Após análise, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, declarou que dez marcas de filtros solares em spray à venda no país têm FPS (fator de
proteção solar) menor que o declarado no rótulo.
Todos os produtos avaliados são vendidos como tedo FPS 30, mas os índices
obtidos na análise variam entre 13,1 e 22,8.
Quem se saiu pior foi o spray da Banana Boat, seguido pelo da Coppertone,
que, segundo o teste, tem o FPS 14. O da Cenoura & Bronze teve o melhor
resultado, apesar de ficar oito pontos abaixo do que anuncia na embalagem.
Também foram avaliadas as marcas Australian Gold, L'Oréal, Natura, Nivea, O
Boticário, Red Apple e Sundown (veja quadro abaixo).
O teste mediu a proteção contra raios UVA e UVB e seguiu metodologias
internacionais reconhecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância
Sanitária).
Para a análise de FPS, que mede a proteção contra os raios UVB, foi feito
teste in vivo, com em média dez voluntários por marca. A análise de UVA foi
feita in vitro, e duas marcas foram consideradas ruins nesse quesito (Australian
Gold e Red Apple).
*FONTE: UOL - Imagem ilustrativa.
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