quarta-feira, 30 de março de 2016

BAHIA JÁ CONTABILIZA 161 CASOS DE MICROCEFALIA

 A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) divulgou, no último boletim, os casos de microcefalia no estado que levam em conta, pela primeira vez, o novo protocolo de notificações para a microcefalia, do Ministério da Saúde.

O número de casos confirmados da malformação na Bahia caiu de 200 para 161, segundo a secretaria. É que  novos critérios determinam a microcefalia com perímetro cefálico inferior ou igual a 31,9 centímetros, no caso dos bebês do sexo masculino. Nos bebês do sexo feminino, a microcefalia é confirmada com a medida menor ou igual a 31,5 centímetros. Anteriormente, qualquer bebê era diagnosticado com suspeita de microcefalia quando apresentava a medida da cabeça menor ou igual a 32 centímetros. No início do surto epidêmico, os diagnósticos levavam em conta as medidas inferiores ou iguais a 33 centímetros.
A Sesab informou que, devido ao novo protocolo que entrou em vigor este mês, os casos registrados desde outubro de 2015 foram revisados. No último boletim, divulgado na terça-feira (29), foram notificadas 550 ocorrências de malformação até o dia 26 de março, sendo que 222 foram investigados e 161 confirmados. No boletim anterior, de 16 de março, havia 200 confirmações, entre os 320 casos investigados.
Já foram registradas 27 mortes - O número de municípios onde ocorrem as notificações também caiu de 158 para 128 até a última atualização. Em relação a mortes causadas pela microcefalia, a Bahia já soma 27. Em Salvador, foram seis registros de óbitos, o maior número do estado, seguido de Camaçari (município da região metropolitana), onde morreram três bebês com malformação.

*Fonte: EBC

Nenhum comentário: