quinta-feira, 13 de agosto de 2009

AGOSTO É O MÊS DAS FESTAS DO CACAU EM CAMACAN (BA) E TOMÉ-AÇU (PA)

Nos últimos dias do mês de agosto, os municípios de Camacan e Tomé-Açu terão festas comemorativas que tem como tema o cacau.
A Ceplac e a Secretaria de Agricultura do Pará promove de 26 a 29 deste mês a décima edição Festa do Cacau no município de Tomé-Açu, que dista cerca de 216 quilômetros de Belém (Pará). O evento deve reunir cacauicultores e entidades representativas, lideranças políticas e empresariais e municípios produtores de cacau. Tomé-Açu que fica no nordeste do estado é o sétimo município paraense que conta com mais de 300 agricultores envolvidos e área plantada superior a 2.300 hectares. Das 160 mil toneladas de amêndoas de cacau produzidas anualmente no país o Pará já responde por 60 mil toneladas, recorde que permitiu injetar 300 milhões de reais na economia estadual. O crescimento de 65% da produtividade em relação ao ano anterior (a safra de 2007 foi de 36 mil toneladas) levou a secretaria estadual de Agricultura a reduzir de 10 para 5 anos a meta de tornar o Pará o maior produtor de cacau do país.
O Pará apresenta uma das médias mais altas de produtividade do mundo, de 881 quilos por hectare. A Indonésia, líder mundial em produtividade cacaueira alcança índice médio de 908 quilos por hectare. A Bahia, tradicionalmente maior produtor brasileiro apresenta média de 285 quilos por hectare.
Com informações do Boca Maldita.

Um comentário:

PAULO PIRES CARDOSO disse...

PARABENS CAMACAN PELO SEU 38º ANIVERSÁRIO. LEMBRO-ME COMO SE FOSSE HOJE A 1ª FESTA, EM 1977, AO LADO DO COLEGIO POLIVALENTE.