quinta-feira, 24 de novembro de 2011

COLÉGIO DE JACARECI CORRE O RISCO DE GANHAR QUADRA DE ESPORTE

Demorou mais chegou! É isso mesmo. Há muito tempo os alunos do Grupo Escolar Rui Barbosa do Distrito de Jacareci, espera pela construção de uma quadra de esporte dentro da área da escola, para melhor aproveitamento das aulas de educação física.
Como a esperança é a última que morre. Esta não morreu. Apesar de estar com a saúde balançada em virtude de ter “enfim” aparecido a verba para construção do equipamento que “infelizmente” não será construído dentro da unidade de educação por empecilhos documentais.

Só para entender bem a situação: O FNDE liberou a verba para construção de uma quadra poliesportiva no Grupo Escolar Rui Barbosa e segundo reclamações de alguns professores da referida escola, a prefeitura quer construir em outro local.
De acordo com relatos de um grupo de professores, a comunidade está numa quebra-de-braço, para que se concretize a construção na área do colégio, e segundo eles, a administração quer construir onde já existe a antiga quadra, ou seja, quer utilizar da verba recebida para reformar a quadra já existente na Praça Santa Helena que há muito tempo espera por uma reforma.

Para um casal de professores que não querem ser identificados, “não é justo o colégio perder a construção da quadra porque o recurso é da educação”.
Segundo eles, a prefeita alega que a escola não tem terreno suficiente, mas eles mediram e viram que há sim, o suficiente de sobra para instalação do benefício.
Por conta desse impasse, o blog apurou que professores, alunos e moradores de Jacareci estão se mobilizando para evitar qualquer tipo de omissão da prefeitura. Alguns deles chegam a dizer que em caso da não utilização correta da verba do MEC, eles vão denunciar para o MEC e o FNDE.





“A prefeita alega que não tem área e que podem construir até 500 metros, afastado do colégio. A equipe dela mudou a área de construção sem consultar os professores e alunos do colégio, e nem informaram a diretoria”. É a afirmação que um dos professores fez ao Blog do Miolo Baiano.
De posse da reclamação de moradores e funcionários do GERB, o blog procurou ouvir a Secretária de Educação do Município, Professora Ilce Tourinho da Silva, sobre o descontentamento da comunidade em ver riscos da não implantação da quadra esportiva da escola.
Segundo Dona Ilce, como é popularmente conhecida, “Infelizmente parece que quando foram medir a área constataram que não dá para construir ” e por conta disso, foi observado que onde a verba foi disponibilizada, não condiz com as delimitações e gerou este impasse que ainda está em discussão.
“Nem de um lado, nem do outro. Não tem disponibilidade em lado nenhum”. Afirmou a secretária.


Para ela, a liberação desta verba para Jacareci é muito valiosa e por nenhum motivo poderá ser devolvida ou dispensada, mesmo que nos limites do terreno da escola não tenha espaço, dentro da legalidade do MEC, a prefeitura está estudando onde melhor fazer a construção porque o distrito não pode perder um investimento desta importância.

Ainda segundo Ilce Tourinho, não há intenção da administração em desviar os recursos para a quadra já existente na comunidade. Segundo ela, antes da liberação dos valores, foi pedida a reforma e cobertura da tal quadra e a construção dessa nova unidade esportiva, com a liberação da nova quadra em tamanho maior com instalações sanitárias a prefeitura está empenhada em realizar a obra e para isso já está com tudo encaminhado com a planta e engenharia, só estão aguardando a aprovação do engenheiro do MEC que por volta do dia 10 de dezembro, vai até Jacareci para avaliar um dos dois terrenos que melhor pode abrigar a nova quadra, se atrás do Clube Social (que segundo informações foi doado pelo Sr. Walter Melo, para construção da mesma) ou na área verde em frente ao Colégio que atualmente pertence ao fazendeiro Manoel Silva.

4 comentários:

Anônimo disse...

Essa situação não é só privilégio de Jacarecy, parece que a prefeitura teve a mesma ideia com relação a Escola Luiza Vargens e Cleriston Andrade. A Quadra é da escola, mas será feita em uma praça. estranho não??!!!
Sem falar que na Escola Luiza Vargens, o terreno que pertence a escola esta sendo ocupado por terceiros, sem que a prefeitura tome uma atitude de forma efetiva. forma

Anônimo disse...

Li na internet que mesmo as quadras sendo construida fora da area do colegio ela terá que usada exclusivamente pela escola . A quadra mesmo assim sera da escola e não do publico em geral .
Abra o site do FNDE E LEIA .

Anônimo disse...

É muito bom comentar coisas que não tem cabimento,precisamente quando si chega periodo político,a comunidade de Jacarecy,sabe e é inteligente,pois a Prefeita não tem interesse nenhum em tirar ou desviar a quadra poliesportiva do distrito,vamos acordar povo de Jacarecy,voçes nunca tiveram uma prefeita que acompanha e luta pela sua comunidade.Angela é uma prfefeita do povo,mas existem pessoas que não tem como atingi-las,esse casalzinho dos NO,são uns verdadeiros casal de COBRAS.

Anônimo disse...

EU NASCI AI E VI COMENTÁRIO QUE A ANTIGA QUADRA DE ESPORTES ESTÁ ACABADA, CADÊ OS VEREADORES DESTA CIDADE SÓ QUEREM VOTOS. VAMOS OLHAR POR NOSSA CIDADE ELA MERECE.
EU QUERIA SABER QUANTOS PROJETOS DE MELHORIAS SAIU DESTES VEREADORES, NEILTON E MARCÃO, VAMOS TRABALHAR!!!