terça-feira, 11 de setembro de 2012

BAHIA ATINGE 95% DA META DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA

Apesar dos problemas causados pelo longo período de seca no Nordeste, a vacinação do rebanho baiano contra a febre aftosa alcançou o índice de 95,65 % na primeira etapa da campanha em 2012. Na Zona de Proteção, composta pelos municípios de Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Buritirama, Mansidão, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso e Casa Nova, o patamar de imunização chegou a 96,42% do rebanho vacinado e declarado.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (10) pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri).

Em função do período de estiagem, a campanha de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada na tentativa de auxiliar os criadores na imunização das 11.587.459 cabeças de bovinos e bubalinos no Estado.

A medida de prorrogação beneficiou mais de 200 mil produtores, sobretudo agricultores familiares do Semiárido baiano.

O próximo compromisso dos produtores será em novembro deste ano, quando apenas os bovinos e bubalinos com idade de 0 a 24 meses deverão ser vacinados.

Vale ressaltar que na Zona de Proteção da Bahia todo o rebanho existente deve ser vacinado, por fazer divisa com Estados classificados ainda com risco médio para aftosa.

*Informações da Ascom/Adab.

Nenhum comentário: