sexta-feira, 30 de agosto de 2013



MENSAGEM DA PREFEITURA DE CAMACÃ NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE

 "Administrar uma cidade é ter a sensibilidade e a responsabilidade de governar para todos, principalmente para os que mais precisam.
A prefeita Ângela Castro e o vice-prefeito Arildo abraçam o povo de Camacã e agradecem por mais uma vez lhe ter dado confiança para governar os destinos da cidade pelos próximos 4 anos. Estamos convictos de que iremos honrar a confiança de vocês. Sabemos que  enfrentaremos dificuldades, mas, isso nos impulsa a trabalhar mais e  buscar ainda mais o desenvolvimento da nossa querida Camacã e seu povo esperançoso, que almeja dias melhores. Afinal, são 52 anos de luta de uma gente que com seu trabalho diário, contribuiu e muito para o seu  crescimento. Nosso desejo é que cada munícipe seja o ponto de apoio nesta construção diária, semeando ações  para no futuro colhermos conquistas.
-Parabéns,Camacã, Parabéns a seu povo!"
MENSAGEM DA PREFEITURA DE CAMACÃ.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

APESAR DA FALTA DE POLICIAMENTO EM DISTRITO, PM DE CAMACÃ GARANTE SEGURANÇA NA FESTA DA CIDADE

 Nesta quinta-feira, 29, o Comando de Polícia Militar de Camacã, enviou nota ao Blog do Miolo Baiano, na qual, a Companhia afirma que para os dias dos shows da Festa do Cacau, será empregado aproximadamente vinte e cinco homens-dia, somado ao grupamento do Pelotão Especial com cinco viaturas diariamente. De acordo com a nota: “O Comando espera que o evento transcorra dentro de uma normalidade tolerável, todavia, esta sendo deliberado gestões no sentido de que uma Guarnição Especial da "Operação Talismã" proveniente de Itabuna também reforce o evento juntamente com uma Guarnição da CIPE CACAUEIRA e o TOR da Polícia Rodoviária Estadual, sendo que estas últimas, o Comando ainda aguarda o retorno da solicitação”. Ainda segundo nota assinada pelo Major Rodrigues, sua equipe, está trabalhando com a expectativa de que a praça de eventos da cidade receba um público estimado em 5 mil pessoas na noite de sábado, onde terá a maior atração da festa. Nos demais dias da festa, o contingente policial será montado mediante estudos de público e demanda, com apoio de oficias extra se houver necessidade. 
FALTA DE POLICIAMENTO – A nota enviada pela policia militar de Camacã ao blogue, foi um atendimento do comandante à solicitação do blogueiro, feita no começo da semana de comemorações oficiais do aniversário da cidade. No entanto, o Miolo Baiano gostaria de salientar que numa outra ponta da cidade, (Distrito de Jacareci) e bem distante dessa realidade de garantia de segurança, a comunidade está vivendo uma constante ausência de homens da polícia, ocasionando margem para os recorrentes episódios de violência que no passado já se resultaram em graves fatalidades, como o que aconteceu na noite da última terça-feira (27), onde vários tiros foram disparados a ermo em praça pública da localidade, por um cidadão que ainda não tivera o nome divulgado.
Ações das quais a população teme e assombradamente vive encurralada em suas residências, a espera de providências das autoridades locais para o envio de policiamento que permaneça no Distrito em período integral, já que a PM tem abrigo fixo na localidade e os custos da alimentação dos mesmos, são bancados pela prefeitura.

NOTA: O Blogueiro lembra aos leitores do município que pediram atenção do Blog, que as questões referentes a decisões de número e presença de policiamento é de competência das esferas estaduais, já que a corporação necessária à ordem nos municípios é de responsabilidade da Policia Militar do Estado da Bahia e não da prefeitura ou somente das decisões do Comando em Camacã. Ainda assim, o que se espera das pessoas da prefeita Ângela Castro e do Major Rodrigues, é que dentro de suas limitações e posições que ocupam, hajam com o bom senso de não deixar uma população que é vitimada pelo isolamento da distância de kilometragem da sede do município, sofrer por tão longo período com a falta de homens que garantam a lei de “ir e vir” aos cidadãos que nela residem.

CAMACÃ FESTEJA ANIVERSÁRIO SEM INAGURAÇÕES E COMEMORA OS NOVOS RECURSOS FEDERAIS

Na semana em que comemora mais um aniversário de emancipação política e administrativa, o município de Camacã, como é praxe acontecer em quase todas as festividade da mesma época, não terá os atos de “RE” ou INaugurações por ocasião de seu aniversário.
De acordo com informações da prefeitura, para a realização da 36ª Festa da Cidade, intitulada de “Camacã e o Cacau”, a administração optou por elaborar um grade artística que contemple a população festeira e atraia os visitantes da cidades vizinhas que já que se criou o hábito de prestigiar o município nos dias das comemorações com shows em praça pública e render boa injeção econômica ao comércio local.

A CEREJA DO BOLO - Com previsão de ter suas atividades iniciadas por ocasião do aniversário da cidade, o SAC, era o único equipamento público que teria sua placa de inauguração descerrada. Mas o ato festivo de abertura das portas do serviço, ficou para depois. Segundo o Chefe de Gabinete da prefeita, Paulo Pires, a previsão não vai se concretizar, por conta de atrasos no término das obras.
Apesar de deixar o SAC para depois, a equipe da prefeita não lamenta o fato de não ter obras novas neste momento, já que o município está em fase de melhorias no maquinário da gestão. Recentemente Camacã recebeu uma retroescavadeira e nos próximos meses de setembro e outubro, o município deve receber uma patrol e mais quatro ônibus. Todos provenientes de recursos do governo federal.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

SITUAÇÃO DE GUERRA EM BUERAREMA DEVE PREJUDICAR FESTA DE CAMACÃ E MUNICÍPIOS VIZINHOS

A crise de violência que se instalou no município de Buerarema com ações organizadas por indígenas da região, ao que tudo indica, está longe de acabar. A situação de guerra que está dominando o cotidiano da localidade já começou a render prejuízos aos municípios vizinhos que tem ligação viária com a BR que corta o município vitimado pelas ações de invasões e saques ocorridos nesse período de tensão nas disputas de índios e fazendeiros.

Após divulgação das ações de vandalismo que os oportunistas infiltrados em manifestações pontuais estão transtornando o dia a dia da população e provocando alterações drásticas no cotidiano da comunidade de Buerarema, muita gente que reside em outras cidades do sul baiano e depende de serviços básicos instalados em Itabuna e Ilhéus – que teriam facilidade de chegar via Terra do Jequitibá (Buerarema) – estão contabilizando prejuízos causados pelo transtorno dos protesto que a cada dia vem provocando mais medo em quem necessita fazer o percurso transitório dentro dos limites do município. Entre os mais prejudicados, estão pessoas que tinham agendamento para tratamento de saúde, com exames especiais que demoram muito de conseguir vagas para realizar, bem como abastecimento de comércio em outras localidades que dependem de liberações de produtos armazenados em Itabuna.

PREJUÍZOS PARA CAMACÃ:
No grupo de prejudicados em grande escala, já é possível visualizar o município de Camacã, que neste fim de semana, comemora o aniversário da cidade, e poderá deixar de receber centenas de visitantes que temem ultrapassar os limites de Buerarema.
Para ter idéia da tensão, um grupo de pessoas que adquiriram produtos específicos para serem comercializados na Festa do Cacau, está encontrando dificuldade de receber os mesmos dentro do prazo de inicio dos eventos, por conta de alegação de algumas transportadoras que rejeitaram assumir o compromisso de levar os objetos na localidade dentro dos prazos. Segundo eles, podem não conseguir chegar ao destino, por conta da tensão em Buerarema e portanto, não aceitam as encomendas.

TUDO PRONTO PRA "INSTITUIÇÃO DA CACHAÇA" FAZER A FESTA EM CAMACÃ

Acabou a curiosidade. Atendendo a pedido dos curiosos e interessados em saber como o bloco do paradão de som vai pra avenida no domingo da 36ª Festa Camacã e o Cacau, o Miolo Baiano resolveu acabar com a expectativa e mostra em primeira mão o abadá da Edição 2013 da IMPUCA – Instituição Moderada Para Unidos Comer Agua.
O Bloco sai pela quinta vez, na tarde do domingo dia 1º de setembro, na avenida principal e leva os mesmos 300 participantes já fidelizados à “instituição”. Mas não é só de cachaça que a galera se diverte, para os cachaceiros de plantão que seguem na avenida, rastreados pelas esposas e filhos, a diretoria também tem a preocupação de garantir a folia dos pequenos e as mamães da folia. Ambos serão abastecidos de refrigerante, todynho, salgadinhos Elma chips e muita água.
E não para por aí, a organização do bloco ainda promete entrar na avenida com mais novidades. Agora é só aguardar pra ver os Inconfidentes da Cachaça invadir a festa.

RECÉM-CHEGADOS Á BAHIA, MÉDICOS ESTARNGEIROS JÁ ESTÃO SENDO INSERIDOS NO LINGUAJAR BAIANO

Você já se imaginou mudar de país para trabalhar? Se já passou fazer essa aventura na sua cabeça. Com certeza a primeira preocupação foi a de aprender a se omunicar com sua nova realidade não?! Pois bem, para os médicos cubanos e de outras nacionalidades que vão atuar pelo programa Mais Médicos na Bahia não seria diferente. Com um detalhe: eles já receberam pronto a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o cotidiano da saúde em Salvador e se familiarizar com os dialetos baianos que enriquece a cultura do estado. Com essa facilitação toda, nesta segunda-feira (26), começaram o curso sobre a saúde pública no Brasil.
Só pra lembrar, a Bahia é o estado que vai receber o maior número de profissionais estrangeiros nessa primeira etapa do programa criado pelo governo federal.
Nas aulas de português, os médicos vão aprender como se apresentar e dialogar com os pacientes e com a equipe de trabalho, e também expressões regionais que definam situações, doenças e sintomas.
A expectativa é que os médicos estrangeiros superem as difuculdades do idioma com o curso, mas também com a convivência com a população.
O Ministério da Educação (MEC) informou que os regionalismos não estão no foco do curso de português, mas que serão abordados por iniciativa dos professores, variando a depender da situação e da região do país.
*Com informações e foto do G1.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

CAMACÃ SAI NA FRENTE E PASSA A SER O 1º MUNICÍPIO PEQUENO A TER EQUIPE DA DEFESA CIVIL NO ESTADO

A população de Camacã que vive em área de vulnerabilidade das chuvas, agora já pode contar com um elemento positivo a seu favor. É que a tão desejada atenção de responsabilidade da Defesa Civil, se tornou algo concreto no município.
Encabeçando uma lista de cinco cidades do estado que haviam se cadastrado para receber equipamentos que dê suporte às situações de emergência que necessitam de apoio burocrático, a prefeitura já conta com um carro 0 KM, destinado às ações desta natureza.
Para a função de coordenadoria da Defesa Civil local, foi designado o vice prefeito, Arildo Evangelista.
Segundo informações, a próximo passo nesta área, será o de constituir sede própria da defesa e receber novos recursos materiais para atuação do órgão.

PONTOS TURISTICOS DE SALVADOR ADAPTADOS PARA OS VISITANTES COM MOBILIDADE REDUZIDA

Você conhece a frase celebre do imortal Dorival Caymmi:“Você já foi à Bahia, nêga? Não? Então vá!” Se não conhecia, saiba que agora mais que nunca, ela se tornou um reforço no atrativo a milhares de pessoas vindas de todas as partes para conhecer a beleza da histórica Salvador. Pelo menos é o que espera, já que segundo informações divulgadas, todo s os monumentos e espaços públicos cotados para serem restaurados em Salvador, devem receber obras de acessibilidade, segundo anunciou nesta segunda-feira (26) a presidente Dilma Rousseff.
A medida faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, criado pelo governo federal para facilitar o deslocamento dos brasileiros que possuem algum tipo de limitação física, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas.
“Nos comprometemos com o acesso fácil para permitir a movimentação das pessoas com deficiência ou até das pessoas idosas nesses monumentos, para garantir que cada vez mais brasileiros possam conhecer o patrimônio do nosso país”, informou a Sra. Roussef.
Segundo ela, o PAC Cidades Históricas prevê a restauração de igrejas, obras de arte, museus, bibliotecas, prédios históricos, mercados, praças e estações. Na semana passada, foi anunciado o investimento de R$ 1,6 bilhão no programa, para obras a serem executadas até 2015 na capital baiana e mais 43 cidades brasileiras.

VÍDEO MOSTRA PACIENTE IDOSA SENDO LEVADA AO MÉDICO EM CARRINHO DE MÃO NA BAHIA


Um morador do Distrito de Lucaia, no município de Planalto, localizado no Sudoeste baiano, gravou um vídeo e, através do site Planalto na Mídia, publicou no Youtube, mostrando o transporte inusitado de uma idosa a um posto de saúde. A idosa teve uma lesão na perna esquerda e, por falta de ambulância na região, José Luiz dos Santos, marido da idosa, resolveu levá-la até o posto de saúde no único meio de transporte a que tinha acesso: um carrinho de mão.
Confira o vídeo publicado por Fabyo Santos, do Planalto na Mídia: http://www.youtube.com/watch?v=ZpkMFAbxwME

CAMACÃ E REGIÃO DISCUTE LEIS DE INCENTIVO A MICRO E PEQUENA EMPRESA

O município de Camacã foi um dos poucos da região que teve representação executiva no 1º Encontro de Gestores Públicos e Agentes de Desenvolvimento do Território da Cidadania do Litoral Sul.
O evento aconteceu na última semana, com uma programação que se estendeu da quinta-feira, dia 22 ate o sábado (25), no auditório da Secretaria de Educação de Canavieiras.
Além de reunir gestores e servidores públicos, empreendedores e agentes de desenvolvimento, o encontro também serviu para potencializar a atuação da Unidade Regional do Sebrae em Ilhéus nos 26 municípios de sua área de abrangência e incentivar a participação de novos atores sociais na implementação da Lei Geral para o desenvolvimento sustentável.
Para a coordenadora da Unidade do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, a construção desse novo conceito de desenvolvimento precisa ser feita de forma coletiva e respeitando as características de cada lugar. “É preciso melhorar as cidades para que elas possam ser boas para as pessoas”, afirmou.
Além da participação da coordenação do SEBRAE, o evento teve a participação de prefeitos e vice-prefeitos dos municípios de Canavieiras, Una, Camacã, Itaju do Colônia, Ilhéus e Coaraci.
*Com informações e foto da Rede Brasil de Noticias.

DE ALTA HOSPITALAR, NETINHO SE RECUPERA EM SPA


Após 4 meses dentro de um hospital, Netinho recebeu alta médica nessa quarta-feira (22). Agora, o cantor se recupera em um spa, em São Paulo. De acordo com a assessoria do músico, o músico "ficará no local por alguns dias dando seguimento na reabilitação. Ele está cumprindo as atividades de fisioterapia e fonoaudiologia".
Por enquanto, até que haja um avanço considerável na sua reabilitação, Netinho permanecerá em São Paulo, sendo acompanhado pela equipe médica do Hospital Sírio Libanês, onde ficou internado por 3 meses.

domingo, 25 de agosto de 2013

CAMACÃ FESTEJA ANIVERSÁRIO RESGATANDO CONCURSO DE BELAS MORENAS


HOMENAGEM DO BLOG DO MIOLO BAIANO
ÀS VENCEDORAS DO CONCURSO DE ESCOLHA DA RAINHA DO CACAU,
NA 36ª FESTA CAMACÃ E O CACAU.


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

DEPOIS DE 11 ANOS COM DR. ANÍBAL, A DIREÇÃO DA FUNDAÇÃO DE CAMACÃ PASSA AO EX-SECRETÁRIO DR. BENÍCIO

Depois de comandar a Fundação Hospitalar de Camacã, por 11 anos. O Clinico Geral e Especialista em Ginecologia, Dr. Aníbal de Holanda Cavalcante, renunciou a presidência da entidade Hospitalar de referência na cidade.
No inicio da noite desta quinta-feira (22), o médico reuniu empresários locais e médicos da instituição, para fazer o comunicado de sua saída da direção.
Médico, Dr. Aníbal também se tornou um empresário no ramo de saúde, quando em parceria com um conhecido colega de profissão, criou a Clinica Servir, que há quase quatro décadas, oferece serviços à população da localidade e região.
Ao longo dos 11 anos que esteve á frente das atividades do hospital, Aníbal contabilizou relevantes ônus e bônus próprios de quem atua gerenciando uma entidade do porte da Fundação Hospitalar de Camacã. Uma delas, obtendo grande apoio e colaboração da comunidade na condução de campanhas para aquisição de importantes equipamentos a serem usados no tratamento de pacientes do SUS, como tomografia.
Apesar de deixar a direção do equipamento que atende ao SUS e alguns planos de saúde, que por muitos anos esteve sob o comando de um forte opositor político com quem travou grande briga de poder para permanecer na direção hospitalar, o agora ex-diretor do órgão, não se desligará por completo da vida da FHC, já que seu sucessor é velho conhecido.
Com a saída de Cavalcante, entra em cena seu vice-presidente na entidade, e parceiro de longa data nos negócios e atendimento à saúde pública do município, o ex-secretário de saúde do município, Dr. Benicio Boida de Andrade, Ginecologista e Obstetra.


- CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR -


PARA SALVAR AMIGA DE ESTRUPO, MENINA DE 11 ANOS LEVA TIRO

Uma menina de onze anos foi baleada em Feira de Santana, na Bahia, ao tentar socorrer uma amiga da mesma idade que sofria uma tentativa de estupro na casa de um vizinho. Estevão de Souza Barreto, de 73 anos, foi preso em casa, segundo informações da TV Globo.
 A menina que sofria tentativa de estupro diz que ele tentou agredi-la com um martelo e abusar sexualmente dela no fundo da casa. Ao ouvir gritos, a vizinha, também de onze anos, tentou ajudar, mas foi baleada. Elas foram socorridas e não correm risco de morrer. Estevão nega a história.
De acordo com as informações divulgadas nesta quinta-feira, a menina de 11 anos que foi vítima da martelada na vai passar por uma cirurgia, provavelmente nesta data. Ainda de acordo com a assessoria de comunicação do Hospital Estadual da Criança, ela teve um afundamento de crânio.
A outra adolescente de 12 anos, que mora perto da vítima, e que correu para ajudá-la e foi baleada pelo homem, foi atingida no tórax e socorrida no mesmo hospital, mas passa bem e já recebeu alta. O autor continua preso.
*Com informações do Terra e da Aratu.

APROVADOS SÃO CHAMADOS EM 2ª LISTA DO MEC, PARA O SISUTEC

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira o resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec). As matrículas ocorrem entre os dias 23 e 27 nas instituições de ensino para as quais os candidatos foram selecionados. A lista pode ser conferida no site do programa.
O Sisutec oferece vagas gratuitas em cursos técnicos, com seleção por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012.
 As vagas que não forem ocupadas após a segunda chamada serão ofertadas por meio de inscrições feitas exclusivamente pela página do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), entre os dias 29 de agosto e 16 de setembro. Nessa fase, será exigida apenas a conclusão do ensino médio, sem a obrigatoriedade de participação no Enem.
A primeira edição do Sisutec registrou inscrições de 383.080 candidatos, que concorreram a 239.792 vagas. Os candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou na rede privada na condição de bolsista integral têm prioridade na ocupação de 85% das vagas oferecidas na seleção.
Os cursos mais procurados foram os de técnicos em segurança do trabalho, em informática e enfermagem. A preferência foi por aulas no período noturno.
*Fonte: Terra.

NOS PREPARATIVOS DA COPA, DIRIGENTES DA SELEÇÃO ALEMÃ FAZEM MAIS UMA VISITA A PORTO SEGURO


O município de Porto Seguro, que abrigará um dos Centros de Treinamentos da Copa do Mundo FIFA 2014, recebeu mais uma comitiva  de seleções que disputarão os jogos  do mundial no Brasil, desta vez, os representantes da Seleção Alemã de Futebol estiveram novamente em Porto Seguro e região, entre os dias 18 e 20 de agosto, para uma inspeção técnica a locais candidatos a Centro de Treinamento de Seleções (CTS). Essa é a segunda vez que a delegação visita a cidade do extremo-sul baiano. A prefeita Cláudia Oliveira (PSD) fez questão de apoiar e participar das atividades relacionadas à visita técnica. “Receber a seleção da Alemanha será uma grande honra para Porto Seguro e isso trará muita visibilidade para nossa cidade e um legado para as futuras gerações”, avaliou. Para o secretário estadual da Copa, Ney Campello, a visita da delegação ratifica o trabalho que a pasta desenvolve. *Do BN.

CONTINUA A SAGA DE RECUPERAÇÃO DO “IMPERADOR” ADRIANO

A direção do Botafogo está mantendo contato direto com representantes do atacante Adriano. Mas, segundo eles, as conversas não tem nenhum teor em relação a contratação do jogador. O contato busca apenas oferecer uma ajuda a pessoa do Adriano, e não ao atleta, em busca de apoio para a realização de exames que possam verificar o real estado de seu problemático tendão do pé esquerdo, operado por duas vezes.
Segundo informações divulgadas pelo UOL, o clube autorizou uma realização de exames no Adriano, porque acha que não podemos se pode negar ajuda a uma pessoa que precisa se recuperar para a vida comum."Não há qualquer hipótese de contratação do Adriano pelo Botafogo, nem se o tendão dele estiver bom. Isso já foi definido e conversado com o Sidnei e o presidente [Maurício Assumpção]. Ele já está se aposentando, encerrando a carreira. Não pensamos nesta chance".
Além dos problemas no tendão do pé esquerdo, pessoas próximas a Adriano acreditam que o velho problema com o consumo de álcool impossibilite seu retorno aos gramados.
Adriano não joga futebol profissionalmente desde março de 2012, quando atuou pelo Corinthians no Campeonato Paulista. Pouco tempo depois, foi desligado do clube do Parque São Jorge por se ausentar de dezenas de sessões de fisioterapia para recuperação de sua lesão no tendão.
Em abril, realizou uma nova cirurgia no pé esquerdo sob os cuidados de médicos do Flamengo, clube que aceitou seu retorno meses depois. Com novos problemas de falta, o Imperador foi desligado também do time carioca no final do ano.
*Do UOL/Esporte.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

BAHIA EMITE ALERTA CONTRA SURTO DE H1N1 NO ESTADO

Após constatação do crescimento de casos de H1N1 que levaram nove pessoas a óbitos, a Vigilância Epdemiológica da Bahia, já lamenta que esteja iniciando um surto da gripe no estado. Segundo o órgão, as baixas temperaturas do mês de agosto deixam a população mais vulnerável à doença e é importante ficar atento aos sintomas.O último caso diagnosticado foi na cidade de Juazeiro, na região norte, em que um homem morreu.
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
A campanha de vacinação no primeiro semestre vacinou mais de 1,9 milhão de pessoas, atingindo a meta de imunização da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).
Mesmo assim, postos de saúde continuam vacinando quem pertence a algum dos chamados grupos de maior risco para o H1N1: crianças entre seis meses e dois anos, mulheres grávidas ou que tiveram filho em até 45 dias, idosos com mais de 60 anos e profissionais ligados à área da saúde.
Com sintomas parecidos com a gripe comum, o H1N1 é seguida de muita tosse, febre alta, dores na garganta e cansaço. A orientação em casos de sintomas parecidos é procurar um posto de saúde imediatamente.
A Sesab emitiu um alerta sobre o assunto para médicos e demais profissionais da saúde, que pede a notificação do caso, como também o atendimento, assistência e intervenção terapêutica, de acordo com a clínica e o diagnóstico desse cidadão. Inclusive, também com coleta de material oportuno para identificação desse vírus que está circulando. *G1/Ba.

TERMINA O PRAZO PARA PAGAMENTO DO IPVA DAS PLACAS 8 E 9


Os contribuintes que possuem veículos de placas com numeração final 8, 9 e 0 devem estar atentos aos prazos de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) neste mês de agosto.
O IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do Estado e o valor arrecadado é dividido igualmente com o município onde o veículo foi emplacado.
Os proprietários de veículos com final de placa 8 tinham até esta terça-feira (20) para pagar a cota única ou, no caso dos contribuintes que optaram pelo parcelamento, quitar a terceira cota.
Já os contribuintes com veículos de placas de final 9 e 0 devem pagar a segunda cota do IPVA, caso tenham parcelado o imposto, nos dias 22 e 23, respectivamente.
O pagamento do IPVA deve ser feito no Bradesco, no Banco do Brasil ou nos correspondentes bancários, bastando apresentar o Renavam no caixa. O contribuinte pode verificar o valor no site www.sefaz.ba.gov.br

terça-feira, 20 de agosto de 2013

AS CIAs AEREAS FORAM PASSAR O CHAPÉU EM BRASÍLIA

Como no dito popular: “Um o dia da caça e outro do caçador”. Essa máxima se aplica hoje aos altos preços das passagens aéreas que somos obrigados a pagar para viajar dentro de nosso país, já que é para nós, necessitados passageiros que sempre é repassado os altos preços no valor de passagens das empresas que dominam o mercado de aviação aqui no Brasil. Mas desta vez, que chora são eles, os grandes empresários. Segundo informações divulgadas em toda mídia, no começo desta semana, sob alegação da alta do dólar e o reflexo no preço dos combustíveis, os donas das referidas empresas aéreas foram pedir ajuda do governo federal para amenizar seus prejuízos.
De acordo com informações, entre as sugestões dos comandantes da conta da aviação brasileira, é que o Fundo Nacional de Aviação Civil, criado para o desenvolvimento e fomento da aviação civil e das infraestruturas aeroportuária e aeronáutica civil, cubra, pelo prazo de 180 a 240 dias, o custo das empresas com as tarifas aeroportuárias para. Este mesmo fundo já é usado para cobrir esses gastos em aeroportos regionais, de menor movimento.
Entre as propostas apresentadas à secretaria, estão a ampliação da capacidade dos pátios dos aeroportos, que trata da agilização de obras de infraestrutura ligadas aos terminais e pistas. Os empresários pediram também o upgrade tecnológico na estrutura de navegação aérea, implantação de programa de apoio para coibir ou inibir a violação de bagagens, e a atenção das autoridades a eventuais cobranças de taxas abusivas por novos concessionários aeroportuários.
Foi apresentada ainda uma lista de 61 aeroportos que devem ter atenção prioritária.
*Com informações da Agencia Brasil.

domingo, 18 de agosto de 2013

FIFA COMEÇA VENDER INGRESSOS DA COPA 2014 COM CORREÇÕES DAS FALHAS DAS "CONFEDERAÇÕES"

Os ingressos para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, começam a ser vendidos nesta terça-feira (20), a partir das 7h, somente pelo site da FIFA.

Com os problemas apontados na venda e retirada das entradas para os jogos da Copa das Confederações, a entidade apresentou mudanças para o Mundial.
As duas principais foram o aumento dos centros de distribuição para os torcedores pegarem os seus bilhetes e a localização das categorias dos assentos nos estádios, distribuídos em categorias.
São quatro classes, sendo a 1 a mais cara e a 4 a mais barata. Esta última só para torcedores residentes no Brasil e com descontos para estudantes, idosos e beneficiários do programa Bolsa Família, do governo federal.
Normalmente, a entidade não identifica o local de cada categoria nas competições que organiza porque espera a demanda de cada setor para distribuir as cadeiras.
Para a Copa das Confederações, por exemplo, a categoria 1 era simplesmente definida como "local nobre" quando o consumidor acessava o site para a compra.
Para as demais, a imprecisão era maior: as categorias 2 e 3 eram apresentadas como aquelas fora da 1. Só que as 2 custam mais do que a 3 e houve muitas reclamações de pessoas que pagaram mais e sentaram em lugares piores do que quem pagou menos.

AGILIDADE PARA FACILITAÇÃO DO TORCEDOR - O sistema de venda de ingressos tem três fases, sendo que a entrega dos bilhetes aos torcedores deve começar em 15 de abril, quando faltarão quase dois meses para o jogo de abertura , no dia 12 de junho.

A entidade resolveu antecipar a abertura dos centros de credenciamento para tentar evitar as longas filas que se formaram na Copa das Confederações. A troca para essa competição começou em 29 de maio, 17 dias antes da partida inaugural do torneio.
A FIFA quer, ainda, colocar mais de um centro de retirada de bilhetes em cada uma das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo, inclusive com guichês em aeroportos.
*Da FOLHA/Esporte.

sábado, 17 de agosto de 2013

SECRETARIA CONVOCA PROFESSORES PRA REDE ESTADUAL

A Secretaria Estadual de Educação está concluindo a contratação de professores para as escolas de sua rede. Na área da 6ª Dires são convocados profissionais para lecionar em Arataca, Canavieiras, Mascote, Una e Marau. 
Na 7ª Dires, em Itabuna, foram convocados professores para os municípios de Camacan, Ibicaraí e Itajuípe. Além de profissionais para Itaju do Colônia, Ubaitaba e Itabuna.
Em todo o estado foram convocados 1.250 professores. Os aprovados através do processo seletivo simplificado têm até a próxima terça-feira para comparecer às sedes das Diretorias Regionais de Educação.
Os professores devem apresentar documentação das oito e meia da manhã ao meio dia e das duas às cinco e meia da tarde. Mais informações no site www.educacao.ba.gov.br

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

PREÇO MÍNIMO DO CACAU PASSA OBEDECER A TABELA DO CMN

O preço mínimo do cacau para a safra 2013/2014 foi oficializado em uma portaria publicada no Diário Oficial da União. Com a definição, os produtores das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste têm garantia de preços que vão de R$ 4,69 a R$ 5,46 para as variedades cultivada e extrativa da amêndoa.
A portaria, assinada nessa quarta-feira ,14 de agosto, pelo ministro da Agricultura, Antônio Andrade, estabelece preço mínimo de R$ 4,69 e R$ 5 o quilo para o cacau cultivado no Centro-Oeste e Norte, respectivamente. Para a amêndoa extraída no Norte, o valor é R$ 5,46 o quilo. Os patamares valem para o período de julho deste ano a junho de 2014.
Os preços divulgados foram definidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o valor para o estado do Espírito Santo será anunciado nos próximos dias. Os maiores produtores de cacau do Brasil são Bahia, Pará e Espírito Santo.
*Da Tribuna da Bahia.

HOSTEL DE PRAIA DO FORTE OFERECE SERVIÇO DE PRIMEIRA LINHA, POR UM PREÇO ACESSÍVEL

Todo mundo já está cansado de saber que o crescimento da procura de estrangeiros por lugares para se hospedarem no Brasil nesse período que antecede os grandes eventos esportivos de Copas e Olimpíadas, fez com que os preços das unidades hoteleiras de todas as cidades turísticas subissem de tal forma que o turista brasileiro se vê sem saída e estão deixando de usufruir de bons serviços de hospedagem dentro do território nacional em virtude dos altos preços. Mas, se engana quem desiste de procurar. Porque apesar da mídia mostrar imponentes estabelecimentos superfaturando os preços de suas diárias, é possível sim encontrar locais de hospedagens com estadia que não deixam a desejar em nada e não pesam no bolso do brasileiro que gosta de apreciar a cultura brasileira sem muito luxo. É o caso dos preços mais baratos do Brasil. Eles estão nos albergues da rede internacional HiHostel e pode ser fechado através de sistemas on-line que funcionam tão bem como os das agências de turismo e redes de hotéis sofisticados, com suporte telefônico de atendentes muito bem preparados que além do típico regionalismo, falam fluentemente outros idiomas.
As unidades de Hostel, alem de ficarem bem posicionadas, com baixo custo, são tão organizadas e confortáveis quanto os hotéis comum. Em alguns casos, mais aconchegantes que hotéis de três e quatro estrelas.
É o caso da Albergue Praia do Forte, situado no povoado do mesmo nome, na região do município de São João da Mata, há 50 kilômentros do aeroporto de Salvador.
O Praia do Forte Hostel, é uma excelente opção de estada que além de oferecer conforto e comodidade de localização no centro do arraial encantador, que agrada os visitantes com grande variedade de lojas e serviços, é repleto de bons bares e casas que tocam desde os ritmos populares brasileiros até rock Internacional ainda garante acesso gratuito a dois dos mais importantes centros de referência de preservação de espécies marinhas, o Projeto Tamar e o Instituto Baleia Jubarte.
SERVIÇO:
Consulte preços e serviços www.albergue.com.br

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

AQUELA AMEAÇA DE PERDER OS CRÉDITOS DO PRÉ-PAGO VAI ACABAR


As operadoras de celular Vivo, Tim e Oi estão proibidas pela Justiça de estabelecer prazo de validade para créditos pré-pagos. Juntas, elas têm 156,2 milhões de clientes nessa modalidade. As empresas também estão impedidas de exigir que o cliente faça recargas para manter os créditos ativos e os valores que estiverem bloqueados deverão ser reativados.
A decisão foi tomada nesta quarta-feira (14) pela 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), numa ação movida pelo Ministério Público Federal no Pará (MPF-PA) contra as três operadoras e a Amazônia Celular, hoje pertencente à Oi. As empresas detêm 73% das 211 milhões de linhas pré-pagas do País.
A proibição, porém, poderá se estender às outras companhias. Isso porque as normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que permitem o estabelecimento de validade para os créditos e a exigência de recargas para mantê-los ativos também foram consideradas nulas pela decisão. Ou seja, os 211 milhões de usuários de telefonia móvel poderiam, em tese, ser beneficiados. *Fonte IG

POLÍCIA MILITAR DE CAMACAN REALIZA REINTEGRAÇÃO DE POSSE NO SUL DO ESTADO

Na manhã do último dia 09 de agosto, a Polícia Militar de Camacan, em cumprimento a uma Ordem Judicial exarada pelo Dr. Juiz Melo Veiga, Juiz da Vara Cível da Comarca do Município, efetuou a reintegração de posse da Fazenda Pindorama, localizada no KM 602, na BR 101 em favor do seu proprietário frente ao grupo de militantes autodenominado FRENTE DOS TRABALHADORES LIVRES (F.T.L).
Segundo o Major PM Rodrigues de Castro, Comandante da 62ª Companhia Independente, aproximadamente cinco famílias que encontravam-se ocupando a Fazenda Pindorama, deixaram o local. Disse ainda, que o processo de reintegração transcorreu de forma pacífica no que tange o interior do imóvel rural, todavia os militantes que deixaram a Fazenda, insatisfeitos com a decisão de reintegração permaneceram acampados à margem da BR-101 numa área que pertence á propriedade reintegrada, mas que é reservada ao DNER.
Finalmente esclareceu o Comandante, que o resultado positivo da ação se deu em razão de reuniões efetivadas na Polícia Militar entre proprietário e ocupantes da fazenda, o que é inclusive um praxe na Unidade, no sentido, de que a Ordem Judicial fosse cumprida sem registro de resistência ou ocorrências outras no momento da reintegração.
*Da Companhia Independente de Camacã.

NOVO SECRETÁRIO DE WAGNER VAI CORTAR MIL CARGOS COMISSIONADOS

O recém-empossado secretário da fazenda, do Estado da Bahia, Manoel Vitório, decretou uma série de cortes nos gastos com pessoal e administração. O novo secretário da fazenda já assumiu com proposta de fazer cortes de orçamento. Segundo informações divulgadas, só não serão atingidos os serviços essenciais nas áreas de saúde, segurança e educação.
Vale lembrar que esta é mais uma redução nas contas em poucos dias. Pois no início do mês o governo já havia anunciado a suspensão de R$ 250 milhões do orçamento das secretarias.
As medidas foram publicadas no diário oficial desta quinta-feira (15) e entre elas estão a suspensão de novos contratos de aluguel de imóveis e de veículos; de contratações de consultoria, cursos, seminário e congressos; a redução de 20% das despesas com telefonia, serviço de correio, cópias, consumo de água e energia elétrica; redução de 50% das viagens nacionais e internacionais; corte de 20% da frota própria de veículos, com excessão de viaturas policiais e ambulâncias; corte de 10% dos cargos em comissão; suspensão das nomeações para cargos em comissão que estejam vagos e ainda a suspensão do remanejamento da verba para contratação pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).
A Secretaria de Administração informou que o governo espera economizar R$ 100 milhões com as medidas anunciadas nesta quinta.
*Com informações do G1/BA.



quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PREFEITURA INOVA EM TECNOLOGIA E PASSA A DISPONIBILIZAR COMPUTADORES EM BIBLIOTECA PÚBLICA

A Biblioteca Municipal de Camacã agora disponibiliza de computadores para realização de atividades de pesquisa dos estudantes e consulta dos serviços de informática à comunidade. A iniciativa de inserir o programa digital na unidade de Biblioteca Central nasceu do entendimento que a Secretária da Educação Ilce Tourinho, avalia que com a colocação de mais recursos de informatização no ambiente de consulta literária, os alunos e a comunidade acabam sendo inseridos em um contexto muito mais amplo, pois, descobrem através da informática um leque de oportunidades e o objetivo não é apenas de aprender informática, mas acaba saindo com um conhecimento muito mais amplo e com todos os seus direitos de cidadão. *As informações são do Jornal O Tempo.

CAPOERISTA BAIANO FARÁ VIAGEM DE BICICLETA, DOS EUA ATÉ A BAHIA

Até onde você iria de bicicleta? Consegue atravessar a cidade, fazer uma trilha ou pegar estrada? Pois um senhor de 70 anos está disposto a rodar mais de 22 mil quilômetros em cima da magrela. O soteropolitano Ubirajara Almeida, conhecido como Mestre Acordeon, vai fazer o trajeto de São Francisco, nos EUA, até Salvador, sua terra natal.
O baiano professor de capoeira pretende pedalar por 400 dias. Com a expedição, Almeida voltará para o Brasil, já que desde 1978 ele dá aulas nos EUA. A viagem do capoeirista baiano vai dar origem a um documentário, chamado “Bay 2 Bahia, Brazil By Bicycle!”, que abordará tanto as aventuras da expedição, como a influência cultural da capoeira. Os fundos serão revertidos para sua ONG.
O capoeirista planejou a expedição em etapas, para não correr riscos desnecessários ao longo do trajeto. Ele espera pedalar durante 300 dias e descansar nos outros cem, praticando capoeira e entrando em contato com a cultura dos outros países. O documentário filmado durante a viagem pretende beneficiar as 80 crianças atendidas pelo Projeto Kirimurê, que atua na periferia de Salvador para garantir aos pequenos o acesso à educação e ao esporte.
*Reproduzido do Catraca Livre.

GAROTA DE PROGRAMA ESFAQUEIA IDOSO DE 75 ANOS

Um idoso de 75 anos foi esfaqueado por uma garota de programa de 23 anos por volta das 12h de domingo (11), na cidade de Santa Luzia, no sul da Bahia, segundo informações da delegacia local. A polícia afirma que os dois estavam na residência da vítima quando houve a agressão.
Os investigadores da delegacia de Santa Luzia não souberam informar se os dois mantinham algum tipo de relação. Também não há detalhes sobre a motivação do crime. De acordo com a polícia, tanto o idoso quanto a suspeita não quiseram comentar o ocorrido.
A mulher foi detida e encaminhada para a delegacia de Camacan. O idoso foi atingido em diversas partes do corpo e levado para o Hospital de Base, em Itabuna. A polícia de Santa Luzia afirma que ele não corre risco de morte. *Fonte: Bahia Dia.

RECORD EXIBE REPORTAGEM PARA DESCREDITAR IGREJA CATÓLICA, COM A IDEIA DE DAR CALOTE EM FORNECEDORES DA JMJ

Numa clara intenção de mais desvirtuar a igreja católica do que abordar os problemas financeiros gerados pela organização da Jornada Mundial da Juventude, o Jornal da Record, exibido na noite desta terça-feira (13), apresentou uma reportagem sobre as contas geradas pelos contratos da organização da JMJ, no mês de julho.
Na matéria, onde a tonalidade de voz e edição da televisão insinua falta de honestidade do Instituto Jmj, presidido pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, os produtores do noticiário procurou frisar bem que o belíssimo evento de fé que marcou o país, fora gerado por uma direção mal-pagadora que passados os prazos de cumprimento dos pagamentos registrados em contatos feitos para a ocasião, até a data da exibição da reportagem estavam em abertos e prejudicando a muita gente, com a possibilidade de desempregar dezenas de pessoas que trabalharam para o sucesso da jornada e até mesmo de provocar o fechamento de empresas prestadoras de serviços, por não terem seus honorários quitados pela parte da igreja católica que era responsável pelas atividades da visita do Papa Francisco no Brasil.
Após exibir e mostrar um conteúdo com real intenção de levar o telespectador a desacreditar da igreja romana, o apresentador âncora do JR, Celso Freitas , justificou com um trecho de uma nota emitida pelo Instituto JMJ, onde amenizou a ideia negativa mostrada ao longo da narração das imagens mostradas, que o órgão informou estar ciente do descumprimento dos prazos inicialmente acordados, em virtude de renegociações feitas para corrigir os imprevistos causados pela mudança de evento do Campo da Fé, mas que vai cumprir com os compromissos assumidos para realização do evento.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

JÁ COMEÇOU A VENDA DE ABADÁS DO BLOCO 100% BREGA.

Os micareteiros de plantão que gostam de curtir a festa do Cacau, empurrados pelos trios elétricos que puxam a galera nas ruas da cidade, já podem garantir presença em mais uma edição do bloco liderado pela Banda Zeroamil. Está aberto o período de venda de abadás do Bloco 100% Brega, que sai no domingo dia 01 de setembro a partir das 04 da tarde com concentração em frente a sede do bloco que fica localizada na rua Antonio Pereira dos Santos (Em frente ao mini centro supermercado). 
Na edição de 2013, o som fica por conta das seguintes atrações: Lelinho Alves & Convidados e a super banda Fuska Virado.
Com serviço personalizado de camisetas e segurança e Open bar que garante cerveja, água mineral, refrigerante e caipirinha, o bloco retende levar pra avenida um grupo de aproximadamente 2.000 pessoas com tudo free.
A venda das camisetas começou no fim de semana do sábado dia 10,na Sede do Bloco e na loja A miscelânea Franco no centro da cidade.
SERVIÇO:
Maiores informações podem ser adquiridas pelos telefones: (73) 9105-2975 ou 9962-1794.

PESQUISA DIZ QUE MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA APROVA VINDA DE MÉDICOS ESTRANGEIROS

Um levantamento feito pelo Instituto Datafolha com 2.615 entrevistados em 160 cidades do país apontou que 54% estão de acordo com à vinda de médicos estrangeiros para trabalhar no país, conforme prevê o programa Mais Médicos, do governo federal.
 O perfil de quem apoia a vinda de médicos estrangeiros é maior entre os homens (59%), com ensino fundamental (54%).
Segundo a Folha, a maioria das pessoas favoráveis (60%) vive na Região Nordeste, principalmente em cidades que têm entre 50 mil e 200 mil habitantes (60%).
O Ministério da Saúde informou no sábado, 10 de agosto, que 715 médicos formados no exterior foram selecionados para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) dentro do programa Mais Médicos, que visa ampliar o número de profissionais em municípios do interior e na periferia das grandes cidades.
Eles poderão atuar no Brasil sem fazer o exame de revalidação do diploma de medicina, o Revalida, mas terão autorização para trabalhar especificamente na rede pública e em unidades específicas.
Dos 715 escolhidos, 194 são brasileiros que estudaram fora do Brasil e 521 são estrangeiros. No total, foram selecionados candidatos com registro de 50 diferentes países. Eles foram designados para atuar em 268 municípios brasileiros.

VEREADORES BAIANOS REPUDIAM SERVIÇO DA CLARO NO MUNICÍPIO

Cansandos de verem e ouvirem a população reclamar da falta de iniciativa das operadoras de telefonia que não corresponde com a oferta do serviço contratado pelos usuários, os vereadores da câmara de Municipal de Eunápolis aprovarm, na última quinta-feira, dia 8, uma moção de repúdio a empresa de telefonia móvel Claro, com o objetivo de expressar a insatisfação causada a comunidade pela deficiência na qualidade dos serviços da prestadora. A medida foi aprovada pelos 17 vereadores da cidade, onde a companhia tem a maioria do mercado.  
Clientes dizem só se conseguem completar uma ligação depois de muitas tentativas. As mensagens só chegam horas e dias depois.
*Do Radar 64.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

MAIS UM SHOPPING PODE CHEGAR PARA ITABUNA

Itabuna poderá ganhar novo shopping em breve. Grupo de investidores trabalha na prospecção de empresas-âncora para o empreendimento que deverá ser construído nas proximidades do entroncamento das BRs 415 e 101.
Os investidores apostam no impacto positivo na economia local com a construção do Porto Sul e da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba). Empresa de Salvador presta consultoria aos investidores. Por enquanto, os personagens envolvidos no investimento são mantidos em sigilo. “Estamos na fase inicial do negócio”, explica consultor. A área para o empreendimento já está definida.
O negócio envolve investimentos de R$ 50 milhões. Consultores do empreendimento devem ter audiência com o prefeito Claudevane Leite nas próximas semanas. Antes, fecham captação de lojas-âncora para o novo centro de compras.
*Fonte: Pimenta.

ACM NETO RELEMBRA DADOS DO CRESCIMENTO POLÍTICO E RECONHECE TORMENTO FINANCEIRO DE SUA ADMINISTRAÇÃO

Esta semana, o prefeito de Salvador, é a personalidade de destaque numa das revistas de grande circulação por todo país. Em entrevista exclusiva para Revista PODER, Antônio Carlos Magalhães Neto, de 34 anos, fala de sua liderança desde muito cedo, da relação com seu avô ACM, da iniciação política precoce e das dificuldades da administração de Salvador que ele reconhece está vivendo momento de grandes desafios.
O prefeito do município com a pior arrecadação per capita entre as capitais do Brasil, R$ 1.293 (seguido por Belém, R$ 1.312, e Rio Branco, R$ 1.367), ACM Neto (DEM-BA) diz que herdou uma dívida de R$ 3,1 bilhões da última administração e pretende pagar promovendo o que ele chama de “eficiência na arrecadação de impostos”, algo que soa como uma dessas mágicas que se tornaram a expertise de políticos brasileiros. Ele garante que não vai cobrar um tostão a mais do contribuinte, “apenas combater a sonegação e a inadimplência”. “Hoje, apenas 400 mil pessoas pagam IPTU. Quero elevar esse número para 1,1 milhão.” Afirmou à revista.
ACM Neto também garantiu que a política sempre esteve em seu sangue. Em seu histórico, pode-se apontar que aos 8 anos de idade, já era síndico mirim do edifício onde morava. Em 1990, quando tinha de 10 para 11 anos, foi cabo eleitoral do avô na bem-sucedida eleição de ACM ao governo do estado. Mas foi após a morte repentina de Luís Eduardo( que era o herdeiro político preferido do avô), aos 43 anos, vitimado por um infarto, que a política se concretizou na vida de ACM Neto.
Postulante à vida política, muito jovem, o atual prefeito da capital de todos os santos concluiu o curso de direito em quatro anos e meio, foi eleito deputado federal já aos 23 anos, se casou aos 25 e foi pai aos 28.
Neto construiu sua carreira na oposição criticando os governos Lula e Dilma, a corrupção e o mau uso do dinheiro público. Agora, quase seis meses à frente da prefeitura de Salvador, ainda não mostrou a que veio. Apesar de ter conseguido aprovar na Câmara a transferência da administração da Linha 1 do Metrô, em construção há mais de uma década, para o governo do estado. Lutando com o caixa deficitário, conseguiu recentemente se encontrar com Dilma Rousseff pela primeira vez na expectativa de instituir uma temporada frutífera entre os dois de olho em verba para o seu município.
O planalto vibra com isso. Os números comprovam a tese positiva da ascensão de Dilma, melhor dizendo: do PT. Se interpretado que o PFL fez na Bahia 125 prefeitos em 2000 de um total de 417 municípios. Enquanto em 2012, o DEM conseguiu eleger somente nove prefeitos.
Com um cenário de terra devastada, o desafio de ACM Neto agora será fazer uma gestão que agrade para alcançar seus planos. Especula-se fortemente que ele quer o governo do Estado da Bahia em 2018, a Presidência em 2022, e que está balançado com 2014, já que hoje, em sondagens de marqueteiros, está disparado na frente de todos os possíveis candidatos ao governo estadual.
*Texto e foto reproduzidos do UOL.

BAHIA REGISTRA MORTES POR H1N1


A Secretaria Estadual de Saúde confirmou duas mortes causadas neste ano pela gripe H1N1 na Bahia. Em todo o estado foram confirmados 12 casos da doença, que voltou a assustar depois de dois anos. De acordo com o boletim da Sesab, a gripe H1N1 não causou mortes em 2011 e 2012, quando foram confirmados 16 casos da doença. A gripe tinha causado morte pela última vez em 2010.
O pior momento no estado ocorreu em 2009, quando foram registrados 504 casos da H1N1 e 22 mortes.
A Secretaria de Saúde também divulgou a quantidade de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que já matou dez pessoas neste ano. Foram feitas 89 notificações da doença.
As mortes ocorreram nos municípios de Antônio Cardoso, Feira de Santana, Itamaraju, Salvador, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cassia, São Gonçalo dos Campos e Simões Filho.
*Do A Região.

EM VIAGEM PARA PREGAR EM CULTO COM OUTROS PASTORES, FELICIANO VIROU A PIADA DA SEMANA

Um vídeo hilário com uma cena de manifesto contra o Deputado Marcos Feliciano está “bombando” nas redes sociais, desde o fim de semana. Compartilhado no perfil do Facebook por cerca de 50 mil internautas em apenas 24 horas e replicadas no YouTube por mais de 400 mil visualizações. Uma dancinha no corredor de um avião, ao som da música ROBOCOP GAY do grupo Mamonas Assassinas é a piada do momento. 
Na cena, dois jovens gravaram um vídeo em que dançam o hit para o deputado que propõe a cura gay durante voo que ia de Brasília para São Paulo na sexta-feira (9). Apesar da repercussão das imagens bizarras, eles garantem ser "heterossexuais e pais de família" e que o protesto "não foi de ativistas gays", ao contrário do que o parlamentar divulgou no Twitter.
Na ocasião, Feliciano afirmou que, quando o avião decolou, cerca de 10 gays o deixaram constrangido e outros dois foram até a poltrona onde ele estava "gritando e cantando uma música bizarra". "Não sou contra gays, sou defensor da família natural!", afirmou o pastor.
Em entrevista à imprensa, os produtores de vídeo Eric Corazza e Conrado Ribeiro, ambos de 26 anos, disseram que não podiam deixar passar a oportunidade de protestar contra o deputado. "Há vários motivos, já há algum tempo, que motivaram esse protesto, não só a causa gay". As declarações de Feliciano são uma violência "para a sociedade em geral, não só para uma minoria", disse Ribeiro, para quem aquela foi uma oportunidade de "serem ouvidos".
"Logo que vimos Feliciano no saguão de embarque pensamos em cantar Mamonas Assassinas por causa das declarações homofóbicas dele por ter dito que a morte dos integrantes da banda foi um castigo de Deus", afirmou Corazza.
"Eu tenho amigos e familiares gays e, se um dia meu filho me disser que a opção sexual dele é essa, eu não quero que ele sofra", afirma.
Na gravação, os amigos cantam e dançam no corredor do avião, ao lado do um outro pastor que acompanhava Feliciano no voo. Eles chegam a cantar: "Abra sua mente, gay também é gente".
"Eu protestei como um cidadão que tem vergonha de ter um deputado como ele", disse Ribeiro.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

CAMACÃ SE PREPARA PARA FESTA DO CACAU

Diferente do que vem acontecendo em anos anteriores, onde a população reclamou de atraso na divulgação de nomes dos artistas que farão shows nas comemoração da festa de aniversário da cidade. A administração já se manifestou.
Para 2013, a  prefeitura de Camacã antecipou para imprensa local, alguns dos nomes que vão compor o cast das atrações do último fim de semana de agosto. Entre os nomes, estão os grupos Harmonia do Samba e Trio da Huana que também  fizeram shows no palco da cidade na festas de anos recentes e agradaram muito aos participantes da festa musical.
MAIS ATRAÇÕES - Reforçando a lista de atrações dos três dias de festa (30, 31 de Agosto e 1º de Setembro), para quem está disposto a sair dançando pelas ruas do centro, ainda falta  saber quais serão as atrações que vão puxar os trios elétricos dos blocos organizados, que já fazem parte do calendário oficial da festa.
MAIS OPÇÕES - Sem trio elétrico e animado com uma aparelhagem de som potente adaptada em um carro de passeio, há também um bloco alternativo que faz a alegria dos amigos convidados na tarde do domingo, dia 1º.

DINHEIRO NA MÃO: Receita Libera 3º Lote do IR 2013

A Receita libera nesta quinta-feira, dia 8, a consulta ao terceiro lote do Imposto de Renda de 2013. O dinheiro será depositado no banco no próximo dia 15. A expectativa é que a consulta esteja disponível até a próxima sexta-feira (9), ou, caso haja atraso, no início da próxima semana, já que todas as declarações foram processadas, conforme informou a própria Receita Federal.
Ao todo, sete lotes regulares serão liberados até o fim de ano. O último está previsto para 16 de dezembro. Quem não receber a restituição deve procurar o extrato no site da Receita para verificar por que está na malha fina.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Declaração IRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá procurar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
*Informações da Receita.

5 BAIANOS ESTÃO NA LISTA DOS PARLAMENTARES MAIS INFLUENTES DO PAÍS

Cinco parlamentares baianos estão entre os 100 mais influentes do Congresso Nacional, segundo levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). São eles os deputados federais Alice Portugal (PCdoB), Amauri Teixeira (PT), Daniel Almeida (PCdoB), Nelson Pelegrino (PT) e o senador Walter Pinheiro (PT). A pesquisa lista os chamados “cabeças” do Congresso – que conseguem “conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações”, segundo o Diap. O levantamento ainda destaca outros 50 parlamentares em ascensão, dos quais quatro baianos: João Leão (PP), Waldenor Pereira (PT), Afonso Florence (PT) e Roberto Britto (PP).

ITABERABA TEM IDH ACIMA DA MÉDIA NO ESTADO BAIANO


O município de Itaberaba teve um incremento no seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 80,23% nas últimas duas décadas. Um percentual acima da média de crescimento nacional (47,46%) e acima da média de crescimento estadual (70,98%).
Na pesquisa de 2010 o IDHM de Itaberaba era de 0,620, o que situou o município na faixa de Desenvolvimento Humano Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699). Foi uma grande evolução, pois em 1991 o índice era de 0,344 e aumentou para 0,472 em 2000. Nesse período de 19 anos – 1991 a 2000 – Itaberaba quase dobrou o seu índice de desenvolvimento. Em 10 anos (2000 a 201) a taxa de crescimento foi de 31,36%.
“Os dados do Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil comprovam que Itaberaba cresceu em todas as áreas, principalmente na Educação, Renda, e Longevidade - aumento da expectativa de vida da população.”Afirma o prefeito João Filho.

RANKING NA BAHIA- Em relação aos 417 outros municípios de Bahia, Itaberaba ocupa a 88ª posição, sendo que 87 (20,86%) municípios estão em situação melhor e 330 (79,14%) municípios estão em situação pior ou igual. Já no ranking nacional, Itaberaba ocupa a 3702ª posição, em 2010, em relação aos 5.565 municípios do Brasil, sendo que 3701 (66,50%) municípios estão em situação melhor e 1.864 (33,50%) municípios estão em situação igual ou pior.
*Da ASCOM Itaberaba.

PM DE CAMACÃ RECUPERA 9 CELULARES EM PODER DE BANDIDO

No começo desta semana, a Polícia Militar de Camacã, deteve um trio de jovens que vinha colecionando objetos de origem ilegal, precisamente, do roubos e assaltos. Entre as pessoas apreendidas, um indivíduo identificado como JONATA DA SILVA SANTOS, vulgo “John”, de 19 anos, natural de Mascote, que foi encontrado com a posse irregular de uma arma de fogo de Calibre 32.
Segundo a assessoria da PM de Camacan, após a detenção de JONATA, ele confessou ser o autor de uma série de assaltos com arma de fogo registrados no município nos últimos quarenta dias. As ações do detido, resultou na aquisição de nove aparelhos telefônicos que durante ação da PM para recuperar os celulares deteve também a pessoa de CALIANA CRUZ DA SILVA, 22 ANOS, por ter se encontrado com dois aparelhos comprados em mãos de Jonata, fruto de um dos assaltos. Segundo Caliana, os aparelhos foram adquiridos pela mesma pelos valores de R$ 15 e 20 Reais, enquanto que sua cunhada ADNEUMA CARNEIRO, adquiriu outros dois, cada um pelo valor de R$ 20,00.
O caso foi conduzido a Delegacia de Polícia local, onde as providencias investigativas serão processadas. *Fonte Ass. Da Pm Camacã.

sábado, 3 de agosto de 2013

EM NOVO FILME DA DISNEY, IVETE DUBLA PERSONAGEM BRASILEIRA

Ela já se meteu à apresentadora, atriz, garota-propaganda e mais um montão de coisa que vai pra televisão. Mas ficar atrás das cortinas não tem nada a ver com ela, ou pelo menos não é oq eu os fãs espera da musa baiana, Ivete Sangalo.  
No entanto, eis que ela ataca em mais um cenário inusitado de sua carreira. Ivete ainda não vai voltar a aparecer nas telonas, é o que se sabe até então, mas a voz dela certamente será lembrada pelos espectadores do filme 'Aviões'. A personagem brasileira chamada Carolina Santos Duavião é um dos destaques da trama da nova animação repleta de comédia, aventura e ação. E a voz dela será dublada pela artista baiana, que não para de inovar.
Na sinopse, Carolina é uma competidora durona e é o orgulho do Planalto das Guianas. Sempre confiante e competente, iniciou a carreira entregando cartas em vilarejos na região da Amazônia e transportando remédios caseiros. Frequentemente perseguida pelo encantador personagem 'El Chupacabra', personagem mexicano, a determinada Carolina está concentrada demais em vencer a corrida para retribuir a sua afeição.
*Com informações do Correio.

UNIDADE MÓVEL DO SAC CONTINUA ATENDENDO EM ITABUNA

Os serviços do SAC de Itabuna que está sendo oferecidos em uma unidade móvel no período  de reforma da unidade fixa, vai continuar acontecendo no mesmo, até a conclusão das obras no prédio do órgão, que fica localizado na Avenida Amélia Amado. A unidade fixa foi fechada depois que parte do forro caiu, na semana passada.
Por isso, serviços como emissão da identidade, CPF e antecedentes criminais estão sendo oferecidos em uma carreta em frente ao prédio. Já o atendimento do Detran foi transferido para a 5ª Ciretran, no Complexo Policial.
Os serviços de emissão da carteira de trabalho, concessão de seguro desemprego e intermediação de mão de obra serão prestados a partir de segunda-feira na Avenida Manoel Chaves, no bairro São Caetano.
SERVIÇO:
O atendimento será das 7 da manhã às 15 horas, perto da Vila Olímpica. O serviço de orientação jurídica do Tribunal de Justiça será direcionado para a Vara de Infância e da Juventude, na Avenida Nações Unidas.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

SELEÇÃO MASTER REABRE CAMPEONATO DE CAMACÃ

Após intervalo de dois meses, por conta da interdição do palco de partidas, por causa da falta de conservação do gramado do Estádio Antonio Elias Ribeiro, o Ribeirão, o Campeonato Master, neste fim de semana será reaberto.
De acordo com informações da Secretaria da entidade esportiva no município, o estádio é o único equipamento que o Master dispõe, para a prática do lazer que ocorreu sempre nas tardes de sábado.
A agremiação esportiva reinicia as tarefas com partida tradicional neste sábado, onde se enfrentam no jogo preliminar: Cruzeiro e Vasco da Gama, o Jogo de fundo, será com Palmeiras e Flamengo.
Ainda segundo informações colhidas pelo repórter Agnaldo Santos, neste período que não realizou as partidas oficiais, a associação não ficou de braços cruzados, realizou treinos nas terças, quintas e sábados no “Carroção”, com a participação dos associados e realizou atividades com os amistosos, sempre com jogos de ida e volta. Os dados da associação, foram fornecidos pela secretaria.
*Reproduzido de www.otempojornalismo.com.br