terça-feira, 14 de outubro de 2014

FUNCIONÁRIOS DO BANCO NORDESTE VOLTAM AO TRABALHO

Os funcionários do Banco do Nordeste (BNB) decidiram voltar ao trabalho depois de 13 dias em greve. Os empregados do BNB eram os únicos bancários que ainda estavam com as atividades paradas. A Caixa Econômica Federal, que também não aceitou a primeira oferta e seguiu em greve com o BNB, encerrou a paralisação em 7 de outubro. 
O acordo feito define reajuste salarial de  8,5%, além de 9% no piso, 12,2% no tíquete alimentação e 8,5% na participação nos lucros.
Entenda a greve - Os bancários entraram em greve por tempo indeterminado na última terça-feira (30). Além da Bahia, outros 20 estados também tinham resolvido paralisar as atividades.  

No total, houve sete rodadas de negociação com a Fenaban sem avanços considerados significativos pela categoria. Os bancos ofereciam reajuste de 7%, mas os trabalhadores queriam 12,5%, que segundo eles representa 5,4% de aumento real do salário. 
De acordo com as informações, os trabalhadores também pediam piso salarial de R$ 2.979,25. Entre outras reivindicações, como fim das metas, consideradas abusivas, combate ao assédio moral e isonomia de direitos para afastados por motivo de saúde.
O Comando Nacional dos Bancários já havia se posicionado contra a proposta de reajuste salarial na sexta-feira (26), mas incentivou os 134 sindicatos que representa no País a convocarem assembleias e votarem sobre o assunto. Com o slogan “Queremos Mais”, orientou os associados a rejeitarem a proposta. *Do Correio 

Nenhum comentário: