domingo, 6 de julho de 2008

NOVA DOENÇA QUE AMEAÇA O CACAU NA BAHIA

No Sul da Bahia, a incidência da vassora-de-bruxa e de podridão-parda é severa no centro sul da região cacaueira, em comparação a outras zonas, principalmente zonas de transição. Portanto, no caso de ataque de monília, as regiões mais afetadas pela vassora-de-bruxa e podridão parda teriam a menor incidência de monília e as outras regiões de escape da vassoura-de-bruxa seriam as mais afetadas.Por outro lado, na Região Cacaueira do Sul da Bahia, ocorrem duas safras, temporã e principal, enquanto que nos outros países onde existe a monília, ocorre somente uma safra. Portanto na Bahia o impacto da monília será muito grande na produção de cacau.
O manejo para seu controle será dificultado de acordo com a safra de cacau em diferentes regiões. Por exemplo, a produção de frutos da safra principal, que ocorre durante o período de inverno será mais afetada pela vassoura-de-bruxa e podridão-parda, enquanto que a safra temporã, que ocorre no verão, sera mais afetada por monília, principalmente no centro e sul, áreas que representam o coração da região cacaueira baiana. Todavia essas regiões, necessitarão pelo menos 5-6 aplicações de fungicidas em intervalos mensais para o controle dessas duas doenças, enquanto que para a proteção da safra temporã, com a presença da monília, serão necessárias 3-4 aplicações a mais de fungicidas para proteger ambas as safras contra as três doenças, aumentando assim os custos da produção de cacau.

É necessário observar que a estratégia para o controle dessas doenças dos cacaueiros dependerá do recurso financeiro disponível da produtividade da lavoura e da época de produção de cacau.

Nenhum comentário: