segunda-feira, 1 de março de 2010

CÂMARA DE CAMACAN INICIA TRABALHOS DE 2010

Foto: JABINHO SENA

A Câmara de Vereadores de Camacan reabriu na manhã da última terça-feira (23) os trabalhos referentes ao ano de 2010. A solenidade de abertura dos trabalhos chamou atenção pelo atraso no horário de inicio da sessão, que também contou com as presenças de representantes do Executivo.

Apesar de uma grande convocação da população para participar da primeira Sessão Ordinária do ano, feita com carro de som pelas ruas do município dizendo que se realizaria em horário regimental, esta iniciou com um atraso de 1 hora e 18 minutos. Causando um notório transtorno aos populares que se faziam presentes no plenário Luiz Pereira Castro.

Também estiveram presentes na casa do povo camacanense representantes de toda sociedade civil organizada, bem como alguns líderes políticos e representantes partidários.

Na abertura da cerimônia, a convite do presidente da casa, a prefeita, acompanhada da Vice-prefeita e Secretária de Educação Ilce Tourinho, do novo Secretário de Administração Adilson Barreto Santos e do Chefe de Gabinete da prefeitura, Sr. Francisco Vargens; deixou sua mensagem, destacando os investimentos que, segundo ela, estão mudando os rumos da administração e da economia de Camacan para este ano de 2010.

Ângela Castro parabenizou toda Mesa Diretora da Câmara pelo empenho em trabalhar em conjunto com sua equipe somando esforços para recuperar o tempo perdido de gestões passadas considerando a persistência e o positivismo que a cidade de Camacan atravessou o ano de 2009 com as pendências de sua documentação que agora segundo a gestora, encontra-se regularizada e pronta para maiores avanços provenientes de boas parcerias e convênios com outras esferas governamentais.

Em seu discurso, a senhora Castro disse necessitar do apoio e da união de toda comunidade. Sobre as avaliações partidárias feitas ao longo desse primeiro ano de gestão, a prefeita disse a seguinte frase: “continuaremos marchando em frente e responderemos democraticamente ás críticas de todos” e encerrou sua participação na mesa da solenidade dizendo que pedia a compreensão e colaboração da Câmara de Vereadores.

Na oportunidade, alguns dos parlamentares destacaram a importância de ter de uma atuação conjunta entre os poderes e a participação do povo, se fazendo presentes nas sessões da Câmara para acompanhar os trabalhos dos vereadores.

Logo, foram feitas as leituras de uma extensa lista de indicações e mensagens como é feita em toda abertura dos trabalhos de cada sessão. (Um ato regimentar, porém muito cansativo para os leigos que acompanham a sessão e não compreendem os porquês de tanto textos).

È o que pensa o digitador Alber Vinicius de 22 anos que acompanha regularmente as sessões. Para Vinicius, a presença e acompanhamento das discussões é se manter informado e ligado com a atuação do representante que ele votou.

O jovem digitador acredita que mesmo como um simples observador, ele já está contribuindo para uma política melhor.

A postura do eleitor, parece está de acordo com as mesmas observações do Vereador Bado, que no uso de palavra fez duras críticas à mesa diretora por permitir que tamanho atraso acontecesse na abertura da sessão, causando transtornos ás pessoas que se interessam por acompanhar os trabalhos e não são respeitadas – uma vez que por conta do atraso e o grande numero de demanda a serem lidas e discutidas, as pessoas não podem acompanhar até o final.

Já a vereadora Helena aproveitou para engrossar o discurso do colega que puxou a orelha da mesa e chamou atenção dos colegas edis, para aproveitarem o tempo ordenadamente de seus discursos e assim encaminhar os assuntos da pauta de cada sessão sem prejuízos. Ainda na sua fala, Helena de Iraí, convocou os vereadores a utilizarem seus recursos de diárias disponíveis para irem até o Tribunal de Contas para conferir a utilização dos “recursos” utilizados pelo executivo, ao invés de perderem tempo conflitando discursos (esta fala se referia a um determinado ponto de discussão que se estendeu por demais ao longo da sessão).

Nesta terça-feira, conforme horário REGIMENTAL tem Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Camacan, entre os principais temas da pauta uma listinha de pendências vindas do ano passado, veja:

- Avaliação dos Trabalhos do executivo.

- Instalação da Caixa Econômica Federal em Camacan.

- Custos das despesas da prefeitura com locação dos Ônibus dos Estudantes.

- Condições dos Transportes dos Estudantes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro blogueiro e comunicador de Camacan. muito boa matéria de sua passagem por Camacan. Só lamento informar que o mesmo vereador que você tão bem colocou posicionado no texto pedindo ordem na casa onde ele trabalha, não tem a mesma seriedade quando se refere a sua pessoa. Sabemos aqui na Câmara que ELE anda pela cidade dizendo cobras e largatos de sua pessoa. para nós que acompanhamos a vida de Bado, só podemos entender que ele ou tem inveja de você e seu sucesso na nossa cidade - pois ele como autoridade não desfruta do mesmo crédito ou então tá querendo uma poninha para aparecer mais no seu blog que é de audiência numero 1 aqui na região.
Parabéns Dodor, continue nos ajudando com informação.

Anônimo disse...

Olha ele aí!esse Vereador Bado é mesmo daqueles né? bastou aparecer o nomezinho dele no blog do rapaz que ele vai atacando o trabalho do jovem. Pelo visto Bado é do babado.rsrsrsrs