dos moradores à sede do município, prejudicando a alunos e agricultores que precisam escoar suas produções.
Na educação a grande dificuldade foi matricular todos os alunos da rede municipal e conseguir sanar vários problemas antes do início das aulas, pois as salas de aula estavam apenas pintadas, provavelmente maquiando problemas como vazamentos em vasos e pias, goteiras, falta de material didático, defeitos nas instalações elétricas, falta de lâmpadas e etc...

Faça você amigo leitor uma reflexão: Nos últimos dias do ano de 2008, a antiga Prefeita chamou a atenção da cidade com queima de fogos e muito barulho para a inauguração de algumas obras com o milhão do Bradesco: Concha Acústica, Biblioteca Municipal, Praça pública , Creche, Posto de Saúde e Infocentro. Obras que deveriam ter começado no começo de 2008, mas estrategicamente foi iniciado próximo às eleições.
O grande problema é que todas essas obras foram “inauguradas”, porém até agora não tem condições de funcionar por alguns problemas estruturais que precisam de reparos para que a equipe técnica da prefeitura dê o parecer favorável.
Não existiu fiscalização por parte dos antigos administradores e hoje a comunidade cobra das autoridades que se vêem na obrigação de cobrar das empreiteiras o término delas. Já se passaram quase três meses e até o momento a população não tem acesso a esse patrimônio que é do povo.

A prefeita Ângela foi consultada e disse que está fazendo o possível e o impossível para que essas obras sejam entregues o mais rápido possível para a população.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE CAMACAN

Um comentário:

Anônimo disse...

' A Secretária de Educação de Camacan acaba de coibir os estudantes tecnicos e pré vesibular de utilizarem o escolar dos universitários, fazendo assim, uma exclusão. Vamos ma luta amigos estudantes LUTAR pelos nossos direitos .