segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

COM O CORAÇÃO NA “TERRINHA”, BAIANOS REALIZAM EM SÃO PAULO A 9ª CAMPANHA DE NATAL “100% JACARECI”

Pelo 9º ano consecutivo, os baianos do Distrito de Jacareci que residem no sudeste, se reuniram em São Paulo para participar de mais confraternização natalina com a Ação Entre Amigos denominada “100% Jacareci”.
Organizadores da Ação Beneficente 
Movidos de paixão pela terra natal, centenas de conterrâneos se encontraram para relembrar antigas experiências, comemorar o fim de mais um ano de suas conquistas e espontaneamente partilhar seus resultados pessoais com uma simbólica contribuição financeira que ao final de todo encontro é destinada para ação de solidariedade no distrito, beneficiando com cestas básicas, dezenas de famílias de Jacareci, que são gentilmente selecionadas pelos líderes da igreja católica na pequena localidade.
O evento que se tornou uma declaração de amor a localidade de origem dos participantes, também já virou calendário dos baianos. Sempre no segundo domingo do mês de dezembro, os amigos do mesmo lugar que há anos residem em cidades dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina se mobilizam e em grupos de solteiros ou em família, viajam de suas cidades para se reunir no bairro de Jd. Regis, em Interlagos. Somente para fazer parte da alegria do reencontro.

Desde que foi criado em 2006, o principal motivo da Campanha de natal foi partilhar com pessoas humildes do distrito, um pouco do sucesso e das conquistas de cada pessoa de lá que migrou para as cidades grandes com o propósito de adquirir maiores conquistas e assim vem sendo. Mais outro elemento ainda tornou esse acontecimento maior: o prazer de estar reunido entre amigos de longa data, para reviver histórias e emoções da infância no pequeno lugarejo. Assim, já aconteceram memoráveis e inesquecíveis reencontros de pessoas que não se viam e nem se falavam há décadas. Uma emoção à parte e inesquecível.
Organizado por um grupo de voluntários jacarecienses que viabilizam a estrutura de barracas, alimentação, som e comida, a ação é mantida por contribuições maiores dos envolvidos na organização e o apoio de diversas pessoas simpatizantes. Além de muita cerveja – que os próprios participantes se encarregam de doar.
Este ano, o 100% Jacareci, ganhou mais um ingrediente que enriqueceu a tarde do domingo 7 de dezembro. Sob o sol forte, muita cerveja, churrasco e gente animada que tomava a praça da conhecida Vila Cheba, um grupo de músicos convidado ainda fez a alegria da galera com um pocket show ao vivo que comandou a alegria da turma até o por do sol.


Essa mesma alegria e em numero ainda maior, vai se repetir no mês de junho de 2015, quando acontecerá a Festa de 15 anos do “Forró da Bahia em São Paulo”, o evento que originou todos os reencontros da colônia de Jacareci na capital paulista.
*Texto e Foto: Colaboração de Dodô Ivan Nilton.

Nenhum comentário: