sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO TERÁ MUDANÇAS


A festa do padroeiro de Camacan, que tradicionalmente começa na segunda semana de janeiro. Em 2013, deverá sofrer alterações na parte social dos festejos. Se depender de algumas lideranças religiosas, o novenário do santo não terá shows de grandes artistas e nem a participação de banda gospel (evangélicas). Isso porque até onde se sabe, o pároco da Matriz já argumentou que não justifica fazer grandes gastos com festa de largo, se esta não comercializa cerveja – que supostamente reverteria lucro para a igreja. Na visão dos padres, se tem shows dançantes para a comunidade, o mesmo público deve ser estimulado a consumir nas barracas da praça da festa. E neste caso, com o calor de janeiro, cerveja seria o fator de maior consumo e lucro da paróquia.


Apesar de já ter manifestado sua posição de solicitar á prefeitura e à comissão da festa do padroeiro, que não quer que gastem muito dinheiro com contratações de cantores. O padre Lourival Hélio, insiste que mais valioso que esses shows sem retorno financeiro, é aumentar os valores de premiação do Show de Calouros, que incentiva a carreira de artistas locais.
*Foto/Tela de Ronilson Rodrigues.

2 comentários:

Anônimo disse...

Poxa, a Festa de São Sebastião é muito esperada por toda comunidade Camanense e há alguns anos tomou um formato muito bom, que foi quando a prefeitura começou a contratar artistas da MPB. Essas atrações sempre atraíram um grande público e seria interessante manter esse formato.
Quanto a comercialização de cerveja, concordo com Padre Lourival, pois as barracas da Igreja não vendem a bebida,mas ambulantes ficam nos arredores da praça vendendo. Então, se o povo bebe, porque não atrair esse lucro pra Paróquia?
Vale lembrar que as pessoas que solicitaram a retirada da bebida da festa são as mesmas que comercializam e consomem a mesma em outras festas de grupos da Igreja.

Anônimo disse...

vale ressaltar q:
artistas locais também podem ser considerados "grandes artistas"
como foi citado acima,
qnd se referia a atrações de nível nacional ou até mesmo de outras localidades que se apresentariam no evento"""

A respeito da festa

Acho q deve se tirar mesmo essas atrações de fora
desde q esses recursos vetados no evento se convertessem em obras de caridade
Sé é q a idéia é ser mais racional em relação ao dinheiro público ou aos costumes e valores morais.