sexta-feira, 29 de junho de 2012

SERVIDORAS DE CAMACAN JÁ PODEM CONTAR COM LICENÇA DE 6 MESES

A partir de agora as servidoras municipais de Camacan, têm direito a 6 meses de licença-maternidade.
O benefício começou a valer no meio de mês de junho, quando a prefeita sancionou a Lei Nº 706, de 14 de junho de 2012, que prorroga o prazo de licença maternidade das servidora públicas do município. A nova lei estende por mais 2 meses a licença, passando de 4 para seis meses.
O direito à prorrogação é assegurado através de um requerimento realizado até o final do primeiro mês após o parto e concedida imediatamente após o usufruto da licença-maternidade.
Durante o período de prorrogação da licença maternidade, a servidora terá direito à sua remuneração integral, nas mesmas condições do salário-maternidade pago pela Previdência Social.
Neste período, se a servidora exercer qualquer atividade remunerada ou se a criança for mantida em creche ou organização similar, ela perderá o direito à prorrogação e será convocada a retornar às suas atividades normais.
*Com informações da ASCOM.

ITABUNA SOFRE EPIDEMIA E DEIXA ILHÉUS EM ALERTA




Atenção! Foi dado o sinal de alerta para uma possível situação agravante da dengue em Ilhéus.

Segundo o Jornal A Região, o número de casos de dengue cresceu mais de 60% nos últimos 30 dias. As notificações, que estavam em 900 no final de maio, atingiram 1.495 nesta terça-feira.

Até o início deste mês, Ilhéus registrava saldo negativo na quantidade de ocorrências de dengue. Com o grande número de casos nos últimos dias, há um aumento de 2,26% na comparação com 2011.
Entre primeiro de janeiro e 26 de junho do ano passado foram 1.462 casos. Neste ano, foram notificados no município 14 ocorrências de dengue hemorrágica, sendo que 12 casos foram confirmados.

Tamanha é a a preocupação do alerta, posto que o município de Itabuna está enfrentando uma grave epidemia de dengue. Já são mais de 5.286 casos de dengue clássica e cinco da forma mais greve da doença. Foram registradas duas mortes causadas pela dengue hemorrágica.
Os bairros com maior número de notificações são Califórnia, Santo Antônio, Fátima e São Caetano. Os dados são Vigilância Epidemiológica da Bahia.

TRANSPORTE CLANDESTINO DE PORTO SEGURO ESTÁ COM DIAS CONTADOS

A Secretaria de Trânsito e Serviços Públicos de Porto Seguro divulgou nota na qual afirma que combaterá o transporte clandestino no município. Segundo o órgão, esse tipo de transporte representa grande risco para a segurança dos seus usuários, uma vez que não existe a garantia de que os veículos tenham as condições necessárias para tal serviço, que estejam em perfeito estado de conservação, bem como que seus condutores sejam devidamente habilitados.
Segundo a nota divulgada: “Para transportar passageiros é preciso que os veículos tenham a concessão ou autorização da prefeitura e que passem por vistorias exigidas em lei”.
Também salienta que a secretária de Trânsito e Serviços Públicos está realizando ações de fiscalização e que serão deflagradas operações conjuntas com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público, Secretaria Municipal de Turismo e DETRAN.

Quem for flagrado operando de forma irregular pagará multa, terá o veículo apreendido e irá responder criminalmente.

MAIS UMA GREVE NA BAHIA. Dessa vez, o prejuízo é só para Ilhéus e Itabuna

A Bahia está terminando a semana com mais uma greve. Depois de inúmeros transtornos causados a população baiana por conta das greves de diferentes categorias estaduais que nos últimos meses deixou o povo baiano irritado. Esta semana, foram os coronéis do cacau quem "ficou na mão".
Calma! como a própria imagem ilustra o texto, é que dessa vez quem fechou o comércio foram as "raparigas" do Bataclã, famoso cabaré de Ilhéus que aparece na novela de Jorge Amado e à época de Gabriela, reunia os fazendeiros do eixo Ilhéus-Itabuna para fazem saliências com as moçoilas do glamuroso bar de Maria João (Ivete Sangalo).

Com a estratégia de dar um golpe nas beatas da comunidade católica da cidade e em acordo com o coronel mandante da região na ocasião, as "putas" fecharam as pernas e só vão abrir depois que conseguirem sair na procissão do folhetim. Enquanto a decisão não sai, as pernas não abrem e as beatas não aceitam o manto de Maria Madalena que foi bordado pelas belas moças dançarinas. A greve de pernas virou piada no facebook e é um dos temas engraçados mais comentados em twitters e comentários.
-Não era pra menos né!? Com tanta categoria pra fazer greve, logo as morenas da Bahia vão ficar paradas?
É mesmo pra deixar os cabras violentos.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

SORTEIO DA COPA DO MUNDO 2014 ACONTECERÁ NA BAHIA

A BOLA ESTÁ COM COM O POVO BAIANO.
A FIFA JÁ CONFIRMOU QUE O SORTEIO FINAL DA COPA DO MUNDO FIFA 2014 VAI SER NA BAHIA.
O ANÚNCIO FOI FEITO PELO SECRETÁRIO-GERAL DA FIFA, JÉRÔME VALCKE, NESTA QUINTA-FEIRA (28), EM BRASÍLIA.
DEPOIS DA FINAL E DA SOLENIDADE DE ABERTURA, A CERIMÔNIA DE SORTEIO DOS GRUPOS DO MUNDIAL É O EVENTO MAIS IMPORTANTE DO FUTEBOL.
O SORTEIO ACONTECERÁ NO FINAL DE DOIS MIL E TREZE, NO COMPLEXO HOTELEIRO DE SAUÍPE.
O GOVERNO BAIANO JÁ COMEMORA A CONQUISTA DO EVENTO NO ESTADO E RESSALTA QUE A CONFIRMAÇÃO DE MAIS ESTE ACONTECIMENTO NA REGIÃO DE SALVADOR, DESTACA A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DA BAHIA PELA FIFA.
*Informações de Edmundo Carvalho.

INFORMAÇÕES ATUALIZADAS SOBRE AS CONVENÇÕES DE CAMACAN:

OZIEL BASTOS: A Convenção política dos partidos da coligação de Oziel Bastos, acontece às 19 horas desta sexta-feira, dia 29, na Câmara Municipal. E não no sábado como o blog havia postado. A informação foi confirmada pelo assessor do parlamentar, Miquieas Lima. O evento terá a presença de uma deputada que tem grande representatividade na região.

FERNANDO DA FARMÁCIA: A Convenção do PT de Fernando acontece às 14 horas deste sábado, dia 30, na Câmara Municipal. O nome do vice, ainda está para ser definido no ato político. O pré-candidato petista também esteve em Salvador nesta quarta, para fazer as últimas conversas com dirigentes partidários na esfera estadual e garantir a presença de representantes dos parlamentares apoiadores, já que estes estarão em convenções em seus domicílios eleitorais.

ÂNGELA CASTRO:
O Grupo de Ângela conta com a presença de Nelson Leal para apadrinhar o lançamento da candidatura dela, que acontece as 16 horas do sábado no pátio do Colégio Municipal.

FIM DE SEMANA COM PIERRE ONASSIS NA 5ª MARCHA PARA JESUS DE ILHÉUS

No próximo dia 30, sábado, Ilhéus vai realizar, pelo quinto ano consecutivo, a Marcha Para Jesus. A partir das 15 horas, na avenida Soares Lopes. O evento deve reunir cerca de 10 mil pessoas para louvar a Jesus Cristo.
Para garantir o sucesso da Marcha para Jesus, ministros evangélicos de diversas congregações da cidade realizaram reuniões e encontros para discutir sobre a participação e organização do evento.
De acordo com a organização da Marcha para Jesus, o ponto de encontro será na igreja catedral, com saída do estacionamento da praça Dom Eduardo. Em seguida o grupo vai até a Concha Acústica, onde haverá uma programação especial, contando com apresentação de bandas locais, orações, clamores, atos proféticos, pregação da palavra, encerrando com o show do cantor Pierre Onassis e Banda.
Para este ano, em uma ação inédita, a Marcha para Jesus de Ilhéus preparou a campanha de oração “Eu oro por Ilhéus”. A proposta é incentivar os ilheenses a interceder pela cidade. Os intercessores já estão se reunindo nos cultos ou em grupos, em diferentes horários, nas igrejas que já aderiram à ação. A segurança, a diminuição do índice de criminalidade, as famílias e as autoridades do município, são alguns dos alvos de oração. A organização ressalta que a ação pode ser feita por todos que desejam buscar e gerar as bênçãos de Deus para a cidade de Ilhéus.
*FONTE: Ilhéus Amado.

FM DE CAMACAN PODE PASSAR A PERTENCER A OUTRO DONO

A Regional Sul Fm, antiga Rural Fm de Camacan, terá novo dono ou novo gerente. Pelo menos é o que se pode acreditar, visto que o atual proprietário, o ex-governador Paulo Souto está disposto a negociar suas emissoras de rádio nos municípios de Canavieiras e Camacan. Ao que parece, Souto desistiu de atuar nessa área empresarial.
Segundo informações divulgadas na mídia baiana, em questão de pouco tempo as duas emissoras serão negociadas, arrendadas ou vendidas. Paulo Souto está aguardando as propostas.
A notícia da transferência das rádios começou a circular logo depois que Souto foi visto embarcando sozinho e passou despercebido dos populares que estavam no aeroporto de Ilhéus, no inicio da semana.

Vale lembrar que a rádio de Camacan não pertence exatamente ao Sr. Paulo Souto. Ela é propriedade de sua esposa, filha do falecido ex-prefeito do município, Sr. Anísio Sabino Loureiro Filho, que lhe rendeu esta herança. E, portanto o ex-governador deve ser naturalmente o responsável empresarial da emissora em nome de sua família.
A FM de Camacan foi inaugurada por Anísio Loureiro em 28 de Agosto de 1988 com objetivo alavancar para toda região sulbaiana, o progresso do município. Desde os anos 80, alguns de seus principais locutores seguram a audiência de cerca de 50 municípios. Com destaque para Lenize Marambaia, que está desde o início, Cristiano Moreira que passou pela emissora em dois momentos diferentes e Cairo Sena que está a 14 anos na equipe do rádio. Todos comandados pela experiente administradora Maria D’ajuda que gerencia empreendimentos da família Loureiro desde que o então prefeito era vivo.
* Com informações do Interior da Bahia e Minuto Noticias.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

CANDIDATOS A PREFEITURA DE CAMACAN AINDA NÃO DEFINIRAM SEUS VICES

Às vésperas do prazo final para realização das convenções partidárias, os quatro pré-candidatos a prefeitura de Camacan ainda estão com suas respectivas candidaturas indefinidas.
Na dianteira e em destaque está a atual prefeita Ângela Castro (PP), que de posse da máquina e com uma situação sem conflitos, luta para agregar ao seu clã o maior número de parceiros e definir um bom nome para ser seu vice. A princípio aparecia o nome do atual presidente da Câmara de vereadores, Didico que já passou a ser segunda hipótese, haja vista que nos bastidores do grupo da prefeita, avaliam que um novo nome poderia se tornar um reforço de Ângela com mais sustentação, e aí entra com folga o nome de Jonas do Sacolão. E por último ainda há quem considere que a atual vice-prefeita e Secretária de Educação, Ilce Tourinho, seja o nome mais provável para continuar a gestora em chapa para disputar reeleição, para amenizar a ciumeira dentro do grupo político.
A CONVENÇÃO DOS PARTIDOS DA COLIGAÇÃO DE ÂNGELA ACONTECE NO PRÓXIMO SÁBADO.

Correndo por fora e fazendo estragos, está Oziel Bastos (da Ambulância) (PC do B) que até aqui seguia em contínuas conversas com o PT local para compor chapa com Fernando da Farmácia (PT), sendo ele (Oziel) encabeçando a chapa e Fernando de Vice. Nada feito! E de quebra, já é dado como certo que o vereador Dr. Wilson Maione que até recentemente era sabido da população que seria o primeiro nome para vice de Fernando, acaba de fechar com Oziel da Ambulância e será seu parceiro na chapa. Portanto, embora não anunciado oficialmente, Dr. Wilson agora marcha com o ex-presidente da câmara eleito por três mandatos.

NOTA: até semana passada, era esperado que na impossibilidade de acordo entre PT e PC do B, Oziel apresentaria um nome de seu partido para vice, mas não foi o que aconteceu e. Com a ida do Dr. Para o lado da Ambulância, o homem da Farmácia deve levar para convenção do partido a escolha do vice.
O PARTIDO DE OZIEL TEM CONVENÇÃO MARCADA TAMBÉM PARA O SÁBADO.

E ainda sem definição de seu vice, Fernando da Farmácia continua na briga. De certo, sabe-se que a ex-prefeita Débora Borges já colocou seu nome a disposição para ser vice na chapa do Presidente da CDL de Camacan. Para Fernando, o partido da esposa de Dr. Rubem também é um importante apoio, mas ela não deve compor chapa como vice, quem sabe apresentar um nome de consenso.
FERNANDO DA FARMÁCIA E GRUPO TEM CONVENÇÃO PARTIDÁRIA NO SÁBADO DIA 30 .

VAI PRO PEDRÃO EM EUNÁPOLIS? Pode ir. A segurança tá garantida!

Todo mundo já sabe que o Pedrão de Eunápolis é o maior da Bahia e do Brasil. Mas algumas pessoas ainda comenta muito sobre o medo de ir a festa junina, em virtude da fama da grande incidência de atos de violência que assola o município e o coloca como uma das temidas cidade da região que mais aparece na mídia com mortes violentas. Mas essa pendenga não deve espantar os forrozeiros.
As autoridades de segurança pública local e regional, já se reuniram para fazer um balanço das ações realizadas nas festas dos anos anteriores e discutirem um plano de segurança para o Pedrão 2012.
Para tratar de todo esse cuidado, se reuniram secretários municipais, representantes do DNIT, e das Polícias Civil, Federal, Militar, Rodoviária e da Guarda Civil Municipal, além de organizadores do evento.
Colocada como prioridade, a segurança dos forrozeiros este ano foi ampliada e será realizada por 400 homens por noite entre segurança privada, Guarda Civil Municipal, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Técnica e CAEMA.

O Pedrão de Eunápolis começa na sexta-feira, dia 29, e segue até a segunda-feira, dia 02 de julho, feriado no estado graças a Independência da Bahia.
*Com informações da Ascom PME.

PRECONCEITO: Em Camaçari Irmãos Gêmeos foram agredidos, e um morreu.

Dois irmãos gêmeos foram agredidos ao andarem abraçados próximo a um evento junino em Camaçari, município na região metropolitana de Salvador, segundo informações da 18ª delegacia da cidade. Um dos rapazes, de apenas 22 anos, não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. O crime ocorreu na madrugada de domingo (24).
A delegada responsável pela unidade policial que acompanha o caso, trabalha com a suspeita de homofobia. Segundo reportagem da G1, ela conta que oito pessoas participaram das agressões aos rapazes, que foram socorridos pelo Samu para o Hospital Geral de Camaçari (HGC). Assim que soube do ocorrido iniciaram as investigações. Cinco jovens estão custodiados aqui na delegacia, todos já foram ouvidos, mas eles não apresentam justificativa para as agressões, além de não possuírem passagem anterior pela polícia. Trabalho com a suspeita de homofobia", indica a delegada Maria Tereza.

GOVERNO PRETENDE USAR MAIS TECNOLOGIA PARA REDUZIR CRIMES NO BRASIL

O governo federal lança nesta quarta-feira (27) um programa específico para tentar reduzir os índices "epidêmicos" de homicídios no país. O "Brasil Mais Seguro" será apresentado em Maceió pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Por ser o mais violento do país, o Estado de Alagoas será o piloto do novo plano, que aposta na maior participação do governo para reduzir a taxa anual de assassinatos no país, que hoje chega a 26,2 para cada 100 mil habitantes.
Segundo o Ministério da Justiça, o “Brasil Mais Seguro” terá três eixos de atuação: a melhoria da investigação das mortes violentas (com investimento em tecnologia), o fortalecimento do policiamento ostensivo e comunitário e o controle de armas. As áreas de maiores índices de criminalidade serão, a partir de agora, monitoradas.

*UOL.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

PEDRÃO DE EUNÁPOLIS 2012: O Maior São Pedro do Brasil

Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Michel Teló e mais uma galera que faz o povão levantar a poeira nos arraiás baianos, vão esquentar a oitava edição da maior festa de São Pedro no interior da Bahia, que acontece em Eunápolis.Passado o Ticomia, festa de forró que reúne um dos maiores públicos nas festas desse período, o Pedrão de Eunápolis, é a primeira e principal concentração de forrozeiros no sul do estado. Já denominado como o maior São Pedro do Brasil, o Pedrão completou o esquenta nos principais bairros da cidade e já está com quase tudo pronto pra começar o arrasta-pé 2012.Em uma grande arena de 50 mil metros quadrados, composta de pista, arquibancada, camarotes, palco e muitas barracas, o espaço do mega-evento que toma conta de uma parte da rodovia na BR 367, vai recebendo os últimos retoques de sinalização e decoração para deixar tudo pronto para receber milhares de pessoas vindas de todas as partes do país que vai se esbaldar ao som do arrocha e do forró, de 29 de junho a 2 de julho.
Programação do Pedrão 2012
29/06 – sexta-feira – Ivete Sangalo
30/06 – sábado – Chiclete com Banana

Edu e Maraial – Cangaia de Jegue
01/07 – domingo – Calypso – Lordão

02/07 – segunda-feira – Michel Teló
Lidiane e Bruno Maia

SERVIÇOS DE TRANSPORTE:


Saindo de Salvador, para chegar a Eunápolis ou Porto Seguro, segue-se pela BR-101, passando por Gandu, Ubaitaba, Itabuna, Itapebi e Itagimirim.

De Eunápolis, pega-se a BR-367, à esquerda de quem vem de Salvador pela BR-101.

De ônibus, há linhas da empresa Águia Branca que saem de Ilhéus e outras Cidades, passando também por Camacan.

De avião, as empresas Tam, Gol e Avianca oferecem horários regulares.

OPORTUNIDADES PARA JOVENS, NOS CORREIOS DA BAHIA

O Correios vão selecionar 114 jovens aprendizes na Bahia, além de cadastro reserva. As vagas estão distribuídas em 14 municípios, sendo 71 em Salvador. Segundo o edital, podem se candidatar jovens com idade entre 14 e 20 anos, com ensino médio completo ou cursando e com média mínima de cinco nas disciplinas do último ano letivo. A bolsa é de R$ 292,43 e a carga horária de 20 horas semanais.
A seleção será basicamente através de análise curricular. As inscrições começam no próximo dia 25 e seguem até 4 de julho no site http://www.correios.com.br/.
*Imagem do Varginha Hoje.

TREVO DE CAMACAN É PALCO DE MAIS UM ACIDENTE

Nas primeiras horas da manhã deste sábado (23), mais um grave acidente foi registrado no trevo de Camacan. De acordo com reportagem de O Tempo Jornalismo, um Fiat Uno com placa de Itamaraju, colidiu no fundo de uma motocicleta que vinha com carona.Segundo o repórter Agnaldo Santos, com o Impacto da colisão a condutora que é uma funcionária do Banco do Brasil, perdeu a direção, caindo em um despenhadeiro.
Os ocupantes da motocicleta caíram no acostamento, o piloto teve ferimentos leves, mas o carona, sofreu ferimentos na cabeça, braços, pernas e abdômen. Os dois veículos ficaram parcialmente destruídos. As duas mulheres que estavam á bordo do Fiat foram medicadas na Fundação Hospitalar de Camacan e transferidas para o Hospital de Base de Itabuna. Uma terceira pessoa identificada como sendo servidor da Força Nacional, que estava no Fiat Uno no momento do acidente, recebeu os primeiros socorros e passa bem.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), esteve no local onde esteve dando atenção aos feridos e controlando o transito no local. Segundo informações as vítimas não correm risco de morte.
*Com informações de O Tempo Jornalismo.

BANDIDOS ENTRAM EM DELEGACIA E MATAM HOMEM DE 42 ANOS

Cinco homens entraram na delegacia da cidade de Ibirapitanga, na região sul da Bahia, e mataram um preso de 42 anos, por volta das 2h da madrugada desta segunda-feira (25), de acordo com a Polícia Civil local.
O homem estava detido há três dias cumprindo prisão preventiva, suspeito de ter matado uma mulher, e foi morto com tiros e agressões, segundo o investigador Marco Aurélio. Um dos tiros atingiu o rosto de um colega de cela da vítima, que foi socorrido para o Hospital de Base de Itabuna, cidade vizinha, onde permanece internado.
De acordo com o investigador, os homens chegaram à unidade de polícia armados e encapuzados, renderam o único carcereiro de plantão na madrugada e roubaram a chave da cela, única que foi aberta. O carcereiro não sofreu ferimentos.
*Fonte: G1/BA - Imagem ilustrativa.

A PARTIR DE HOJE, CANDIDATOS NO SISU JÁ PODEM CONFERIR A CHAMADA

Os candidatos inscritos no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do segundo semestre de 2012 podem consultar a primeira chamada a partir dessa segunda-feira (25).
O resultado deve ser consultado no Boletim de Acompanhamento, no site http://www.sisu.mec.gov.br/, nas instituições participantes ou na central de atendimento do MEC (Ministério da Educação), por meio do telefone 0800-616161.

Os selecionados em primeira chamada terão entre os dias 29 de junho e 9 de julho para efetuar a matrículas nas instituições onde foram aprovados. Com a greve de professores e servidores das universidades federais, o período, que antes era de apenas dois dias úteis, foi ampliado para que os alunos tenham mais tempo e não corram o risco de perder a vaga.


Uma segunda chamada está prevista para 13 de julho. Quem não for selecionado em nenhuma das duas chamadas poderá participar de uma lista de espera que será utilizada pelas instituições para preencher vagas remanescentes. O candidato interessado em participar da lista de espera deverá fazer essa opção no próprio site do Sisu entre os dias 13 e 19 de julho.
Para participar do Sisu, os candidatos precisavam ter feito o Enem 2011 e ter nota maior do que zero na redação. Segundo o MEC, algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos.
*Com informações da Agência Brasil.

SECRETÁRIO ESTADUAL DIZ NÃO TER MAIS ESPAÇO PARA NEGOCIAR COM PROFESSORES

Com 75 dias de paralisação e a um dia de mais uma assembleia dos professores estaduais grevistas, nenhum avanço foi registrado nas negociações entre o governo e a categoria. Nesta segunda-feira (25), o secretário de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, voltou a criticar a paralisação, ao dizer que o movimento tem uma “característica diferente”. “Em todo movimento, há argumentos de parte a parte e se chega a um ponto de equilíbrio. Ninguém pede 100 e ganha 100. É assim. Mas essa greve tem uma característica diferente. É tudo ou nada, o que dificulta qualquer processo de entendimento”, avaliou, em entrevista ao programa Acorda Pra Vida, da Rede Tudo FM. Ao ser perguntado se algum representante do governo havia se reunido no período junino com o comando de greve para negociar, Robinson voltou a atacar a direção do movimento. “Não há espaço para negociação por causa da inflexibilidade”, disse. O titular da Secom repetiu o argumento de que o governo não pode conceder integralmente este ano e de forma extensiva o reajuste de 22% reivindicado pelos professores, devido à Lei de Responsabilidade Fiscal. Robinson falou ainda sobre o retorno das aulas para os alunos do 3º ano das escolas estaduais nesta segunda. “Os alunos de Brotas, por exemplo, deverão se dirigir para o Colégio Estadual Luiz Viana”, contou, ao explicar que as chamadas escolas-polo receberão os estudantes das instituições de ensino de uma região. Foram convocados para dar aulas professores em estágio probatório e em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Para consultar os locais de ensino, o estudante deve acessar o site da Secretaria de Educação (clique aqui).
*Do BN.

ATENDENTES E ANALISTAS DE SISTEMAS TEM CHANCE NO PROCON

O Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, abrirá vagas para contratação imediata de atendentes e analista de sistemas, que serão contratados em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Os interessados poderão consultar o edital do processo seletivo simplificado, disponível no site da SJCDH (www.sjcdh.ba.gov.br).
As inscrições começam nesta segunda-feira (25) e vão até o dia 29 deste mês, na Avenida Carlos Gomes, 746, Centro, em Salvador.
Serão contratados, ao todo, sete profissionais que atuarão em Salvador, sendo uma vaga para analista de sistemas; outra para atendente, com 40 horas semanais; e mais cinco vagas para atendente, com jornada de 30 horas semanais.

SELEÇÃO:

O processo seletivo será constituído por três fases para as vagas de atendente e duas para a de analista de sistemas.
O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, prorrogável por igual período, contados da data da homologação do resultado final.

As remunerações serão de R$ 2.281,14 para técnico em nível superior, e de R$ 1.048,38 e R$ 929,09 para os de técnico em nível médio.

terça-feira, 19 de junho de 2012

DEFINIDO CALENDÁRIO DE REPOSIÇÃO DE GREVE EM CAMACAN

Os alunos da rede municipal de ensino em Camacan já tem um calendário elaborado par reposição das horas-aulas não aplicadas nos 11 dias que ocorreu a greve dos professores. Segundo informações da Secretaria de Comunicação da Delegacia Sindical da APLB, de acordo com entendimento em uma reunião realizada no dia 14, com a presidente da APLB, ficou acordado que as datas para substituição dos dias de seguirá o seguinte calendário:


O recesso terá somente uma semana de 25 de Junho á 02 de Julho.



  • Retorno das aulas dia 3/07- Pagando assim 4 dias de greve.


  • Os Sábados letivos serão os dias: 11 de Agosto, 1º de Stembro e 24 de Novembro - Pagando 3 dias.


  • Também haverá aula no feriado de 07 de Setembro - referente a 2 dias.


  • E por último, o Término da IV Unidade de 11/12, substituindo a primeira data final que seria 08 de Dezembro, completando a compensação dos 11 dias da paralisação dos educadores quando cobraram da prefeitura o cumprimento da lei que lhes concederam o piso nacional dos 22%. Ainda segundo informações da delegacia sindical, todas as Escolas deverão seguir o calendário acima, sem excessão, inclusive os sábados letivos.

COM O REMAKE DA NOVELA, ILHÉUS VAI CONHECER OUTRAS GABRIELAS

Nem bem as imagens da novela de Jorge Amado tinha ido ao ar, a população de Ilhéus já entrava no clima do resgate da cultura local que vai ser de novo redescoberta por telespectadores e mostrada para o mundo com uma roupagem moderna que deve atrair ainda mais milhares de turistas que desejam conhecer as referências do escritor baiano.
Aliás, argumento e ideias de exploração da riqueza da história de Ilhéus é o que não vai faltar. Quer ver?Na noite de sexta-feira(15) quando o Globo Reporter exibiu uma edição especial de comemoração dos 100 anos de Jorge Amado, promovendo a estréia da novela Gabriela, poucas pessoas se arriscaram a irem ao centro histórico da cidade assisitirem ao programa que em suma abre uma nova temporada de vistação aos lugares mostrados pela reportagem e revividos na novela como Bar Vesúvio e Bataclã.Apesar da curiosidade sobre o que seria mostrado da cidade, uma forte chuva caiu na cicade horas antes do programa global ir ao ar e afugentou os curiosos que circulavam pela cidade. Ainda assim, no Bataclã uma programação musical alternativa entretia o público que pagou um cover artístico de R$ 150,00 e claro se deliciar da beleza que o ambiente proporciona e insere quem visita o espaço.
Do outro lado, bem de frente pra Catedral de São Sebastião, na area externa do Vesúvio, em meio a chuva que caia e refrescava a noite ilheense, uma tímida clientela curtia o som de um dos artista locais com voz e violão.Tudo pra celebrar o recomeço da exploração de uma bela história de fartura que depois de 36 anos de sua exibição, volta e deve fazer o povo se apaixonar por Ilhéus. Até aqui, nada de novo. Não é mesmo? Agora quer saber onde entra a astúcia do baiano?
Olha só: A noite não foi das mais gostosas com a chuvinha que tirou o povo da praça, mas o sábado já começou com uma graça diferente. Instalado num dos hotéis da praça que serve de pano de fundo da novela, o Miolo Baiano acompanhou de perto a presença e a curiosidade de populares (certamente) turistas que desde as primeiras horas do dia já visitavam o bar e faziam questão de registrar sua passagem por alí, tirando foto ao lado da estátua do escritor que está fixada numa das mesas do famoso bar. E sem pestanejar já flagramos uma equipe de publicidade local que no embalo da novela já estavam lá fotografando uma "outra Gabriela" para campanha publicitária de um dos restaurantes da cidade.


Diga você se o povo não baiano é mesmo um povo de criatividade!? É como diz o ditado: "Baiano não nasce, baiano estréia"!

A "Gabriela" do ensaio fotográfico se chama Sheila Patricia Portela Brito, tem 30 anos e pertence a família que admnistra o Restaurante Meira Cook. Segundo a morena cor de cravo e canela, o objetivo da campanha é mostrar aos visitantes o tempero dos quitutes da terra de Gabriela.

MAIS: Em Comemoração ao Centenário do Escritor, nos próximos dias, o Miolo Baiano vai mostrar as aoutras atividades que também aconteceram e acontecem em Ilhéus por ocasião do lançamento da novela.

IBICUÍ JÁ VIVE O CLIMA DO TICOMIA 2012

Já está quase tudo pronto para começar a maior festa junina indoor do sul da Bahia, o TicoMia 2012.
Em qualquer ponto de informação dos municípios que dão entrada na região sul baiana inde o turista pede informação sobre dicas de onde curtir um bom são joão, a resposta já está ensaiada: "É em Ibucuí que o bicho pega" ou "que a coisa esquenta". E a organiação do mega-evento nem precisa investir muito na divulgação, porque nas redes sociais a festa é destaque. Gente de diversas localidades de perto e de longe já está se organizando para se juntar aos milhares de forrozeiros que vão se esbaldar na festa dos 25 anos do arraiá instalado na Fazenda El Dourado, que está sendo tipicamente preparada para receber mais uma edição do forró TicoMia, a parti do meio-dia do dia 23 de junho. O local dos shows fica a 3 km do centro da cidade.

36 ANOS DEPOIS A GABRIELA DE JORGE AMADO RENDE ALTOS ÍNDICES À GLOBO

Os telespectadores não estão nada acostumados a ver " a boa" Juliana Paes aparecer sofrida, descabelada e sujinha. Mas nem por isso a bonitona perdeu a sensualidade. Tô falando de "Gabriela" interpretada pela morenaça que arranca suspiro dos machos mesmo na trama de Jorge Amado. E somando a outros atributos de conteúdo, elenco, autor e etc.,...a novela começou bem.

Mas semana começou bem mesmo foi para tv globo. Com a estreia de Gabriela a tv platinada teve grande audiência para a Globo nesta segunda-feira. Apesar de ter sua estréia adiantada de terça para segunda-feira, o remake da novela de Jorge Amado obteve 30 pontos de média no ibope, dois pontos a mais que a estreia de O Astro, primeira tentativa da emissora para uma nova faixa de horário de novelas. Só para entender melhor, cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo. A diferença, porém, é que O Astro estreou um pouco mais tarde. Enquanto Gabriela foi transmitida das 22h23min às 23h18 minutos.

Mesmo assim, a estreia teve audiência superior ao programa habitual no horário de segunda-feira, pois aTela Quente tem atingido em média 20 pontos no ibope. *Com Informações de Folha.com

MAIS DA TERRA DE GABRIELA: Aproveitando a onda do lançamento da novela, desde a sexta-feira (15) que a rede globo apresentou a edição especial dos 100 anos de Jorge Amado, o Blogueiro está fazendo uma série de registros do cenário que originou Gabriela e a partir do próximo final de semana, o Miolo Baiano trará uma série de dicas culturais em Ilhéus, que estão incluídas nas comemorações do Centenário do célebre escritor.

AEROPORTO DE SALVADOR TERÁ CONSTRUÇÃO DE NOVA TORRE

Nesta quarta-feira (20), a Infraero realizará, uma cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para a construção da nova Torre de Controle do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães. O evento contará com a presença de dirigentes da Infraero, de representantes de órgãos públicos e militares que atuam no aeroporto.
A torre destinada ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) será construída junto à área industrial do sítio aeroportuário em um terreno de aproximadamente 2.600 m². O equipamento contará com dois elevadores, laboratório de inglês, sala de reuniões e auditório para aproximadamente 100 pessoas.
Os serviços para a construção da nova torre de controle terão início nesta quarta-feira (20). Além da construção da torre de controle, também estão previstas outras obras no Luís Eduardo Magalhães, tais como: reforma do pátio e do terminal de passageiros (TPS) e ampliação do terminal de cargas (TECA).
*Fonte: Aratu on line.

SALVADOR RECEBE FÓRUM INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA DISCUTIR SISTEMA BRASILEIRO

A capital baiana vai receber entre os dias 26 e 28 de junho, a primeira edição do Fórum Educação em Primeiro Lugar. O encontro Promovido pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Salvador, tem como tema “A Renascença da Educação no Séc. XXI: o que transmitir, a quem transmitir e como transmitir”, reunirá diretores, especialistas, lideranças nacionais e internacionais na área da educação para discutir iniciativas educacionais que atendam às necessidades e desafios deste século.

A principal proposta do Fórum é repensar o sistema educacional adotado hoje no país, assim como o papel do educador, da escola e dos meios e modos de educar.

Além de ser uma ótima ocasião para evidenciar a necessidade de colocar a educação em primeiro lugar na agenda dos gestores públicos e da sociedade brasileira, além de discutir um dos maiores desafios do país nos dias atuais: a qualificação dos docentes.

O painel de abertura, a ser realizado no dia 26, no Teatro Castro Alves, contará com as presenças de Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi e fundador do Gandhi Wordwide Education Institute, do senador Cristovam Buarque e da socióloga Maria Alice Setubal. Além disso, o cerimonial contará com apresentações de arte-ciência e Edutretenimento e um show-case de empreendedorismo social.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

BLOGUEIRO SE FILIA A ONG EM DEFESA DA NATUREZA E USARÁ BLOG PARA PROMOVER SUSTENTABILIDADE

Desde o aniversário de 4 anos, no inicio do último mês de maio, o Blog do Miolo Baiano está filiado ao Greenpace. Como filiado, o blog irá promover as ações da ONG verde em defesa da natureza, e de já passou a adotar atitudes de responsabilidade ambiental na aparição, com diminuição de cores no layout do blog, para economizar energia no acesso de seus leitores e consequentemente passará a publicar mais informações com conteúdo de orientação para prática de ações de responsabilidade socioambiental no dia a dia.

ATENÇÃO PARA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMELITE

Começou no sábado (16), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite.
Em Camacan, a Secretaria de Saúde informa aos pais de crianças menores de 5 anos que todas as unidades de saúde do município estarão abertas, das 8 às 17 horas, oferecendo as gotinhas contra a paralisia infantil.

A campanha se estende até o dia 6 de julho.
Para se vacinar as crianças devem estar com o seu cartão de vacinação para que haja o acompanhamento e controle da imunização pelo serviço de saúde.
Poliomielite - Também conhecida como pólio ou paralisia infantil, esta sendo erradicada no mundo graças ao acesso à vacina. Segundo o Ministério de Saúde, no Brasil, o último caso registrado foi em 1989. O contágio é feito através de alimentos contaminados e afeta o sistema nervoso do indivíduo. A doença causa paralisia de alguns músculos e deformações no corpo.
*Com informações da ASCOM-Camacan.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

quinta-feira, 14 de junho de 2012

DIA MUNDIAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

Para marcar o dia 15 de junho que foi instituído em 2002 pela Oraginzação das Nações Unidas (ONU), como o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, nesta sexta-feira, a Secretaria de Assistência Social realiza nesta uma Caminhada Contra a Violência à Pessoa Idosa.

A mobilização acontece a partir das 8h30, com saída da Praça Ruy Barbosa (Pça. do Bené). Toda a população também está convidada a participar do ato.
A ação visa estimular a prevenção e intervenção da sociedade civil nos atos da violência contra a pessoa idosa, numa sociedade onde o envelhecimento da população requer transformações sócio-econômicas. Este tipo de violência se expressa de forma física e psicológica, e as agressões são feitas principalmente pelas pessoas mais próximas da pessoa idosa.
FONTE: ASCOM Camacan.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

NOVELA DE JORGE AMADO QUE TEM IVETE NO ELENCO, TERÁ ESTRÉIA ANTECIPADA

A direção da Globo decidiu alterar a data de estreia da micro-novela “Gabriela”. A novela iria estrear no dia 19, mas foi antecipada para o dia 18, uma segunda-feira.
Antes, a novela iria estrear antes de “Tapas e Beijos”, mas a Globo decidiu que a estreia será em uma segunda, após “Avenida Brasil”, com essa decisão, a sessão de filmes “Tela Quente” não será exibida. O primeiro capítulo terá 1h30 de duração.
A novela “Gabriela” é um remake de Walcyr Carrasco, a autoria original é de Jorge Amado, a direção é de mauro Mendonça Filho.

*Na Telinha da Tv.

20 ANOS DEPOIS, O MUNDO SE REUNE NO BRASIL PARA DISCUTIR O FUTURO DO PLANETA

Começou hoje (13) a Rio +20. O evento mais importante das nações, para discutir as consequências dos desgaste da natureza e as ações que deverão ser tomadas pro futuro do planeta.
O encontro, que ocorre 20 anos depois da Rio 92, deve reunir mais de 130 chefes de Estado em sua fase final, para debater propostas sobre como aliar o desenvolvimento econômico à proteção ao meio ambiente e à inclusão social.
A partir desta quarta (13) até a sexta (15) ocorrem as últimas negociações sobre o documento que será levado aos chefes de governo. Trata-se da “Reunião do Comitê Preparatório da Rio+20″. Entre os dias 16 e 19, o governo brasileiro organiza mesas de debate sobre temas ligados à sustentabilidade com especialistas na área, nos “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”. A fase final, do evento internacional acontecerá com encontro de presidentes e líderes de governos, que vai de 20 a 22 de junho.
*Com informações da Gazeta.

CULINÁRIA BAIANA TEM LUGAR DE DESTAQUE NA RIO+20

Seis cooperativas baianas, que fazem parte da Rede de Alimentação da Economia Solidária, vão servir refeições para cerca de 15 mil participantes da Cúpula dos Povos, evento que faz parte da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, a partir desta quarta (13) até 22 de junho. Os alimentos produzidos serão comprados diretamente de agricultores familiares e os espaços de produção serão articulados com empreendimentos solidários do Rio de Janeiro. Cerca de 200 pessoas que fazem parte de diferentes cooperativas, vão compor as equipes de serviço do grande evento no Rio de Janeiro, e nostrar pros representantes de nações do mundo todo "o tempero que só a Bahia tem".

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL TEM PAGAMENTO SUSPENSO PELO STJ

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler, decidiu favoravelmente ao Governo do Estado, nesta terça-feira (12), e suspendeu a liminar concedida pelo Tribunal de Justiça da Bahia, que orientava o pagamento dos salários dos professores da rede pública estadual em greve.
“A decisão do STJ segue o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), no sentido da aplicação da lei de greve ao serviço público, que não obriga ao pagamento dos salários no período da paralisação”, é a afirmação do Procurador Geral do Estado, Rui Moraes Cruz.

A PGE entendeu que a liminar deferida tinha conteúdo contraditório em relação à decisão anterior, também do Tribunal de Justiça, que manteve os efeitos da declaração de ilegalidade da greve na rede pública de ensino do Estado, decidida pela 5ª Vara da Fazenda Pública da Bahia.

Apesar da setença do STJ, em nota oficial, o governo do Estado conclama os professores da rede estadual, que ainda estão paralisados, a considerarem a proposta apresentada e retomarem as atividades em sala de aula.
*Fonte: Secom Ba.

APÓS 5 ANOS DA MORTE DE ACM, FAMÍLIA VENDE SEU MAIOR VEÍCULO ELEITORAL

A TV Bahia afiliada da Globo, deve passar a pertencer a emissora EPTV, que tem sede em Campinas (SP).
As negociações de compra devem ser concluídas até o final desta semana, com a assinatura do contrato entre as famílias Coutinho Nogueira e de Antonio Carlos Magalhães, falecido em 2007.
Com este negócio, a EPTV dá um grande passo para se transformar numa das principais redes regionais do país, com emissoras em Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos, Varginha e, agora na Bahia.

*Com informações da RD1.

terça-feira, 12 de junho de 2012

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO ANTECIPADO EM JACARECI



Dia 16 - SÁBADO
22:00h - SONDBOM
00:00h - ROQUINHO DO FORRÓ
02:00h - MÁRIO BALA PANCADÃO


Dia 17 - DOMINGO
16:00h - BBB
20:00h - BANDA FASCINAÇÃO
21:00h - BANDA ARRIBA A SAIA
23:00h - BANDA FASCINAÇÃO
00:00h - ARRASTÃO DO FORRÓ.

GLOBO REPÓRTER MOSTRA ILHÉUS AMADO NOS 100 ANOS DE JORGE

A noite desta sexta-feira, dia 15 de junho, terá um gostinho baiano expandido para todo o mundo. Um dia após o lançamento da novela “Gabriela” no Centro de Ilhéus, a Rede Globo deve exibir um “Globo Repórter Especial” que vai retratar a vida e a obra do centenário Jorge Amado, com ênfase para a cidade de Ilhéus, um dos principais palcos da obra do escritor.
Apesar de citar muito a cidade de Ilhéus no documentário que vai ao ar. O ponto de partida para as gravações foi o local onde o Jorge nasceu, a Vila de Ferradas, em Itabuna.

Além de ver e ouvir a narração de fatos importantes da história de vida do escritor grapiúna, os telespectadores também assistirão entrevistas de familiares e personalidades de entidades que representam o nome do "amado" Jorge.

CÂMARA ESTUDA IMPLANTAÇÃO DE FAIXA DE PEDESTRE EM CAMACAN

Está tramitando na Câmara de vereadores de Camacan, um projeto de lei de autoria do vereador Neilton Bahia, que trata de providenciar colocação de faixas para pedestres no centro da cidade. O projeto prioriza escolas, creches, bancos e cruzamentos das ruas que compõem o centro da cidade.

De acordo com o pl, os condutores serão obrigados a dar preferência aos pedestres que desejarem atravessarem as faixas de segurança, sob pena de pagar multas. As placas informativas serão instituídas ao lado das faixas de segurança, alertando aos condutores de veículos que o pedestre terá a preferencia ao cruzar na referida faixa. Vale lembrar que os pedestres, terão preferencia se obrigatoriamente utilizarem a faixa de segurança.Ainda de acordo com a origem do texto, os condutores que não respeitar a vez do pedestre, serão multados pela Polícia Militar, como infração de transito.
A divulgação da existência da nova lei – se aprovada – será promovida através das secretarias competentes, com campanhas de conscientização, tanto para os pedestres quanto para os condutores.

Para o autor do projeto, vereador Neilton Bahia, o centro comercial de Camacã está gerando um grande congestionamento de carros e de pedestres. Segundo ele não está havendo ordenação do trânsito e isso está causando um emaranhado de pedestres e veículos colocando em risco vidas preciosas.
O Edil destaca que o objetivo do projeto é provocar o respeito mutuo entre pedestre e condutor de veículo, educando-os para a convivência pacifica no trânsito e evitar acidentes. Neilton Bahia frisa que as escolas deverão orientar e educar os alunos a utilizarem a faixa de segurança e promover a educação para o trânsito. Ele finaliza complementando que o projeto lei é de grande importância para o Município de Camacan, por isso solicita aprovação por unanimidade.
*As informações são de www.otempojornalismo.com.br

domingo, 10 de junho de 2012

DE OLHO NAS ELEIÇÕES, CANDIDATOS APOSTAM NAS REDES SOCIAIS PARA ATINGIR OS JOVENS DO PRIMEIRO VOTO

Você que ler um pouco de tudo, já deve ter ouvido em algum momento, que toda personalidade ou pelo menos que toda pessoa anônima que quer se tornar uma dessas pessoas notórias em todo lugar e em qualquer situação, tem sim que se colocar em destaque. Pois bem, este é um ano de eleição, e para atingir o maior número de adeptos, simpatizantes e apoiadores (eleitores), os postulantes a uma cadeira de representação de suas respectivas comunidades, mergulham num verdadeiro mar de coisas que valem tudo pra ser visto na cena, melhor dizendo: pra ficar bem na foto.
Nos dias atuais, isto acontece em uma escala de crescimento fora de qualquer medida certa. Em maioria, pelos pré-candidatos e candidatas pra vereador(a), que em sua grande parte não possuem estrutura e recursos de dinheiro, de gráfica e em muitos casos, nem de conhecimento com os meios de comunicação. Para estes que desejam alavancar a popularidade de seus nomes antes mesmo do inicio do período eleitoral, além de frequentar todo tipo de evento que são convidados ou se oferecem a colaborar, restaram a aparição nas redes sociais e para isso, tem alguns que chegam a dar plantão de horas e horas ligados no MSN, no twitter e no facebook para puxar conversas, atualizar contatos e tecer seus comentários sobre os diversos pontos que se destacam nas mídias todos os dias e claro, puxar a sardinha pro lado das bandeiras que eles vão defender nos discursos das dezenas de palanques que aparecerão nos meses que antecedem a votação.


Mas há também os casos de se utilizarem das ferramentas eletrônicas apenas para incrementar como mais um elemento de promoção pessoal que vai somar aos outros tantos meios que já possuem e mantém viva sua comunicação. Como é o caso de alguns prefeituráveis como Noé Rodrigues e Zairo Loureiro, que bem antes das disputas eleitorais vem mantendo seus perfis atualizados nas redes onde promovem suas ideias e ações políticas e, há ainda os casos da entrada dos novatos, como a prefeita de Camacan, Ângela Castro, que a poucos dias, inaugurou seu perfil no facebook. No perfil, é possível conferir informações pessoais como a data de nascimento, o cargo e o e-mail particular da gestora, que certamente é gerenciado por alguém de sua assessoria de comunicação.

Não podemos esquecer que para todos os fins de promoção, também pode-se usar e abusar dos vídeos do youtube para mostrarem seus feitos. Mas vale ressaltar que todo esse empenho dos políticos é para atrair o maior número de jovens eleitores que estão plugados na internet e vão dar seu primeiro voto no próximo mês de outubro.

BLOG RECEBE O SELO DAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DE JORGE AMADO

O Blog do Miolo Baiano acaba de receber o selo das comemorações do Centenário do escritor baiano Jorge Amado.
O selo,é uma identificação criada pelo grupo de comunicação que administra as comunicações referentes ao ano do centenário do ilustre baiano, para identificar os produtos, serviços e publicidades que valorizam as ações de promoção e valorização do nome do “amado” Jorge.



Com mais esta contemplação, de uma importante organização que trata deste assunto de grande relevância para o povo brasileiro, o Miolo Baiano se confirma na lista das mídias alternativas (blogs) que proporcionam boas leituras, com material selecionado com qualidade e prestação de serviço para seus leitores.

Desde março, o conteúdo do Blog do Miolo Baiano já faz parte dos links recomendados pelo portal do centenário. Confira: http://centenariojorgeamado.com.br/Midia.aspx?publicacao=480

SOBRE AS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO

A série de comemorações do centenário de Jorge Amado começou em agosto de 2011 e irá se estender pelo ano de 2012. Para organizar os acontecimentos desse ano tão importante para a literatura brasileira, foi formada uma comissão especial. Todos os projetos aprovados recebem o selo do centenário criado pelo Máquina Estúdio.

COMEÇAM VALER NOVAS REGRAS PARA TELEFONE SOCIAL

Começou a valer nesta sexta-feira (8), para as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (Cad.Único) a inclusão no Acesso Individual Classe Especial (Aice), modalidade de telefonia fixa destinada à população pobre.


Pelo Aice, o preço da assinatura básica mensal, sem impostos, é R$ 9,50, com uma franquia de 90 minutos para ligações fixas locais. Com impostos, o valor chega a R$ 13,30.
O programa vai beneficiar, no primeiro ano, famílias com renda mensal até um salário mínimo. A partir de junho de 2013, serão atendidas famílias com renda de até dois salários mínimos e, a partir de junho de 2014, com até três salários mínimos, contemplando todas as famílias do CadÚnico. Os usuários integrantes do cadastro que já têm telefone em casa e quiserem mudar para o Aice também podem fazer a transferência.
As novas regras do Aice foram publicadas no Diário Oficial da União do dia 9 de abril, estipulando prazo de 60 dias para a entrada em vigor. O Aice existe desde 2005 e tem atualmente cerca de 142 mil usuários. A intenção da Anatel com a mudanças nas regras é contemplar as 22 milhões de famílias inscritas atualmente no Cad.Único.

*Com informações do PFonline.

APÓS PENSAR EM DESISTIR DA VIDA PÚBLICA, NEILTON BAHIA SE PREPARA PARA DISPUTAR SUA 3ª ELEIÇÃO

Muito se falou de sua respeitada atuação como vereador na legislatura 2008-2012. Mas também fora comentada por muitos experientes líderes políticos da Bahia sobre os prejuízos que sua saída da política poderia trazer à nova safra de quadros políticos de Camacan.

Ainda era um pouco mais dos meados de seu mandato quando o vereador Neilton Bahia chegou a anunciar para pessoas mais próximas que embora tivesse sido eleito com expressiva votação em sua segunda tentativa para representar a população do distrito de Jacareci onde reside com sua família, não gostaria de fazer carreira de vereador e portanto, não disputaria mais a vereança em 2012. Mas o pensamento não foi muito longe. Amparado pelo respaldo dos resultados de sua atuação e a credibilidade conquistada frente a população e renomados mentores da política local em outros tempos, Neilton logo começara a sofre pressão das cobranças de populares que lhe confiaram o voto que o elegeu colocando entre os mais votados do município e, atendendo a pedidos, voltou atrás da decisão. No andamento do seu papel de nobre representante do povo, reassumiu sua posição de líder e de novo, se prepara para mais um desafio: vencer as eleições 2012 para mais um mandato de vereador.

Firme combatente das questões dos interesses comuns da sede do município (Camacan) e dos distritos, o vereador Neilton Bahia que sempre foi avesso aos excessos de aparições e exposições de sua figura cristã não é nem de longe o tipo de parlamentar que mais se vê nas concentrações públicas e grandes eventos festivos que não compõem suas obrigações de legislador.

Professor, pai de família e religioso, o Sr. Bahia também é muito criticado por não fazer parte dos palanques nos atos públicos promovidos pela administração de qual ele também compõe como coligação, mas sempre alegou que não foi eleito para fazer pose de representante e sim para fazer valer nas discussões da Câmara, o voto de cada cidadão que lhe confiou zelar pelos interesses de todos e a busca pelas melhorias de Camacan. Como ele mesmo faz questão de frisar “é por estas pessoas que querem ser respeitadas pela atuação dos políticos que temos que trabalhar e aparecer no momento certo".

ATRASO DE SHOW DEIXA PÚBLICO IRRITADO E TRAZ PREJUÍZO A CANTOR BAIANO

O que seria uma noite de diversão, embalada ao som de arrocha romântico, terminou em vandalismo madrugada deste sábado (9), no interior baiano. Pablo, cantor conhecido como a "voz romântica" teve equipamentos e um caminhão incendiados na cidade de Una, que fica a cerca de 60 km de Ilhéus no sul da Bahia.
Segundo o site do jornalista Sidney Rezende, a Policia Civil informou que foi dito por parte da organização do evento que Pablo teria um show marcado na cidade para as 22h. Antes, ele se apresentaria em Ilhéus. De acordo com a polícia, o primeiro show só começou por volta de 1h da madrugada.
A população ficou revoltada com a demora e por volta de 4h, quando apenas o caminhão do artista com equipamentos chegou à cidade, uma multidão atirou objetos e posteriormente incendiou o veículo.

*Fonte: SRZD.

ÀS VÉSPERAS DO PERÍODO DE ELEIÇÕES, CAMACAN VOTA NOVOS SALÁRIOS

Texto reproduzido de Agnaldo Santos.
Foi anunciado na Câmara de vereadores, na manhã desta terça-feira (5), e está em votação o projeto que aumenta os subsidio de prefeito, para o vice e vereadores na legislatura de 2009 a 2012. Ficam fixadas em parcela única de R$ 10 mil reais, o salário de prefeito, e do vice em parcela única de R$ 6 mil reais. Segundo consta do artigo, o 2º o subsídio mensal dos vereadores para a legislatura de 2009 a 2012, fica fixada em parcela única no valor de R$ 3.715 ficando vedado qualquer ato que torne retroativa esta revisão. Está havendo uma votação no legislativo Municipal nesta quarta-feira (6) sobre a apreciação dos parlamentares - Camacanense, sobre o aumento dos subsídios. O aumento também se estende a secretários e procuradores do Município. O artigo 3º reza que o valor mensal do subsidio do procurador geral e secretários municipais, fica fixado em parcela única no valor de 3 mil reais, procuradores e secretários que pertencerem ao quadro permanente de pessoal, fica resguardado o direito de adotar medidas de natureza pessoal legalmente adquiridas coma a recepção de parcelas indenizatórias. Artigo 4º, ao subsídio fixados por esta lei, será assegurada a revisão anual nas mesmas datas e no mesmo índice do reajuste consecutivo ao funcionalismo municipal. O inciso 10 11 e 15 da constituição federal, reza que tendo como limite máximo a correção inflacionada dos 12 meses anteriores, a concessão da reposição dos subsídios apurada segundo o índice oficial, que reflita a avaliação de preços.
Pelo andar da carruagem os subsídios dos Vereadores, prefeito e vice ganharão reforço podem ser aprovados já que foi posto em pauta para votação.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

NOVELA DE JORGE AMADO TERÁ LANÇAMENTO EM ILHÉUS

Pela primeira vez, a TV Globo fará a festa de lançamento de uma nova atração fora do circuito Rio de Janeiro/São Paulo.
Em reunião realizada no dia 17 de maio, no Palácio Paranaguá, o presidente da Fundação Cultural (Fundaci), Maurício Corso, comunicou oficialmente ao prefeito Newton Lima que o remake da novela Gabriela, previsto para estrear no próximo dia 19 de junho, será lançado em Ilhéus.

De acordo com as primeiras informações, o lançamento acontecerá no dia 14 de junho, a partir das 19 horas, no Bar e Restaurante Vesúvio, ao lado da Catedral de Ilhéus - um dos principais cenários do romance “Gabriela, Cravo e Canela”, do escritor Jorge Amado.
No dia da estreia nacional do remake “Gabriela”, programada para as 23 horas do dia 19 de junho, serão instalados dois grandes telões na praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião.

A trama que irá ao ar a partir do dia 19 de junho conta a história de Gabriela – interpretada por Juliana Paes –, uma moça simples do sertão baiano que vai para Ilhéus para fugir da seca. Sofrida, porém muito alegre, Gabriela conquista os homens com seu jeito alegre, simples e sensual. Além de Juliana Paes, integram o elenco grandes nomes da televisão brasileira, como Humberto Martins, Antônio Fagundes e Marcelo Serrado.
*Fonte: ASCOM PM Ilheus.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

FESTIVAL GASTRONÔNOMICO COLOCA RESTAURANTES DE ILHÉUS NA LISTA

Salvador, Ilhéus e mais sete cidades baianas recebem até o dia 15 de junho o festival Brasil Sabor 2012.

O festival gastronômico tem como tema “Quem tem boca vai a Roma” e reúne 22 restaurantes que preparam pratos inspirados na cozinha italiana.
Os valores dos pratos variam entre R$ 17,90 e R$ 70,50. Massas, carnes, peixes e molhos compõem as receitas.
Camaçari, Paulo Afonso, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Prado, Amélia Rodrigues e Cairu também integram o projeto.
Em Ilhéus, os restaurantes participantes são: Village Indaia, Mar e Amor e o Mar Aberto.
*Informações do http://www.blogdogusmao.com.br/v1/

1º de Junho: DIA DA IMPRENSA

Homenagem a todos os profissionais da imprensa que fazem dos meios de comunicação uma porta democrática para que todos os cidadãos tenha acesso a informação.
-Liberdade de Expressão, sempre!

GOVERNADOR E PREFEITO INAGURAM OBRAS EM PORTO SEGURO

Na próxima terça-feira, 5 de junho, o prefeito de Porto Seguro fará a inauguração de duas importantes obras que tem o apoio e a presença do Governador do Estado, Jaques Wagner, a primeira delas é a inauguração das obras de ampliação, modernização, melhorias de acesso e revitalização do Aeroporto Internacional de Porto Seguro, a outra é as novas instalações da Unidade de Saúde da Família Estádio, no Centro da cidade.
Logo depois dos protocolos das duas inagurações, haverá um Show Gospel na Praça da Bíblia.
*Foto do Agora Notícia.

AGRICULTORES DE CAMACAN E SANTA LUZIA RECEBEM SEMENTES DA EBDA



Nesta sexta-feira (01), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) realiza dois atos simbólicos, nos municípios do Sul do estado, para marcar a distribuição de sementes de feijão e milho, do Programa Semeando, entre os agricultores familiares.
As ações acontecem em Camacan e Santa Luzia, os quais, juntos, receberão mais de uma tonelada e meia de sementes.

Em Camacan, a atividade acontece na parte da manhã e será regada de um café da manhã oferecido aos agricultores familiares, logo após umaa solenidade, no Escritório local da EBDA.
Em Santa Luzia, o evento ocorre na Câmara de Vereadores, também no fim da manhã. O gerente da EBDA Wagner Ayres e o coordenador regional da distribuição de sementes, o engenheiro agrônomo Welligton Leite, são presenças confirmadas nos dois eventos.
*As informações são do Portal Caro Gestor.