sexta-feira, 30 de março de 2012

ITABUNA PREPARA NOVA ESTRUTURA PARA A PAIXÃO DE CRISTO

A Paixão de Cristo promete emocionar o público itabunense este ano e terá mudanças em sua estrutura.


O evento vai acontecer no dia 6 de abril, a partir das 19 horas, é promovido pela Prefeitura e pela primeira vez está sendo produzido pela FICC, em conjunto do a Diocese de Itabuna.
Fernando Caldas, diretor de projetos da Ficc disse que o espetáculo será apresentado de forma itinerante, com direito a efeitos especiais, como em Nova Jerusalem no Recife.
De acordo com as informações, o publico vai poder acompanhar em tempo real. O percurso vai começar na Avenida Beira Rio, passando pela Praça Camacan em direção á Catedral São José.

*Do Amarelinho da Bahia.

FONTE NOVA EM CONTAGEM REGRESSIVA PARA FICAR PRONTA

Com mais de 55% das obras concluídas, a Arena Fonte Nova será entregue, segundo o consórcio responsável, no dia 30 de dezembro.


Por conta da vistoria da Fifa, em junho, para a confirmação de Salvador com subsede da Copa das Confederações 2013, o trabalho precisou ser adiantado, já que a previsão anterior de entrega era daqui a um ano.

Não tenho dúvida de que Salvador terá o estádio pronto e que a avaliação da Fifa será apenas a consolidação”, garante José Luiz Góes, diretor de engenharia da Arena.

Pronta, a Arena poderá trocar de iluminação externa. Assim, quando a Seleção jogar, quem estiver passando pelo Dique verá o estádio verde e amarelo. No caso do Bahia, as luzes serão azul e vermelha; com o Vitória, vermelha e preta. Faltam 276 dias.

*Foto e informações do Bom Dia Feira.

UM HOMEM E DOIS TRAVESTIS FORAM VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA EM ITABUNA





Um homem foi morto e duas travestis baleadas na tarde desta quarta-feira (28) em Itabuna, no sul do estado, segundo a polícia local. A vítima fatal, identificada como Jorge Fernandes, morreu no local, dentro de um veículo Cross Fox.
Segundo testemunhas, o grupo com quatro pessoas saiu de um salão no bairro de São Roque e já estava dentro do carro quando homens armados passaram em uma moto vermelha atirando pelo menos 15 vezes. Jorge, que era o carona do carro, morreu na hora. De acordo com o site Radar Notícias, ele era homossexual.

O motorista do carro, Célio Silva Dantas, 28 anos, conhecido como "Denise", foi baleado nas costas e no braço; Ivan Fonseca Nascimento, 43, a "Eva", foi atingido na perna e no braço. Já Madson Santos Silva, 20 anos, se abaixou ao ouvir os disparos e saiu ileso. Os feridos foram levados para o Hospital de Base.
Único sobrevivente do atentado, Madson contou à reportagem do Radar Notícias o que aconteceu: "De repente começaram a atirar (...) Na hora que chegou de junto do mercado, começou os tiros. Aí eu fui e me abaixei e não vi mais nada".
A polícia tem a princípio duas linhas de investigação - vingança ou homofobia. Até o dia 22 de março, onze gays foram mortos na Bahia, segundo dados do Grupo Gay da Bahia (GGB). Em todo país, foram registrados 80 homicídios no mesmo período.

*Do Correio da Bahia.

O BAHIA PASSOU. ESTÁ NA FINAL!



O Tricolor deixou sua marca novamente. Com média de gols por partida superior a de Messi no ano, Souza garantiu a vitória do Bahia sobre o Feirense por 1 a 0, em Senhor do Bonfim, e a classificação antecipada às semifinais do Campeonato Baiano.
Na comemoração depois da cabeçada que balançou as redes, homenageou o vascaíno Edmundo, que jogou sua partida de despedida na noite desta quarta-feira.

O Bahia chegou a 42 pontos, enquanto o Vitória da Conquista, quinto colocado, tem 27 e só pode chegar até 39. Além disso, o Tricolor depende de apenas três pontos nos próximos quatro jogos para garantir a primeira colocação na fase inicial. O Feirense permaneceu com 32 pontos, na zona de classificação às semifinais, em terceiro lugar.

*Do Futel Baiano.

quinta-feira, 29 de março de 2012

VICE-PREFEITO DE SALVADOR VAI COORDENAR O CARNAVAL DO NOVO PREFEITO



O carnaval de Salvador em 2013, será coordenado pelo vice-prefeito Edvaldo Brito. O anúncio foi feito nesta quarta (28) pelo prefeito João Henrique (PP), durante reunião com integrantes do Conselho do Carnaval, no Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina.
Edvaldo Brito coordenou a festa em 2010 e 2011, e foi o responsável pela parte social da folia deste ano.
O município terá uma autoridade pública do carnaval, que vai centralizar a organização da festa e entregar todo o planejamento pronto ao prefeito eleito em outubro.
Ao comentar, o vice-prefeito se declarou satisfeito com mais essa demonstração de confiança do prefeito João Henrique. “Vamos trabalhar para reeditar o sucesso de todos esses anos, principalmente porque em 2013 a maior festa popular do planeta começará muito mais cedo, na primeira semana de fevereiro”.

*Bahia Toda Hora - Imagem ilustrativa.

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR REÚNE DIVERSAS OPÇÕES DE COMEMORAÇÃO

É dia de festa na cidade mais baiana de toda Bahia! Para comemorar os 463 anos, os soteropolitanos recebem de presente uma extensa programação com shows, exposições, oficinas de pipas e inauguração de equipamentos públicos. Até o Elevador Lacerda vai ganhar presente, uma nova iluminação.

Entre tantas opções culturais, há também as atividades políticas e administrativas dos governos, que incluem as formalidades de praxe de todo aniversário de emancipação. Na rede municipal de ensino, por exemplo, nesta quinta-feira (29), tem inauguração de dois novos e importantes equipamentos: O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Paulo Bispo Braz e o Ginásio Poliesportivo Nelson Cazumbá, ambos em Nova Brasília.
No Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Acontece gratuitamente, uma série de homenagens ao aniversário de Salvador.


Motivos para parabenizar a cidade, é que não falta. Até quem escolheu ficar em casa vendo televisão, vai ser contemplado com as homenagens à cidade. Para isso, durante toda essa semana, o Band Cidade exibe a série "Salvador. Minha cidade, minha fé" que apresenta as belezas naturais de Salvador, do ponto de vista dos soteropolitanos.
"Salvador. Minha cidade, minha fé." Vai ao ar até dia 30 no horário dàs 18h50, no Band Cidade.

quarta-feira, 28 de março de 2012

HOMENAGEM AOS 463 ANOS DE SALVADOR

*Trecho da música de Ary Barroso.

CAPITAL BAIANA VAI GANHAR MAIS UM JORNAL DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

No próximo dia 11 de abril, o grupo Bandeirantes de Comunicação vai comemorar seus 31 anos na Bahia, com o lançamento do jornal Metro, publicação de conteúdo editorial não apenas local, mas também nacional e internacional, já que se trata de uma associação com o grupo sueco Metro Internacional, presente em 22 países e 131 cidades.


O periódico já tem mais de 450 mil exemplares de circulação diária em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas e Santos e chegará ainda este ano em Salvador. O mês do lançamento, no entanto, ainda não foi definido.

À frente das operações está o diretor-geral da Band Bahia, Cláudio Nogueira. O objetivo do Grupo Bandeirantes é chegar a 1 milhão de exemplares diários em todo país, o que constituiria a maior circulação de um título da imprensa brasileira em todos os tempos. Na capital baiana, a tiragem inicial será de 40 mil exemplares diários gratuitos.
* Do BN - Imagem ilustrativa. da Band.

A COELBA VAI SORTEAR GELADEIRAS EM ITABUNA

Com o objetivo de estimular o cadastramento de clientes na Tarifa Social de Energia, a Coelba irá sortear 80 geladeiras novas, com selo Procel A, em Itabuna.

Para participar do sorteio, basta o cliente cadastrar seu NIS (Número de Identificação Social) na Agência da Coelba. Caso ainda não possua NIS, deve procurar a Prefeitura Municipal a fim de obtê-lo, e depois cadastrá-lo na Companhia de Energia.
Serão realizados dois sorteios por ano: nos dias 15 de junho e 20 de novembro.

Justificativa: Itabuna é uma das cidades que possui maior número de clientes que perderam a Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de luz.
Cerca de 18 mil famílias perderam benefício por não terem cadastrado seu NIS na Coelba, conforme estabelece a Lei Federal 12.212/2010.

O presente: Os clientes contemplados receberão refrigeradores de 252 litros que, graças à sua eficiência, podem proporcionar uma economia média de 53 kWh/mês, o equivalente a R$ 31,00 na conta de energia.
Os eletrodomésticos utilizam o R600a (isobutano), gás considerado ecológico, e são fabricados pela empresa Mabe especialmente para o Grupo Neoenergia, holding da Coelba.

*Fonte: Diário Bahia.

VITÓRIA LANÇA NOVO UNIFORME PARA TEMPORADA 2012

O departamento de Marketing do Vitória lançou na noite desta terça-feira (27), em sua nova loja no Barradão, os seus uniformes para a temporada 2012.



O evento contou com a presença do presidente da Penalty, Roberto Stefani, de alguns jogadores , da comissão técnica e diretoria.
O presidente da fornecedora de material rubro-negro, em discurso antes do desfile, revelou que a empresa fechou parceria com a Centauro, uma das maiores lojas de produtos esportivos do país, para que esta tenha um espaço do Leão.

"Acertamos com a Centauro para a implantação de um espaço do Vitória, como se fosse uma loja do clube. Em 90 a 120 dias estará pronto. Será em dois shoppings em Salvador" Adiantou á Coluna Holofote do BN.

CEPLAC MOBILIZA REGIÃO PARA DISCUTIR CADEIA PRODUTIVA



A revitalização da economia cacaueira baiana, com base na conservação produtiva, será um dos pontos discutidos na próxima sexta-feira, dia 30, no seminário “Conservação Produtiva”, promovido pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira-CEPLAC. “A Região Cacaueira e o Sistema Cabruca na Rio+20” é o tema do encontro, que acontecerá às 9 horas, no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau.

Destinado a toda a comunidade sulbaiana, o seminário terá três palestras de técnicos do Ministério da Agricultura. A de abertura será sobre “Conservação Produtiva: Dinâmica do equilíbrio natural e sócio-produtivo do agroecossistema cacaueiro”, pelo engenheiro da florestal da CEPLAC, Dan Erico Lobão.

Segundo a programação, o técnico Erikson Chandoha, do Ministério da Agricultura, falará sobre “Conferência Internacional Rio+20”. “Financiamentos do Banco Mundial para Planejamento e Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável” será o tema de Caio Tibério da Rocha, também técnico do MAPA.

“Esse encontro é de grande importância socioeconômica para o sul da Bahia e a CEPLAC está mobilizando toda a sociedade para que participe ativamente”, afirmou o Superintendente da Ceplac na Bahia. “Conservação produtiva é o processo que pretendemos levar até o Rio +20 e a partir dele transformar num termo de referência que apresentaremos para o Banco Mundial”, acrescentou Juvenal Maynart.

No último dia 23, técnicos e pesquisadores da CEPLAC participaram de uma reunião preparatória, no auditório do Cepec, quando discutiram o papel da pesquisa e da extensão rural na conversação produtiva. “Trata-se de um modelo de agricultura baseado na cabruca, sistema de produção de cacau que preserva a mata atlântica baiana”, lembrou Dan Lobão.

*Fonte: Alerta Geral.

CAPITAL BAIANA SEDIA FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL



A Bahia sedia pela primeira vez, desta quarta-feira (28) até sábado (31), o VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (VII FBEA), maior evento do setor. A abertura, nesta quarta, às 19h, no Centro de Convenções, em Salvador, terá a presença do governador Jaques Wagner.

Com o tema central "Rumo à Rio + 20 e às Sociedades Sustentáveis", o VII FBEA consta como evento preparatório oficial da sociedade civil para a Rio + 20, a Conferência que a ONU realizará em junho, também no Brasil, com missão de avaliar os avanços da Eco-92 e perspectivas futuras, com foco na "economia verde" e "governança global".

*SECOM.

terça-feira, 27 de março de 2012

DELEGACIA DE CAMACAN AINDA TRABALHA PARA NORMALIZAR ATENDIMENTO

Desde o começo de junho do ano passado (2011) quando ocorreu a Operação Esfinge que foi preso o então delegado titular de Camacan juntamente com outros policiais, a Delegacia do município acumulou dezenas de registros e processos dos cidadãos, que ainda nos dias de hoje permanecem empilhados nas dependências da unidade policial a espera de continuidade.
Apesar de ter passado por uma reforma bancada pela prefeitura, o prédio ainda não recebeu contingente suficiente para dividir em grupo de administração e atuação policial, portanto apenas um pequeno grupo atua nas duas funções. Isso faz com que ocorram mais atrasos no encaminhamento dos documentos que deveriam seguir para a vara criminal da Comarca de Camacan.
Para tentar solucionar o problema de acumulo, parte desses documentos aos poucos já está sendo retomado ás discussões pertinente, mediante procura dos seus envolvidos e das condições disponíveis para o escrivão.



“Na medida do possível, temos encaminhado os procedimentos para justiça”. É o que garante o escrivão Rosivaldo Cardoso dos Santos, que está lotado na Delegacia Civil de Camacan desde 25 de novembro de 2011.
De acordo com Rosivaldo, a delegacia que até meados do ano de 2011 tinha um efetivo de um pouco mais de 10 pessoas, atualmente conta apenas com 5 agentes de policia, 1 delegado e 1 escrivão. E, por conta desta baixa no número de servidores, mais a demanda cotidiana dos acontecimentos registrados pela polícia, fica dificil dar andamento a todas as queixas e boletins feitos no período em que Camacan não tinha delegado titular, sendo que ao mesmo tempo ele tem que correr contra o tempo para apresentar ao fórum os devidos documentos de novas ocorrências dentro dos prazos estabelecidos para abertura dos respectivos processos.

“Aqui tem muitos procedimentos que estavam parados e hoje andam dentro das emergências que vão acontecendo e os procedimentos atuais. À mediada que as pessoas recorrem para buscar informações se as queixas delas estão andando ou paradas, nós damos atenção para continuar, uma vez que a delegacia não está estagnada e todos os dias temos novos casos a apurar e dar andamento. Assim temos tentado atender a todos os interessados”. Afirma o Escrivão.

*Com foto de O tempo Jornalismo.

CRONOLOGIA DO MOVIMENTO DOS PROFESSORES EM CAMACAN:

Em janeiro, foi solicitada reunião com a equipe gestora e só foi concebida em março de 2012, no dia 14, deste.
Nesta reunião com a gestora Municipal de Camacan, a pauta foi a seguinte:
- A aprovação do Estatuto do Magistério e do Plano de Carreira unificado para os educadores;
- A destinação de 25% do orçamento municipal para a educação;
- Pagamento do reajuste de 22,22% no Piso Salarial da Categoria no Município”;
- Individualização do FGTS;
- Enquadramento da jornada integrada (Cadastro Único)
- Extensão da licença maternidade.
- Adicional por tempo de serviço.
Esta pauta foi parcialmente aceita, ficando emperrada no tocante do reajuste salarial que concede aos professores de 22,22%, sobre o piso de R$ 1.187,00, passando a valer o valor de R$ 1.451,00, para uma jornada de 40 horas.

Sexta-feira, 16 de março: Último dia Greve Nacional, os professores reunidos em Assembleia, recebeu o representante do Poder Público Municipal na Câmara de Vereadores de Camacã, onde o mesmo pediu paciência e compreensão, em tempo ele pede que a categoria aguarde até sexta-feira dia 23/03/2012 para apresentar a proposta fundamentada por escrito.

Quarta-feira, 21 de março: Assembleia Geral dos profissionais em educação, realizada na tarde desta quarta-feira, na Câmara de Vereadores de Camacã, recebeu as informações sobre os cálculos do executivo, dizendo que não seria possível repassar o reajuste definido pelo Governo Federal de 22,22% ao salário base dos profissionais em Educação.
Diante da proposta apresentada pelo Chefe do Gabinete, de apenas 6,5% para o referido reajuste, a categoria deliberou oficiar a Secretaria de Educação sobre a decisão da categoria de não aceitar os 6,5% e aguardar o repasse dos 22,22%, além de informar a possível greve esperando o prazo legal de 72 horas.

Segunda-feira, 26 de março: Após mais uma rodada de negociação, onde o executivo municipal não sinalizou a possibilidade de cumprimento da Lei do Piso salarial, reafirmando apenas a possibilidade de reajustar o piso salarial dos professores de Camacan, em apenas 6,5%, os professores deliberaram em deflagrar a greve, pelo reajuste de 22,22 %, por tempo indeterminado.
*Informações Enviadas pelo Professor José Araújo e Confirmadas pela Diretora da APLB - Sindical Delegacia Cacau Sul.

ELETRODOMÉSTICOS CONTINUAM COM ISENÇÃO DE IPI ATÉ MEIO DO ANO

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou ontem na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) que estenderá o prazo de vigência da isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na linha branca - fogões, geladeiras e máquinas de lavar -, por mais três meses.



Atendendo expectativas de outros setores, a Pasta incluiu no pacote móveis, laminados PET para revestimentos, papel de parede, luminárias e lustres (veja quatro abaixo). A Fazenda já estudava prorrogar o prazo há alguns dias, conforme divulgou o Diário. A desoneração, deflagrada em dezembro, expiraria sábado.
A renúncia tributária irá desonerar as fabricantes de todos os artigos anunciados em R$ 489 milhões até 30 de junho, segundo a Fazenda. Mantega justificou que estender o prazo é resultado de interesse do governo federal em se estimular a economia. Mas enumerou condições às indústrias: “Em contrapartida à desoneração, os setores beneficiados terão que garantir a manutenção dos empregos (no setor).”

*FONTE: Diário do Grande ABC .

ALUNOS DE ESCOLA BAIANA SERÃO MONITORADOS POR CHIP NA BLUSA



Os alunos da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia, serão os primeiros do Brasil a se adaptarem ao fardamento digital, de acordo com a prefeitura da cidade. A iniciativa foi lançada na terça-feira (21) pela Secretaria de Educação no Centro de Educação Paulo Freire (Caic).
O projeto funciona em fase experimental desde 2011 e deve ser expandido para 25 das 203 unidades escolares do município na próxima semana, segundo estimativa da Secretaria. As camisas carregam um chip que monitora a frequência de cada estudante e gera o registro do horário em tempo real aos pais por meio de SMS. Inicialmente serão cerca de 25 mil crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos, beneficiados pelo projeto. Até 2013, está prevista a inclusão de todos os atuais 42.725 alunos da rede municipal.

Para o controle, foi aplicada a tecnologia de identificação de radiofrequência chamada RFID, desenvolvida por um núcleo do Senai e geralmente adotada por empresas privadas para controle dos trabalhadores. “Todos os pais terão os telefones cadastrados e receberão alerta via celular sobre a entrada ou saída da escola. O sistema faz a captação através de sensores que são instalados nas unidades. Eles fazem automaticamente a leitura dos chips e repassam a informação via mensagem de texto aos pais”, explica o secretário Coriolano Moraes.

A camisa, que pode ser lavada normalmente, tem o chip instalado na parte do escudo e o sistema não pode ser retirado.

*Do Blog do Martins.

segunda-feira, 26 de março de 2012

FEIRA DE SANTANA COMEÇA MONTAR ESTRUTURA DA MAIOR MICARETA DO ESTADO

Os preparativos para a Micareta 2012 estão a todo vapor. A folia acontece no período de 19 a 22 de abril com grandes atrações para animar o folião. E para deixar tudo pronto para o início da festa, já foram iniciados os serviços de montagem das estruturas e instalação do sistema especial de iluminação pública no circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra.



De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Silvio Moreira, a instalação dos refletores teve início na última segunda-feira (19/03/2012) e seguem em ritmo acelerado. “Já instalamos 50 refletores no decorrer do circuito. Hoje as equipes vão instalar mais 50 equipamentos de mil watts e mais 10 de 400 watts”, informa.
Os trabalhos estão a cargo da empresa Guia Engenharia e a previsão, conforme Moreira, é que os testes sejam realizados no dia 13 de abril. O diretor lembra que além de refletores, também serão instaladas gambiarras no circuito e em ruas laterais à avenida, para oferecer mais segurança aos foliões e trabalhadores da festa.
A montagem dos camarotes também segue avançando. Os equipamentos estão sendo montados pela empresa Elite, vencedora da licitação pública promovida pela Prefeitura de Feira de Santana. A previsão é que os camarotes sejam entregues entre os dias 14 e 15 de abril.

*Pelo Jornal Grande Bahia.

POPULAÇÃO DE CANAVIEIRAS RECLAMA DE OBRA ABANDONADA E EMBASA RETOMA CONTROLE




A Embasa retomou o controle da obra de esgotamento sanitário que está sendo realizada na Praça da Capelinha e imediações, em Canavieiras.

A empresa que executava a obra, a Laas Construtora, abandonou o serviço e já está sendo penalizada por isso.
A obra será executada a partir da próxima semana diretamente pela Embasa, em parceria com a prefeitura. Caberá à Sulbaiana Construtora efetuar a ligação dos imóveis à rede de esgotamento sanitário.
Há meses essa obra se arrasta, causando indignação em toda a cidade. Em se tratando de área calçada, mas com valetas mal-fechadas e sem compactação e sem reposição do calçamento, até automóveis têm atolado na área. Em outro trecho as valetas continuam abertas.

*Do Tabu On Line.

SÃO JOÃO DO PARAÍSO GANHA UNIDADE DE PELOTÃO DA PM

O Distrito de São João do Paraíso no sábado, dia 24, teve inaugurado uma unidade de Pelotão da 62ª Companhia Independente.


Segundo a assessoria do Major Rodrigues Castro, Comandante da 62ª CIPM, o evento foi presidido pelo Coronel PM Antonio José Barbosa Reis, Comandante do CPRS, Comando de Policiamento Regional Sul, com Sede em Itabuna e contou com a presença dos Oficiais da Companhia Independente e de diversas autoridades locais.
A Inauguração do Pelotão de Paraíso, motiva o aumento de efetivo de policiais militares na localidade e atende a uma expectativa da população local com vistas a intensificação da Segurança Pública na comunidade e logradouros circunvizinhos.

*Da RBN.

OPÇÕES PARA CURTIR O ANIVERSÁRIO DE SALVADOR

Os 463 anos da cidade de Salvador são comemorados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) com ampla programação cultural e espetáculos com entrada franca.


Terça-feira (27), o Cortejo Afro se apresenta, com a participação da cantora Rita Braz. Na abertura, o espetáculo de dança Cardan. O samba de roda do grupo Os Vendavais abre a noite de quarta-feira (28), às 18h, que trará também o show de “J. Veloso e Os Cavaleiros de Jorge”.

No dia de fundação da cidade, quinta-feira (29), às 19h, a Praça Thomé de Souza recebe o Sarau do tradicional grupo de choro de Salvador, “Os Ingênuos”, com participação das cantoras Lia Chaves e Noeme Bastos.

A música instrumental vai dominar o palco do Espaço Cultural da Barroquinha nesta segunda (26), com a apresentação do Quarteto de Cordas Capa Preta.

Na quinta-feira (29), o reggae vai comandar a festa na Barroquinha, com o show da banda Direto ao Ponto e participação especial de Lazzo Matumbi.
Sexta-feira (30), o Quiosque receberá a aula espetáculo de Samba de Roda – com apresentação de grupos de Salvador e de cidades do interior – coordenada pelo presidente da Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, Edivaldo Bolagy. E, encerrando a programação, no sábado (31), acontece o I Festival de Cantigas de Capoeira, um pouco mais cedo, às 14h.
Encerrando a programação do Espaço da Barroquinha, na sexta-feira (30), o público poderá apreciar a black music de Dão e a Caravana Black. Todas as apresentações serão iniciadas às 19h, com exceção da quarta-feira (28).


Casa do Benin – Na Casa do Benin, os eventos acontecem entre 16h e 18h. Nesta segunda-feira (26), a Oficina de Dança Cardan se apresenta no Quiosque. Quarta-feira (28) acontece, também no Quiosque, o Encontro de Capoeira e Maculelê, com a Orquestra de Berimbau do Grupo Gangara. Desfile de penteados afro, com a cabeleireira Negra Jhô, e apresentação musical do DJ baiano Mauro Telefunksoul, na quinta-feira (29).


Museu da Cidade – No Museu da Cidade, segue aberta ao público até o dia 30, a exposição “Um Olhar sobre Salvador”. Diferentes artistas plásticos do Centro Histórico expõem telas sobre a capital baiana.

*Informações do Bahia Toda Hora.

EUNÁPOLIS: TROCA DE TIRO FERE UMA CRIANÇA DE 11 ANOS



Uma criança de 11 anos foi atingida por uma bala perdida na noite deste domingo (25), no COnjunto Urbis I, no município de Eunápolis.

Segundo informações da Polícia Militar, dois homens em uma moto estavam atirando contra um outro homem na rua quando o menino foi atingido. Dois homens chegaram e o carona, que estava armado, desceu da moto e começou a atirar contra Jeferson Rodrigues Del Rey, 23 anos. Neste momento, a mãe e a criança passavam na rua e o menino acabou sendo atingido na coxa. As daus vítimas moram no bairro onde foram baleadas.

O menino foi socorrido para o Hospital Regional e não corre risco de morte.

De acordo com o site Radar Notícias, Jeferson foi atingido no pescoço e a bala, segundo os médicos, ficou alojada no maxilar.

A polícia aidna não tem informações sobre a autoria dos disparos e sobre o que poderia ter motivado as tentativas de homicídio.

*Do Correio.

PAU BRASIL VENCE IBIRATAIA POR 3X2 NO SUB 20

A Seleção de Futebol Sub 20 de Ibirataia perdeu neste domingo (25) para a Seleção de Pau Brasil no Campeonato Regional de Futebol Sub 20, pelo placar de 3x2. O referido Campeonato está sendo organizado pela LFFI de Itabuna. O jogo foi realizado no Estádio Municipal de Pau Brasil com início às 15:30.



O JOGO: A Seleção de Pau Brasil jogando em casa e sentindo mais a vontade impôs um ritmo de pressão no início do jogo buscando balançar as redes do gol adversário e precisamente aos 20 minutos numa bola cruzada pela direita o atacante André pegou de primeira marcando o primeiro gol da partida.

O técnico Márcio Caricchio retornou com os meninos de Ibirataia para o segundo tempo após corrigir algumas deficiências, o time buscou um melhor toque de bola e desempenho em campo, e, numa jogada de triangulação trabalhada com Joãozinho, Iago escorou e marcou um belo gol empatando o jogo. A equipe anfitriã reagiu mediante erros cometidos no meio de campo e na zaga ampliando o marcador, aproveitando as falhas da equipe de Ibirataia.

A Seleção ibirataense conseguiu diminuir a vantagem, numa cobrança de pênaltis pelo craque Maradona que foi escolhido como o melhor jogador em campo.

Placar final: PAU BRASIL 3X2 IBIRATAIA.

A Seleção de Ibirataia enfrentará no próximo domingo (31) a Seleção de Pau Brasil em seu jogo de volta e precisará vencer a equipe para continuar no certame.

*Da Ass. Com. da PM Pau Brasil - foto ilustrativa.

MESMO APÓS REFORMA DE UNIDADE, DETENTOS CONSEGUEM FUGIR DE CAMACAN

Doze pessoas tentaram fugir da delegacia de Camacan, cidade ao sul da Bahia, na madrugada deste domingo (25). Três foram recapturados pelos policiais plantonistas ainda no instante da ação criminosa, ocorrida entre as 1h e 2h, e outro foi resgatado no começo desta manhã, de acordo com a polícia da cidade. Oito continuam foragidos. Segundo a polícia, eles respondem por tráfico de drogas e homicídios.Os presos usaram a ferramenta "macaco de carro" para abrir algumas vigas, localizadas no pátio da unidade, e saíram pelo telhado com o auxílio de uma corda feita com lençóis, mais conhecida como "tereza", informou a polícia.



A delegacia que foi construída nos anos 80, recentemente passou por uma grande reforma, exatamente, no segundo semestre de 2011. O prédio tem capacidade para 16 detentos e abrigava 34, em uma média de seis a oito pessoas por cela. Ainda segundo as últimas informações, equipes da Polícia Civil fazem diligência na cidade para recapturar os atuais foragidos.

*Do G1/Ba.

BAHIA DEBATE COM PRODUTORES, A ESTRUTURAÇÃO DE COCO E LARANJA

Reunidos com cerca de 500 agricultores, pescadores e assentados dos 15 municípios localizados nos territórios de identidade do Litoral Sul e do Agreste de Alagoinhas, no Clube Esportivo de Conde, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, debateu durante mais de três horas as demandas das cadeias produtivas do coco e citricultura, predominantes na região, além da pecuária de leite e corte, e da pesca e aquicultura.



Participaram das discussões os superintendentes da Seagri, os coordenadores e diretores da CDA, EBDA, Adab e Bahia Pesca, representantes dos Banco do Brasil e Banco do Nordeste do Brasil; o secretário de Agricultura de Conde, Claudio Velame, e Roberto Lessa, diretor da Aurantiaca, indústria de coco que está sendo implantada em Conde.

Esta importante reunião fez parte da programação da 26ª edição do projeto Seagri Itinerante, que durante quatro dias percorreu os 15 municípios dos territórios de identidade do Litoral Sul e do Agreste de Alagoinhas.

Momentos antes da reunião, o secretário da Agricultura, Eduardo Salles visitou o canteiro de obras da Aurantiaca, primeira indústria de coco a se instalar na Bahia, atraída para o Estado pelas ações desenvolvidas pela Secretaria da Agricultura, através da Superintendência de Atração de Investimentos, em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio (Sicm). Os diretores da indústria, Roberto Lessa e Oscar de Lavrini explicaram ao secretário e comitiva o que está sendo feito na fábrica, que no mês de setembro deste ano vai colocar em operação a sua primeira unidade, para fabricação de biomantas e biorolos, utilizados em sistema de contenção. Em abril de 2013, a indústria inicia a fabricação de óleo e água de coco.

*Informações da ASCOM.

sexta-feira, 23 de março de 2012

RCC DE CAMACAN COMEMORA 20ª FESTA DA MISERICÓRDIA

A Coordenação da Renovação Carismática de Camacan, mais uma vez à frente da Festa da Divina Misericórdia está convidando a comunidade católica da região sulbaiana para celebrar os 20 anos do evento, que acontece de 13 à 15 de abril no Colégio Municipal Luciano Sanatana. No convite elaborado para veicular nas redes sociais, os organizadores se dizem muito felizes por estes 20 anos de vitórias, "porque até aqui nos tem ajudado o Senhor".



Neste ano de 2012, a pregação especial ficaraá por conta da convidada Frantieska, da RCC de Guarapari-ES.

As comunidades vizinhas que tiverem interesse em particpar do encontro carismático, devem fazer contato com Paulo Cesar, Coordenador da RCC-Camacan, pelo telefone: (73)8106-4610.

A Inscrição tem uma taxa simbólica de R$ 10,00 + 1 Kilo de Alimento não perecível.

SALVADOR COMEMORA 463 ANOS COM PROGRAMAÇÃO MULTICULTURAL

No dia 29 de março (quinta-feira), a cidade do Salvador completa 463 anos e para comemorar essa data tão importante para os soteropolitanos, os Shoppings Center da cidade, paralelo as diversas programações culturais da capital baiana, diversas atividades.

O Shopping Barra por exemplo, em parceria com a Revista Metro Quadrado, vai receber a exposição “Salvador pela óptica do mercado imobiliário”. Uma mostra do passado, do presente e do futuro em um só lugar.

No Salvador Shopping, os corredores de plantão vão ganhar mais uma prova durante o calendário anual. A corrida Viver Bem Salvador, evento promovido pelo Shopping, em parceria com a Latin Sports, uma das empresas mais conceituadas no segmento.
Pelo segundo ano consecutivo, o centro de compras incentiva a prática esportiva no entorno do empreendimento, com percursos de 5km e 10km.
A prova será realizada no dia 01 de abril, às 7h, em comemoração aos 463 anos.

Outra opção também diferente da programação oficial é o projeto multicultural VENTILA SALVADOR, que acontece em frente ao Morro do Cristo, na Barra, confira informações do prjeto na imagem:


LGBT DE SALVADOR FAZ ATO PARA PROTESTAR CONTRA MORTE DE GAYS NO ESTADO

Um grupo com cerca de cem pessoas se reuniram nesta quarta-feira, em Salvador, para protestar contra a homofobia. Com cruzes com os nomes de gays e lésbicas mortos no Estado, os manifestantes promoveram um beijaço no centro da capital baiana. Os participantes seguiram em marcha pela avenida 7 de Setembro rumo ao Palácio Rio Branco, no centro histórico.



Agressão: Na última semana, um casal de gays foi vítima de agressão em Salvador. Um deles chegou a ser espancado com um pedaço de madeira na cabeça. As vítimas prestaram queixa na polícia e depuseram na 11ª Delegacia Territorial.

Nos últimos dias, a imprensa baiana divulgou reportagens que apontam que a Bahia pelo sexto ano consecultivo lidera o ranking de estado com homofóbicos do país. Isso por conta dos números que de mortes de gays, que apontaram que somente nos dois meses de janeiro e fevereiro 11 gays foram mortos na Bahia, sendo que em todo país aconteceu um número de 80 homicídios desta natureza.

*Com informações e Foto do Fórum Baiano LGBT.

quinta-feira, 22 de março de 2012

WILSON MAIONE E NEILTON BAHIA APARECEM COMO OPÇÕES PARA VICE DE FERNANDO EM 2012




Esta semana o Blog do Miolo Baiano publicou uma enquete perguntando aos leitores de Camacan seis nomes políticos de onde possivelmente venham sair o candidato a vice-prefeito do município, compondo chapa com o já anunciado pré-candidato Fernando da Farmácia do PT local.
A pesquisa foi veiculada durante 6 dias, e vista por 4.458 internautas. Destes, 114 deram seu voto numa das opções apontadas nas respostas da enquete. Confira agora o resultado:


QUAL DESSES NOMES DEVERIA SER VICE-PREFEITO NA CHAPA DE FERNANDO DA FARMÁCIA?

Ângela Castro – 10 votos – 8%
Débora Borges – 10 votos – 8%
Erivaldo Nunes - 7 votos – 6%
Neilton Bahia – 41 votos – 35%
Oziel Bastos – 19 votos 16%
Wilson Maione – 41 votos – 35%

Classificação:
O 1º Lugar terminou empatado entre Wilson Maione e Neilton Bahia, sendo que do início até metade dos dias que a enquete ficou no ar, Dr. Wilson aparecia liderando a pesquisa. No 2º lugar ficou Oziel Bastos. A 3ª posição segundo os votantes do blog, é do ex-prefeito Erivaldo Nunes, e as duas mulheres que aparecem na lista, ficaram em quarto e última opção para serem aliadas do candidato do petista.

NOTA:O blog não tem nenhuma intenção de interferir na opinião de seus leitores quanto às possiveis escolhas dos respectivos candidatos nas eleições do município. No entanto, a pesquisa de opinião feita com a participação de seus leitores servem apenas para informar aos seguidores do blog que estão sendo feitas algumas conversas nos bastidores da política, que servirão para definições futuras e, que dentre os nomes citados, diante dos eleitores do município que acessam o Miolo Baiano, existem aqueles que em porcentagem, teêm a sua preferência.

22 de Março: DIA MUNDIAL DA ÁGUA




Hoje, dia 22 de março de 2012, comemora-se o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 22 de março de 1992.
A partir daí, a data de 22 de março de cada ano, passou a ser destinada para as discussões frente os diversos temas envolvendo este importante recurso natural.
Muitas pessoas ainda devem se perguntar, porque a ONU se preocupa com a água se dois terços de nosso planeta Terra tem sua formação por água? A grande razão para tudo isso é a quantidade de água potável existente no planta, apenas aproximadamente 0,008% pode ser consumida.
Sem contar que grande parte das fontes desta água, como os rios, lagos e represas, estão contaminados, poluídos e degradados pela ação do homem, muitas vezes.
Temos que voltar nossas atenções para os recursos naturais, uma vez que em um futuro bem próximo, as pessoas poderão sofrer com a falta de água para o seu consumo. O objetivo do Dia Mundial da Água é criar um momento de reflexão, conscientização e análise para que sejam elaboradas medidas práticas para a solução do problema.

EM ITAJU DO COLÔNIA ÍNDIO É AGREDIDO EM SALA DE AULA


Um índio de 17 anos da aldeia Bahetá, em Itaju do Colônia, no sul da Bahia (a 499 km de Salvador), foi agredido na sala de aula onde estuda, na noite desta segunda-feira, 20.
De acordo com o Cacique Akanawã (Reginaldo Ramos dos Santos), tio do jovem, o adolescente levou um soco no olho direito, desferido por um rapaz de 19 anos. Os dois estudam juntos no sexto ano do ensino fundamental do Educandário Municipal Jovanina Correia Rocha.
“O agressor estava fazendo bagunça na sala de aula, chutando as carteiras, quando meu sobrinho foi falar com a professora. Incomodado, ele acertou o olho, que chegou a sangrar”, comentou o cacique.
“Prestamos queixa na delegacia da cidade, que nos encaminhou para fazer exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica de Itabuna”, acrescentou o cacique, afrimando que a agressão ao indígena é um fato isolado e nada tem a ver com a luta dos Pataxós Rã-rã-rãe pelo resgate do território indígena, em que foram ocupadas 55 áreas em posse de fazendeiros na região.

*FONTE: A Tarde.

JORNAL DA REGIÃO, APONTA CAMACAN COMO MUNICÍPIO COM OS PRIMEIROS CASOS DE AIDS EM 2012

Camacan está entre os municípios baianos que registraram os primeiros casos de Aids neste ano. Em todo o estado foram 127 notificações entre primeiro de janeiro e o início desta semana.Dois novos casos foram registrados em Camacan. Com 88, Salvador tem a maior quantidade de ocorrências. A segunda colocação é ocupada por Camaçari, que tem 11 notificações de casos de Aids neste ano.

No extremo sul do estado são seis ocorrências, sendo duas em cada um dos seguintes municípios: Porto Seguro, Eunápolis e Teixeira de Freitas. No ano passado foram registrados 1.681 novos casos na Bahia.
Na região foram notificados 40 novos casos em Itabuna, Ilhéus, Camacan, Una, Itororó Ubatã e Ibicuí. Desse total, foram 19 casos em Ilhéus e 12 em Itabuna.
Ainda no ano passado, pelo menos 11 pessoas que contrariam o vírus da Aids morreram em Ilhéus, Itabuna e Una. Somente em Ilhéus morreram sete pessoas com a doença. Em todo o estado foram 189 mortes.

*FONTE: A Região.

CANAVIEIRAS FAZ FESTA PARA INAUGURAR CEMITÉRIO

Será inaugurada amanhã, 23, sexta feira o Velório Municipal de Canavieiras e nova área de sepultamento, anexo ao Cemitério da cidade que foi construído em 1892, é já estava bem congestionado causando a indignação nas famílias dos falecidos, a cada fétero que acontecia. A construção do Velório Municipal é uma das obras mais importantes da atual administração e foi feita com recursos próprios.
Para convidar a população para a inauguração do novo equipamento público, a admnistração confeccionou um convite ilustrado com imagens do local.



Além de ganhar nova área de sepultamento, a obra ganhou um prédio contendo quatro salas para Velório, todas com acesso direto a um amplo hall todo avarandado e dependências para instalação de floricultura, sala clínica emergencial, capela, cantina e também salas de necrotério em outro prédio que é separado por um belo e amplo jardim, que vai dar acesso a nova área de sepultamento.
Segundo o Prefeito Zairo Loureiro, a obra do Velório Municipal marcará uma nova etapa na vida da cidade, uma vez que o local será apropriado e condigno das famílias velarem os seus mortos com dignidade e respeito.

*Com informações da Ass. de Com PMC.

VAI COMEÇAR II COPA COMÉRCIO DE CAMACAN

COMEÇA NESTE SÁBADO DIA 24, A II COPA COMÉRCIO DE FUTEBOL DE AREIA REALIZADA PELA LIGA DE FUTSAL DE CAMACAN.O EVENTO CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DE 14 EQUIPES REPRESENTANDO AS CASAS COMERCIAIS DE CAMACAN.

EM 2011 O COMÉRCIO LOCAL PARTICIPOU DA ORGANIZAÇÃO, DANDO APOIO AO ESPORTE DA CIDADE, NESTE ANO NÃO SERÁ DIFERENTE. GARANTE OS ORGANIZADORES DA COPA.
O PERÍODO DOS JOGOS VAI DE MARÇO A ABRIL COM PREMIAÇÃO PARA CAMPEÃO, VICE-CAMPEÃO, ARTILHEIRO E GOLEIRO MENOS VAZADO.
TODA COMUNIDADE ESTÁ CONVIDADA PARA PARTICIPAR E VALORIZAR O ESPORTE, ALÉM DE APROVEITAR UM MOMENTO DE LAZER.

*As Informações são do Prof. Antonio Carlos.

STOCK CAR FICA NA BAHIA ATÉ 2018

Salvador vai continuar sediando uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Stock Car, pelos próximos seis anos.Nesta terça-feira (20), em encontro com o governador Jaques Wagner e com representantes do trade turístico do Estado, o diretor-geral da Vicar, Maurício Slaviero, assinou o termo de compromisso para realização de mais cinco provas do GP Bahia.


Pelo novo contrato, serão realizadas corridas de 2013 a 2018, no circuito de rua Ayrton Senna, no CAB. O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, comemorou e disse que a Stock Car é um excelente custo-benefício para Salvador. “É gerada uma mídia espontânea importante, temos imagens da Bahia projetadas nacional e internacionalmente e ganhamos também com mais turistas nos hotéis, bares e restaurantes, além da geração de 3 mil postos de trabalho temporários”, disse.
“Todos os pilotos, equipes e patrocinadores esperam o ano inteiro para participar do GP Bahia. Pelos números a que temos acesso, a prova movimenta R$ 20 milhões; os hotéis ficam lotados, sem contar com a visibilidade”, afirmou o diretor-geral da Vicar, Maurício Slaviero.
Também presentes ao encontro, os presidentes Sílvio Pessoa, do Conselho Baiano de Turismo, e Pedro Galvão, da Abav, disseram que a prova é muito significativa para o setor. Segundo eles, o GP Bahia de Stock Car é muito importante para o fortalecimento da imagem do destino e também pelo incremento de até 20% na ocupação hoteleira. De acordo com a Vicar, somente o circo da Stock Car é responsável pela atração de mais de 5 mil visitantes a Salvador.

*Da SECOM.

EX-BBBs DEVEM SE TORNAR ATIVISTAS DE ONG BAIANA

A ONG Grupo Ecológico Amigos da Onça (Geamo), conseguiu atrair personalidades de peso para sua luta ambiental na Bahia. Através da ação de seu presidente Marcell Moraes, que é um dos principais ativistas deste segmento em Salvador, garantiu a parceria da ex-BBB baiana Jaqueline Leal, que já está expressivamente engajada nos projetos.



Além da batalha contra maus tratos a animais, ela militará contra a instalação de uma usina nuclear na Bahia, inclusive tem programado a realização de caminhadas de protesto.
Além de Jack, outras duas participantes do reality se entusiasmaram com a militância ambiental. Mayara e Analice também devem pisar em terreno soteropolitano para vestir a camisa verde dos movimentos capitaneados por Marcell Moraes.
Marcell Moraes convidou as ex-BBBs neste final de semana, quando esteve presente na comentada festa de casamento de Mayara, terceira eliminada do programa.
Entrosado entre as ‘globais’, o ativista voltou a Salvador cheio de expectativas. “Jack, por exemplo, é uma verdadeira ambientalista. Vai usar a fama para despertar a população sobre a importância de salvar o planeta. Vai ajudar muito”, disse Marcell em entrevista ao Teia de Notícias.

quarta-feira, 21 de março de 2012

FEICORTE 2012 EM SALVADOR



Salvador será palco, nos dias 21 e 22 de março, da segunda etapa do Circuito Feicorte NFT 2012. As inscrições já estão abertas para produtores, profissionais e visitantes participarem do evento, que acontece no Hotel Pestana.
Realizado pela Feicorte (maior evento indoor da cadeia pecuária de corte do mundo e principal vitrine do setor) em parceria com a NFT Alliance (aliança de marketing cooperativado do agronegócio), a SEAGRI (Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia) e a FAEB (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia), o projeto tem como objetivo levar toda a referência em qualidade, pesquisa, tecnologia, equipamentos, produtos e serviços da Feicorte e NFT Alliance para as regiões dos principais pólos de produção de gado de corte, onde estão concentrados mais de 55% do total de cabeças. O evento tem o patrocínio Master da MSD Saúde Animal, Nutron Alimentos, Dow AgroSciences, Banco Original, Serrana e Programa Leilões e apoio das principais associações do setor. O Canal Rural é a mídia apoiadora do evento.
O Circuito Feicorte NFT 2012 também visa gerar novos negócios dentro do universo da bovinocultura, disseminar conhecimento e conteúdo sobre este mercado e dar passos largos em direção a inovação dentro do mercado de carne bovina.
Sob o formato de feira de negócios, com workshops para discussões dos principais temas relativos ao mercado, o Circuito Feicorte NFT 2012 vai reunir em Salvador, técnicos, empresários e pessoas ligadas a este segmento, promovendo relacionamento e integração entre os participantes e expositores e oportunidades de negócios.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO TRANSMITE SESSÃO DE ITABUNA

A Assembleia Legislativa se reunirá em Itabuna, hoje, a partir das 14h, no auditório do Centro Cultural Adonias Filho. Quarenta e cinco dos 63 deputados estaduais confirmaram presença nos trabalhos e a expectativa é do comparecimento de mais de mil pessoas, interessadas em discutir as grandes questões do município e da região.


Serão realizadas duas sessões plenárias. A primeira, de caráter ordinário, não tem previsão de votação de projetos de lei, o que só seria possível através de acordo de lideranças. A outra, especial, homenageará cinco personalidades de Itabuna com serviços prestados à coletividade – bem como o prefeito José Nilton Azevedo Leal e o vereador Wenceslau Augusto Santos Júnior, representante da Câmara Municipal, pelo apoio que deram ao programa Assembleia Itinerante.

Outras personalidades receberão a Medalha 2 de Julho, honraria ofefecida pela ALBA.

Itabuna é a terceira etapa do programa Assembleia Itinerante, anteriormente as cidades de Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas, também receberam a caravana estadual. A próxima localidade será o município de Barreiras.
Os trabalhos poderão ser acompanhados através da operadora NET para os seus assinantes ou através do endereço eletrônico http://www.canalassembleia.com.br/

segunda-feira, 19 de março de 2012

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM CAMACAN CONTINUAM EM "ESTADO DE PARALISAÇÃO"

Os profissionais da educação do município de Camacan divulgou no último fim de semana (16) uma nota, comunicando à comunidade, que diante da posição da prefeita ter sinalizado a impossibilidade de pagar o reajuste do Piso Nacional do magistério, definido pelo Governo Federal para ano de 2012. Eles estão se mobilizando para garantir que se cumpra a lei.
Na nota os professores também informam que a mobilização não é só por reajuste salarial, mas por melhorias na educação, e pedem a participação da comunidade.
Também na sexta-feira, 16, último dia Greve Nacional, os professores estiveram reunidos em Assembleia com o representante do Poder Público Municipal na Câmara de Vereadores, para pedir paciência e compreensão. E ouviu um pedido para aguardarem até a próxima sexta-feira dia 23, para apresentar a proposta fundamentada por escrito.

Nesta segunda-feira (19), os líderes da categoria voltaram a se reunir e decidiram que vão continuar cobrando que se cumpra o que está garantido pela lei, sobre o piso nacional.

Em esclarecimentos ao Blog do Miolo Baiano, a representante da APBL de Camacan, Marli Santos Andrade Guerra, fez questão de afirmar que os professores não estão em Greve. “Estamos em estado de paralisação. Não decretamos greve. Os alunos tiveram aula em meios períodos neste primeiro dia da semana; inclusive as creches funcionaram até o meio-dia”. Afirmou a tesoureira da entidade.

Para esta terça (20), está programada uma paralisação total do segmento durante todo o dia.
O dia de mobilização deve começar com uma reunião da categoria e logo em seguida, os educadores vão até a Câmara de Vereadores, participar da Sessão Ordinária. Lá os profissionais de educação vão exigir dos vereadores que se posicionem sobre a real situação do alerta de greve e defendam o cumprimento da Lei 11.738 (PISO NACIONAL) que tem como percentual de 22,22% em favor deles.

CAIXA INAUGURA UNIDADE DEFINITVA EM CAMACAN

Nesta terça-feira (20), será inaugurada a nova unidade da CAIXA em Camacan. Agora com agência completa e nos moldes padronizados da instituição, ela está instalada em definitivo na Praça Mário Batista.
A abertura da nova unidade bancária é a concretização de uma promessa da representação da instituição financeira regional (Ilhéus) que ao final de 2010, quando implantou uma pequena agência experimental no município, fizera o compromisso terminar a construção da sede própria ainda no governo de Ângela Castro.
A cerimônia de inauguração está prevista para as dezenove horas.Ao longo do dia, o Blog do Miolo Baiano tentou contato com o Gerente da unidade, Sr. Grimaldo, para obter mais informações sobre o evento de abertura da CAIXA, mas não fora atendido por mudanças das linhas telefônicas.
SERVIÇO: Para falar com a CAIXA de Camacan, o cidadão pode ligar nos telefones: (73) 3283-2830 E 3283-2840.
*Com informações do Camacan Bahia On Line.

sexta-feira, 16 de março de 2012

ENQUETE: Quem será o Vice de Fenando?

O Partido dos Trabalhadores de Camacan, já deu como certo que Fernando da Farmácia que já foi candidato a prefeito nas eleições de 2010 será o nome da legenda para disputa também em 2012. No entanto, os dirigentes partidários da sigla ainda não tem definido nem arriscam citar qual o outro nome que vá compor com o prefeiturável a cadeira de vice-prefeito. Isso porque segundo informações de bastidores, Fernando e os líderes do partido querem dialogar com todas as forças locais que fazem parte da base do governo estadual, para escolha desse nome.
Em tempo, nem mesmo o nome da atual prefeita Ângela Castro, nem o de sua antecessora Debora Borges estão descartados, já que ambas estão hoje em partidos diretamente ligados ao governo do PT.
Outros três nomes masculinos aparecem como possibilidades, são eles: O vereador Neilton Bahia, apontado por muitos como o vereador mais atuante da legislatura 2008-2012, o vereador Wilson Maione, destacado na câmara pela suas defesas, o vereador Oziel Bastos, que lidera lista dos pré-candidatos de 2012 e o ex-prefeito Erivaldo Nunes.

Diante do quadro onde se discute a conjuntura dos grupos políticos no município, o Blog do Miolo Baiano quer saber dos leitores que conhecem a política de Camacan, quem poderia ser o melhor nome para fazer dupla com Fernando da Farmácia, na prefeitura.
Participe, responda a enquete no topo do blog.

COMUNIDADES DE SÃO JOSÉ NO SUL DA BAHIA CELEBRAM PADROEIRO

No próximo dia 19 de Março, várias comunidades católicas do sul da Bahia celebram o padroeiro São José, “Esposo da Virgem Maria”.



No Distrito de Jacareci assim como nos municípios de Itabuna, Itapetinga e São José da Vitória está acontecendo todos os dias missas do novenário em honra ao santo. No entanto, na pequena
comunidade, o dia principal dos festejos, será antecipado para o domingo (18).
A justificativa do Padre Lourival Hélio que administra a igreja, é que como o feriado é apenas local, para receber as caravanas das comunidades dos distritos vizinhos no dia da procissão.
Apesar de priorizar a celebração com grande festa e participação de celebrantes convidados e maior número de devotos, a comunidade também manifesta que gostaria que no dia do padroeiro (19), houvesse ao menos uma missa na manhã do dia exato do Santo Padroeiro.
Em Jacareci o novenário ainda terá festa de largo no sábado, com Show de calouros, barraquinhas e campanhas solidárias.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO JOSÉ EM ITABUNA
Em Itabuna a festa do Padroeiro da Catedral em 2012 tem o tema " Jesus Cristo - Nossa Razão de Ser".

Veja Programação do Dia:
10 h - Missa Solene Concelebrada Presidida pelo Bispo Diocesano Dom Ceslau Stanula.
Convidado para Pregação: Dom Gilson Andrade da Silva - Bispo Auxiliar de
Salvador da Bahia.
16 h. Solene Procissão
Em cada dia do novenário a direção da catedral e comissão organizadora dos festejos pedem para que os fiéis colaborem com donativos específicos de cada dia, que varia de alimentos a fraldas geriátricas e ofertas em espécie.

EM ITAPETINGA A FESTA DO SANTO, TERÁ ESTREIA DE TV LOCAL
O ItapetingaNews em parceria com o site Festsol.com, fez o pré-lançamento da TV Catolé durante a abertura da festa em honra ao Padroeiro de Itapetinga São José.
Além da transmissão da missa deste sábado, 10, a TV Catolé vai transmitir a missa deste
domingo, 11 e no próximo sábado, 17, domingo dia, 18 e segunda – feira, 19, dia do Padroeiro São José.A partir de agora a webtv do ItapetingaNews passa a ser chamada de TV Catolé e vai transmitir os principais e importantes eventos da cidade de Itapetinga e região.
A TV Catolé vai ter quadros de programas gravados e até mesmo ao vivo, dando enfoque aos principais assuntos de Itapetinga e região.


SÃO JOSÉ DA VITÓRIA COM FESTA EM NOME DO SANTO
A Paróquia de São José da Vitória se prepara para a festa de São José com a Novena. O tema central para as reflexões diárias estabelecido pela Comissão é: "Através do olhar protetor de São José, queremos ser Igreja servidora e defensora da Vida, resgatando as Famílias para Deus".
O Pe. Nicolau Klak convida a todos os sãojoseenses e comunidades circunvizinhas para participar da Festa em Louvor de São José, Padroeiro da nossa cidade, a ser realizada de acordo com a programação estabelecida.

PORTO SEGURO GARANTE 5 LUGARES NA SELEÇÃO BAIANA DE TAEKWONDO

No dia 10 de março, a equipe do professor e técnico, Flávio Porto, e, mestre, Romildo Barbosa, composta por cinco atletas, venceram na categoria adulto a seletiva que compôs a nova Seleção Baiana de Taekwondo.
Resultado do trabalho forte realizado pela equipe de Porto Seguro que participou de sete campeonatos nacionais em 2011, trazendo medalhas de ouro, prata e bronze, foi fundamental para no início desse ano, conquistar as cinco vagas na Seleção Baiana, além da vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo, por Matheus Garcia, 16 anos.
“Esses atletas agora têm a responsabilidade de treinar bastante, preparando-se para representar Porto Seguro e a Bahia no Campeonato Brasileiro Adulto e Master, que acontecerá nos dias 1 e 2 de setembro, na cidade de Porto Seguro”, frisa o técnico da equipe, professor Flávio Porto (3º DAN).
O próximo desafio será a seletiva para a Seleção Juvenil, que acontecerá no dia 6 de abril, no ginásio do IFBA, aqui em Porto Seguro, um dia antes da realização da 3ª Copa Porto Seguro de Taekwondo. Evento que reunirá mais de 300 atletas nas mais diversas categorias, representando vários municípios e estados vizinhos. Esse ano, o evento contará com a tecnologia dos coletes eletrônicos, equipamento utilizado nos campeonatos nacionais.

quinta-feira, 15 de março de 2012

NOVELA DE HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE JORGE AMADO TERÁ FIGURANTES DA REGIÃO



Muitos canavieirenses candidataram-se a figurante na nova versão da novela Gabriela, da Rede Globo, que começará a ser filmada nos próximos dias em nossa cidade, em Ilhéus e também no Projac, no Rio. Mais de 400 pessoas compareceram ao Ginásio de Esportes para a pré-seleção.
Juliana Paes, que será a Gabriela, Humberto Martins, Paulo Goulart, Tarcísio Meira e Elizabeth Savalla são alguns dos atores já escalados, juntamente com outros contratados em Salvador, que atuarão como coadjuvantes.
O secretário de Turismo, Edmar Luz, tem acompanhado a equipe da Globo em suas visitas a Canavieiras. Ele lembra que a história de Gabriela, segundo livro famoso de Jorge Amado, se passa basicamente em Ilhéus, e a inclusão de nossa cidade no roteiro da nova versão da novela é fato positivo para todos nós.

*As informações e fot são do Tabu On Line.

DAS CIDADES-SEDES PARA COPA 2014, SALVADOR TEM O AEROPORTO QUE MENOS PREOCUPA



Um estudo divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que 17 dos 20 principais aeroportos brasileiros estão em uma situação “crítica” ou “preocupante” por causa da quantidade excessiva de passageiros.

O levantamento indicou também que 12 destes locais operam acima do limite de sua capacidade. Salvador ficou fora da lista das cidades que despertam mais preocupação. Segundo o Ipea, apenas os aeroportos da capital baiana, de Porto Alegre e Manaus funcionam em condições “adequadas”. “O crescimento da demanda foi muito significativo nos últimos nove anos, e a estrutura dos terminais aeroportuários pouco se alterou, provocando estrangulamento em 17 dos 20 maiores aeroportos”, diz trecho do relatório, elaborado em janeiro deste ano.

O estudo destaca ainda que os terminais do país receberam investimentos inferiores às suas necessidades.

*Informações da Folha.

VEM AÍ O V FESTIVAL DE CULTURA DE CAMACAN



No total, serão três dias de atividades e manifestações intensas que deve reunir artistas e grupos de diversas cidades e segmentos nas modalidades de Capoeira, Música, Teatro, Danças e Oficinas de arte entre outras.

A organização do evento lembra que o direito à identidade e a diversidade cultural é de todos, por esta razão o espaço é aberto a pessoas que pensem, que queiram pensar e que, com diálogo e troca de idéias, formem um quadro para continuar gerando um trabalho, que tenha alguma responsabilidade social.

SERVIÇO: As incrições estão abertas e podem ser feitas pelos telefones: (73)3283-0680/9915-3141.

CEPLAC E CABRUCA DEFENDERÃO A REGIÃO DO CACAU NO "RIO +20"




O Instituto Cabruca apoiará à Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira na Bahia (Ceplac) na sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada em junho no Rio de Janeiro. As instituições irão apresentar os benefícios do Sistema Cabruca - caracterizado pelo plantio do cacau sob a sombra das árvores da Mata Atlântica e que alia desenvolvimento econômico com conservação ambiental, a chamada economia verde que será amplamente discutida.

Para o superintendente da Ceplac, Juvenal Maynart, o Instituto Cabruca é hoje a instituição do terceiro setor com importantes informações sobre o sistema Cabruca e a Mata Atlântica do Sul da Bahia, sendo destaque na região e no Brasil neste tema.

As duas instituições já possuem um termo de cooperação técnica com vigência até 2014 e executam alguns projetos em conjunto. A perspectiva é que esta parceria se estenda para novos programas com foco em sustentabilidade e conservação do meio ambiente.

AEROPORTO DE PORTO SEGURO AGORA COM TRANSPORTE COLETIVO PARA O CENTRO



Uma antiga reivindicação da população de Porto Seguro foi atendida: agora a cidade possui transporte público que faz a linha Aeroporto x Centro.
Até os dias atuais, o veículo que está fazendo a linha é um micro-ônibus com a palavra "Aeroporto" escrita no vidro dianteiro, no lado direito do pára-brisas.

Segundo informações do jornal O Sollo, este carro faz o percurso de descida em mais ou menos 10 min. por isso para o embarque no centro da cidade, deve ser acrescentado 10 min em relação a planilha.
Ainda segundo a imprensa local, essa conquista vai facilitar o dia a dia, principalmente, dos moradores que trabalham nas imediações do aeroporto, que sofriam com a falta do transporte público.

*Foto Blog do Zé Ninguém.

CORPO DO OFICIAL BAIANO MORTO NA ANTÁRTIDA CHEGA À TERRA NATAL


O corpo do suboficial conquistense, Carlos Alberto Vieira Figueiredo – morto durante o incêndio da Estação Comandante Ferraz, na Antártida – chegou no Aeroporto de Vitória da Conquista, por volta das 12h30 desta quinta-feira (15), em uma aeronave da Força Aérea Brasileira. Do aeroporto, o corpo seguirá para a Câmara Municipal, de onde será encaminhado em carro aberto ao Cemitério Parque da Cidade. O velório acontecerá por volta das 17 horas. Carlos Alberto receberá honras militares pelos serviços prestados a Marinha do Brasil e será condecorado pelo Legislativo Municipal com a Medalha do Mérito Legislativo (in memorian).

*Com informações do Blog do Anderson.

quarta-feira, 14 de março de 2012

ESTÁ PROIBIDO NO BRASIL A FABRICAÇÃO DE CIGARRO COM SABORES



Cigarros com sabor serão retirados do mercado brasileiro em dois anos. É o que decidiu, por unanimidade, a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta terça-feira (13), em Brasília, após mais de um ano de debate sobre tema.
A norma da Anvisa, aprovada em reunião pública da diretoria colegiada do órgão, restringe o uso de aditivos que conferem sabor e aroma aos produtos fumígenos comercializados no Brasil.

Alguns aditivos utilizados no processo de fabricação dos derivados de tabaco não foram banidos. A norma apresenta uma lista positiva de oito substâncias que poderão ser empregadas nessa fase.
O açúcar continuará permitido exclusivamente com a finalidade de recompor o que foi perdido no processo de secagem das folhas de tabaco.

Os prazos para adequação da indústria às novas regras, contados a partir da publicação da resolução, são de 18 meses para os cigarros e 24 meses para os demais derivados do tabaco, como charutos e cigarrilhas.

*Do Portal do Ministério da Saúde.

EM EUNÁPOLIS OS PROFESSORES PARALISAM POR TRÊS DIAS



Centenas de professores do ensino público estadual e municipal saíram em passeata nas ruas do Centro de Eunápolis, extremo sul baiano, em direção a prefeitura da cidade, na manhã desta quarta-feira (14).
A manifestação faz parte da mobilização da categoria pelo pagamento do piso nacional do magistério, estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).
“Serão três dias de paralisação e mobilização pela pauta nacional: o piso do magistério, o plano de carreira e 10% do PIB investidos na educação”, disse a presidente da APLB de Eunápolis, a professora Jovita.

Os professores da rede municipal de ensino de Eunápolis tentam uma negociação com o prefeito Robério pela reforma do plano de carreira e o pagamento do piso nacional.
Jovita informou que um professor de nível 1 da rede municipal ganha piso de R$ 1.200 por 40 horas semanais, enquanto o de nível 2, ganha piso de R$ 1.621,00.
A presidente da APLB disse ainda que a categoria reivindica 25% de reajuste salarial e também a sanção do decreto de alteração de carga horaria.

Redação: Geraldinho Alves (Imprensa Livre) - Fotos: Urbino Brito/Nossacara

PP INAUGURA DIRETÓRIO EM CABRÁLIA




Santa Cruz Cabrália no último sábado, 10, recebeu a instalação de mais um partido político. Dessa vez, o PP - Partido Progressista foi quem inaugurou o Diretório Municipal no centro da cidade.

Durante o evento, foi apresentada a pré-candidatura à prefeita do município pela professora Maria Ozélia, que exerce o cargo de vice-prefeita.
A inauguração do Diretório foi prestigiada pelo deputado Aderbal Caldas (PP), pelo coordenador da Companhia de Ação Regional (CAR), Cássio Biscardi, entre outros.
Cerca de 700 pessoas assistiram a cerimônia, próximo à rua Campos Tourinho, onde grupos musicais também fizeram suas apresentações.

MISSÃO EMPRESARIAL DO SUL DA BAHIA NA HAIR BRASIL





Um grupo de 35 empresários das Associações dos Profissionais de Beleza e Cosméticos de Itabuna (Asbeles) e de Ilhéus (Asbelc) vai para a 11ª edição da Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética (Hair Brasil) que acontece entre os dias 24 e 27 de março na Expo Center Norte, em São Paulo. Eles são acompanhados por gestores e técnicos do projeto Comércio e Serviços do Sebrae na Bahia. A relação de produtos e serviços da feira elaborada para o mercado dos salões de beleza e clínicas de estética sinaliza tendências de novas tecnologias e promove negócios. São mais de 100 eventos simultâneos entre workshops, congressos, seminários e shows para formar, atualizar e qualificar cabeleireiros, esteticistas e administradores. “A missão proporciona aos nossos clientes o acesso a um ambiente de oportunidades e contatos comerciais”, destaca a gestora do projeto Comércio e Serviços, Karla Peixoto.

*FONTE: Tô Sabendo.