segunda-feira, 26 de abril de 2010

DE PARALISÃO PARA GREVE

Os professores da rede pública de ensino de Camacan, que estão parados há mais de uma semana por conta das negociações sindicais que pedem reajuste do piso salarial nacional, resolveram esticar a parada. Só que agora com nome oficial de GREVE.

De acordo com as primeiras informações apuradas pelo blog, a prefeitura já declarou não poder fazer nenhum tipo de repasse nesse momento.

O Miolo aguarda o desfecho da situação para postar aqui e comunicar aos alunos a retomada do calendário escolar.

Um comentário:

Nilson Brasil disse...

Interessante... Quem se importa com os professores??

Já me fiz por muitas vezes essa pergunta.
Não somos como os motoristas de onibus, quando param dão séiras dores de cabeça aos trabalhadores que dependem do transporte coletivo.
Não somos como os médicos, quando param deixam vários doentes sem atendimento.
Não somos como os policiais, quando param deixam na sociedade um sentimento de insegurança...

Mas, na sociedade que temos, onde impera a violencia, o analfabetismo e as drogas, é dificil entender, Porque não valorizamos os profissionais que formam nosso filho. Que na maioria das vezes tem mais contato e influencia com eles que nós. Talvez, valorizar os professores seja um ato de prevenção e reconhecimento por esse profissional que cuida dos futuros outros profissionais que tanto quanto os professores precisam ser valorizados.
Prezado Ivan,
No dia 16 durante assembleia geral os professores de Camacan ficaram sabendo que não receberiam o piso salarial a que têm direito, de R$ 512,33. Estavam e continuariam recebendo R$ 475,10, piso de 2009. A alegação da prefeita de Camacan, Angela Castro foi de que a folha total de pessoal do municipio de Camacan ultrapaça o limite prudencial, e que se a mesma não observasse esse limite seria penalizada pela LRF Lei de Responsabilidade Fiscal. Os professores entendendo que os numeros não eram reais, e que mesmo os valores reais foram onerados por contratações e cargos super valorizados, decidiram por fazer mais uma reunião com a prefeita no dia 19 às 10h e nova assembleia com a categoria às 16h. Como a resposta da prefeita continuou sendo negativa os prefessores fizeram uma paralização de advertencia com muitas manifestações nos dias 20, 22 e 23, quando em outra assembleia às 15h ficou constituido o comando de greve.
Os professores ficaram incrédulos e bestificados com a imprudente dureza da prefeita que apesar de negar o reajuste salarial dos professores, teria dado aos médicos do municipio um aumento de 30% em seus salários. O desejo de todos os professores de Camacan é que essa greve acabe o mais rápido possivel... É muito triste ver uma gestora como a nossa que se elegeu com o apoio da maioria dos educadores ter essa lamentável atitude com a categoria. Espero que Deus toque no coração dela. Que ela lembre da dificuldade que teve para estudar (como ela mesma diz) morava na Porangaba (faz) e tinha que andar muito, que fui educada e acolhida por algum educador e hoje prefeita valorize a educação que recebeu num ato de solidariedade aos professores.