sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O CRESCIMENTO DO CÂNCER DE MAMA PODE SER COMBATIDO POR TODOS NÓS, SE USARMOS BEM A INFORMAÇÃO!

Em apoio às milhares de mulheres vitimadas pela doença do Câncer de Mama, o Blog do Miolo Baiano também se solidariza com as pessoas que lutam contra a doença, com as que já perderam pessoas queridas e a todas aquelas que de alguma forma contribuem para difundir ainda mais os métodos de combate a esse mau, enquanto há tempo.
Por isso, ao longo do mês de outubro, a aparência do Blog esteve com destaque para a cor rosa. Uma alusão à Campanha “Outubro Rosa”. 

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

HOSPITAL DE BASE GANHA UTI MÓVEL PARA AGILIZAR ATENDIMENTO À ITABUNA E REGIÃO

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, entregou na manhã desta terça-feira, 28, uma UTI móvel para o Hospital de Base, depois de adquirir em 2013 quatro ambulâncias para atendimento nos distritos e bairros mais distantes. A unidade avançada, adquirida com recursos próprios do Município, está aparelhada para o transporte de pacientes do hospital em casos de urgência e emergência e deve agilizar em 100% o trabalho que antes era feito pela ambulância de cada cidade ou, a depender da gravidade, pelo Samu-192.


A unidade terá motorista, enfermeiro e, em casos especiais, médico de plantão 24 horas e garante, além da autonomia da instituição para o transporte, melhores condições e maior segurança para pacientes e profissionais de saúde. O veículo se soma à unidade móvel avançada do serviço de remoção de pacientes da Central Estadual de Regulação de Leitos da Macrorregião Sul.

“O Hospital de Base é de suma importância, não só para Itabuna, mas para toda a região”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Eric Ettinger. Na avaliação do médico-presidente do Hospital de Base, Paulo Bicalho, é extremamente importante que o hospital tenha um veículo para suprir a demanda interna.

*Do Bahia Online  

APOIADAS PELA FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA, ORGANIZAÇÕES DA REGIÃO DIZEM NÃO AO PORTO SUL EM ILHÉUS


Em documento público, chamado “Carta de Ilhéus sobre o Porto Sul”, organizações e cidadãos denunciam os rumos que o país pode tomar com o enfraquecimento das instituições públicas e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) nas análises de projetos de licenciamento ambiental de grande impacto e solicitam das autoridades o imediato cancelamento do projeto do Porto Sul, na Bahia.

O polêmico projeto é parte do Projeto Pedra de Ferro, empreendimento mineral da Bahia Mineração. O empreendimento privado pretende implantar na Ponta da Tulha, em Ilhéus, um porto vinculado a um mineroduto e a uma jazida mineral localizada no sertão baiano, na cidade de Caetité.

A Fundação SOS Mata Atlântica apoia as organizações civis e as comunidades da região na luta contra a implantação desse projeto na forma como foi concebido e tem sido avaliado. Segundo Mario Mantovani, diretor de políticas públicas da SOS Mata Atlântica, o estudo de impacto ambiental elaborado para o processo de licenciamento do Porto Sul deveria ser precedido de uma avaliação estratégica mais ampla por parte do Poder Público. O estudo atual é insuficiente e frágil para mensuração dos impactos cumulativos das diversas atividades que envolvem a implantação desse porto privado sobre os diferentes ecossistemas – mangues, restinga, Mata Atlântica, corredor ecológico e ambientes marinhos – além das consequências da sua localização no meio da Costa do Cacau.

“Ficamos indignados com a postura tímida e reativa do Ibama, que não deu atenção aos alertas e os anseios da sociedade. O órgão desconsiderou as fragilidades do projeto e dos estudos elaborados pelo empreendedor, no sentido de garantir proteção aos patrimônios naturais do país, além do fato de as instituições governamentais se posicionarem ao lado do empreendedor privado, em detrimento da parte mais frágil, a sociedade e a natureza”.
Apesar das críticas e dos questionamentos técnicos que têm sido levantados pela sociedade e comunidade científica desde 2008, o projeto recebeu aprovação parcial do Ibama e é objeto de ações civis públicas. 
A Carta na íntegra, pode ser lida neste link: http://migre.me/myCKn
 *Fonte: SOS Mata Atlântica.


terça-feira, 28 de outubro de 2014

WAGNER ENVIA MENSAGEM AOS SERVIDORES DO ESTADO

Quero deixar aqui primeiro o meu agradecimento, porque, afinal de contas, tudo o que acontece no Estado, do ponto de vista do Governo, quem faz é o servidor público”.  
É a mensagem do governador Jaques Wagner, direcionada a todos os funcionários públicos nesta terça-feira (28), quando é comemorado o Dia do Servidor.
*Fonte: SECOM


INSCRITOS NO ENEM 2014 JÁ PODEM CONSULTAR LOCAL DA PROVA

Os cartões de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão disponíveis desta segunda-feira (27) na internet. Para ter acesso ao documento, o estudante deve o informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição. 

A partir de hoje, os cartões também começam a chegar pelo correio, no endereço informado no momento da inscrição.O documento traz os dados pessoais do participante como: nome, CPF, número de inscrição no Enem, data, hora e local das provas, opção de língua estrangeira, se o candidato possui ou não necessidade de atendimento especializado ou específico e indicação de solicitação de certificação do ensino médio. Aqueles que acessarem o cartão pela internet deverão conferir as informações e imprimi-lo, se desejarem. Não é obrigatório levar o cartão no dia da prova. No entanto, é indispensável apresentar um documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou de motorista. 
Segundo o instituto, quem não receber o cartão, não conseguir imprimir pela internet ou constatar erro no documento, deve entrar em contato com o atendimento ao participante, no  telefone 0800616161.

ATENÇÃO! Caso cartões enviados pelo correio sejam devolvidos, o Instituto Nacional de de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira entrará em contato com os candidatos por meio de SMS e mensagem eletrônica, por celular e e-mail. 
As provas do Enem serão nos dias 8 e 9 de novembro. Mais de 8,7 milhões se inscreveram para o exame.
*Fonte: INEP 

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

DE 417 MUNICÍPIOS, APENAS 5 CIDADES BAIANAS DERAM VITÓRIA A AÉCIO NEVES

A Bahia deu mais de 70% dos votos à presidente Dilma Rousseff. 
O mapa eleitoral revela que a petista perdeu em apenas 5 dos 417 municípios baianos. Dois deles são administrados pelo PT: Vitória da Conquista e Itapetinga. Ela ainda sofreu derrota para Aécio Neves (PSDB) em Luís Eduardo Magalhães, Eunápolis e Buerarema.

A derrota em Itapetinga é explicada pela fuga de empregos com a crise na Azaleia. Já em Luís Eduardo Magalhães, pesou a opção feita pelo agronegócio. 
Em Buerarema, agricultores lideraram campanha contra Dilma por causa da questão indígena. Ainda faltam explicações razoáveis para as derrotas em Eunápolis e Vitória da Conquista, administrada há quase duas décadas pelo PT.
*Do Pimenta na Muqueca.

PROJETO DE ITABUNA INCENTIVA ARTES MARCIAIS E GAROTO GARANTE O BRONZE NO ESTADUAL DE TAEKWONDO

As parcerias firmadas entre a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e os mais diversos segmentos sociais em prol do desenvolvimento artístico e intelectual dos cidadãos estão começando a produzir os primeiros resultados. Há cerca de três meses, a FICC assinou acordo de cooperação a Fundação Padre Paulo Tonucci, no bairro Monte Cristo, para oferecer para aquela comunidade e bairros adjacentes diversos cursos das áreas de Artes e Cidadania.  
Entre os cursos oferecidos, está o de Artes Marciais, coordenado pelo monitor Alan Santos, mestre de Taekwondo. O curso revelou o talento de Mateus Araujo (14 anos), jovem que mora no bairro João Soares, atleta faixa branca, que, após vários treinos motivados pela frequência assídua, transformou-se numa das grandes promessas do esporte para Itabuna e para o Sul da Bahia. 

O pouco tempo de aproximação com o Taekwondo não o impediu de acreditar na própria força, nem de participar do Campeonato Baiano de Taekwondo 2014, organizado pela Federação Esportiva Baiana, em Salvador, e disputado entre 17 e 19 de outubro.
  “Foi a primeira competição oficial deste atleta, estamos felizes com o talento descoberto e melhor ainda com os resultados obtidos, principalmente em se tratando do fato de que foi a primeira competição oficial dele”, indica Maria Augusta, diretora geral da Fundação Padre Paulo Tonucci. Mateus Araujo foi classificado em terceiro lugar na categoria “Atletas de até 49 quilos”, conquistando para si a medalha de bronze.

SERVIÇO: 
Além do curso de Taekwondo, dentro das aulas de Artes Marciais, a FICC oferece também, na Fundação Padre Paulo Tonucci os cursos de Dança, Violão, Capoeira e Teatro. Os interessados poderão obter maiores informações na sede da FICC, na praça Laura Conceição, 339 – Centro ou através dos telefones (73) 3613 4915 ou 3211 0923.

*Informações Da ASCOM FICC

A BAHIA GANHOU A MAIS MODERNA FABRICA DE FIOS E CABOS CONECTORES DO MUNDO

Os dirigentes e proprietários da multinacional alemã, Lapp Group, Andreas Lapp e Siegbert Lapp, inauguraram no Polo Industrial de Camaçari sua primeira fábrica na América do Sul.
Localizada na Via Parafuso, ao lado da Kimberly-Clark, da Alstom, e da fábrica do Grupo O Boticário, a nova unidade vai produzir fios e cabos industriais. Além da solenidade que marcou a inauguração, o grupo também  escolheu a Bahia para realizar sua convenção internacional, com a participação de aproximadamente 60 executivos das Américas, Europa e Ásia.
DIRIGENTES DA INDUSTRIA
Na construção da unidade baiana de um dos principais fornecedores mundiais de cabos e fios - com fábricas em 17 países -, foram investidos R$ 50 milhões, com a geração de 180 empregos diretos. A indústria ocupa área de mais de 30 mil metros quadrados e vai processar mil toneladas de cobre e 1.500 de produto acabado. Além da planta industrial, haverá o centro de distribuição.
A unidade baiana é a mais moderna planta industrial do grupo Lapp no mundo. “Não existe outra fábrica igual. Ela é muito avançada porque fabrica cabos e conectores ao mesmo tempo, na mesma linha de montagem”. 
Entre os mais de 200 convidados na solenidade, estavam o Secretário da Indústria, Comércio e Mineração, representando o Governador, Jaques Wagner; o Prefeito de Camaçari, o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, secretários municipais, vereadores, o 3º vice-presidente da Fieb, o vice-presidente do Cofic, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Camaçari, entre muitos outros. 

*Fonte: SECOM  

REELEIÇÃO DA PRESIDENTA DILMA DESPERTA A IRA CONTRA OS NORDESTINO

Logo após o anúncio da reeleição da presidente Dilma Rousseff, as redes sociais foram exaustivamente usada para as mais variadas manifestações de preconceito contra os nordestinos. Um grandioso número de eleitores do candidato Aécio Neves, usaram seus perfis para desferirem ofensas contra o povo do nordeste. Contudo, houve usuários que partiram imediatamente em defesa. Atores, lideranças de diversos setores, empresas, sites e muita gente adimiradora dos estados do nordeste também se posicionaram em respeitar e defender o voto da população que mais se beneficiou dos resultados dos programas sociais do governo federal nos governos dos presidentes Lula e Dilma e disseram compreender o porquê da votação expressiva dos povos dessa região. 

Veja alguns exemplos dos ataques: 
“NORDESTINO TEM QUE BATER palma pelo voto democrático”, disse um usuário. Um outro afirmou “Povo nordestino tbm é burro p crlh, bolsa família aumenta mas a inflação aumenta o dobro. Vão estudar, seus cangaceiros fdp”. “O bolsa farofa dos nordestinos está garantido”, disse outro, em referência ao programa Bolsa- Família.

Uma usuária escreveu “Nordestino, por favor não venham para São Paulo procurando uma vida melhor, lembre-se: você votou na Dilma #RIPBrasil”. Uma outra, mais exaltada, exclamou em caixa alta “*** VONTADE DE MATAR ESSES NORDESTINOS TODOS”.

Entretanto usuários de vários Estados saíram em defesa dos eleitores do Nordeste. “Vergonha de ver pessoas xingando o nordeste e o nordestino por causa de eleição, falta de respeito, povo nordestino é guerreiro e batalhador”, escreveu @Ambuplay.

Outros citaram escândalos envolvendo tucanos para defender a petista e o voto nas regiões mais carentes do País. “‘Nordestino é tudo burro’ e cocês que reelegeram o Alckmin depois do problema da seca e do esquema de corrupção no metrô são os inteligentes”, afirmou @sesfleurs.

Já @brupenteaado afirmou que “nem todo nordestino é pobre e burro, e nem todo paulista é inteligente e rico. Odeio o PT, mas esse preconceito de psdbista ta irritando já”. 
*Com informações do MSN - imagem do site Nação Nordestina.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

CULTURA DE CAMACÃ SEGUE DANDO ESPAÇO PARA OS ARTISTAS DA DANÇA

No último fim de semana, a Praça do Bené, recebeu o 14º Encontro de Dança de Camacã, organizado por Marcello Reis e Renato Anjos, onde o público presente pode conferir a belas apresentações.

No elenco de apresentações, os grupos de dança As Megamix, DJ Alex Senna & Dançarinos, Axé Dançant, Garotos Timbahia e Recruta, de Camacã, e mais Suwing e Remelexo (Santa Luzia), Os Frenéticos (Itacaré) e Key Dance (São José da Vitória) fizeram a festa.


Apoiador das diversas manifestações culturais da cidade e distritos, o Diretor de Cultura da prefeitura, Antonio Carlos Moura, fez questão de frisar que “A dança é uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade e que expressa emoções e sentimentos. Pode trazer também benefícios terapêuticos, culturais, sociais, educacionais e científicos”.

Ao redor do ponto de apresentações na praça e posicionado como era possível, centenas de pessoas foram prestigiar os diverso grupos da localidade e região que se mobilizaram para mostrar na rua o que sabem fazer de melhor nas expressões corporais da elasticidade e gingado. 
Gente de todas as idades na platéia, para acompanhar de perto o talento dos jovens, que de maneira muito humilde, sem muita caracterização, foram lá fazer sua demonstração cultural.
  
*Com informações de OTabu on Line.

BAHIA REGISTRA GRANDE NÚMERO DE CASOS DA FEBRE CHIKUNGUNYA

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), informa que até o mês de outubro, foram notificados 762 casos suspeitos de chikungunya. Destes, 156 foram confirmados, sendo 19 laboratorialmente e 137 por critério clínico e vínculo epidemiológico. A Divep indica também que 21 casos foram descartados e 585 continuam investigação.
Os pacientes considerados suspeitos apresentam dores de cabeça e nas articulações, exantema, edema e, às vezes, prurido. Esses casos estão concentrados nas faixas etárias de 35 a 49 anos (221 casos suspeitos), seguido de 23 a 34 (200 suspeitos) e de 50 a 64 anos (122 suspeitos). O sexo feminino predomina, concentrando 65,74% dos casos suspeitos, e o sexo masculino com 34,25%.
clique na imagem para ampliar
Os sinais e sintomas mais freqüentes foram mialgia, artralgia, febre, edema e cefaléia. 
Como se apresenta a doença – A infecção pelo vírus chinkungunya – CHIKV provoca febre alta, dor de cabeça, dores articulares e dores musculares. O período médio de incubação da doença é de três e sete dias (podendo variar de 1 a 12 dias). Não existe tratamento específico nem vacina disponível para prevenir a infecção por esse vírus. O tratamento sintomático é o indicado.
A doença pode manifestar-se clinicamente em três fases: aguda, subaguda e crônica. Na fase aguda os sintomas aparecem de forma brusca e compreendem febre alta e artralgia (predominantemente nas extremidades e nas grandes articulações), que acompanhada de cefaléia e mialgia. Também é frequente a ocorrência de exantema maculopapular. Os sintomas costumam persistir por 7 a 10 dias, mas a dor nas articulações pode durar meses ou anos e, em certos casos, converter-se em uma dor crônica incapacitante para algumas pessoas.

*Fonte: UPB 

ATENÇÃO CONCURSEIROS! 200 VAGAS NO TJ DA BAHIA

Foi publicado nesta quinta-feira (23) no Diário Eletrônico da Justiça, o Edital do Concurso Público destinado ao provimento dos cargos de nível superior, nível médio e nível médio técnico abertos pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.  
No total, são 200 vagas oferecidas para os cargos de Analista e Técnico Judiciário: 107 para nível superior, 81 para nível médio e 12 para nível médio técnico, com formação de cadastro de reserva.
Os salários variam entre R$ 3.091,21 e R$ 5.117,24, respectivamente, para nível médio e nível superior. Além desde valor, os aprovados vão receber auxílios alimentação e transporte.. As provas serão aplicadas pela Fundação Getulio Vargas. 
As inscrições podem ser feitas de 29 de outubro a 4 de dezembro de 2014 no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/tjba. As provas, com questões objetivas e discursivas, serão realizadas em Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro, Salvador e Vitória da Conquista no dia 25 de janeiro. 
*Com informações do Correio. 



quinta-feira, 23 de outubro de 2014

ACIDENTE COM MICRO-ÔNIBUS EM EUNÁPOLIS, DEIXA UNIVERSITÁRIA EM COMA

Um grupo de universitários ficou ferido num acidente envolvendo um micro-ônibus que os transportava na noite desta quarta-feira (22), na BR-101. De acordo com as informações, uma universitária ficou em coma e outras 15 pessoas ficaram feridas depois que o veículo bateu contra uma caminhonete.



Ainda segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Eunápolis, o caso aconteceu por volta de 23h30, na cidade de Eunápolis. Os estudantes estavam voltando da faculdade Unisul Bahia e de outros cursos na região com destino a cidade de Salto da Divisa, já no estado de Minas Gerais, quando sofreram o acidente.
As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Regional de Eunápolis e para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. De acordo a Secretaria de Educação de Salto da Divisa, Urânia Batista dos Santos, 43 anos, sofreu afundamento no crânio e está em coma. Ela voltava de um curso de enfermagem no momento do acidente e deve ser transferida para um hospital em Belo Horizonte.
O motorista do micro-ônibus, Flávio Francisco Rocha sofreu uma fratura exposta no braço. A estudante da Unisul Bahia, Karenn Nascimento Freitas, teve uma fratura facial no maxilar. As outras 13 vítimas do acidente sofreram apenas escoriações leves.
Chovia no momento do acidente e a batida foi provocada pela caminhonete, que tentou fazer uma ultrapassagem e colidiu de frente com o micro-ônibus. A Polícia Rodoviária Federal ainda não tem informações sobre quantos estudantes ocupavam o veículo.

*Fonte: Correio - Foto Radar.

SUCESSO GARANTIDO NO REVEILLON DE 2013/2014, SALVADOR PROMETE FAZER O MAIOR DO BRASIL

Com o sucesso dos eventos realizados na região do Mercado Modelo e Elevador Lacerda. Salvador promete repetir a dose das festas de réveillon em grande estilo e dura competição com outras duas capitais que atraem os turistas de todo país para suas “viradas” – Rio de Janeiro e Fortaleza.
Para a chegada do ano novo, serão nada menos que  8 dias de festa na capital baiana para comemorar o nascer de 2015.

De acordo com as primeiras informações divulgadas pela prefeitura, serão 37 shows musicais e 45 apresentações artísticas gratuitas, entre os dias 28 de dezembro e 4 de janeiro (domingo a domingo).
Mas atenção! Diferente do que aconteceu no ano passado (2013), quando a região do Farol da Barra – tradicional ponto dessa comemoração estava em obras - o Réveillon Salvador 2015 será realizado em três pontos da cidade.
Desta vez acontecerá em três locais: a Feira de São Joaquim, a Praça Cairu e a Barra. A programação foi apresentada pelo prefeito ACM Neto e o secretário de Turismo e Cultura, Guilherme Bellitani, em coletiva de imprensa no Palácio Thomé de Souza.
 A festa começa no domingo (28), com uma edição especial da Feira da Cidade. O evento, que reúne barracas voltadas para gastronomia, antiguidades, música, vinil, moda, artes visuais, design, manufaturas, decoração e livros, será realizado durante todo o dia, na Feira de São Joaquim.
 A edição especial contará com shows de Otto e Baiana System, dentro da feira. No dia seguinte, será a vez da Praça Cairu receber shows de Carlinhos Brown, Saulo, Jorge e Matheus e o som do DJ francês Bob Sinclair, um dos melhores do mundo.

A virada:
Na terça-feira (30), será a vez de subir ao palco Claudia Leitte, Wesley Safadão, Thiaguinho e Harmonia do Samba. Na noite do Réveillon, quarta-feira (31), o show de abertura será de Vanessa da Mata, seguido de Psirico, Ivete Sangalo, Aviões e Pablo, que vão fazer a festa até amanhecer.

A virada será comandada por Ivete Sangalo, seguida de um show pirotécnico. Simultaneamente outros 10 bairros, incluindo a Barra, terão queima de fogos. Na quinta-feira (1º), acontece o tradicional Pôr do Som comandado pela cantora Daniela Mercury, a partir das 17h.
      Os shows dos dias 29, 30 e 31 terão início às 19h30. Nos intervalos das apresentações da Praça Cairu haverá 10 pockets shows, no “poket palco. 
*Com Informações de A Tarde e Região - Foto Bahia da Hora e Caldeirão VIP.

MAIORIA NA CÂMARA DE CAMACÃ APROVOU AS CONTAS DE 2012 NA PREFEITURA

A Sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Camacã, nesta quarta-feira, 22 de outubro, aprovou as Contas da Prefeitura Municipal no exercício 2012.

Com 9 votos contrários ao parecer do TCM,  contra 3 votos a favor  e uma abstenção a Prefeita Ângela Castro, obteve mais uma  vitória na casa legislativa.
Agora aguarda a publicação do Decreto. Como vem acontecendo sempre que há divulgação da votação das contas do executivo, mais uma vez a comunidade lotou o plenário da Câmara Municipal, na expectativa do resultado final da contagem dos votos.

*Com informações de Agnaldo Santos.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

POLICIAIS DA FEDERAL DEVEM PARAR ATIVIDADES NESTA SEMANA

Os policiais federais de todo o país vão paralisar as atividades por 72 horas a partir desta quarta-feira (22), de acordo com a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef). A mobilização será seguida por atos públicos de protesto em frente às unidades da PF.

A categoria protesta contra a medida provisória 657, sancionada na última segunda-feira (13), que define que a Polícia Federal “é integrante da estrutura básica do Ministério da Justiça”.Os agentes ainda reivindicam a modernização da carreira na PF e o reconhecimento das atividades realizadas por todos os servidores. 
*Da Sociedade Am. 

PROPAGANDA DE DILMA E AÉCIO DISPUTAM ESPAÇO NAS REDES SOCIAIS

Às vésperas do segundo turno das eleições para presidente, as redes sociais viram o grande trunfo de manutenção dos nomes dos dois candidatos que disputam o pleito. Seja pelo Facebook, Instagram ou Twitter, os usuários e as agências de comunicação contratadas para disparar informações rápidas e ilustrativas da corrida presidencial que acontece em tempo real na vida dos dois rivais políticos Dilma e Aécio, todos estão fazendo  na internet um grande mural de imagens lúdicas e apelativas para chamar atenção do eleitor conectado com pequenas mensagens que pretendem despertar o olhar para uma ou outra reflexão de quem a vê. 
Há quem diga, que um dos partidos tenha já dado orientação pra que seus filiados deixem de falar mal da concorrência e apostem em mostrar as qualidades de seu candidato, a fim de reverter a onda virtual que o outro lado disseminou na internet.
Em alguns casos, é possível ver que os eleitores se utilizam do bom humor para parodiar seus posts com frases que remetem aos principais assuntos debatidos pelos candidatos e acabam criando boas reflexões de impacto. Já noutras mais bem elaboradas com a finalidade de despertar o apelo emocional, vê-se algumas mensagens que vão de encontro à análise que deve ser feita pelo cidadão brasileiro. *Do Editor do Blog.

PREFEITURA DE ITACARÉ DEMITE CENTENAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Servidores contratados para atuar na área educacional em Itacaré, no sul da Bahia, foram surpreendidos nesta segunda-feira (20) com uma lista de demissões. 

A lista tem aproximadamente 200 nomes, entre pessoal de apoio da educação e professores. A revolta do pessoal é que não houve justificativa para a “tábua de graxa”. O prefeito Jarbas Barbosa (PSB) está em silêncio. 
Internamente, a desculpa é que, passada a eleição, chegou a hora de ajustar o quadro de pessoal para fechar os gastos com a folha dentro do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 54%. 

As demissões devem continuar durante a semana. A próxima pasta alvo da “limpa” será a Saúde, conforme informações de fonte do governo.
*Fonte: Pimenta na Muqueca (imagem ilustrativa). 

VIAGEM PELA BR-101 QUE LIGA ITABUNA-CAMACÃ É PREJUDICADA POR QUEIMADAS

Motoristas que trafegam diariamente pela BR-101, pelo menos entre Itabuna e Camacã e vice-versa, estão enfrentando um sério problema com as queimadas às margens de todo o tageto da rodovia. Moradores que vivem às margens desta BR, tem se aproveitado da condição de tempo seco, e tocam fogo em vários pontos, criando gigantescas cortinas de fumaça ao longo da BR-101. A reportagem d’o O Tempo Jornalismo, flagrou vários focos de fumaça nesta rodovia e como também na mata atlântica neste trecho. As autoridades de trânsito devem tomar providências de urgência com esta situação porque está comprometendo a visibilidade dos condutores, que são ofuscados com as grandes nuvens de fumaça, que estão se formando em vários pontos da BR.


A ação inconsequente, pode levar a acidentes gravíssimos com perdas irreparáveis..É bom pensar nisso agora, cortar o mal pela raiz, enquanto não seja tarde demais. Uma outra questão muito preocupante é que às margens da mesma rodovia, a reportagem tem flagrado vários animais perambulando livremente o que também é muito perigoso não só para os condutores como também para pedestres.  
 *Foto e reportagem de O Tempo Jornalismo. 

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

EMPRESA APOSTA EM LAZER DE FUNCIONÁRIOS PARA MAIOR RENDIMENTO

Uma agência de publicidade na Califórnia resolveu inovar no investimento aos seus funcionários. Resolveu dar a seus funcionários US$ 1.500 (cerca de R$ 3.650) para que façam uma viagem. O objetivo é que voltem criativos e com boas ideias.

"Em vez de mandar os funcionários a conferências ou museus locais, pensamos: e se a equipe toda fosse 'forçada' a viajar para mergulhar em uma nova cultura e encontrar inspiração?", dizem os sócios da ThinkPARALLAX Jonathan Hanwit e Guusje Bendeler, no site da empresa.
As únicas condições para os funcionários – 11, no total – é que a viagem seja para um destino onde nunca estiveram e que embarquem entre setembro e dezembro.
Apenas os donos ficam sabendo com antecedência qual o país escolhido. Os colegas de trabalho só descobrem quando o viajante começa a postar fotos e relatos no site dedicado ao projeto de incentivo
Até agora, três funcionários já foram para Alemanha, Holanda e Peru.
A gerente de projetos Anna Watt esteve em Machu Picchu, no Peru, e diz que "a jornada me inspirou a sair da zona de conforto, correr riscos e olhar ao meu redor e para os meus recursos com uma nova perspectiva."

*Fonte: Uol/Viagens

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

terça-feira, 14 de outubro de 2014

TIME BAIANO BOTA A MULHERADA EM CAMPO E DE GRAÇA !

Mais uma vez o Vitória da Bahia  entra em campo com  uma campanha de responsabilidade social. Dessa vez, será em homenagem ao 'Outubro Rosa', campanha que busca conscientizar a população contra o câncer de mama, as mulheres que forem ao Barradão para assistir ao jogo decisivo entre Vitória x Atlético Nacional (COL), nesta quinta-feira, 16, às 19h15, não pagarão por ingressos.

Para o presidente do clube, Carlos Falcão, "Essa é uma forma de homenagear as mulheres rubro-negras e celebrar o Outubro Rosa, um movimento importante no combate ao câncer de mama".
Com mais essa iniciativa o Vitória ganha mais um destaque na mídia baiana e conquista a simpatia de novos torcedores. 
 *Com informações do site do clube.

FUNCIONÁRIOS DO BANCO NORDESTE VOLTAM AO TRABALHO

Os funcionários do Banco do Nordeste (BNB) decidiram voltar ao trabalho depois de 13 dias em greve. Os empregados do BNB eram os únicos bancários que ainda estavam com as atividades paradas. A Caixa Econômica Federal, que também não aceitou a primeira oferta e seguiu em greve com o BNB, encerrou a paralisação em 7 de outubro. 
O acordo feito define reajuste salarial de  8,5%, além de 9% no piso, 12,2% no tíquete alimentação e 8,5% na participação nos lucros.
Entenda a greve - Os bancários entraram em greve por tempo indeterminado na última terça-feira (30). Além da Bahia, outros 20 estados também tinham resolvido paralisar as atividades.  

No total, houve sete rodadas de negociação com a Fenaban sem avanços considerados significativos pela categoria. Os bancos ofereciam reajuste de 7%, mas os trabalhadores queriam 12,5%, que segundo eles representa 5,4% de aumento real do salário. 
De acordo com as informações, os trabalhadores também pediam piso salarial de R$ 2.979,25. Entre outras reivindicações, como fim das metas, consideradas abusivas, combate ao assédio moral e isonomia de direitos para afastados por motivo de saúde.
O Comando Nacional dos Bancários já havia se posicionado contra a proposta de reajuste salarial na sexta-feira (26), mas incentivou os 134 sindicatos que representa no País a convocarem assembleias e votarem sobre o assunto. Com o slogan “Queremos Mais”, orientou os associados a rejeitarem a proposta. *Do Correio 

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO TERÁ MAIOR PRAZO PARA PAGAR

Recentemente, o governo ampliou o prazo de pagamento do crédito consignado para aposentados, pensionistas e servidores públicos federais. 
No caso de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o número máximo de parcelas passou de 60 a 72, valendo para desconto em folha ou cartão de crédito. Para servidores, o período aumentou de 60 para 96 meses. Segundo economista ouvido pela Agência Brasil, a medida tem um viés positivo, pois o prazo maior permite diminuir o valor da prestação. Mas os contemplados devem saber administrar o benefício, alerta.  
“O efeito positivo é que permite uma folga no valor do desconto do consignado. A pessoa pode transformar o empréstimo atual em um mais longo e, assim, suavizar seu orçamento mensal. Por outro lado, o comprometimento da renda diminui e aumenta o espaço para contrair novos empréstimos. Então aumenta o montante total da dívida. Esse é o risco implícito nessa operação”, analisa o economista Gilberto Braga, professor de Finanças do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec).  

“O servidor não deve tomar a decisão [de fazer um empréstimo consignado] pelo valor da prestação, e sim pelo que realmente precisa para resolver uma situação emergencial. O ideal, se puder, é reduzir o número de prestações, para reduzir o valor dos juros e também para diminuir o tempo que o servidor ou aposentado fica preso à obrigação”, aconselha. *Fonte: Correio do Estado 

ACESSO ÀS REDES SOCIAIS AJUDAM NO RELACIONAMENTO

Os pais dos jovens que viveram antes da internet não sabiam muito bem o que seus filhos compartilhavam, o que os amigos deles pensavam e, às vezes, nem por onde os adolescentes andavam. Com a tecnologia e as redes sociais, a convivência familiar ficou mais estreita. Além de aproximar quem está longe, as ferramentas permitem conhecer um pouco mais do universo de cada um. 
Pelo Facebook, por exemplo, alguns pais têm uma ideia melhor do que se passa na vida e na cabeça dos filhos. "Através das postagens, conheço suas ideologias, seus pensamentos e o que acontece no seu entorno. As vontades e os desejos dela aparecem nas entrelinhas do que ela compartilha e comenta", diz a empresária Érica Marques, atuante na área de marketing digital, acerca do comportamento de sua filha Piettra Marques Rebelo, 16 anos, que criou o perfil na rede social há quatro anos com o aval da mãe. 

A psicóloga Mariana Matos, professora de cursos de extensão sobre novas tecnologias e relacionamentos da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), acredita que as redes sociais apenas reforçam mudanças na família que já vinham acontecendo. "Antes dessas tecnologias, já havia uma abertura maior para o diálogo, as relações se tornaram mais íntimas e as crianças ganharam importância e participação na vida da família", explica. 
Mas se antes bastava o adolescente fechar a porta do quarto para se isolar, hoje, isso já não é mais suficiente. "Existem tantos meios de contato que é normal os pais terem mais acesso ao que os filhos pensam, com quem se relacionam e perceber se há algum problema", observa Mariana. 
Para o psicólogo Gonzalo Bacigalupe, professor do programa de Terapia Familiar da Universidade de Massachusetts, em Boston, nos Estados Unidos, uma das vantagens da tecnologia, como celulares e redes sociais, no cotidiano familiar é a possibilidade de maior participação no dia a dia mesmo à distância. "Isso permite que as pessoas tomem decisões em colaboração com as outras", destaca. *Do Uol. 

sábado, 11 de outubro de 2014

7 ANOS DEPOIS DE CRIADA A LEI SECA, 45% DE REDUÇÃO DE ACIDENTES

Sete anos depois de aprovada a Lei Seca, pesquisa do Ministério da Saúde mostra que a frequência com que adultos dirigem depois de consumir álcool abusivamente caiu 45%. O índice passou de 2%, em 2007, para 1,1%, em 2013.
O impacto da nova legislação foi mais forte entre os homens, onde a queda chegou a 47%. De 4%, em 2007, para 2,1%, em 2013. Já entre as mulheres, o percentual se manteve estável em 0,3%. Os dados são da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) , que entrevistou 52,9 mil pessoas maiores de 18 anos no ano passado. No Brasil, a violência no trânsito é uma das principais causas de morte. Em 2012, 44.812 mil pessoas perderam a vida no trânsito. Para inibir o consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir, em 2012 o governo federal sancionou e tornou mais rígida a Lei 12.760 de 1997, conhecida como Lei Seca.
A medida autoriza o uso de testemunhos, exame clínico, imagens e vídeos, como meios de provas para confirmar a embriaguez de motoristas. Quem for pego dirigindo embriagado ou que tenha usado outra substância psicoativa terá a Carteira Nacional de Habilitação recolhida e o veículo retido. O motorista está sujeito à multa, no valor de R$ 1.915,40, e à suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência a o valor da multa será o dobro.

*Fonte: Agência Brasil 

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

ACENDEU A LUZ DE ALERTA CONTRA O EBOLA NO BRASIL

*Do Editor do Blog
Como já se havia planejado diversas ações para a possível entrada do vírus da doença que está devastando território africano, o Ebola. Nesta sexta-feira (10), foi dada a largada na corrida das organizações de saúde brasileira, que vão adotar os procedimentos necessários para coibir a entrada e permanência da doença no Brasil. As autoridades sanitárias brasileiras investigam o primeiro caso suspeito de ebola no País. O  primeiro caso suspeito foi apontado no município de Cascavel, no interior do Paraná e logo comunicado pela secretaria Estadual do Paraná ao Ministério da Saúde.

Após passar uma noite em isolamento e observação ainda no Paraná, na manhã desta sexta-feira, o paciente que apresenta sintomas, foi transferido para o Estado do Rio de Janeiro em forte esquema de segurança sanitária, onde ficará internado aos cuidados da Fiocruz, de onde sairão os exames finais de resposta positiva ou negativa sobre a possível contaminação do vírus.
Também na manhã de sexta, o Ministro da Saúde e o Secretário de Vigilância Sanitária do Brasil passaram horas concedendo entrevistas em rede nacional para esclarecer e responder perguntas de diversas agências de noticias.
Em resposta, o ministro disse que o governo tem condições de fazer o controle exato para coibir a proliferação da doença e que a população pode ficar tranquila quanto aos cuidados que serão adotados para orientar todo povo brasileiro, sem alarme. “Todas as medidas de isolamento foram adequadas de acordo com os protocolos da Organização Mundial de Saúde”. Afirmou.  


Informações preliminares indicam que o paciente veio de Conacre, capital da Guiné. O paciente foi encaminhado para um hospital de referência e material foi coletado para fazer o exames. A expectativa é a de que amanhã, sábado, as amostras que já foram colhidas no Instituto Evandro Chagas (RJ),  já seja resultado da análise que possa confirmar se o paciente é ou não portador da doença. A notícia ocorre no mesmo dia em que o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirmar que, embora baixo, existia o risco de o Brasil registrar um caso da doença. 

LIBERADA A CONSULTA AO 5º LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IR 2014

A Secretaria da Receita Federal abriu nesta quarta-feira (8), a partir das 9h, as consultas ao 5º lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2014, além de lotes residuais de anos anteriores (para quem caiu na malha fina).

As consultas podem ser feitas no site da Receita.
Também podem ser feitas pelo telefone 146 (opção 3) ou por aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets).
Os valores das restituições serão pagos em 15 de outubro.

Valores e número de contribuintes - Segundo o Fisco, o quinto lote do IR 2014 pagará R$ 2,11 bilhões em restituições para 2 milhões de contribuintes.
Considerando os valores dos lotes residuais de anos anteriores, as restituições sobem para R$ 2,2 bilhões no lote deste mês, englobando 2,03 milhões de contribuintes, dos quais 18,6 mil são idosos e 2,3 mil possuem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (no valor de R$ 82,5 milhões).

Veja o calendário dos próximos pagamentos das restituições do IR 2014:
- 6° lote, em 17 de novembro de 2014
- 7° lote, em 15 de dezembro de 2014
*Fonte: Globo

HOSPITAL ESPANHOL CONTINUA SEM DEFINIÇÕES

A crise no Hospital Espanhol continua. Agora a pauta em questão é a definição do novo gestor do Hospital deve virar mais um capítulo nesta semana sem definição. Pela estimativa do presidente da Real Sociedade Espanhola, Demétrio Moreira, só na próxima semana deve haver a confirmação de quem vai assumir o hospital, que enfrenta a pior crise da história, com dívidas que passam de R$ 200 milhões. 

No início de setembro, a unidade fechou as portas para atendimento e foi transformada em entidade de utilidade pública para fins de desapropriação, o que determina que o Espanhol seja reaberto como o mesmo fim. "Acredito que na próxima semana a gente já tenha uma definição. É muito difícil essa negociação", disse Demétrio Moreira em entrevista ao Bahia Notícias. 
O presidente da RSE diz que ainda recebe e analisa propostas de empresas que querem assumir a gestão da unidade, mas mantém postura cautelosa. “Eu não digo sim nem não”, diz Moreira. Segundo ele, oito empresas já procuraram a mantenedora para negociações, mas a melhor proposta ainda é de uma empresa nacional. Ainda segundo Moreira, os únicos atendimentos no local são feitos em consultórios médicos que atendem em uma carga de 50%. 
Os pacientes que faziam hemodiálise já foram todos transferidos.
 *Fonte: BN 

CELULARES DA BAHIA TERÃO 9 DÍGITOS

Assim como vem acontecendo em diversos estados brasileiros, na Bahia também deve ser feito a implementação do nono dígito nos números de celulares até o final de dezembro de 2015, segundo informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), obtidas na tarde desta quinta-feira (9).


A medida, que já foi implementada no Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, tem como objetivo ampliar os recursos de numeração para o serviço móvel pessoal.
"Ainda não tem uma data específica para começar. Quando chegar o período de implementação, a pessoa vai fazer uma ligação usando oito dígitos e recebe uma orientação dizendo que vai haver mudança. Essa colocação é feita para aumentar a quantidade de números disponíveis para atender a demanda da telefonia móvel", informou José Mauro Castro, assessor técnico regional da Anatel. 

A partir da mudança, o dígito nove será acrescentado à esquerda dos atuais números de celular, que passarão a ter o seguinte formato: 9xxxx-xxxx. No momento da discagem, o nono dígito deverá ser acrescentado por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para telefones móveis do estado, independentemente do local de origem da chamada.

*Fonte: G1/Ba

CARDEAL BRASILEIRO DEFENDE QUE A IGREJA CATÓLICA ACOLHA GAYS

O arcebispo de Aparecida analisou a possibilidade de "acompanhar" e mostrar proximidade dos casais formados por pessoas do mesmo sexo, já que a "Igreja é a casa paterna na qual há espaço para todo o mundo".

Em outras palavras, Damasceno Assis defendeu nesta quarta-feira, 8, na assembleia do Sínodo Sobre a Família, no Vaticano, que a Igreja se mostre como "casa paterna" e acolha "situações familiares difíceis", como a de uniões homossexuais.

No entendimento do religioso, "Longe de nós encerrarmos em um olhar legalista, desejamos nos aprofundar nestas situações difíceis para acolher todos aqueles que nos apelam e fazer com que a Igreja seja a casa paterna onde há espaço para todos aqueles com uma vida complicada", disse o cardeal em seu discurso perante os congregados.
Neste sentido, Dom Raymundo citou o papa Francisco para ressaltar que a Igreja deve aprender a arte do acompanhamento para "dar a nosso caminho o ritmo saudável da proximidade, com um olhar respeitoso e cheio de compaixão, mas ao mesmo tempo saudável, livre e encorajador para amadurecer na vida cristã".
Na intervenção, o bispo citou as palavras do papa Francisco para destacar que a Igreja deve aprender a arte do acompanhamento para "dar a nosso caminho o ritmo saudável da proximidade, com uma visão respeitosa e cheia de compaixão, mas ao mesmo tempo sadia, livre e alentadora para amadurecer a cristã". Em sua viagem ao Brasil, Francisco não fugiu do tema e disse: "Se uma pessoa é homossexual e procura Deus e a boa vontade divina, quem sou eu para julgá-la?", disse na ocasião.
O sínodo extraordinário sobre a família, convocado pelo papa Francisco, começou seus trabalhos no domingo e se estenderá até o próximo dia 19 de outubro.

*Com informações do Diario PE.

TCM REJEITA CONTAS DA PREFEITA DE CAMACÃ QUE DEVE PAGAR MULTA DE QUASE 100 MIL

A prefeita de Camacã, Maria Ângela da Silva Cardoso Castro, teve suas contas referentes ao exercício de 2013 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na tarde desta quinta-feira (09/10), com aplicação de multa no valor de R$ 3 mil à gestora pelas falhas contidas no relatório.
O conselheiro substituto, Antônio Carlos da Silva, também determinou a restituição aos cofres municipais no montante de R$97.976,67, com recursos pessoais, em razão da saída de numerário da conta bancária do Fundeb sem suporte em documento de despesa (R$58.257,79), do pagamento de multas e juros por atraso no recolhimento de obrigações (R$35.018,88) e gastos com publicidade sem comprovação do material veiculado (R$4.700,00).

As contas foram rejeitadas, principalmente, pela abertura e utilização de créditos sem a existência de recursos disponíveis para suporte da despesa, motivo que, por si só, compromete o mérito da prestação. A despesa total com pessoal extrapolou o limite de 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, alcançando o montante de R$ 28.518.291,69, equivalente a 66,79% da receita corrente líquida de R$42.697.674,58. Deve a gestora promover a redução dos gastos para o índice máximo permitido, sob pena de multa de 30% dos seus vencimentos anuais. Cabe recurso da decisão. *As Informações são da Assessoria de Comunicação / TCM-BA  

BAHIA NÃO TERÁ HORÁRIO DE VERÃO EM 2014/2015

No próximo dia 19 de outubro começa o horário brasileiro de Verão. A Bahia será mantida fora do horário de verão neste ano, informou a assessoria de comunicação do governo estadual.

Segundo informações divulgadas pelo jornal A Tarde, a medida contraria o setor empresarial, que chegou a mandar uma carta ao governador Jaques Wagner para pedir a inclusão do estado na mudança.
“Como a oitava principal economia do país, a Bahia está mais interligada às economias do Sul e do Sudeste que às da Região Nordeste. O fato preocupa os setores produtivos, tendo em vista que a não adesão da Bahia ocasionará impactos à nossa economia, bem como à segurança da população e à segurança operacional do sistema elétrico brasileiro”, diz trecho da carta.
O horário de verão começa a adiantar os relógios dos moradores das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste em uma hora. Dez estados e o Distrito Federal serão afetados pela medida até o dia 16 de fevereiro de 2015. A expectativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico é reduzir o consumo de energia.
*Com informações do A Tarde. 

CDL DE CAMACÃ DESTACA TRABALHO DA POLÍCIA NA CIDADE

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Camacã (CDL), Manoel Oliveira, e toda sua diretoria, vem de público agradecer a atuação da polícia civil sob a titularidade do Delegado Francesco Denis da Silva Santana e o o Comandante Major Rodrigues Castro da Polícia Militar, no que se concerne ao combate ao tráfico de drogas e as organizações criminosas no Município de Camacã. De acordo com Manoel, o trabalho ostensivo das polícias e seus agentes, tem desenvolvido um clima de paz e tranquilidade não só a pessoas físicas, mas também ao segmento comercial.

O presidente destacou que nos últimos anos, a cidade vinha sendo alvo de muitos tiroteios, assalto a mão armada e outras atrocidades, onde a criminalidade estava atuando sem o minimo de pudor, e muitas vezes os delinquentes abordavam suas vítima a plena luz do dia, o tráfico de drogas se intensificava e os homicídios estavam ocorrendo corriqueiramente. Segundo ele a atuação do Delegado Francesco Denis e sua equipe, tem sido um divisor de águas para a cidade, uma vez que nos últimos dias a violência na cidade está um pouco mais equilibrada.
O presidente frisou ainda que a Câmara de Dirigentes Lojistas de Camacã, está à inteira disposições das corporações, pois entende a importância das forças policiais.

 “Sem a força policial nas ruas a cidade se transformaria em um grande caos, por isso está de parabéns as duas instituições do estado, que tem realizado um trabalho bem feito o que tem refletido positivamente na sociedade Camacaense”, finaliza o presidente.
*Foto e Reportagem de O Tempo. 

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

APLB DE CAMACÃ DIVULGA NOTA DE REPÚDIO POR ATRASO NO PAGAMENTO

Esta semana, a representação do Sindicato dos Professores de Camacã divulgou em seu site uma nota de manifestação contrária a falta de pagamento dos profissionais de educação no município. Confira o texto:    

A APLB/Sindicato vem a público repudiar o atraso no pagamento dos funcionários.
O atraso no pagamento é um flagrante desrespeito aos funcionários da educação, considerando que a Lei federal exige o quinto dia útil. O pagamento em dia é a garantia de que todos os servidores públicos possam honrar seus compromissos junto ao comércio.

A APLB SINDICATO na luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação.
CLIQUE NA IMAGEM PARA LER DOCUMENTO

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

CAMACÃ IMPLANTA PONTO DO SAC E AJUDARÁ MUNICÍPIOS VIZINHOS

Camacã inaugurou o décimo sétimo Ponto Cidadão da Rede SAC do estado, onde deverá realizar cerca de 3 mil atendimentos mensais à população local e regiões circunvizinhas.
De acordo com informações da assessoria da prefeitura, a unidade vai ofertar o pacote de serviços básicos da rede, disponibilizando 630 atendimentos por mês tanto para emissão da carteira de identidade quanto para a carteira de trabalho. O Ponto Cidadão de Camacã vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 13h.

A instalação do equipamento é fruto da parceria entre Estado e Prefeitura, e contou com investimentos da ordem de R$ 280 mil e possui 113 metros quadrados de área construída.
No local, serão prestados atendimento do Sinebahia, Previdência Estadual e emissão da carteira de identidade, CPF e certidão negativa de antecedentes criminais.
Com o Ponto Cidadão de Camacã, os moradores do município passarão a ter acesso aos serviços de seguro desemprego e intermediação de mão de obra, atendimento da Previdência Estadual e emissão das carteira de identidade e de trabalho com redução significativa do prazo de entrega.

No raio de abrangência do Ponto, localizado na Praça Mário Batista, s/n, Centro, estão os municípios de Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Canavieiras, Floresta Azul, Ibicaraí, Ibirapitanga, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca.
Diversas autoridades municipais marcaram presença no ato de inauguração onde a  placa inaugural foi descortinada pela Prefeita Ângela Castro e o Secretário de Admnistração do Governo do Estado da Bahia Etelvino Góes.
A cerimônia foi conduzida pelo comunicador Wellington Brito, e teve ainda a benção do Pároco Pe. Valdeni Neris abençoando as instalações do Ponto SAC.

*As informações são de Antonio C Moura.