domingo, 20 de setembro de 2009

DOCUMENTÁRIO MOSTRA REGIÃO CACAUEIRA DA BAHIA

O filme de Bernard Attal traz um olhar sobre a fragilidade humana revisitando personagens e circunstancias afetados pelas conseqüências da queda de poder econômico e social.
Eles herdaram uma vida farta e luxuosa, mas, em pouco tempo, perderam tudo: a condição financeira, o respeito social, o poder, e em alguns casos até a família e a saúde. A dramática história de três fazendeiros da época de ouro na região cacaueira do sul da Bahia é contada no documentário Os Magníficos, dirigido por Bernard Attal. O filme, que revisita o episódio de uma praga agrícola e seu efeito devastador nos anos 80.

O novo filme, retrata o drama pessoal de três personagens que tiveram uma queda vertiginosa em seu padrão social e precisaram se adaptar e reconstruir suas vidas a partir de uma nova realidade. Algumas vezes, essa reconstrução podia significar, inclusive, o isolamento e a invisibilidade social. “O ponto central do documentário não é um relato analítico da tragédia social ou da crise econômica da zona cacaueira, mas o efeito desta época nos homens e mulheres que a viveram”, explica o diretor e roteirista.

Com citações à obra Soberba, do cineasta Orson Welles, Os Magníficos explora os motivos e o processo desta decadência, retratando a busca de uma reconstrução socioeconômica mas também individual, espiritual. Bernard se valeu também do formato estético da obra de Welles para fotografar e ambientar seu filme, onde contou na sua equipe com o jovem diretor de fotografia baiano Matheus Rocha.

Nenhum comentário: