segunda-feira, 20 de março de 2017

COM EMPENHO DE PADRES E COMUNIDADE, JACARECI VOLTA CELEBRAR PADROEIRO COM FESTA SOCIAL

No último dia 19, fiéis católicos de todo mundo celebraram o dia de São José, padroeiro da Diocese de Itabuna, de dezenas de paróquias regionais e também do distrito de Jacareci (19 km do município-sede, Camacã). 
Não teria nenhuma novidade nesta postagem referente a esta celebração na localidade de pouco mais de 2 mil habitantes, não fosse o destaque para a retomada da realização de atividades sociais na principal praça do pequeno distrito.

Há alguns anos sem grande motivação popular, neste, a Festa de São José de Jacareci ganhou um novo folêgo – graças ao grande empenho dos padres da Igreja Matriz (São Sebastião)  e do apoio da administração municipal somada aos desejos das lideranças da pequena igreja que botou a mão na massa, a população retomou a participação maciça de se reunir na praça após as celebrações litúrgicas, que neste ano mais uma vez foi reduzida a um tríduo, ao invés dos tradicionais novenários, para reduzir custos e agregar mais números já que coincidentemente  durou um fim de semana inteiro, encerrando com festiva procissão no início da noite do domingo, dia exato do padroeiro.  

Para comissão religiosa que coordenou os trabalhos de dentro e fora da igreja, foi uma boa festa. Apesar de uma retomada ainda tímida por ter sido elaborada encima da hora, os festejos tiveram atrações musicais em palco montado na praça com participação de fiéis visitantes de outras comunidades e pôde contar com reforço de ministérios da igreja matriz e outros colaboradores da prefeitura e dos religiosos palotinos da região para realização de ação de responsabilidade social.

Ao final da missa solene em honra ao padroeiro, em conversa com lideranças da igreja, o vice-prefeito Paulo do Gás, também colaborador católico das celebrações, comemorou o resultado da festa e prometeu maior empenho da prefeitura em 2018. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa comunidade sempre faz tudo com muito amor. É muito bom vê, mesmo que de longe, a retomada do festejo social. Que em 2018 seja ainda melhor!