terça-feira, 31 de maio de 2016

EVOLUÇÃO NA SAÚDE: A criação de um aplicativo para identificar o câncer de pele

Uma boa notícia ainda a ser confirmada explodiu no mundo virtual esta semana, que traz ânimo para saúde. De acordo com diversas publicações populares, os estudantes de medicina Raphael David e Herbert Homig acharam uma nova maneira de tentar salvar vidas. Juntos, eles criaram um aplicativo para smartphones Android que ajuda a identificar um possível câncer de pele a partir de fotos de pintas e manchas no corpo.

Chamado de “Câncer de Pele”, o aplicativo tem o funcionamento bem simples e necessita apenas que o usuário tire uma foto, sem o uso do flash, de alguma pinta que tem no corpo. Assim, o programa trabalhar para identificar os chamados melanomas cutâneos, um dos tipos mais agressivos de câncer de pele.
De acordo com os desenvolvedores, o programa ajuda analisa as características da pinta, tais como o formato da borda, a coloração, o tamanho do diâmetro e a simetria. Se houver algo de anormal, o aplicativo informa ao usuário sobre a irregularidade.
Apesar de ajudar na identificação da doença, os universitários afirmam que o app não substitui o diagnóstico realizado por um médico especialista no assunto. Segundo eles, o objetivo é incentivar a realização do autoexame pessoal. Assim, se você acha que tem algo de errado com uma pinta no seu corpo, é melhor procurar a opinião de um profissional. 
O Blog do Miolo Baiano pesquisou muito sobre o nome da universidade que os estudantes fazem as pesquisas de trabalho para esta grande novidade e não encontrou. Certamente o nome da instituição fora evitado dar publicidade enquanto não for comprovada a divulgação da eficiência da invenção. Agora é aguardar para que o fato seja tão validado quanto a necessidade de novos meios de auxílio a saúde mundial. 

*Com informações do Jornal O POVO  

Nenhum comentário: