sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Deu no Correio do Estado Bahia:

PREFEITO DE ITAJÚ DO COLÔNIA COMPROU CARRO ROUBADO

FOTO: Prefeito Padre Edinaldo Martins dos Santos

Na semana do natal o blog Correio do Estado Bahia publicou duas matérias sobre um possivel incidente envolvendo o Padre Edinaldo Martins, atual prefeito do município de Itajú do Colônia.


Leia o texto conforme o Correio:
O Prefeito Edinaldo Martins dos Santos, que foi preso semana passada com um GM Celta, de cor preta placa policial JRZ 1877, disse que comprou aquele veículo para locar na Prefeitura Municipal de Itajú do Colônia.
O carro roubado na cidade de Salvador, estava locado na Prefeitura pelo valor de R$ 2 mil reais mensalmente e o ex-padre era quem botava o dinheiro no bolso.Valendo ressaltar que o processo de locação do veículo roubado estava em nome do sobrinho do Prefeito Edinaldo Martins.
O Celta placa JRZ-1877 foi tomado de assalto na Praia de Itapoã, na cidade de Salvador, quando em poder de um casal que frequentava a praia daquele local. O carro foi adquirido pelo ex-padre Edinaldo Martins em mãos do marginal Ailton Barbosa dos Santos. já conhecido da policia pelo vulgo de Bosó e que tem várias entradas por roubo e estelionato.
CONFIRA NO LINK:

http://correiodoestadobahia.blogspot.com/2009/12/prefeito-de-itaju-do-colonia-comprou.html


Mais...
O blogueiro do Miolo Baiano conhecedor da origem humilde e do comportamento respeitoso do religioso, buscou algumas informações sobre o fato narrado pelo blog e apresenta aqui abaixo um resumo do que até agora é sabido na região do cacau. Acompanhe:


Nesta sexta-feira o Miolo Baiano falou com Bispo Diocesano Dom Ceslau Stanula, sobre as informações divulgadas pela Internet. Na conversa por telefone o blogueiro ouviu do bispo que ainda não sabe de nada oficialmente, porque ainda não conseguiu falar com o Padre Edinaldo. Mas, que recentemente, após ler as publicações, falou com Martins, que também é padre e primo de Edinaldo e este, disse ao comandante da diocese que ainda não podia confirmar nada sobre os fatos, pois não tinha se encontrado com o primo Edinaldo desde que soube das noticias sobre o tal episódio de Itabuna.
Para o bispo, o padre Martins contou que soube apenas que o padre-prefeito teria tido uma briga com um rapaz sobre carros, mas que será apurado quanto ao conteúdo que teria motivado a discussão.

Em suas palavras, Dom Ceslau disse blog o seguinte:
“A meu ver, como bispo, acho que seria inconseqüência do padre comprar um carro antes de consultar os dados e a sua procedência. Então, se for de fato verdade o que li na Internet, ele (o padre) terá culpa por não ter verificado a situação do carro. Digo que seria um tanto negligência. Porque eu acho que um padre não vai comprar um carro roubado, sabendo que este é roubado”.

E continuou: “Se isso for de fato verdadeiro. Isso será uma mancha muito grande na vida do padre e, nós reprovamos”.

O bispo disse ainda que o Padre Edinaldo assim como outros padres da Diocese são de boa conduta e tem licença para atuarem na política de suas respectivas comunidades enquanto estão sem comandar paróquias. Ele esperará terminar o mandato do prefeito para daí, após todos as explicações, decidir quanto à reintegração dos padres que tem relação partidária aos trabalhos pastorais na diocese.

Na próxima segunda-feira (11) o bispo diocesano vai estar em Camacan para abrir os festejos do padroeiro, mas disse ao Miolo Baiano que não fará nenhuma citação do caso que envolve o camacanense, considerando que não há necessidade enquanto não houver comprovações que sejam formalizadas para a Cúria.
Por último, o religioso terminou a entrevista com a expressão “Eu declaro que ainda não consegui falar com ele e somente sei o que li na Internet”.

O Miolo Baiano tentou ouvir o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Itajú do Colônia, Vereador Elizaldo Durval dos Santos sobre as noticias que envolvem o chefe do executivo do município, mas não conseguiu por dificuldade da operadora de telefonia.

O blogueiro tentou falar com alguem no telefone da prefeitura de Itajú, mas as tantas chamadas cairam todas na caixa-postal e ninguém da assessoria atendeu para dar alguma informação ao blog.
O blog também procurou ouvir em São Paulo a opinião do provincial da congregação dos Palotinos, da qual Padre Edinaldo faz parte, Pe. Júlio Akamine, mas o provincialato informou que o religioso estava em agenda na baixada santista.

Na opinião de dois reliosos palotinos que não quis ser identificado nesse texto, será lamentável para a comunidade católica da diocese, se confirmado que tal episódio tenha acontecido como apontam as noticias que a internet está veiculando.

4 comentários:

Flávio Macedo disse...

Gostaria de informar que Padre Edinaldo não pertence à congregação dos palotinos. Ele é Padre Diocesano, também chamado de Secular.

Anônimo disse...

ESSE EPISÓDIO É MUITO TRISTE, NÃO SÓ PELA OCORRÊNCIA POLICIAL MAS, PRINCIPALMENTE PELA QUESTÃO ÉTICA EM RELAÇÃO A LOCAÇÃO DO VEÍCULO, SE TUDO ISSO FOR CONFIRMADO COMO VERDADEIRO, O MÍNIMO QUE ESSE PREFEITO DEVERIA FAZER ERA RENUNCIAR, POIS ELE JÁ CAUSOU UM ESTRAGO DANADO NESSA COMUNIDADE, DUAS TRAIÇÕES, 1º COMO PREFEITO DO MUNICÍPIO E FINALMENTE COMO UM LIDER RELIGIOSO FORMADOR DE OPINIÃO. ABRAÇOS.

Antonio

Anônimo disse...

Toda mudança gera incômodo, ainda mais quando a mudança é para acabar com as mazelas deixadas por gestores incompetentes durante duas décadas. O prefeito padre Edinaldo Martins dos Santos, além de ser uma pessoa símples é voltado para o lado social a classe mais pobre, por isso á oposição se sente incomodada, porque tiveram várias oportunidade de fazer uma gestão voltada para o bem estar da comunidade itajuense e não o fizeram.Vai aí um conselho para esta oposição medíocle que só faz uma política suja de baixa catedoria, se realmente "Ama Itaju", ajude o prefeito em: idéias, parcerias e projetos. Deixe o homem trabalhar, Bicudos.

Anônimo disse...

Este Correio Estado da Bahia não passa de um reles pasquim, que além de má qualidade e linguagem chula, inventa mentiras sobre os g
estores para estorqui dinheiro. O responsável por este pasquim, deveria está preso, pois isso não passa de uma extorção.