O Porto do Malhado em Ilhéus, no sul da Bahia, passa por uma reforma para atender às novas políticas de modernização e de expansão dos portos baianos. O objetivo da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), empresa que administra o porto, é fazer mudanças na infra-estrutura e na captação de negócios. A primeira parte da obra deve ser finalizada em 2011.Pelo Porto de Ilhéus já foram exportadas cerca de 265 mil toneladas de cacau por ano. Mas com a vassoura de bruxa, doença que prejudicou a produtividade da lavoura cacaueira, as exportações caíram sensivelmente e os grãos tomaram conta da pauta de exportação.
O porto tem um volume de movimentação de carga girando em torno de 1 milhão de toneladas/ano. Mesmo assim, a rotatividade do porto de Ilhéus é inferior se comparado aos outros dois portos baianos.
O objetivo agora é expandir o parque portuário, melhorar a infra-estrutura do local e dar condições necessárias para o eficiente fluxo de importação e exportação de produtos e mercadorias que são geradas em toda a região do estado.
As obras incluem prolongamento do cais e aumento na profundidade.
FONTE: Mercado do cacau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário