segunda-feira, 15 de março de 2021

DE OLHO NA RETOMADA PÓS-PANDEMIA, CAMACÃ ENCABEÇA PARCERIA CULTURAL ENTRE MUNICÍPIOS VIZINHOS

Preocupados com a reabertura dos serviços administrativos, pós-pandemia, os diretores de cultura dos municípios de Arataca e Camacã, começaram se mobilizar em prol de criar um comitê de municípios parceiros para incentivar a retomada das atividades culturais nas cidades que compõem o CIMA – Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica. 

Entre os municípios que integram o consórcio, estão as administrações das cidades de Arataca, Buerarema, Camacã, Itajú do Colônia, Jussari, Mascote, Pau Brasil, São José da Vitória e Una.

De acordo com Marcelo dos Santos Reis, popularmente conhecido como Théo,(33), Diretor de Cultura da Prefeitura de Camacã, e idealizador da  iniciativa de conversar com as diretorias vizinhas, o maior objetivo é criar unidade e valorização imediata dos talentos regionais, incentivando realizações que fomentem as modalidades artísticas e abram novas possibilidades de trabalho para os fazedores de cultura da região, que como em tantas outras áreas do entretenimento, tiveram seus trabalhos interrompidos por conta do momento de crise sanitária e, precisam retomar as ações na realização de Apresentações, Oficinas, Palestras e mais abertura de espaços nas programações municipais de interesse comum.  

“Diante do cenário atual em que o mundo vive, por conta do coronavírus, a parceria sem dúvida alguma será o maior trunfo na colaboração entre os municípios para  das ações culturais” justifica Theo.


Por conta dos protocolos de combate a Covid-19, as conversas e reuniões das diretorias convidadas a essa união com Camacã, devem se dar em separados, até que seja formalizado acordo e a situação de saúde no estado, esteja permitindo a realização de reuniões e assembleias presenciais e assim, formalizarem os planos de atividades locais, bem como os pedidos de ajuda aos órgãos regionais e estaduais de incentivo a cultura.

*Marcelo dos Santos Reis (Theo) é administrador e cursa atualmente Gestão Cultural na UESC. Entre os anos 2010/2016 atuou como facilitador de dança com o CRAS e foi parceiro de diversas ações culturais em parceria com a prefeitura municipal.

Um comentário:

Analice disse...

Esse diretor de cultura de Camacã é retado viu!
Acredito muito no potencial dele.
A cultura de Camacã está em "boas mãos".