sexta-feira, 3 de julho de 2009

GRIPE SUÍNA EM TEIXEIRA DE FREITAS

O secretário municipal de saúde de Teixeira de Freitas, Geraldo Majela, município em que está sendo monitorado um caso de suspeito da Gripe H1N1, admitiu nesta sexta-feira, 3, que a cidade não estava preparada "assim como outras na Bahia" para atender os casos da doença, mas já prepara quatro quartos de isolamento para os casos mais graves.
Agora, a secretaria aguarda apenas o material para fazer coleta de material dos casos suspeitos, já que o local mais próximo que dispõe do material é o hospital de Porto Seguro, o Luiz Eduardo Magalhães. O muncípio já conta com a equipe de vigilância epdidemiológica e os equipamentos de proteção individual também estão disponíveis.
A cidade teve o primeiro caso suspeito de gripe suína nesta semana, quando uma mulher que veio da Alemanha manifestou os sintomas da doença. Ela foi levada para o hospital da cidade, mas não pode continuar na unidade de saúde por conta da falta de estrutura.
A mulher está em casa, em quarentena, aguardando o resultado dos exames que vão identificar se ela foi ou não infectada pelo vírus. A previsão era que o resultado fosse divulgado na quarta-feira, 1, mas até agora não foi liberado. O filho da paciente em quarentena, um garoto de 12 anos, não viajou para a Alemanha e não fez exames, mas também está sendo monitorado.
Este não é o primeiro caso de suspeita da gripe no sul do Estado. Duas argentinas, em Porto Seguro, e dois uruguaios (mãe e filho), em Trancoso, também manifestaram os sintomas. Todos já fizeram exames, mas ainda não obtiveram o resultado. Em Salvador, já foram confirmados cinco casos da gripe. Na Bahia, mais de 20 são monitorados.
No Brasil, o total subiu para 737, segundo o Ministério da Saúde. De sábado, 27, até esta quinta-feira, 2, foram diagnosticados mais 44 casos.
Com informações do A TARDE.

Nenhum comentário: