terça-feira, 10 de dezembro de 2013

SÍMBOLOS DA BAHIA, O ACARAJÉ E A CAPOEIRA GANHAM DIA OFICIAL DE COMEMORAÇÃO FORA DO ESTADO

Todo mundo já sabe que os símbolos da cultura baiana pegam carona  na bagagem de quem visita o Estado e se espalham pelos quatro cantos do Brasil e do mundo. É assim com o acarajé, com a fitinha do Senhor do Bonfim, com os ritmos da axé music e claro, com o gingado da capoeira. Mas levar de lembrança as belas fotos e as diferentes miniaturas de nossa cultura ainda é pouco para uma terra que recebe tanta gente e pode fazer valorizar mais suas raízes e marcas.
Por essas e outras, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (3) o projeto de lei que institui o 20 de novembro como Dia Nacional da Capoeira (PL 7536/10).
Como já havia sido aprovado pela Comissão de Educação e Cultura e tramita de forma conclusiva, a matéria segue agora para o Senado, a menos que seja apresentado recurso para que haja votação no Plenário. O relator na CCJ, deputado Luiz de Deus (DEM-BA), defendeu a aprovação da proposta “por tratar-se de esporte de origem histórica de prática nacionalmente conhecida”. De acordo com o autor do projeto, deputado Márcio Marinho (PRB-BA), a intenção é “valorizar a capoeira e sendo o dia 20 de novembro o Dia da Consciência Negra, data em que Zumbi dos Palmares, um dos líderes mais importantes da luta pela liberdade e contra o escravismo, perdeu sua vida, cremos ser relevante reafirmar nesta data o seu reconhecimento como patrimônio cultural, instituindo o Dia Nacional da Capoeira”.

OUTRA LEI EM VIGOR EM SÃO PAULO, VALORIZA O ACARAJÉ

Em 2011, a Câmara Municipal de São Paulo, aprovou a criação da Semana do Acarajé na capital paulista. O projeto foi elaborado pelo editor do Blog do Miolo Baiano, à época, atuando na assessoria de comunicação do então vereador Alfredo Alves Cavalcante, que compreendeu a sugestão do blogueiro baiano e abraçou a ideia como valorização da iguaria baiana numa cidade que possui grande número de descendentes do estado que tem o quitute como uma de suas marcas.
O projeto foi baseado num decreto da cidade de Camaçari e adaptado à Lei Orgânica do município de São Paulo.
A Semana do Acarajé que desde então passou a fazer parte do calendário oficial da maior capital do país, é comemorada na segunda semana do mês de outubro. A data foi sugerida pelo baiano, já que no mesmo mês é comemorado o Dia do Nordestino.
Para o idealizador e editor do projeto 529/2010, "Essa sugestão de lei é uma contribuição para a valorização de nossa nação nordestina que está presente na história de São Paulo".

Nenhum comentário: