segunda-feira, 7 de maio de 2012

COM A LONGA SECA, O SUL DA BAHIA JÁ PRODUZ MENOS DA METADE DO LEITE



A seca que castiga do sul da Bahia vem causando prejuízos para os criadores de gado e agricultores de municípios como Itabuna, Ilhéus, Buerarema, Coaraci, Itajuípe, Barro Preto, Ibicaraí, Canavieiras e Almadina.
A estiagem prolongada provocou a redução em até 60% na produção de leite. Uma vaca, que normalmente produzia em média oito litros de leite por dia, não tem conseguido passar dos cinco litros.
A queda na produção ocorre porque os pastos praticamente desapareceram e a água de boa qualidade está escassa. Em Itabuna e Ilhéus os pequenos produtores perderam quase toda a plantação de milho.

Para amenizar a situação, os criadores de gado de Itabuna, Buerarema e Itapé estão adotando alternativas de recurso forrageiro repassadas pela EBDA - Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola.
Um dos agricultores instruídos a plantar uma reserva estratégica para alimentar o gado foi José Domingos Soares. Ele tem usado a cana-de-açúcar para alimentar os animais durante esse período de escassez.
O agricultor Dermival Barbosa dos Santos conta que graças a alternativa forrageira, as vacas da sua propriedade ainda estão conseguindo produzir o leite, mas a produção já caiu em torno de 60%.
O técnico agrícola Nelson Fernandes Moura, da EBDA, explica que uma mistura é feita para melhorar a qualidade e o valor nutritivo da cana sem, com isso, acrescentar maiores custos para o agricultor familiar.

Rica em nitrogênio, a mistura alimenta as bactérias do rúmem do animal que, por sua vez, transforma o alto teor de açúcar presente em proteína, favorecendo a produção de leite.

Outra situação que contribuiu para a diminuição de produção de leite na região sulbaiana, foi a situação dos indígenas tomaraem posse de dezenas de fazendas na região. Entre as unidades que ficaram em posse dos índios, uma delas localizada entre os municípios de Camacan e Pau Brasil, era produtora de leite para cooperativa de Itabuna, que segundo informações, com a retomada, esta também foi desativada.

*Com Informações do A Região.

Nenhum comentário: