sexta-feira, 30 de novembro de 2012

"DEUS SEJA LOUVADO" CONTINUA NO DINHEIRO


A 7ª Vara de Justiça de São Paulo negou na quinta-feira (29) pedido de antecipação de tutela feito pelo Ministério Público Federal solicitando que a União e o Banco Central retirassem, no prazo de 120 dias, a expressão “Deus seja louvado” de todas as cédulas a serem impressas.

A juíza federal Diana Brunstein argumenta na decisão que “não foi consultada nenhuma instituição laica ou religiosa não cristã que manifestasse indignação perante as inscrições da cédula e não há notícia de nenhuma outra representação perante o Ministério Público neste sentido. Entendo este fato relevante na medida em que a alegação de afronta à liberdade religiosa não veio acompanhada de dados concretos, colhidos junto à sociedade, que denotassem um incômodo com a expressão ‘Deus’ no papel-moeda”.

A decisão é provisória e o processo segue agora os trâmites normais. Não há previsão de quando a ação será julgada. O que foi negado nesta quinta-feira foi o pedido de antecipação de tutela, pois a Justiça interpretou não se tratar de algo urgente.

Um dos principais argumentos apresentados pela Procuradoria da República no Estado de São Paulo pedindo a retirada da frase é que o Estado brasileiro é laico e, portanto, deve estar completamente desvinculado de qualquer manifestação religiosa.
*Do G1.

COM TANTO NA INTERNET, MENINA FANTASMA DO ELEVADOR PODE SER CONTRATADA PELO SBT


Em uma reportagem da Folha de São Paulo,o site informa que apurou com a produção do “Programa Silvio Santos” que a emissora pretende capitalizar com o vídeo, que já ultrapassou 3,5 milhões de visualizações no YouTube e tornou a jovem Lívia Padilha, de 11 anos, a mais nova estrela do SBT.

A menina, que aparece de surpresa no elevador, como uma fantasma, aterrorizando as pessoas, é a mais nova contratada do canal e será entrevistada por Silvio Santos no programa de domingo.
Lívia, que era freelancer, vai até participar da vinheta de final de ano da emissora.
Ela explicará como foi gravar a pegadinha, que já ganhou legendas em inglês, japonês e espanhol na internet.
Produtores contaram que nem o próprio SS, que deu a ideia para a brincadeira, imaginava que a “fantasminha” fosse gerar tanta repercussão.
Outras pegadinhas assustadoras já foram encomendadas na emissora.
As vítimas da brincadeira são figurantes, que foram chamados no SBT com a justificativa de participar de uma seleção. Depois do susto, eles receberam cachês de até R$ 300, por isso a suspeita de que tudo não passou de armação. A emissora não comenta o assunto.
*Fonte: FOLHA.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PM PREPARA NATAL SOLIDÁRIO COM CRIANÇAS DE CAMACAN


Com o apoio do comércio da cidade de Camacan, a 62ª Companhia Independente da Polícia Militar, deu início aos preparativos para a realização do NATAL SOLIDÁRIO voltado para as crianças carentes do bairro conhecido como Cidade Alta. A princípio o evento está previsto para acontecer na Praça 8 de março  (antiga Praça da Lagoa) no dia 21 de dezembro, a partir das 16:00 horas.

Para o Comandante da Cia, a ação social promovida é uma providência de grande importância para as crianças, que, tem a expectativa de contar com o envolvimento de diversas escalas da sociedade local.

Ainda segundo o Major Rodrigues de Castro, "O espírito do Natal, é um fenômeno sagrado que deve estender-se por todos os dias do ano, quando as pessoas devem compartilhar os valores fraternais que se consolidarão no período natalino".

É motivada por estes sentimentos que a Polícia Militar de Camacan, se antecipa nas ações natalinas na cidade, com foco especial nas crianças carentes procurando repassar para estas o espírito do natal.
*Com Informações da Cia Local.






terça-feira, 27 de novembro de 2012

COMEÇA EM PORTO SEGURO O 2º CAMPEONATO UNIVERSITÁRIO BEACH GAMES


Porto Seguro sedia a partir deste 27, até o domingo, dia 2 de dezembro, a 2ª edição do Campeonato Universitário Beach Games, os Jogos Universitários de Areia.

Os jogos se realizaram nas areias da Praia de Taperapuan, na cabana Sued’s Praia, com disputas de Futevôlei, Beach Soccer e Handebol de Areia (nos naipes masculino e feminino) e de Vôlei 4x4.
A programação de jogos e as chaves da competição será realizado sorteio na terça-feira (27/11), no hotel Portobello Park, às 18h.
No mesmo dia as equipes desembarcam em Porto Seguro.
De 28/11 a 30/11, serão realizadas as partidas classificatórias e no final de semana, dias 01 e 02/12, ocorrem as semifinais e finais.
As informações são do grupo Namídia Comunicação - Assessoria de comunicação oficial do evento.

REPRESENTANTES DAS ENTIDADES DE CAMACAN DISCUTEM POLICIAMENTO


Desde a data da última quarta-feira, 21, empresários de diversos segmentos da sociedade de Camacan, se reúnem com o Comando da 62ª Companhia Independente, com a finalidade discutir medidas que visem a melhoria do serviço de segurança pública no município.


A série de reuniões aconteceu inicialmente na quarta-feira à noite num dos restaurantes do município, promovido pelo empresário Malta, que contou com representantes do Lions Club, da Maçonaria, dos proprietários da Pousada Rainha do Sul, Representantes do Posto de Petrolife; Representante do Judiciário e outros segmentos.

Dando sequência às pautas discutidas na reunião, figurou-se com grande aceitação, a criação do Núcleo de Formação de Soldados na cidade de Camacan, isto em médio prazo, em consonância com a sinalização positiva do Coronel Antonio José Barbosa Reis, Comandante do Policiamento Regional do Sul.

Motivado temas abordados, desde a data de ontem, a Maçonaria e o Lions Club, demonstrando assíduo interesse no início dos trabalhos, tem estado junto ao Comando suprindo de já, as perspectivas de carências necessárias para imediata implementação do projeto citado anteriormente, a exemplo disto, já foi promovida na manhã de hoje, a apreciação da área a ser construída por um engenheiro do município bem como a confecção de plantas e orçamentos para o atendimento do mister.

Em outra ocasião, foram discutidas a identificação dos problemas apresentados pela segurança pública no município, bem como, suas soluções.

*AS INFORMAÇÕES SÃO DA 62ª COMPANHIA INDEPENDENTE DA POLÍCIA MILITAR / CAMACAN

COMUNICADO DA APLB/CAMACAN:


Atenção Srs., Educadores!


A APLB - Sindicato – Delegacia Cacau Sul estará realizando nesta quinta-feira, dia 29 de novembro de 2012, o atendimento jurídico para os trabalhadores em educação do município de Camacã. O trabalho de consultas e acompanhamento dos processos será feito pelo advogado do sindicato, Dr. Iruman Contreiras, a partir das 14 horas, na sede da delegacia, localizada a Praça Mário Batista, 108 - Centro - Camacan - BA.
O atendimento jurídico para os associados da APLB - Sindicato inclui consultas sobre os direitos trabalhistas, além do acompanhamento de processos e ações na justiça.
Na parte da manhã, Dr. Iruman Contreiras, estará participando do II - Dia Legal, denominado "I - Conselho Sindical da Delegacia Cacau Sul".
*FONTE: Aplb.

EM EUNÁPOLIS O FOGO DESTRUIU UMA GRÁFICA


Um incêndio atingiu uma gráfica por volta das 5h30 desta terça-feira (27), no centro do município de Eunápolis. Ninguém ficou ferido. Testemunhas contaram que o fogo começou no escritório de criação do estabecimento. Populares ajudaram a retirar equipamentos como computadores e máquinas de impressão. No entanto, as chamas chegaram a destruir alguns móveis.


Testemunhas relataram ainda que o alarme de incêndio disparou e vizinhos ouviram pequenas explosões. O dono do estabelecimento acredita que o fogo pode ter sido provocado por um curto-circuito. Tintas inflamáveis e materiais plásticos do escritório podem ter ajudado o fogo a se alastrar. As chamas foram controladas uma hora e meia depois por brigadistas de uma empresa produtora de celulose na região.
As chamas não atingiram o depósito onde ficam materiais inflamáveis e as máquinas de impressão mais caras. No momento do incêndio, estavam no local um funcionário com a família, que mora nos fundos da gráfica. Eles conseguiram escapar ilesos.
O Departamento de Polícia Técnica vai fazer uma perícia no local para tentar identificar as causas do incêndio.
*Fonte: G1/Ba.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PM DE CAMACAN PRENDE OS LATROCIDAS “NINO” E “GATINHO”


Na manhã desta quinta-feira (22), após diversas buscas efetuadas pelo Grupamento do Pelotão Especial de Camacan, sob o Comando do 1º Sargento PM Ferraz, na Cidade Alta do município, foram mais uma vez presos, os marginais identificados como SAMARONE SOUZA, vulgo “Gatinho” e UALISSON SANTOS OLIVEIRA, vulgo “NINO”.
Segundo a assessoria do Major Comandante da 62ª Companhia Independente de Camacan, a prisão dos delinquentes se deu por força de MANDADOS DE PRISÃO assinados pelo Dr., Fabio Mello Veiga, Juiz de Direito, de Camacan.
Os presos, Samarone e Ualisson, foram responsáveis pelo latrocínio ocorrido no município, no último dia 09 de novembro, no centro da cidade que vitimou, com o uso da parte pontiaguda de um guarda-chuva e golpes de facão, o idoso Adolfo Crispim dos Santos, que teve seu corpo lesionado, encontrado por uma Guarnição da PM, sem vida, dentro de sua residência, cujo fato, deixou estarrecida a comunidade de Camacan.
Samarone e Ualisson, foram presos inicialmente no ultimo dia 10 durante uma abordagem acontecida no centro da cidade, por policiais militares sob o Comando do Tem Valdney, por serem os responsáveis pela posse de uma arma de fogo tipo revólver, cal. 38 e farta munição. Na ocasião, Ualisson, teria comentado na esfera policial, sua participação em outros crimes acontecidos no município, outrossim, tiveram suas prisões relaxadas no dia 14.
Após a prisão, Samarone e Ualisson foram apresentados a Delegacia de Policia de Camacã, onde encontram-se presos à disposição da Autoridade Competente.
*Com informações do Pelotão de Camacan.

ARTISTAS DE CAMACAN INAUGURAM EXPOSIÇÃO "Brincadeiras de Crianças"


A APLB-Sindicato Delegacia Cacau Sul, está convidando a população de Camacan
para participar da exposição Brincadeiras de Crianças, com os dois grandes artistas Camacanenses, Mário Paganelli e Ronilson Rodrigues.
Na exposição é possível apreciar a 3ª Arte "A Pintura", com a técnica de aplicar pigmentos (cor) em forma líquida a uma superfície.

É possível também se encantar na sala de exposições, com a 4ª Arte, a Escultura, que traz a primazia de representar objetos e seres através das imagens plásticas em relevo.
Para tanto se utiliza de materiais como o bronze, o mármore, a argila, a cera, a madeira, e das seguintes técnicas: a cinzelação, a fundição e a moldagem.

Entre as peças expostas, os visitantes poderão apreciar uma série de painéis e esculturas que retratam o dia a dia e paisagens do  próprio município, como a Praça da matriz, entre outros.
*Com informações de José Araújo.

CÂMARA SETORIAL DO CACAU SE PRONUNCIA SOBRE A CARTA DE ILHÉUS


Em virtude da inquietação gerada com o conteúdo parcial da Carta de Ilhéus,elaborada durante o III Congresso Brasileiro de Cacau - realizado entre os dias 11 e 14 de novembro em Ilhéus, com a proposta de ser um instrumento para influenciar políticas públicas para o setor, o Presidente da Câmara Setorial do Cacau, Durval Libânio, afirma que “o documento que define as politicas para o setor é a Agenda Estratégica da Cadeia Produtiva do Cacau, disponível no endereço:

http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/camaras_setoriais/AGES/agenda_CACAU.pdf.

O desafio, segundo Libânio, é colocar em prática as medidas previstas e qualificar as ações da CEPLAC a partir da agenda estratégica. Sobre a Carta de Ilhéus, ele declara que a camara não tem conhecimento ainda sobre o conteúdo final da carta mais, que a mesma deverá ser discutida e considerada na Câmara como um documento de um congresso, como tantos outros.
*Colaboração da YES Assessoria.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O BEM HUMORADO ESPETÁCULO "7 CONTO" CHEGA A ILHÉUS

Chega a Ilhéus no próximo fim de semana (24 e 25) o espetáculo solo 7 Conto, com o ator Luis Miranda.

A peça que já passou por várias cidades do Brasil, traz personagens criados por ele, e dirigido por Ingrid Guimarães.


A parceria da dupla vem desde o programa “Sob Nova Direção”, exibido aos domingos na Globo de 2003 a 2007.

O talento de Luis Miranda para o humor já está disseminado em inúmeros vídeos no YouTube. Personagens como a Dona Editi, em vídeos de apresentações no Terça Insana, já tiveram 2.068.744 exibições. A dona de casa que dá “dica, coisinha” estará também em “7 Conto” e certamente vai provocar boas risadas de quem for assistir.

A Dona Editi, por exemplo, apresentadora de um programa de TV na favela, satiriza a situação social da mulher pobre, com muitos filhos e que tem que contar comida para alimentar a todos.
A intenção do ator é usar uma comédia divertida, alegre e crítica que faz com que o público se identifique com os personagens e reflita sobre “nosso papel de cidadão. Pensar que apesar do riso é preciso fazer algo para melhorar as nossas vidas”.

Serviço:
Os ingressos podem ser adquiridos ao preço de R$ 50, 00 (inteira) e R$ 25, 00 (meia), no Stand do Karioka, loja Manga Rosa e Bicho Festeiro, em Itabuna.

NETO JÁ DISSE QUE QUER FICAR NO BAHIA


O lateral-direito Neto já respondeu sobre sua permanência no Bahia em 2013. “Quero ficar no Bahia”. Herói no triunfo sobre a Ponte Preta, no último domingo, o jogador tem contrato com o tricolor baiano até dezembro de 2013, mas, por cláusula contratual, o lateral pode ser liberado caso tenha uma boa proposta de algum clube do exterior.

Apesar de o clube ainda sofrer com a ameaça do fantasma do rebaixamento, Neto esbanja confiança e já projeta seu futuro no time azul, vermelho e branco. "Quero ficar. Estou feliz aqui", afirmou o paulista de São José do Rio Preto. Aos 31 anos, Neto desembarcou no Fazendão em julho. A missão: solucionar o problema crônico no setor - antes de assumir a vaga, sete jogadores já haviam tentado tal investida, sem êxito.

Neto precisou de 28 dias para ter regularizada sua transferência (da Grécia para o Brasil) e, enfim, estrear. Com o pé direito, diga-se de passagem. Até agora, fez 18 partidas pelo Tricolor de Aço. Todas como titular. Destas, somou sete vitórias, seis empates e cinco derrotas.
*Do A Tarde.

GOVERNO PRETENDE DAR SELO DE CERTIFICAÇÃO A PRODUTORES BAIANOS


O governo da Bahia planeja criar uma espécie de selo verde para a área de irrigação, a fim de incentivar os produtores rurais a usar a água em suas lavouras de maneira racional, econômica e sustentável. O anúncio foi feito pelo secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia, Eduardo Salles, ao participar, ontem pela manhã, do debate sobre a sustentabilidade no agronegócio baiano, no terceiro seminário do fórum Agenda Bahia.
A certificação está sendo discutida entre as secretarias de Agricultura e do Meio Ambiente, que vão criar uma pontuação para avaliar a ação de cada usuário da irrigação. Quanto mais o produtor adotar técnicas modernas, como a pressurização – que reduz o consumo de água – ou a instalação de estações meteorológicas, para decidir quando e como irrigar com eficiência de acordo com o ciclo da cultura, mais pontos obterá.

*Fonte: Correio.

FAMÍLIA DE ILHÉUS, SOFRE COM ESPERA DE TRANSFERÊNCIA DE CRIANÇA DE 5 ANOS PARA SALVADOR


Uma menina de cinco anos, que está internada com meningite no Hospital Geral Luiz Viana Filho, aguarda transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas ainda não conseguiu vaga em cidades da região ou na capital.
De acordo com as informações de uma reportagem do site rapázoi nesta terça, dia 21, a garota está tendo muitas convulsões de hora em hora.
"Eu não sei mais o que fazer”, diz às lágrimas Antônio Carlos Costa dos Santos, pai da garota.

A direção do hospital informou que até o fechamento da matéria, as oito vagas da UTI estavam ocupadas e que as equipes estariam tentando uma transferência para hospitais de Itabuna, Feira de Santana ou Salvador. “Nós não temos a vaga, então por conta disso estamos tentando uma transferência através da Central de Regulação do Estado para que essa criança seja removida para uma UTI em outra cidade”, afirma Gustavo Cunha, diretor médico do hospital.
A família da criança conta que ela foi levada na sexta-feira (16) para a unidade de saúde com catapora, mas apresentou outros sintomas, sendo diagnosticada com meningite viral, um tipo mais brando da doença. “Começou a ter febre alta e no finalzinho da tarde ela teve uma crise convulsiva. Então ela ficou em observação, no final da noite.
*Do Rapazoi. 

SERVIDORES DA PREFEITURA DE ITABUNA ENTRAM EM GREVE


Como foi antecipado na última segunda-feira(19), pela rádio Morena FM, os servidores da Prefeitura de Itabuna entraram em greve por tempo indeterminado. Segundo o jornal A Região, eles reclamam de atraso de salário e corte da insalubridade.


Ainda de acordo com as primeiras informações divulgadas, os funcionários se queixam também que estão há quase três meses sem vale-transporte. De acordo com o Sindserv - Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna-, apenas 30% dos funcionários estão trabalhando.

A diretora do Sindserv, Wilmaci Oliveira, afirma que os trabalhadores vêm sendo humilhados pelo prefeito José Nilton Azevedo (DEM) e que nesta quarta-feira haverá um novo protesto em frente ao Centro Administrativo Firmino Alves.

Com a greve dos servidores, até o atendimento pelas equipes do Samu ficou comprometido nesta terça-feira. Apenas uma parte da equipe ficou de plantão, atendendo só os casos mais urgentes.
*Fonte: A Região.

ÍNDIOS OCUPAM FAZENDA EM PRADO


Uma fazenda localizada no distrito de Cumuruxatiba, pertencente ao município de Prado, está ocupada desde sábado (17) por índios pataxó. De acordo com a polícia, a ocorrência foi registrada na delegacia da cidade na segunda-feira (19). O gerente da propriedade, Aquile Santos, disse ao G1/Ba, na terça-feira (20) que esteve na fazenda na segunda e foi impedido de entrar. "São índios que estão lá. Não recebi ameaças, mas eles disseram que eu não ia entrar", afirmou.


Segundo Aquile, cerca de 350 cabeças de gado são criadas na propriedade rural, que tem aproximadamente 750 hectares. A polícia informou que investigadores vão ao local nesta quarta-feira (21) para tentar negociar a desocupação do terreno.

A região de Prado tem cerca de 23 mil índios pataxó, distribuídos em 17 aldeias. Eles pedem mais estrutura. "Na nossa aldeia nós não temos um colégio, uma boa estrutura, nós não temos água potável, não temos a construção de um posto de saúde", afirma um dos indios que ocupam a fazenda.
*Fonte: G1/Ba.

PRESTES A CUMPRIR PENA DE JULGAMENTO, ZÉ DIRCEU ENCERRA FERIADÃO COM ALMOÇO EM SALVADOR


Um almoço na casa do deputado federal Josias Gomes (PT), na Pituba, oferecido por figurões do partido na Bahia, encerrou ontem os dias de sol do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, na Bahia. Dirceu alugou casa em um condomínio no Litoral Norte para passar o feriadão.

Condenado a dez anos e dez meses de prisão pelo Supremo, Dirceu exibiu “ótimo humor” no almoço, segundo revelou à Agência Globo o anfitrião do encontro. “Preparei uma paelha em homenagem à presidente Dilma Rousseff, que está na Espanha. Mas o Zé (Dirceu) gostou mesmo foi do bode assado. Até pediu que mandássemos a carne para ele, em São Paulo”, disse Gomes.
No grupo presente ao almoço, estavam os secretários estaduais de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, e da Casa Civil, Rui Costa; os deputados federais, Zezéu Ribeiro e Valmir Assunção; e os deputados estaduais Luiza Maia, Rosemberg Pinto e Fátima Nunes, todos do PT. Aos amigos, Dirceu disse que vai apelar a todas as instâncias legalmente possíveis para reverter a condenação do Supremo.
*Correio.

EVENTO AGROPECUÁRIO NO INICIO DE 2013, DEVE COLOCAR PORTO SEGURO COMO REFERÊNCIA



Em sua sexta edição, a ExpoVerão vai acontecer de 20 a 24 de fevereiro, no centro equestre do Arraial d'Ajuda e trará como novidade um novo formato.
O evento de 2013, promete entrar para o calendário turístico e de eventos de Porto Seguro.
Segundo o idealizador Oziel Bonfim, essa sexta edição será um evento de grande proporção em comparação aos anos anteriores. “Vamos segmentar o evento como um evento da agropecuária regional do extremo sul da Bahia".

O evento que sempre teve como atração os cavalos, esse ano contará com 500 estandes onde produtores florestais, cafeicultores e fruticultores poderão mostrar um pouco da força do agronegócio na região.
Expositores de maquinas e implementos agrícolas, produtores de muda, bancos e entidades ligadas ao agronegócio, completaram o que promete ser uma das maiores feiras do setor da região.
Ainda será realizado um grande leilão, no primeiro dia do evento, sexta-feira(22), e deve trazer vendedores e compradores da raça Mangalarga de todo o Brasil.

Shows e atrações
Bandas e atrações musicais regionais se apresentarão em todos os dias do evento. Além de um show com um cantor sertanejo ainda a ser definido, de renome nacional fará o encerramento do evento no domingo(24).
Nos mais de 50 mil metros quadrados da área uma mega estrutura será montada para receber o público que deve lotar os 4 dias de evento.
Nas competições tradicionais do evento, mais de 35 mil reais em dinheiro premiarão os vencedores.
Quase todos os estandes já foram comercializados, para maiores informações entrar em contato com a BPS produções pelo telefone: (73) 8802-0080.
*Com informações da Ascom Namidia

3 ANOS DEPOIS DE ASSASSINATO, MARIDO É CONDENADO A 18 ANOS


Nesta terça-feira, 20, o ambulante Paulo Geovane, (Paulo do Milho), foi condenado a dezoito anos e oito meses de reclusão em regime fechado, pelo assassinato da sua ex-esposa Luciene Figueiredo dos Santos, 30 anos. A sentença foi anunciada pela Juíza de direito da Comarca de Camacan, Emanuele Vita Leite Armede ao final da tarde, quando terminou o julgamento iniciado por volta das 9 horas.

O crime ocorreu na rua São Jorge, Cidade Alta, na noite do dia 5 de Janeiro de 2009, na residencia de um vizinho, na presença de uma filha do casal.
A vítima teria sido atingida pelo marido nas regiões do torax, abdômen, com perfuração nos pulmões, vindo a falecer em decorrência dos ferimentos. Após ter cometido o homicídio, Paulo do Milho fugiu para Brasília-DF, e preso alguns dias depois.

Em 2001 em outra ocasião, Paulo do Milho, chegou ser indiciado por tentativa de assassinato contra Luciene, mas foi liberado na sequência.
No dia 9 de maio de 2009, ele teve sua prisão preventiva decretada, ficou preso por dois anos e seis meses. O juri desta terça-feira presidido pela juíza de Direito Emanuele Vita Leite Armede, a defesa foi impetrada pelo advogado criminalista Josemar Gualberto Dantas. A acusação a cargo do promotor público, João Batista Madeiro Neto.

Após a sentença o acusado foi escoltado por uma guarnição da Polícia Militar para a Delegacia Circunscricional de Camacã onde cumprirá sua pena.
*As informações são de O tempo jornalismo. 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

BAÍA DE TODOS OS SANTOS COMEMORA 511 ANOS

A Baía de Todos os Santos, a maior do Brasil e a segunda do mundo, comemora neste mês de novembro, seus 511 anos.
“São dezenas de praias paradisíacas, mais de mil quilômetros quadrados de água abraçando a capital baiana e centenas de ilhas. Tudo muito lindo, exuberante". Descrição de Marcell Moraes, vereador eleito na capital baiana.
Marcell Moraes ainda lembra que “somos baianos por causa da Baía de Todos os Santos. Foi ai que surgiu o nome baiano. Mais um motivo para a população se engajar na luta”, finaliza o ambientalista.

O ambientalista comenta ainda que já mobilizou a sociedade através de ONGs com trabalhos de conscientização sobre os cuidados com a Baía e até o Ministério Público já fez mutirões para traçar medidas de preservação. “Mas tudo ainda é muito pouco diante da grandiosidade da baía que deu nome ao nosso estado e é um das maravilhas mais apreciadas do mudo inteiro”.


"NOVA FONTE NOVA VAI ESTIMULAR O TURISMO NA BAHIA" Garante Wagner


O pioneirismo da tecnologia utilizada na colocação da cobertura da Arena Fonte Nova, pela primeira vez no Brasil, e a importância do equipamento, multiuso, no estímulo ao turismo e ao lazer na Bahia são os destaques do programa de rádio Conversa com o Governador desta semana. Nesta edição, Jaques Wagner também fala sobre a reunião do Conselho deliberativo da Sudene, em Salvador, com a presença da presidente Dilma Rousseff, da inauguração da Adutora do Algodão e das negociações dos governadores com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em torno da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Sábado passado (10), o governador esteve na Arena Fonte Nova para acompanhar a última etapa da colocação do suporte para a cobertura e se disse orgulhoso da decisão tomada “lá atrás”, de reconstruir o estádio. “Estamos na reta final. (...) e eu tenho uma expectativa muito positiva que a nova Fonte Nova vai ser um grande estádio para futebol, mas será também uma grande arena multiuso para grandes espetáculos, para grandes convenções aqui no nosso Estado”, afirma, sem deixar de lembrar a Copa das Confederações FIFA Brasil 2013 e a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
O governador iniciou a semana em São Paulo, em uma palestra para empresários, a convite da Associação Comercial, e fala do orgulho de apresentar todo potencial baiano, “da nossa gente, da nossa estrutura industrial, da nossa estrutura agroindustrial também, agropecuária”. Segundo ele, a palestra foi exatamente para atrair mais investidores paulistas, mais empresas, mais empresários que queiram vir lançar as suas empresas, gerar mais emprego, gerar mais riqueza no Estado da Bahia.
*Da AGECOM.

INICIATIVA SOCIAL MOBILIZA JOVENS DE CARAVELAS


De 16 a 18 de novembro a Associação Cultural Capoeira Malícia realizará, em Caravelas, extremo sul da Bahia, seu 11º Encontro de Capoeira. A iniciativa, apoiada pelo Instituto Baleia Jubarte, contará com a presença de professores de diversas partes do Brasil para o batizado dos novos alunos e troca de corda dos veteranos. Em 2012, o evento ganhou uma dimensão maior graças ao Instituto Votorantin e à Fibria Celulose S.A. que apoiaram durante todo ano o projeto Capoeira Estudante.

O Projeto Capoeira Estudante é executado pela Associação Capoeira Malícia e visa levar a prática de capoeira para jovens da zona rural do municipio de Caravelas. Segundo o Mestre Saruê, presidente do Capoeira Malícia, “a prática da capoeira não apenas traz benefícios para o desempenho escolar do aluno mas é também uma forma de aumentar sua auto-estima e afastar os jovens do risco do envolvimento com drogas”.
Durante um ano o projeto Capoeira Estudante levou a prática da capoeira para aproxidamente 80 alunos dos distritos de Aparaju, Taquari, Juerana. Agora, durante o 11º Encontro, eles irão se apresentar, jogar capoeira com mestres convidados e receberão sua primeira corda de capoeira. “A presença de mestres de outros grupos no evento ajuda na formação dos alunos pois cada um deles traz uma experiência de vida diferente dentro da prática da capoeira” diz Saruê.
Além das apresentações e das rodas de capoeira haverá apresentações de atividades tradicionais ligadas à pratica da capoeira como roda de maculelê, samba de roda, apresentação de orquestra de berimbaus e aulas de movimentação.
*Com informações da YES Ass.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

O COMÉRCIO DE JACARECI ESTÁ DE LUTO: Faleceu o Comerciante Reinaldo Andrade

NOTA: 
De modo particular, o blogueiro, conterrâneo e amigo do Sr. Reinaldo Andrade dos Santos lamenta o momento de dor da família Andrade e na condição de incapacitado de lhes fazer menor as dores da despedida deste inesquecível pai; junto aos demais amigos e familiares, solidariza-se com os filhos Marilúzia, Roberto e Marcela Andrade, para confortar a sempre acolhedora mãe Marielza.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

SEM POLICIAMENTO, POPULAÇÃO DE JACARECI DISCUTE COM COMANDO AÇÕES DE SOLUÇÃO IMEDIATA


Na noite da última quinta-feira, dezenas de pessoas da comunidade do Distrito de Jacareci, compareceram ao Clube Social para se reunir com o comando da Policia Militar de Camacan, e discutir a precariedade da falta de policiamento na localidade. No encontro, o Major PM Rodrigues Castro, acompanhado dos Tenentes Alexandro Cidreira e Valdney, apresentaram informações do déficit de segurança que os moradores estão cobrando e acordou com os representantes políticos eleitos pelo distrito, buscar soluções imediatas para os questionamentos da falta de ordem em Jacareci que está rendendo infâmias ações de violência e fazendo crescer ainda mais o descrédito de pessoas oriundas da comunidade que relutam em voltar a frequentar a localidade, alegando enxergar muita insegurança nas vias públicas que recebem concentrações de moradores e visitantes.


Embora poucas pessoas saibam que a responsabilidade de garantir segurança Militar é do governo do estado. Mesmo sabendo da iniciativa da reunião com comando da PM, vereadores e lideres comunitários, muita gente culpa os administradores públicos pela falta de policiamento em Jacareci. Para eles, a presença da de policiais na comunidade depende muito de parcerias firmadas entre a PM e Prefeitura, com acompanhamento dos vereadores, já que estes , quando direcionados para atender á sub-delegacia local, tem sua alimentação e outras despesas bancadas pela prefeitura – qual segundo eles, devem ser a primeira a oferecer recursos pra não faltar policiamento.

Vale afirmar aqui que a reunião acontece em boa hora. Pois alguns moradores já manifestavam em particular, acionar mecanismos de fora dos limites do município para fazer chegar à direção da PM na capital. Os prejuízos que a população vem obtendo com a falta de oficiais permanentes.

Com discussão focada garantia da ordem pública naquela localidade, especificamente nos finais de semana onde o registro de desordens estão crescendo, bem como o crescimento de usuários de drogas ficou deliberado entre a comunidade, vereadores e o Comando da Companhia, a intensificação do policiamento nos finais de semana e a busca imediata de recursos para aprimorar a Ordem na localidade durante a semana.

FESTIVAL DE VERÃO 2013 JÁ TEM ALGUNS NOMES CONFIRMADO

As primeiras atrações da 15ª edição do Festival de Verão Salvador foram confirmadas na noite da quarta-feira, dia 7, já com datas programadas para os shows. Na primeira noite, dia 16 de janeiro, a grade começa a ser preenchida com as participações do Eva, O Rappa e do pagode romântico do Sorriso Maroto. A cantora Ivete Sangalo sobe ao palco no dia 17 de janeiro.
A dupla Jorge&Mateus e a banda Timbalada agitam a festa, respectivamente, nos dias 18 e 19 de janeiro.


Com duração de quatro dias, de 16 a 19 de janeiro, o Festival de Verão recebe uma média de 50 mil pessoas por dia de todo o Brasil, se tornando o maior evento brasileiro de música com periodicidade anual.

A BAIANA JU MORAES DEIXA A BAHIA MAIS BONITA NO THE VOICE BRASIL


A Bahia está bem representada no  "The Voice". Aliás, a brasilidade da mulher jenuinamente baiana foi um dos destaques nessa fase eliminatória do último domingo (11), no programa musical da tv platinada. E, pra encher ainda mais, os baianos de orgulho. O moça linda escolhida para mais uma fase, deixou as formalidades de lado e soltou o coração no agradecimento pela permanência na disputa.

“Obrigado, Bahia! Obrigado, Salvador”. Foi assim que a cantora baiana Ju Moraes, da banda Samba D’Ju, agradeceu aos fãs que garantiram a sua permanência no reality musical.
Disputando a preferência do público com outros dois cantores do grupo de Cláudia Leitte, Ju Moraes agradou o pessoal de casa e foi a primeira integrante do elenco a ser aprovada nas semifinais. Entre Breno Lima e Gustavo Fagundes, que disputaram com Ju, o primeiro foi eliminado por Cláudia e o segundo foi salvo.
A cantora Ju Moraes passou para a próxima fase do The Voice interpretando “Sá Marina”, de Antonio Adolfo e Tibério Gaspar.
*Do A Tarde.

CLAÚDIA LEITTE LEVA IVETE PRO THE VOICE BRASIL


Pelo visto as polêmicas que circulavam entre Claudia Leitte e Ivete Sangalo não fazem mais tanto sentido. Isso porque a loira resolveu convidar a baiana para fazer uma participação mais que especial no reality 'The Voice Brasil' do próximo domingo (18), onde farão um dueto para delírio do público.

Claudinha fez questão de anunciar em seu no Twitter que dividirá o palco da atração global com Ivete. "Sim! Semana que vem minha superconvidada é @ivetesangalo! Mamãe, é nóixxxx no #TheVoiceBr!!!", twittou a loira feliz com a ocasião.
Neste domingo (11), os jurados Carlinhos Brown e Lulu Santos cantaram com Margareth Menezes e Erasmo Carlos.
*FONTE: Ibahia.

CONTRIBUINTES DE ITABUNA GANHAM CHANCE DE RENEGOCIAR DÍVIDA COM 60% DE DESCONTO


Os contribuintes itabunenses que tiverem débitos relativos ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ajuizados até 2009 podem quitar essa dívida até o próximo dia 4 de dezembro, com o benefício de redução do valor das multas por infrações, acréscimos moratórios e honorários advocatícios. As audiências, estimadas em 96 ao dia, serão realizadas no Fórum de Itabuna das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e o Tribunal de Justiça do Estado, e na cidade, começou no último dia 6. Para participar o contribuinte deve comparecer levando documento de identidade.

A ação teve início em julho de 2011 e até dezembro desse ano, quando se encerra a segunda e última etapa, espera-se beneficiar um total de 17 mil contribuintes em todo o estado. As cidades de Vitória da Conquista, Camaçari e Salvador já realizaram audiências, e já estão previstas nas cidades de Juazeiro ainda esse mês e em Feira de Santana no mês de dezembro.

Atualmente existem cerca de 87 mil processos fiscais e uma média de R$ 7 bilhões referentes à dívidas com o ICMS na Bahia já ajuizados. Para negociar o débito o contribuinte poderá obter desconto de 60% no pagamento à vista ou ainda parcelar o valor em 30 prestações mensais com parcelas mínimas de R$ 100,00 e redução de 50%.
*Informações da Sefaz.  

MPF/BA DENUNCIA EMPRESÁRIO BAIANO POR SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS


O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) denunciou um empresário em Salvador por sonegar cerca de 11,3 milhões de reais. O réu teria prestado informações falsas em suas declarações de imposto de renda, referentes aos exercícios de 2003, 2004 e 2005, informando rendimentos que o qualificavam como contribuinte isento de tributo.

De acordo com o procurador da República André Batista Neves, autor da denúncia, dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, órgão ligado ao Ministério da Fazenda, revelam que, entre junho de 2003 e junho de 2005, o acusado movimentou cerca de 19,4 milhões de reais, oriundos de vendas realizadas por empresa gerida e controlada por ele. O fluxo financeiro referente a essas vendas era desviado, por meio de depósitos, para a conta pessoal do réu e incorporado ao seu patrimônio, conforme identificou o Banco Central.
Ação fiscal realizada pela Receita Federal comprovou a omissão de 1,3 milhões em 2003; 2,2 milhões em 2004 e 1,7 milhões em 2005 nas declarações de ajuste anual do empresário. Somados a multas e juros de mora legais, o montante sonegado chegou a aproximadamente 11,3 milhões de reais, atualizados até agosto de 2006. *Do MPF/BA.

PM PRENDE ACUSADOS DE LATROCÍNIO QUE VITIMOU IDOSO EM CAMACAN


Nas primeira horas da noite do dia 10, sábado, após a detenção dos indivíduos identificados como UALISSON SANTOS OLIVEIRA, vulgo NINO e JOELISSON ATAÍDE COSTA DOS SANTOS, que encontravam-se com a posse ilegal de uma arma de fogo tipo revólver, calibre .38 e farta quantidade de munição, a Companhia Independente da Polícia Militar de Camacan, tomou conhecimento, mediante denúncias destinadas ao sistema 190, de que o dinheiro encontrado com os indivíduos quando de suas prisões, seria resultado de um outro crime


De acordo com relatos, logo de posse das informações relacionadas aos presos Nino e Joelisson através de novas denúncias que surgiram após a prisão dos mesmos. Soube-se que o dinheiro apreendido junto com eles, teria sido proveniente de um possível latrocínio ocorrido no município na noite anterior, o TENENTE PM VALDINEI RODRIGUES, Oficial de Operações da Unidade, deslocou-se até a Rua da Independência com o fito de averiguar a informação recebida, e chegando em uma determinada casa, indicada pelo preso NINO, deparou-se a Guarnição Policial Militar, com o corpo do idoso ADOLFO CRISPIM DOS SANTOS, sem vida e bastante machucado.

O idoso apresentava lesões proveniente de uma perfuração, resultado possivelmente de um golpe partido da parte metálica e pontiaguda de um guarda-chuva, bem como, de golpes semelhantes aos promovidos por instrumento corto cortante, causados possivelmente com um facão, que segundo informações, ainda encontrava-se entranhado a altura do pescoço do idoso.
*INFORMAÇÕES DA 62ª COMPANHIA INDEPENDENTE DA POLÍCIA MILITAR / CAMACAN.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PRORROGADO PRAZO PRA SE INSCREVER NO CONCURSO DA PM


O governo baiano prorrogou o prazo de inscrições no concurso da Polícia Militar até as 13h da próxima sexta-feira (14h no horário de Brasília). Inicialmente, as inscrições se encerrariam nesta segunda.


O concurso disponibiliza duas mil vagas para o Curso de Formação de Soldado (CFSD). Das vagas disponíveis, 1.865 são para função de soldado PM (240 delas para o sexo feminino) e 135 para Bombeiro (34 foram reservadas para mulheres).
A remuneração para soldado da PM ou bombeiro é de R$ 1.878,59. A inscrição deve ser feita somente pela internet, no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), e custa R$ 70,00.

A SECA DO NORDESTE REUNE A PRESEIDENTE COM GOVERNADORES DA REGIÃO


O problema da seca na Região Nordeste será discutida na próxima sexta-feira (09) entre a presidente Dilma Rousseff e governadores da região, em reunião da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Salvador.

A previsão é que sejam assinados convênios para obras de prevenção à seca, de acordo com o governador da Bahia, Jaques Wagner, que esteve com a presidente nesta terça-feira (06).
Na segunda-feira (5), a presidente Dilma anunciou a prorrogação por mais dois meses do pagamento do Bolsa Estiagem em razão da seca prolongada na Região Nordeste e no norte de Minas Gerais. Cada família beneficiada pelo programa vai receber mais duas parcelas de R$ 80, totalizando um custeio de R$ 560 e não mais R$ 400, previsto inicialmente.
O governador Jaques Wagner se encontrou com a presidente em busca de investimentos do governo federal para projetos na área de infraestrutura na Bahia. Ele ratificou que os projetos estão em fase de avaliação em Brasília.
Wagner informou que na próxima quinta-feira (8) participa de reunião marcada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, com governadores para discutir a unificação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).
*Com informações da Agência Brasil / Correio da Bahia.

POPULAÇÃO DO DISTRITO DE PIMENTA, ESTÁ EM ALERTA POR CONTA DAS CHUVAS


O distrito de Pimenta, no  Município de Mascote, está vivendo um estado de emergência e calamidade por conta das chuvas dos úlitmos dias. Ao menos é o que informa o site O Tempo Jornalismo, com base nas informações coletadas de moradores da localidade.

De acordo com o site, os moradores apontam que um pequeno rio que corta o pequeno distrito, transbordou nas últimas horas e alagou as ruas e invadiu a maioria das casas.

Os moradores reclamam da falta de atenção do prefeito Ferreira e alegam que desde que ele perdeu as eleições municipais deste ano, se ausentou do município e o povo está sofrendo com a falta de atenção neste momento difícil.
Ainda de acordo com o srealtos, a comunidade está desesperada e pede uma posição por parte dos poderes públicos, em especial aos mais necessitados.
*Com informações de O tempo.

CONFRATERNIZAÇÃO DE FIM DE ANO, EM CASA


Com a aproximação do fim de ano, muita gente já começa pensar no que vai fazer propor para reunir o grupo de colegas do trabalho em um momento de descontração para fechar as atividades do ano que se finda.

Como já é comum, não será diferente vermos centenas de bares, lanchonetes e espaços de eventos lotados por grupos organizados que num determinado horário reserva tal área para juntar a “galera do trampo” ou a turma do trabalho pra dar boas risadas e pagar alguns micos próprios da ocasião.
Troca de presentes, amigo-secreto e amigo-da-onça é o que predomina nessa situação. Mas o que pouca gente tem se dado conta, é que quando o patrão ou chefe da unidade de “ralação” não vai pagar a conta da farra e esta terá mesmo que ser “rachada” entre os presentes na despedida do ano de trabalho, o bom mesmo é optar por uma reunião mais intimista. Algo como uma reunião informal na casa de um dos líderes do grupo ou até na residência daquele colega que mais dispor de espaço físico e fácil acesso, para diminuir a conta, facilitar o entrosamento dos companheiros e claro, manifestar de modo particular um carinho maior, pela acolhida de todos em seu espaço; tornando mais real o espírito de Natal.
Taí a dica. Se você pretende reunir a turma, sem fazê-la gastar muito e ainda trocar carinho. Arrume a varanda da casa e junte seu povo, que vai ser tão marcante quanto o encontro naquele buteco famoso.

BANDA EVA VAI SEGUIR SEM SAULO FERNANDES


O Vocalista Saulo Fernandes que há 10 anos comanda a Banda Eva, vai sair do grupo.

A notícia foi confirmada numa entrevista à TV Bahia.
A saída do músico vai ser oficializada na noite desta quarta-feira (7), durante um show da banda Eva, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador.
Ainda sem confirmações, por toda mídia já se fala no nome que deverá ocupar o lugar até agora muito bem liderado por Saulo, Felipe Pezzoni, da banda Mil Verões.

JUÍZES DO ESTADO DA BAHIA ADEREM PARALISAÇÃO NACIONAL E SUSPENDEM ATIVIDADES


Os juízes federais e do trabalho suspendem as atividades nesta quarta (7) e na quinta-feira (8) em toda a Bahia em adesão à paralisação nacional contra perdas remuneratórias desde 2005, segundo a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).


A paralisação dos serviços ocorre durante a Semana Nacional de Conciliação do Conselho Nacional de Justiça, realizada de 7 a 14 de novembro. Segundo a assessoria de imprensa da categoria na Bahia, por dia são feitas em média 1.400 audiências no estado.

A associação afirma que de 2005 a 2012, a categoria recebeu um reajuste salarial de apenas 9%, acumulando uma perda remuneratória de 28,86%.
A proposta orçamentária do poder Judiciário, que assegurava o reajuste do subsídio, não foi encaminhada pelo governo ao Congresso no ano passado. Este ano, a proposta do judiciário foi “indevidamente reduzida”, afirma a Associação. *Do G1/Ba.

CAMACAN GANHA PELOTÃO ESPECIAL DA PM


O município de Camacan, ganhou na ultima terça feira, na Sede da 62ª CIPM, o primeiro “Pelotão Especial” da Unidade.

O pelotão é composto por policiais militares selecionados e treinados com técnica de abordagem; tiro policial; condução de presos; incursão estratégica em locais de risco entre outras.
Segundo informações do comando local, os policiais integrantes do Pelotão, passarão por constantes reciclagens e treinamentos com o fito de mantê-los atualizados com referencia as técnicas policiais.
O foco inicial da criação do Pelotão, é a ocupação policial, com maior frequência nos locais com maior índice de ocorrências.
A tropa também, servirá de apoio para os municípios de São josé da Vitória; Jussari; Arataca; Pau Brasil; Santa Luzia; Mascote com seus respectivos distritos, cuja administração policial militar pertence a 62ª Companhia.
AS INFORMAÇÕES SÃO DA 62ª COMPANHIA INDEPENDENTE DA POLÍCIA MILITAR / CAMACAN.

COMPLEXO POLICIAL DE BARREIRAS TEM FUGA DE MAIS DE 30


Um pouco mais de 30 homens, fugiram da cadeia do município de Barreiras na noite desta terça-feira (06). Deste número, apenas um identificado como Francisco de Assis Ferreira, foi recapturado.
De acordo com informações divulgadas, entre os fugitivos estão homens perigosos acusados de homicídios, latrocínios, tráfico de drogas e assaltos.

Segundo informações do delegado circunscricional, Joaquim Rodrigues, a fuga teve início na cela três. Para sair, eles arrombaram os cadeados das celas, quebraram uma coluna no teto e subiram na cobertura da carceragem. Para descer no lado de fora em uma parede com cerca de 7 metros, usaram uma corda feita de cobertores e redes, conhecida como "tereza".

O barulho da chuva que atingiu a cidade deve ter abafado o barulho da fuga, só foi percebida pelos policiais da custódia ao amanhecer, pois as 10 câmaras que estavam no interior da carceragem foram quebradas na rebelião realizada no local no dia 22 de outubro, quando três presos foram mortos e dez ficaram feridos. Embora a carceragem tenha sido construída para abrigar 28 presos, no momento da fuga haviam 128 presos no local.
*Do A Tarde - imagem ilustrativa.

VIVO ALCANÇA MAIOR COBERTURA DA BAHIA


A maior cobertura de telefonia móvel da Bahia é da Vivo. A empresa, que já tinha a liderança na cobertura 3G – que além dos serviço de voz garante a transmissão de dados em alta velocidade –, agora também passa a ter o maior número de municípios cobertos. São 270 municípios atendidos pela operadora, sendo 236 com a rede 3G.mpresa é a única a oferecer conexão móvel 3G em 184 cidades baianas. Apenas este ano, 89 municípios do interior do estado passaram a ter acesso aos benefícios dos serviços de voz e da conexão em alta velocidade pela internet móvel com o 3G, seja no smartphone ou no modem para computador.
A Vivo tem 4,5 milhões de linhas ativas na Bahia, sendo a empresa com maior número de acessos pós-pagos: mais de 550 mil. Na participação do mercado de terminais de dados, a empresa também é líder no estado, com 160 mil linhas, o que representa 45,53% do mercado.
A liderança da Vivo em cobertura se dá também nacionalmente: a companhia leva sua rede 3G a quase 3.000 municípios do país.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

ALINE ROSA VIRA MUSA NO MISS GAY NORDESTE


A cantora Alinne Rosa que já protagonizou cenas quentes com a rainha do axé, Daniela Mercury e ainda deu selinho na ex-timbaleira, Amanda Santiago. Participou, no começo desta semana, da 18ª edição do Miss Gay Nordeste, que aconteceu no Teatro Vila Velha, em Salvador.

A musa da Banda Cheiro de Amor fez parte do júri técnico do concurso e ajudou na escolha da vencedora, a candidata Bianca Snydder.
No evento, Alinne também foi homenageada, recebendo uma faixa de "Musa dos Artistas" e posou para fotos. *Com informações do Ibahia e Correio.