terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A LUIZA QUE VOLTOU DO CANADÁ VAI ENTRAR NO BBB 12



"A Luiza vai entrar no BBB". Com apenas este tweet, o diretor de Big Brother Brasil (BBB), Boninho deve botar fogo no reality show exibido pela TV Globo. Bom, ao menos para quem está assistindo. Na tarde desta terça-feira (31), através do TWITTER, o global atiça a curiosidade dos telespectadores. Todas as apostas dos internautas é de que a Luiza de quem ele está falando seja aquela do Canadá.

AUDIÊNCIA: Em sua 12ª edição, o reality show vem enfrentando uma baixa audiência, apesar da suspeita de um estupro. Por isso, a entrada de Luiza poderá chamar a atenção dos telespectadores. Ela ficou famosa ao ser citada em uma publicidade de um empreendimento imobiliário na Paraíba.

*Do PE.COM.

EM ITAPETINGA, UMA MENOR FOI ENCONTRADA MORTA COM SUSPEITA DE ESTRUPO









O corpo de uma menor de 12 anos foi encontrado na região de Itapetinga, com marcas de pancadas na cabeça e sinais de exploração sexual na segunda-feira (30). Segundo as informações da polícia, a menor tinha passagem pela polícia, quando foi presa, no dia 1º de janeiro, juntamente com um outro menor, por suspeita de tráfico. Na ocasião, ela estava com pedras de crack escondidas nas roupas íntimas.


De acordo com o delegado Roberto Leal, as investigações sobre o crime apontam que a garota pode ter sido violentada sexualmente e morta em seguida por integrantes de um grupo de traficantes que acreditavam que ela teria delatado o grupo à polícia. "Segundo informações que apuramos, a menor já havia sido ameaçada de morte. Nós temos suspeitos e as investigações irão decorrer na busca pelos responsáveis", diz o delegado.


O plantonista da delegacia de Itapetinga ainda acrescentou que, quando ouvida pela polícia, a garota "não entregou ninguém".


*Do G1 Ba.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MIOLO BAIANO CHEGA A MARCA DE 300 MIL ACESSOS



TURISTAS DA COSTA DO CACAU PREFEREM O CARNAVAL TRANQUILO DE CANAVIEIRAS


*Do Editor do Blog.

Antecipando o período das previsões de carnaval para que quer se programar para passar os dias da folia de momo nos destinos turísticos do sul baiano, o blog do miolo baiano realizou uma pesquisa para saber dos leitores residentes no sul do estado baiano, qual destino tem a preferência de quem quer curtir uma praia sem os agitos das grandes cidades.
A pesquisa por amostragem, ficou no ar por 16 dias e contou com a participação de 68 seguidores do blog com o seguinte resultado:

Se você não vai passar o Carnaval em SALVADOR ou em PORTO SEGURO, em qual destas três Cidades do Litoral você gostaria de passar?

CANAVIEIRAS 35 votos (51%)
ILHÉUS 13 votos (19%)
ITACARÉ 23 votos (33%)


A partir de agora, o Blog do Miolo Baiano vai em buscar da programação oficial do carnaval da cidade de Canavieiras para deixar os leitores bem informado. Aguardem!

COMITÊ ORGANIZADOR DA COPA 2014 VISITARÁ 10 CIDADES BAIANAS

O Comitê Organizador Local (COL) da FIFA, entidade responsável pela Copa do Mundo de Futebol de 2014, anunciou que 9 estádios serão vistoriados na Bahia, nos próximos dias, por técnicos contratados pela FIFA, entre eles, o Estádio Municipal Waldomiro Borges, o Waldomirão, em Jequié. Os demais estádios a serem visitadas pelo Comitê, em data a ser divulgada, estão localizadas nas cidades de: Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Itaparica, Lençóis e Porto Seguro. Será a segunda janela de vistorias.



O Programa de Interiorização da Copa de 2014 vem sendo executado na Bahia pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo FIFA/Secopa junto aos municípios selecionados.



A Bahia será sede da Copa do Mundo e deverá receberá quatro seleções. Os jogos serão realizados em Salvador, mas algumas seleções deverão ficar no interior. As cidades escolhidas vão hospedar uma das quatro seleções desde o período de aclimatação. Mas para que isso ocorra, além de dispor de um bom estádio para treinamentos, a cidade deve obedecer a condições outras, como oferecer boa rede hoteleira, assistência à saúde, segurança, transporte, dentre outras exigências. Um dos problemas é que a maioria das cidades do interior da Bahia não dispõe de aeroporto bem estruturado.


*Do Jornal O Sollo.

BA: CAIU O NÚMERO DE HOMICÍDIOS E AUMENTARAM OS OUTROS CRIMES



A Bahia registrou queda de 5,5% na taxa de homicídios em 2011, quando comparado a 2010. É a primeira vez nos últimos 10 anos que a curva de mortes violentas registra queda.
No mesmo período também caíram os roubos a residências (4,5%), assaltos na rua (1,7%) e em bancos (12,1%), segundo dados apresentados pela Secretaria da Segurança Pública, nesta quinta-feira (26), no Centro Administrativo da Bahia.


Mas 7 outros tipos de crimes aumentaram:

Tentativa de homocídio (+14,1%)

Lesão corporal dolosa (+2,7%)

Estupro (+4,2%)

Roubo seguido de morte (+12,5%)

Roubo a ônibus em área urbana (+27,8%)

Roubo a casa comercial (+ 8,7%)

Roubo de veículos (+10,9%).

O número de veículos recuperados pela polícia subiu 16,9%.

*Do Giro Pelo Interior.

BAHIA TEM NOVA MISS: Bruna Diniz do Município de Santaluz



A jovem Bruna Diniz, 21 anos, filha de Santaluz, venceu o concurso o Miss Bahia 2012, evento realizado na última quarta-feira (25), no Teatro do ISBA, em Salvador.
Bruna tem 1.80 cm, 58 kg, 90 de busto, 60 de cintura, 90 de quadril. Ela estuda o 3º ano de Engenharia Civil na UCSAL, fala inglês fluentemente, trabalha como modelo e já viajou o mundo desfilando.
Segundo o blog de Arnaldo Silva, outro destaque da nova Miss Bahia foi a sua participação no concurso Garota Fantástico da Rede Globo de Televisão, ficando entre as semifinalistas, dentre outros trabalhos.

Confira mais fotos da nova Miss Bahia acessando o link:http://www.belezasergipana.com/2012/01/bruna-diniz-miss-santaluz-vence-o-miss.html. *Do Portal Interior da Bahia

BANDIDO MATA COMPARSA ACUSADO DE ROUBO E TRÁFICO EM CAMACAN



Foi morto na noite deste sábado (28) por volta das 21:00 horas, nas imediações da entrada da Fazenda Camacan, estrada que dá acesso ao distrito de Jacareci, centro de Camacan, um jovem identificado como Paulo Alves de Andrade, (Paulinho Vida Louca), 18 anos, que morava nas imediações do Centro de Abastecimento, centro de Camacan.
As primeiras informações chegadas ao conhecimento das autoridades civis e militares são de que Paulinho foi vítima das próprias circunstâncias. Ele tinha forte envolvimento com a prática de furtos, assalto a mão armada, uso e tráfico de substâncias entorpecentes, além de ter inúmeras passagens pela cadeia pública de Camacan.


Ele vivia invadindo casas comerciais, residenciais e atacava pessoas nas ruas para roubar. As autoridades policiais informaram que Paulinho estava em companhia de outro comparsa também identificado com o pre-nome Boca, principal autor do disparo que culminou com a sua morte.
A Polícia já tem uma testemunha ocular deste crime, que passava no exato momento que Paulinho estava sendo executado pelo comparsa.
Após efetuar o disparo que fulminou a vida de Paulinho, o criminoso fugiu tomando rumo ignorado.


As autoridades Policiais não descartam a possibilidade que o crime tenha mesmo ligação com o uso e tráfico de drogas. As investigações já estão sendo realizadas a fim de encontrar o autor dos disparos, e assim apurar responsabilidades.
O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), de Itabuna na manhã deste domingo onde foi necropsiado.

*Por Agnaldo Santos www.otempojornalismo.com.br

BAHIA VENCE O SERRANO E ENTRA PARA O G4





Depois de quatro rodadas, o Bahia entrou no G-4, o grupo dos quatro clubes que se classificam para a 2ª fase, as semifinais do Campeonato Baiano de 2012. Com o triunfo de 3 a 1 sobre o Serrano, neste domingo, no Estádio Lomanto Júnior, na cidade de Vitória da Conquista, o tricolor chegou aos sete pontos ganhos e volta a Salvador como 4º colocado para enfrentar o Feirense, na quarta-feira, em casa, no Estádio do Parque de Pituaçu.


O Bahia abriu o placar logo aos 19 minutos do primeiro tempo, através de Lulinha, e poderia ter virado o segundo tempo com 2 a 0 no placar. Mas o árbitro Arilson Bispo da Anunciação anulou o gol marcado pelo zagueiro Rafael Donato, apontado falta de ataque, que não existiu. No segundo tempo, quando o Serrano ajustou a marcação, diminuiu os espaços do time da capital e esteve perto do empate, exigindo trabalho do goleiro Marcelo Lomba.


A Comissão Técnica do tricolor vai poupar alguns jogadores dos trabalhos deste início de semana, visando o jogo de quarta-feira contra o Feirense, no Estádio de Pituaçu, válido pela 5ª Rodada do Campeonato Baiano, em função do desgaste do grupo nesta viagem para Vitória da Conquista. Joel praticamente fará um trabalho técnico para ajustar o time tricolor para a próxima partida pelo Estadual de 2012.

VENDA DE INGRESSOS:
Os ingressos para partida entre Bahia e Feirense, que acontecerá na próxima quarta-feira (1º), às 20h30, no Estádio de Pituaçu, já estão à disposição do torcedor nos tradicionais pontos de venda. A comercialização dos bilhetes acontecerá diariamente das 9h às 17h.

Os ingressos de arquibancada custam R$ 25,00 e cadeira R$ 50,00. Além da partida do time profissional, a torcida que for ao Pituaçu poderá acompanhar a equipe júnior do Bahia diante do Feirense, às 18h15. Criança, até 10 anos, não paga ingresso.

*Com Informações da Tribuna da Bahia - Bahia Noticias.

DEBATE DISCUTE O SUSTENTO DE SALVADOR










Com a proximidade do maior carnaval do Mundo, a sociedade Soteropolitana se mobiliza para discutir e questionar a configuração desta festa. Por isso, Criado o “Encontro Sustenta” , a fim de colaborar com as discussões, levanta a seguinte questão: O Carnaval Sustenta Salvador? Dia 31 de janeiro de 2012, às 19h, na livraria Saraiva do shopping Iguatemi, o Encontro Sustenta recebe, Marcell Moraes (Ambientalista , há mais de 15 anos e presidente da ONG GEAMO) , Claudio Silva (superintendente da SUCOM)e Bruna Lopes (relações públicas da Leiaute Propaganda), para um debate que discutirá a formatação do Carnaval em seus diversos aspectos, como Cultura, Economia, Governo, Negócios e Meio Ambiente.


O presidente da ONG ambientalista Grupo Ecológico Amigos da Onça (Geamo) ,debaterá, entre aspectos ambientais, políticos e econômico, a real importância da folia para a capital da Bahia. Na oportunidade, Marcell Moraes falará sobre a questão ambiental da festa.


Nas intervenções do presidente do GEAMO, a agressão ambiental que o trecho do Carnaval imprime à cidade são um grande efeito colateral que Salvador sofre para sediar anualmente a festa. Mais de um milhão de pessoas chegam à cidade para curtir quase uma semana de festa e, além das ruas sujas de lixo e inundadas de urina, o mar também sofre, com milhares de latinhas de cerveja e refrigerante atirada e que param no fundo do oceano.
O superintendente da Sucom, Cáudio Silva, e a Relações Públicas da agência Leiaute Propaganda. O primeiro falará da parte que a Prefeitura de Salvador tem de responsabilidade na festa, como organiza e como promove a festa no âmbito governamental. Já Bruna falará da promoção da festa dentro e fora de Salvador, situando os participantes do evento na questão econômica do Carnaval.
Maiores Informações site : http://www.meioambienteurgente.com.br/

BLOG INFORMA:

A PÁGINA DO MIOLO BAIANO


ESTÁ COM PROBLEMAS DE ATUALIZAÇÃO.




PARA CONFERIR REPORTAGENS ANTIGAS


PESQUISE NO GOOGLE.




Assim:


MIOLO BAIANO: Camacan

domingo, 29 de janeiro de 2012

CRIME QUE VITIMOU PROFESSOR, REVOLTA MUNICÍPIO BAIANO



A polícia de Adustina, na Bahia, investiga a morte do professor Jânio Ferreira Gomes que foi encontrado ontem (27/01) sem as roupas íntimas e apresentando perfurações feitas por arma branca.
O local mais atingido da vítima foi o pescoço. Seu corpo foi removido pelo o IML (instituto médico legal).

O educador participava da jornada pedagógica daquela cidade com destino provável para o distrito rural Salgadinho de Baixo e possivelmente foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte).

*FONTE: Blog de Iguaí - FOTO DE RODRIGO FERRAZ.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

25 E 26 DE JANEIRO: ITACARÉ FESTEJA 280 ANOS



Esta semana, o município de Itacaré faz aniversário de 280 anos emancipação politica. A Prefeitura Municipal já divulgou a programação e a festa dia da cidade, confira:


Dia 25 de janeiro: Praça São Miguel
Shows de música
21h O Trukky
22h Maskavo Roots

Dia 26 de Janeiro:
4:30 - Alvorada - Participação da Filarmônica São Miguel
9:00 – Lavagem da escadaria da Igreja São Miguel
9:30 - Missa solene na Igreja São Miguel - Participação Filarmônica SMl
11:00 - Inaugurações e visitas a obras públicas - Participação FAITA.
14:00 as 18:00 - Atividades Esportivas na Orla
16:00 as 18:00 - Apresentações Culturais
16:00 - Capoeira Filhos de Zumbi
16:30 – Tribo do Porto com samba de roda e maculelê
17:00 – Puxada de Rede com a Casa do Boneco
17:30 – Hip-Hop Tribo das Meninas com o Ponto de Cultura Libélula
18:00 - Terno das Cores com o Clube da Melhor Idade Alegria de Viver.


18:30 – Homenagens:

Entrega da Comenda dos 280 anos de Itacaré aos homenageados

Sr. Morenito, Prof. Judite e a Parteira Mª Rosilda de Taboquinhas


20:00 - Bicho caçador - cortejo pelas ruas
21:00 - Projeções de vídeos de Itacaré na lateral da Igreja São Miguel
22:00 – Shows de música –
22:00 - Diamba
23:00 - Marcela Martinez


*Fonte: Itacaré Urgente.

EXALTASAMBA SE DESPEDE COM SHOW EM PORTO SEGURO

Nesta quinta-feira, dia 26 de janeiro acontece em Porto Seguro o grande show de Despedida do grupo Exaltasamba.

A banda, que decidiu de fazer um recesso a partir de março próximo, tem percorrido o país apresentando o show de despedida desta temporada que teve como maior protagonista Thiaguinho que deve se separar do grupo e seguir carreira solo.
O show “Exaltasamba 25 anos – Turnê de Despedida” acontece na Arena Axé Moi e vai relembrar os grandes sucessos do grupo durante a carreira. E promete emocionar os baianos com um show inesquecível.
Além do show do Exaltasamba, no palco principal, a noite contará com apresentação de todas as atrações do Complexo de Lazer Axé Moi.
Serviço:
Evento: Show Exaltasamba 25 Anos – Turnê de Despedida
Data: 26 de janeiro (quinta-feira)
Local: Arena Axé Moi Endereço: Praia de Taperapuan.
Horário: 22h
Censura: 16 anos. (De 12 anos a 15 anos: acompanhado por pais ou responsáveis).
Valor: R$ 55,00 – Pista (2º lote)
Vendas de ingressos: Axe Moi, Pontos Credenciados, Guias Turísticos
Mais Informações: (73) 3288-8921

domingo, 22 de janeiro de 2012

ANO NOVO COM FAMÍLIA NOVA (...)

Começando a parte das BOAS NOTICIAS do blog. O Blog do Miolo Baiano aproveita para cumprimentar o mais novo casal formado por membros de famílias leitoras. Trata-se de Joilson Sena e Lidiane Barbosa, que recentemente oficializaram sua união. Para testemunhar o enlace matrimonial dessa simpática dupla, registramos dois emocionantes momentos desta celebração:
*A cerimônia aconteceu na Matriz da Paróquia São Sebastião em Camacan e a noiva teve uma entrada triunfal conduzida pelo filho do casal.

100 ANOS DE JORGE AMADO SERÁ TEMA DO CAMAROTE DE IVETE SANGALO

A produção da musa baiana Ivete Sangalo, já divulgou informações de como será o camarote da cantora no carnaval de 2012. Como no ano passado, o camarote ficará no circuito Barra-ondina (Circuito Dodô) mesma região que abriga outras grandes produções de Daniela Mercury e Gilbeto Gil (Expresso 222).
Para o carnaval de homenagem ao centenário de Jorge Amado, o camarote patrocinado pela revista QUEM, trará a musa como Gabriela e enriquecido com uma série de detalhes que rementem à Ilhéus, terra do escritor baiano.
Entre as preocupações com a originalidade do tema do camarote nesta homenagem, está a ambientalização que trará um bar nos moldes dos cabarés de Ilhéus nos tempos ricos do cacau, onde as garçonetes estarão vestidas de Gabriela e todo espaço será aromatizado com cheiro de cravo e canela.

POPULAÇÃO COBRA ATRAÇÕES DO CARNAVAL 2012 EM PORTO SEGURO

O site de noticias do município de Porto Seguro, Toda Hora News (THN), lançou neste fim de semana, uma desafio à prefeitura da cidade para acelerar a divulgação da grade de atrações do carnaval de rua da cidade.Intitulada de Campanha Cadê a programação do Carnaval 2012 ?, a veiculação virtual do slogan, está postada no portal de noticias locais e convida os leitores do site a aderirem ao desafio, postando um banner com a mesma pergunta nos perfis das redes sociais.Segundo o jornal, o mote da campanha foi compartilhado só no primeiro dia de campanha (sexta-feira, 19) o layout ESTA PESSOA QUER QUER SABER: Cadê a programação? estava em mais de 1200 perfis.

Ainda de acordo com o jornalismo, o sucesso da campanha traduz a indignação da população com o atrazo na liberação da programação inviabilizando a comercialização do produto carnaval, por agentes de viagens e hoteis da cidade.
O idealizador da campanha, ainda afirma que a ação virtual, não tem cunho politico e muito menos de conturbar a administração municipal, pelo contrario, é uma forma do prefeito cobrar mais agilidade.
MAIS:
Esta não é a primeira vez que a população de Porto Seguro chega às vésperas do carnaval sem saber quais atrações vão animar os foliões na Passarela do Àlcool, point dos turistas. No ano passado, segundo Ronei, recepcionista de um dos hoteis do centro da cidade, a programação só foi divulgada na semana que antecedeu o carnaval, prejudicando boa parte do comércio, já que grande parcela dele sobrevive do turismo e que com o atraso na promoção das atrações de carnaval, fez com que muita gente dos municípios vizinhos deixasse de se programar para estar na cidade e consequentemente, deixando de injetar dinheiro no comércio local.

EMPRESÁRIOS DO TURISMO BAIANO PEDEM INSTALAÇÃO DE CONSULADO DOS EUA NA CAPITAL

A Bahia é o estado do Nordeste que mais emite turistas e imigrantes para os
Estados Unidos: segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav),
são cerca de 30 mil vistos emitidos todo ano. Mesmo assim, o consulado americano
do Nordeste fica em Recife (Pe). Por isso, desde 2001, os baianos que
decidem viajar para os Estados Unidos têm também que programar uma visitinha à
capital pernambucana, para tirar a documentação. Isso no mínimo, porque há
opções mais distantes e caras: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
A diretora da ETC Intercâmbio na Bahia, Vanessa Moreira conta que os estudantes
reclamam muito de terem que ir a Recife para tirar o visto. "Eles não chegam a
desistir, quem quer ir pros Estados Unidos, quer ir de qualquer jeito, mas
reclamam bastante", diz. Segundo ela, o consulado cobra atualmente R$ 318 para
tirar um visto de turista e R$ 398 para o de estudante.
Mas se o consulado fosse na Bahia certamente facilitaria muita coisa e claro, menor custo na aquisição dos documentos de permissão para viagem.
Segundo o presidente da Abav, Pedro Galvão, ter que viajar para tirar o visto encarece a viagem em cerca de R$ 1.500 por casal. Ele conta que no ano passado, a Associação se reuniu com o embaixador dos EUA para tentarem uma solução. "Fizemos a proposta de a entrevista ser feita através de videoconferência, na sede da Abav. Ele disse ter gostado da ideia, mas não podia aprovar porque a constituição dos Estados Unidos é muito tradicional", contou. O embaixador ficou de levar a questão para o senado e o congresso americanos, mas ainda não deu uma resposta.Segundo a embaixada americana de Brasília, em 2011 foram processados 944.868 vistos no Brasil, o que significa um aumento de 51% em relação a 2010. A expectativa é que, com a
decisão de Obama, até 2016 haja um crescimento de 274% do número de visitantes
brasileiros nos EUA frente a 2010. No Brasil, 95% dos vistos solicitados são aprovados.
*As informações são do Correio.

sábado, 21 de janeiro de 2012

FESTIVAL DE VERÃO LIBERA ENTRADA DE MENORES COM 14 ANOS, SOZINHOS (desde que comprovem idade)

Este ano, os adolescentes com idade miníma igual e superior a 14 anos já poderão entrar no Festival de Verão, sozinhos.
A organização do Festival de Verão Salvador anunciou no fim de semana, a redução da faixa etária do evento para 14 anos de idade. Isso significa que o adolescente que já completou 14 anos poderá entrar na festa desacompanhado, apresentando apenas o RG para comprovação de sua idade.
Os menores de 14 anos também poderão curtir o Festival, mas devem estar acompanhados dos pais ou de algum responsável com mais de 18 anos. Os que estiverem acompanhados dos pais devem levar seu documento de identificação e o RG, em bom estado, dos pais para comprovação do parentesco.
Já os menores de 14 anos que estiverem acompanhados por um responsável maior de 18 anos, devem apresentar uma autorização assinada pelo pai ou pela mãe do menor com firma reconhecida em cartório e uma cópia autenticada da carteira de identidade do responsável que assinar a autorização.
O Festival de Verão Salvador será realizado entre os dias 25 e 28 de janeiro, no Parque de Exposições da capital baiana.
*Fonte: Globo.

EM FEIRA, GAROTO MORRE AFOGADO EM TANQUE DE PEIXES

Uma criança de 10 anos morreu afogada em um tanque na casa onde morava no final da tarde de sexta-feira (20), em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador.
De acordo com o Corpo de Bombeiros passadas ao g1, o chamado foi feito por volta das 17h informando que uma criança havia se afogado no bairro do Tonga.
Os bombeiros disseram que uma equipe foi deslocada para a casa da vítima, mas o menino já estava sendo encaminhado ao Hospital da Criança pela mãe, acompanhada de um vizinho. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, a criança chegou a ser atendida na unidade de saúde, mas não resistiu. Na ocorrência registrada pelos bombeiros consta que o menino brincava em um tanque que era usado como criatório de peixes, quando se afogou. O Corpo de Bombeiros informou que ainda não tem informações sobre profundidade do tanque. A 1ª Delegacia de Feira de Santana vai investigar o caso.
*Fonte: G1/BA.

ESTUDOS MOSTRAM COMO OS BEBÊS APRENDEM A FALAR

Os bebês estudam o movimento dos lábios de seus pais para aprender a falar, difundiu hoje a Proceedings of the National Academy of Science (PNAS).
Este processo começa aos seis meses de vida, quando o balbucio da criança muda de forma gradual para sílabas e depois para suas primeiras palavras, que são quase sempre mamãe ou papai.

A aprendizagem da fala, ao que parece, não demora muito tempo porque em seus primeiros anos de vida, o bebê olha constantemente para os olhos de seus pais a não ser que escute vocalizações externas.

A investigação mostra a importância no desenvolvimento da fala na comunicação dos pais com seus filhos pequenos, indicou David Lewkowicz, da Universidade Atlântica da Flórida. Para o professor Bob McMurray, que também estuda a aprendizagem da fala, as crianças são capazes de entender o que é necessário para elas em cada momento de seu desenvolvimento.

*De: oda/mor/es

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

MAIS DE 2 MIL AMBULANTES ESTARÃO NAS RUAS DO CARNAVAL DE SALVADOR



Os circuitos do Carnaval 2012 em Salvador terão 2.710 ambulantes cadastrados, segundo informações da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp).

Os trabalhadores se inscreveram para exercer a atividade legalmente e estarão presentes nas áreas da Barra-Ondina, Centro, Pelourinho e as festas que acontecem nos bairros.
As inscrições para os ambulantes foram encerradas no mês de dezembro de 2011 e os trabalhadores receberam equipamentos, como banca desmontável, caixa de isopor, carrinhos, carro de gelo, banca de chapa para lanches, tabuleiro de baiana e trailer.

Segundo a Sesp, a fiscalização durante os dias da festa será rigorosa para evitar que comerciantes atuem ilegalmente na venda de produtos aos foliões.

*FONTE: Globo.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A PREFEITURA DE CAMACAN NA DECISÃO DE OZIEL

*Do Editor do Blog.
O pré-candidato de maior pontuação na preferência do eleitorado de Camacan – segundo pesquisas interna, ainda não sabe pra que lado vai. Pelo menos é o que evidencia na postura do parlamentar; visto que assediado por outros três postulantes ao cargo majoritário no município, ele ainda não esboçou nenhum movimento para que lado vai.


Oziel Bastos, o conhecido Oziel da Ambulância, está no olho do furacão ou, trocando em miúdos: “é a bola da vez”. De acordo com informações dos bastidores, o político pontua como "a cereja do bolo" de três candidaturas: Débora Borges, ex-prefeita por dois mandatos, que quer voltar ao poder; Ângela Castro, atual chefe do executivo, que segundo informações de fonte segura, está na zona de desconforto, já que o atual presidente da Câmara, Didico, era dado como certo de que seria seu vice para concorrer a próxima eleição, mas que com o crescimento do nome do vereador da ambulância, ela pende para uma nova e necessária aliança com este. E por último, entre os três nomes mais conhecidos da disputa para prefeitura, Oziel tem também a simpatia do petista Fernando da Farmácia, que se articula com grandes apoios estaduais parta fortalecer o PT na região e conta com adesão de importantes lideranças do partido no estado, incluindo o presidente do diretório estadual. Este por sua vez, já declarou que não vê grandes problemas em unificar os dois nomes (Fernando-Oziel) para fortalecer uma oportuna e vitoriosa candidatura do PT em Camacan. Enquanto todas as fichas não são apostadas, segue a queda-de-braço (oferta) dos três prefeituráveis (embora um ou outro negue), para ver quem vai ter o ex-presidente da câmara e vereador reeleito duas vezes, como o grande puxador de votos.


PREFERÊNCIA:
Desde que deixou a presidência da Câmara de Vereadores, em dezembro de 2010, quando declarou sua disposição para assumir a prefeitura, Oziel caiu no gosto de uma relevante parcela da população e vinha despontando como o preferido dos eleitores.
O edil até comemorou os efeitos dessa preferência com um festivo evento para troca de legenda, filiando-se ao PC do B. Após a mudança de partido, logo se falou muito pela cidade ele estava prestes a compor chapa com o Ex-prefeito Erivaldo Nunes, para sair com uma candidatura de peso. Nos dias atuais já se fala por todas as forças políticas locais, que a dupla não será formada, porque o ex-prefeito-empresário é um dos nomes fortes do grupo de apoio à Ângela Castro e portanto, não será desfeito o acordo firmado na eleição passada.


Enquanto não se sabe finalmente a que grupo Oziel vai se unir para as eleições de 2012, o vereador vem sendo bombardeado nas redes sociais, como uma falsa promessa de mudança no governo municipal, já que o mesmo era visto como o diferencial da próxima eleição e possivelmente venha fazer parte de uma das recorrentes candidaturas dos velhos grupos já existentes.


*Foto-montagem do Arquivo do Vereador Oziel Bastos.

O BRASIL RELEMBRA ELIS REGINA APÓS 30 ANOS DE SUA MORTE



Há 30 anos atrás morreu a brasileirissíma Elis Regina.

Nesta quinta-feira o país inteiro relembrou a carreira e a morte de Elis Regina que completa 30 anos. E, como não poderia deixar de ser, a data foi marcada por uma série de homenagens, que inclui relançamento de CDs, a reedição de uma biografia clássica e show-tributo de sua filha Maria Rita, com produção de João Marcelo Bôscoli, seu outro filho.

Considerada uma das melhores cantoras de todos os tempos, Elis Regina vendeu mais de 4 milhões de discos em seus 18 anos de carreira. Em 19 de janeiro de 1982, sua morte chocou o país: Elis foi encontrada, no quarto de seu apartamento, vítima de uma overdose de álcool e cocaína.

*Com informações do JA.

SALVADOR GANHA ELOGIO DA FIFA NO ANDAMENTO DAS OBRAS

Esta semana, Salvador recebeu a visita da Comitiva da Fifa, liderada pelo Secretário-Geral, Jérôme Valcke, e do Comitê Organizador Local (COL). Além do craque Ronaldo Fenômeno.


O governador acompanhou a comitiva durante sobrevoo ao canteiro de obras e também na visita ‘in loco’ à construção do novo estádio, que já se encontra com 45% dos trabalhos concluídos. “É um grande desafio para a cidade. Por isso vejo um grande empenho aqui. A arena está localizada em um lugar fantástico”, avaliou o representante da FIFA, Valcke.

De acordo com o consórcio que administra o estádio, 44% da obra está concluída, e a previsão é de que no fim de janeiro alcance 51%. Ainda segundo o consórcio, 2.100 pessoas trabalham na Arena, distribuídas entre os setores administrativo e de produção, além dos trabalhadores terceirizados.
Salvador foi a segunda capital a receber vistoria da Fifa na nova série de visitas neste ano às 12 cidades-sedes da Copa do Mundo do Brasil 2014.


*Com informações da SECOM - Foto: TV Aratu.

WAGNER VAI À BRASÍLIA COBRAR OBRAS NA RODOVIA ILHÉUS-ITABUNA

O governador da Bahia, Jaques Wagner, viajou a Brasília (DF) nesta quarta-feira(18), para se reunir com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Fraxe, e tratar do avanço das obras da Via Expressa, em Salvador, e em rodovias baianas.

Wagner também solicitou a liberação da Ordem de Serviço para a duplicação da BR-415, rodovia federal que liga Ilhéus a Itabuna, cidades localizadas no sul do Estado. O pedido do governador é que o documento para a duplicação da Rodovia Jorge Amado, como é conhecida a BR-415, seja assinada no centenário do escritor baiano, que será comemorado este ano


Durante reunião, o diretor do Dnit disse que vai atender a solicitação de Jaques Wagner, segundo a assessoria do Governo da Bahia.

Pela manhã, Wagner se reuniu com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo dos Guaranys, para falar das obras dos nove aeroportos baianos, que estão aguardando inspeção e homologação das pistas de pouso. O governador pretende acelerar as averiguações para viabilizar as homologações das pistas, que estavam previstas para 2011, mas até agora não foram realizadas. Apenas dois aeroportos baianos, em Santa Maria da Vitória e em Jacobina, tiveram suas inspeções realizadas, mas os relatórios finais ainda não foram concluídos.

* Gov/Ba.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

20 DE JANEIRO - FERIADO DO PADROEIRO DE CAMACAN




*Da Redação do Blog.

A comunidade católica do Município de Camacan está em festa. Festejam o Padroeiro da cidade, São Sebastião até esta sexta-feira, dia 20 - feriado local. Na programação do novenário, todos os dias os fiéis particiaparão de celabrações da Santa Missa presididas por convidados especiais, Show de Calouros, Apresentações Musicais com Artistas locais e da Região, além de Corrida pelas principais ruas da cidade no dia do feriado.

ATRAÇÕES: A parte de eventos sociais promovidos pela comissão da festa no encerramento das celçebrações, traz ainda dois grandes shows. Na sexta, dia 20 após a procissão que vai acontecer depois da Missa Solene às 16 horas, sobe no palco do evento, o cantor Canidé. Um dia depois do encerramento do novenário, no sábado, é a vez da Praça da Matriz ecoar a voz do cantor André Leono - Revelado no Programa Raul Gil.

SERVIÇOS AO CIDADÃO: Com o feriado em plena sexta-feira, os cidadãos dos municípios vizinhos que utilizam os serviços de bancos e outros órgãos públicos situados em Camacan, devem se dirigir a outras unidades instaladas em Itabuna, ou deixarem para efetuar pagamentos na segunda-feira, 23 - exceto no caso de vencimentos datados para esta data.

PREFEITURA APERTA EMBASA PARA CONTINUAÇÃO DAS OBRAS DE ESGOTAMENTO










*Da Redação do Blog.

Por conta de constantes atrasos e transtornos causados aos moradores de Camacan, a prefeita Ângela Castro, na tarde desta terça-feira (16), se reuniu com representantes da Embasa para discutir a continuidade dos serviços das obras do esgotamento sanitário que se arrastam pelas principais vias do município desde o semestre passado.

O ponto alto da reunião foi o comprometimento da empresa de saneamento em recomeçar os serviços de aplicação do chamado asfalto quente – já que a empresa oferecia o produto denominado como asfalto frio alegando dificuldade para encontrar o asfalto quente e este não fora aceito pela administração .
Os maiores problemas da obra se deram nas ruas de Mascote, entrada do centro da cidade e na Rua Carlos Gomes - saída para Pau Brasil.

De acordo com assessoria, toda semana a prefeitura emite um relatório dos serviços executados e manda para a coordenação da Empresa Baiana de Saneamento Básico, em Salvador, de onde esta acompanha o andamento da obra.
Para tratar do assunto, estiveram presentes o Engenheiro fiscal da Obra no município, o representante da unidade da Embasa em Camacan e o Presidente da Câmara de Vereadores local.

ACIDENTES DE TRÂNSITO É O RESPONSÁVEL POR MAIOR PARTE DE INVALIDEZ NO PAÍS



De acordo com matéria do jornal Folha de S. Paulo desta terça(17), os casos de invalidez permanente entre vítimas de acidentes de trânsito dispararam entre 2005 e 2010, passando de 31 mil para 152 mil, segundo números do DPVAT (seguro obrigatório).

Em 2011, houve novo aumento de janeiro a setembro, foram 166 mil casos. A maioria dos acidentados, mais de 70% do total registrado no ano passado, são jovens e usavam moto.
O crescimento na frota de motocicletas ajuda a explicação dos números. Em 10 anos, de 2001 até o ano passado, as vendas de motos triplicaram, para 1,94 milhão. Ainda de acordo com o periódico, as ocorrências preocupam a Previdência Social teme ter que arcar com os custos de uma geração de jovens.


*Fonte: Terra.

BARRICHELLO PERDE LUGAR PARA BRUNO SENNA

A Williams confirmou, nesta terça-feira (17), que Bruno Senna vai ser piloto da equipe na temporada 2012 da Fórmula 1. Com isso, Rubens Barrichello fica sem vaga na escuderia e continua com futuro indefinido.



Barrichello, que chegou à Williams em 2010, buscava acertar sua permanência, mas foi preterido pela equipe em favor do sobrinho de Ayrton Senna, que volta a colocar o nome da família na categoria em um grande time, justamente na escuderia na qual seu tio morreu, durante o GP de Ímola, em 1994.

Rubens Barrichello, contudo, afirmou que seu futuro continua em aberto. Em seu perfil no Twitter, o piloto comunicou a decisão da Williams de não mantê-lo no time e parabenizou Bruno Senna.

*Fonte: R7

O EPISÓDIO DE SEXO NO BBB 12 VAI "CUSTAR CARO" PARA GLOBO



Se o suposto estupro na casa do Big Brother Brasil 12 existiu e seria uma jogada de marketing, o tiro errou o alvo. Nem a audiência melhorou e os patrocinadores do reality show estão preocupados com o estrago causado às suas marcas, após a divulgação de um possível crime, debaixo do edredom.

Pesquisa do Ibope, divulgada na manhã desta terça-feira, após o paredão deste fim de semana, revela que o BBB 12 atingiu a pior cotação junto aos telespectadores, com 20 pontos, em média, enquanto a versão anterior, já em declínio, rendeu 22 pontos. Na Grande São Paulo, cada ponto equivale a 58 mil domicílios ligados no programa.

No caixa da TV Globo, a história mal contada também está prestes a gerar um rombo milionário. Nas agências, que representam os anunciantes AmBev (Guaraná Antarctica), Fiat, Niely, Schincariol (Devassa) e Unilever (Omo), cada um com uma cota de R$ 20,6 milhões para o patrocínio desta temporada, o ambiente é fúnebre. Ninguém confirma ou nega, ainda, o cancelamento dos contratos, mas um graduado publicitário, falando em condição de anonimato ao Correio do Brasil, antevê mais problemas à frente.

* Do Correio do Brasil

BRASIL BATE RECORD EM NÚMERO DE CELULARES



O Brasil fechou 2011 com mais de 242,2 milhões de linhas de celulares e recorde no número de habilitações. Segundo dados divulgados ontem (16) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 39,3 milhões de novas linhas para a telefonia móvel foram instaladas no ano passado.
O número de habilitações é o maior desde o início do levantamento, em 2000. Em relação a 2010, a instalação de novas linhas registrou crescimento de 19,36%. Apenas em dezembro, foram mais de 6,1 milhões de habilitações, maior volume registrado para o mês. Em dezembro de 2010, 5,4 milhões de linhas haviam sido ativadas.
A penetração da telefonia móvel voltou a bater recorde. Em dezembro de 2011, havia 123,87 linhas em operação para cada 100 brasileiros. Em comparação a 2010, quando a proporção era de 104,68 linhas, o crescimento foi 18,33%.

Do total de linhas móveis em operação no país, 81,81% (191,2 milhões) eram pré-pagos no fim de 2011. A proporção de linhas pós-pagas atingiu 18,19% – 44 milhões. Em 2010, havia 167,1 milhões de linhas pré-pagas (82,34%) e 35,8 milhões pós-pagas (17,66%).


*Do Administradores.com.br

4 JOVENS SÃO MORTOS E INCENDIADOS EM ILHÉUS



Quatro homens, entre eles um adolescente, foram mortos a tiros na cidade de Ilhéus, na noite de segunda-feira (16). Segundo a polícia, eles foram vítimas de uma ‘emboscada’ armada por um grupo rival do tráfico de drogas. Duas das vítimas tinham 25 anos, o outro 21, além do adolescente de 17 anos. Segundo levantamento realizado pela polícia, dois estariam envolvidos diretamente com o comércio de drogas e os outros dois seriam usuários. O imóvel onde eles estavam foi incendiado pelos criminosos. O crime ocorreu por volta das 22h no bairro de Banco da Vitória.

De acordo com relato de testemunhas, a polícia informa que o grupo criminoso tinha o objetivo de tomar o comando do ponto de venda de drogas, até então liderado pelos suspeitos de tráfico que foram mortos.


*Da Voz da Bahia.

EM CAMACAN UM HOMEM FOI MORTO A PAULADAS




Um homem identificado como Adeilson Nascimento dos Santos, 26 anos, procedente do Município de Camacan, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira(15), nas imediações da avenida dos Pioneiros, nas proximidades da Portelinha.

De acordo com informações de agentes civis lotados na delegacia circunscricional do Município de Camacan, tudo indica que o assassinato foi praticado com requintes de crueldade pois continha várias marcas de pauladas pelo corpo principalmente na cabeça. O corpo estava caído em um matagal ás margens da estrada que dá acesso ao Parque Casa Nova, distante 500 metros do centro da cidade.

As autoridades policiais do Município de Camacan foram acionadas e se deslocaram até o local aonde o crime aconteceu e efetuaram levantamento cadavérico. Agentes civis de Camacan, informaram á Reportagem do site O tempo Jornalismo, que a família da vítima já foi localizada, mas até ás 11:40 desta segunda-feira (15).

Ainda segundo o site, nem um membro familiar tinha comparecido ao plantão policial a fim de ser ouvido e assim prestar alguns esclarecimentos.

A polícia de Camacan já deu início ás investigações, e não descarta nenhuma das hipóteses levantadas, inclusive a de acerto de contas. O corpo da vítima foi trasladado para necropsia no Departamento de Polícia Técnica (DPT), de Itabuna.


*www.otempojornalismo.com.br

AUMENTA O NÚMERO DE CONCORRENTES À VAGAS DO PROUNI






Mais de 733 mil candidatos, já se inscreveram na disputa por uma das 195 mil vagas disponíveis para o primeiro semestre do ano. de acordo com informações divulgadas pelos orgãos oficiais, até o meio-dia desta terça-feira, o Programa Universidade para Todos (ProUni) já havia recebido esse total de inscrições.


PRAZO PARA INSCRIÇÃO: O processo segue até quinta-feira, exclusivamente pela internet. Ao acessar o sistema, o estudante pode escolher até duas opções de cursos, indicando sua prioridade.


QUEM PODE PARTICIPAR: Podem participar do ProUni estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que estudaram em colégio particular com bolsa integral. Também é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 e alcançado pelo menos 400 pontos na média das provas objetivas e não ter zerado a redação.

JÁ ESTÁ NO AR O SITE OFICIAL DO CARNAVAL DE SALVADOR

Entrando na contagem regressiva para o carnaval de 2012, esta semana, a Prefeitura de Salvador lançou o site oficial do carnaval da capital baiana. O projeto editado pela Empresa Salvador Turismo, é ilustrado com referências ao tema da festa, "O País do Carnaval", que faz homenagem ao centenário do escritor baiano Jorge Amado.



O QUE VER NO SITE:
Através da página na internet, o cidadão pode se informar sobre a história, curiosidades, músicas já premiadas, surgimento do trio elétrico, a lenda do rei Momo, a origem do afoxé, entre outros tópicos. Também há um link de serviços, que oferece informações sobre os blocos, as arquibancadas populares, o calendário das festividades baianas de 2012, indicadores da festa, dicas ao folião, além de um canal para assistir o carnaval ao vivo.

PROGRAMAÇÃO:
A programação dos blocos e shows também pode ser acessada, em sessão específica, através de um sistema de busca segmentado com os três circuitos: o Batatinha, no Pelourinho; o Dodô, conhecido como circuito Barra/Ondina; e o circuito Osmar, do Campo Grande. Todas as informações podem ser compartilhadas via redes sociais.
A prefeitura estima que o carnaval, que ocorre entre os dias 16 e 21 de fevereiro, receba dois milhões de foliões em 2012.

*As informações são do G1/Ba.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CANAVIEIRAS E ITACARÉ SÃO DESTAQUES NOS DESTINOS PARA TURISMO DURANTE A COPA DE 2014

A dois anos e cinco meses da Copa do Mundo de 2014, o Ministério do Turismo divulgou nesta semana, um estudo preliminar sugerindo 184 destinos - entre eles, dois de destaque no Sulbaiano, Itacaré e Canavieiras. Que está na rota do turista que virá para o Brasil assistir aos jogos. A ideia é incentivar o visitante brasileiro ou estrangeiro a conhecer o país sem ficar longe das 12 cidades-sede nas quais ocorrerão as disputas esportivas.




Os locais escolhidos estão em um raio de 300 quilômetros das cidades-sede, com um tempo máximo de viagem de três horas por terra e duas, pela via aérea.

O Ministério do Turismo calcula que cerca de 600 mil turistas estrangeiros e três milhões de brasileiros deverão circular pelo país nos meses da Copa do Mundo de 2014 – junho e julho. No total, serão aproximadamente 7,8 milhões de viagens domésticas durante os jogos. Para organizar os 184 destinos recomendados aos turistas, o governo pretende investir em campanhas e convênios para a promoção dos locais escolhidos. O objetivo é aplicar R$ 151 milhões na iniciativa.


OUTROS MUNICÍPIOS:

Aos municípios que vão ser sedes dos CT's (Centros de Treinamentos) de algumas selecões do mundial, também cabe os investimentos dos governos municipais e estaduais para grandes Fan Fest - Evento organizado para animar grandes públicos concentrados para assistir aos jogos da copa, é o caso de Ilhéus e Porto Seguro.

EM SALVADOR A VENDA DE ABADÁS TEM AUMENTO DE 70%



Começou a correria para a compra de abadás para a festa em Salvador. De acordo com informações, nas lojas e stands dos blocos e camarotes mais procurados já houve um acréscimo de 70% no número de vendas. Os valores de alguns deles são altos, mas nem por isso desanimam os foliões: em alguns deles variam entre R$ 200 e R$ 840 por dia.

Um dos blocos mais procurados é o Bloco Coruja da Musa Ivete Sangalo. Além dos blocos que saem com Chiclete com Banana.

Os preços de camarotes também não ficam por menos - os mais famosos chegam a custar tão caro quanto os blocos que levam grandes atrações da festa. Mas há muitos pacotes promocionais para individuais e pacotes.

Este ano, o circuito Dodô (Farol da Barra) tem mais uma novidade, recebe de volta o Camarote da Central" e é de lá que o Blog do Miolo Baiano vai acompanhar e registrar a passagem dos mega-trios e seus artistas. Nos anos anteriores, o mesmo camarote ficou instalado na Avenida - Circuito Osmar.


SERVIÇO:

Os interessados em adquirir abadás para Blocos ou Camarotes podem acessar o site da central e conferir os valores: www.centraldocarnaval.com.br

TRÊS DESTINOS DE CARNAVAL NO SUL DA BAHIA SEM O AGITO E OS PREÇOS ALTOS DE PORTO SEGURO



*Da Edição do Blog.

As festas natalinas nem bem terminou (falta passar o Dia de Reis), mas o Brasil inteiro já está se preparando para o carnaval, que acontece de 16 a 21 de fevereiro.

Em todos os cantos do país, onde há ou não há circuitos de desfiles de blocos, escolas de samba ou afoxés; Todo mundo já está de olho no passeio do feriadão da folia do Rei Momo. Mas a escolha do point, para muitos ainda é uma dúvida. Para alguns, os grandes circuitos é o lugar certo pra extravasar as energias, seja num camarote ou atrás de trio elétrico. Para outros, encontrar o lugar ideal para curtir a folga com sossego é outra precupação, já que estes da segunda escolha preferem passar os dias de carnaval longe do agito dos grandes points.


No sul da Bahia, por exemplo, três cidades litorâneas que tem um carnaval tranquilo, devem servir como boa opção para quem quer sair de casa, ir a praia e não disputar espaço na muvuca nem pagar muito caro por hospedagens e atrações carnavalescas. São eles: Canavieiras, Ilhéus e Itacaré. Nos três casos, eles recebem grande número de visitantes dos municípios vizinhos e de todos os cantos do país querendo aproveitar esses dias.


ENQUETE: Para ajudar o leitor a ficar por dentro das atrações de cada um dos três municípios, antes de decidirem para onde vão. O Blog do Miolo Baiano postou uma enquete onde o internauta pode opinar, clicando na opção que mais lhe agrada passar o carnaval - longe de Porto Seguro e Salvador.


RESPONDA A PESQUISA DO BLOG NA BARRA LATERAL!

STF SUSPENDE DEMARCAÇÃO DE TERRAS DOS ÍNDIOS EM BUERAREMA, ILHÉUS E UNA

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu uma ordem judicial que impedia a demarcação de terras de áreas indígenas localizadas nas cidades de Ilhéus, Una e Buerarema, região sul da Bahia. A decisão foi tomada pelo desembargador Ari Pargendler, presidente do STJ, no dia 2 de janeiro deste ano e será publicada no Diário da Justiça no dia 1° de fevereiro. Com isso, os efeitos de oito ações possessórias de reintegração de terras, impetradas por proprietários, são anulados.


A determinação do STJ considera que o juiz federal Pedro Alberto Calmon, da Vara Única da Justiça Federal de Ilhéus, não pode suspender o processo administrativo de demarcação de terra da tribo Tupinambá com o objetivo de pressionar os índios à desocupação de áreas de conflitos.

O ministro afirma, em sua decisão, que tais atitudes podem causar “grave lesão à ordem pública porque interferem em atividade própria da administração” e que a desocupação das terras pelos índios deve ser cumprida “com meios que o Estado lhe põe à disposição”.


*Fonte: G1/Ba.

PRESIDENTE DILMA ANTECIPA FIM DE FÉRIAS NA BAHIA



A presidente Dilma Rousseff embarcou de volta à Brasília na tarde desta quinta-feira (5), após passar 10 dias de férias na Bahia. Segundo informações da Globo, a previsão anterior de volta da presidente a Brasília, anunciada pelo Planalto, era de segunda-feira (9) mas foi adiantada.

A presidente chegou à capital federal no fim da tarde e foi direto para o Palácio da Alvorada, residência oficial. À noite, ela recebeu a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que passou o dia em reuniões sobre ações do governo contra desastres.
A assessoria da presidente não informou quais seriam os seus compromissos em Brasília e na agenda presidencial, não constavam compromissos oficiais.


*FONTE: G1/Ba.

LULA MANIFESTA SOLIDARIEDADE À PRESIDENTE DA ARGENTINA

O ex-presidente Lula divulgou uma mensagem de apoio nesta quarta-feira (4) à presidente argentina Cristina Kirchner, diagnosticada recentemente com câncer.



"Tenha certeza que estamos juntos, e que em breve vamos nos reencontrar, ambos com saúde, e você, como sempre, cheia de energia e disposição para continuar a representar tão bem o povo argentino", afirma trecho da nota divulgada pela assessoria do petista.

O ex-presidente, que realizou nesta quarta a primeira sessão de radioterapia contra um câncer de laringe, finaliza a mensagem com a expressão “Força Cristina!”, também utilizada por eleitores dela em cartazes de apoio. Cristina foi operada nesta quarta para retirar um tumor na tireoide. O procedimento durou 3h30. Segundo comunicado oficial do governo argentino, a cirurgia aconteceu "sem nenhuma complicação".

A presidente argentina ficará licenciada 20 dias, até 24 de janeiro.

*Do BN.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A PARTIR DE AGORA, AS GESTANTES TERÃO R$ 50 PARA AJUDAR FAZER O PRÉ-NATAL


O governo vai pagar uma ajuda de custo, no valor de R$ 50, para o deslocamento das gestantes brasileiras até a unidade de saúde mais próxima. O pagamento será feito em parcelas, para estimular a mulher grávida a fazer todos os exames pré-natais. Para receber o beneficio, será preciso se inscrever em um cadastro nacional. O inicio dos pagamentos está previsto para março.


O pagamento será dividido para tentar inibir um comportamento comum: muitas grávidas fazem uma consulta no início da gestação e só procuram o médico novamente quando já estão quase ganhando o bebê. Essa atitude é um erro, já que a saúde da mulher e do filho exige cuidado em todas as fases da gravidez. “No ato da inscrição do pré-natal, a gestante já tem direito a primeira parcela de R$ 25. Entre o 6º e o 7º mês, ela vai ter acesso à segunda parcela, que corresponde ao auxílio para elas poderem se deslocar para a maternidade no momento do parto”, explica Fausto dos Santos, assessor especial do Ministério da Saúde.

NOVO SALÁRIO JÁ VIGORA E PROMETE AQUECER O COMÉRCIO EM 2012


Atenção! Já está valendo o novo salário mínimo — reajustado por decreto presidencial de R$ 545 para R$ 622, desde domingo (1º). O valor, entretando, só entrará na conta dos trabalhadores em fevereiro, quando é depositado o salário referente ao mês de janeiro.
Com o aumento do salário mínimo, também deve crescer o poder de compra dos consumidores. A inadimplência deve ser outro detalhe que também sentirá os reflexos do reajuste. Segundo a Confederação, embora a inadimplência tenha crescido por dez meses consecutivos neste ano, em 2012, deverá apresentar reversão de tendência nos primeiros meses.




POLÍCIA BAIANA DIVULGA BALANÇO DAS ESTRADAS NO FIM DE ANO



Já saiu o Balanço parcial da Polícia Rodoviária Federal que aponta os dados das estradas da Bahia que receberam grande fluxo de veiculos nas festas de fim de ano. O documento informa que o número de acidentes nas estradas federais que cortam o Estado chegou a 527 no período de 16 de dezembro até esta segunda-feira, 2. O saldo é de 284 feridos e 42 mortes.



Ainda segundo a PM, em relação aos acidentes, houve aumento de 10,71% em relação ao final de 2010 e início de 2011. Houve também aumento no número de feridos (284 contra 268) e ligeira queda nos registros de mortes (46 no ano passado contra 42 este ano).

A Polícia Rodoviária salienta que 90% dos acidentes estavam relacionados à imprudência, com destaque para ultrapassagens indevidas e embriaguez ao volante.
 *Com informações do Pimenta na Muqueca.

SALVADOR TEM PROMESSA DE AUMENTO DA PASSAGEM NO MEIO DO ANO

O vereador de Salvador Henrique Carballal (PT), em contato com o Bahia Notícias, parabenizou o secretário municipal de Transportes e Infraestrutura, José Mattos, pelo fato de a cidade não ter amanhecido nesta segunda-feira (2) com a tarifa de ônibus aumentada. De acordo com ele, os estudos encomendados pelo setor não balizam a necessidade do temido reajuste no início do novo ano. “Os estudos estão sendo concluídos e, a priori, não apontam que terá reajuste. Nova tarifa, só quando tiver a licitação”, estimou. Segundo o jornal Bahia Noticias, o petista afirma que o processo de concorrência pública das linhas soteropolitanas, que está subjúdice, deve ser aberto apenas no fim do primeiro semestre.

POPULAÇÃO DE ITAJUÍPE FICA SEM COMUNICAÇÃO COM A PM



A população de Itajuípe, município no sul do estado, perdeu o principal canal de comunicação com a Polícia Militar (PM). Desde dezembro do ano passado, todas as chamadas locais para o telefone 190 são redirecionadas para a cidade de Caravelas, no extremo sul baiano, e ficam sem atendimento. Em contato com o Bahia Notícias, moradores reclamam que o problema ocorre tanto com ligações de telefones fixos, quanto celulares, independentemente da operadora utilizada. “De tantas ligações erradas que devem receber todo dia, as atendentes do 190 de Caravelas já explicam logo que o telefone está com problema e mandam a gente tentar outro número”, contou Marta Oliveira, moradora local. A assessoria da PM, em contato com o BN, disse que já apura as causas do problema e a previsão de conserto da linha telefônica.
*Fonte: BN.

BAIANOS TERÃO IPVA MAIS BARATO EM 2012


Em 2012, os contribuintes baianos pagarão cerca de 3,2% a menos no valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), segundo a tabela de valores venais calculada pela Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe). A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) publicou na edição desta terça-feira, 20, do Diário Oficial do Estado, o calendário de pagamento e a tabela com os valores que são base para cálculo do IPVA 2012.

Os automóveis apresentaram uma redução um pouco maior, de 3,42%, assim como as motos, com redução de 5,11%. Caminhões pagam menos 2% e ônibus e micro-ônibus indicam queda média de 2,76%. Nos utilitários, o IPVA teve queda de 2,60%. A diminuição ocorreu em função da desvalorização dos automóveis usados, cujo valor serve de base para o cálculo do imposto.

Todas as informações poderão ser consultadas também por meio do site da Sefaz (http://www.sefaz.ba.gov.br/) ou pelo Call Center da Secretaria, pelo 0800 071 0071. O imposto é calculado sobre o valor médio de cada veículo de acordo com pesquisa feita pela Fipe.

Condições de pegamento - Os contribuintes baianos poderão aproveitar novamente o desconto de 10% no IPVA para pagamento em cota única até 29 de fevereiro de 2012. Existe também a opção de pagar com 5% de abatimento. Para isso é só quitar o valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira cota, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo.

Os proprietários de veículos têm ainda a opção de parcelar o imposto em três vezes sendo que o vencimento da primeira cota para os veículos de final de placa um será no dia 15 de março e placa dois, dia 16 de março.
Onde pagar - O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil ou do Bradesco e basta apenas apresentar o número do Renavam. O IPVA é um imposto estadual, mas o valor arrecadado é dividido igualmente com o município onde o veículo foi emplacado.
Isenção - Estão isentos do pagamento do IPVA as embarcações de empresas concessionárias de serviço público de transporte coletivo, veículos com mais de 15 anos de fabricação, veículos terrestres com motor de potência inferior a 50 cilindradas e a embarcação com motor de potência inferior a 25 HP, máquinas agrícolas, táxi de propriedade de motoristas profissionais autônomos, embaixadas, representações consulares, funcionários de carreira diplomática, ambulâncias que não cobram pelo serviço e pessoas jurídicas de direito privado instituídas pelo poder público estadual ou municipal.
*FONTE: A Tarde.

PORTO SEGURO TEM REVEILLON RECHEADO DE CELEBRIDADES


O Réveillon em Porto Seguro, teve um público de mais de 100 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, e foi animado pela dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, dentre outras atrações. A festa da virada foi realizada na Passarela do Descobrimento. Entre as atrações que animaram o Réveillon na cidade estevam Os Sungas, Top Love, Selajuatro e o cantor Cid Guerreiro.


Celebridades - Festas particulares em Porto Seguro, Arraial d´Ajuda e Trancoso, balneário litorâneo onde o ex-craque Ronaldo Fenômeno esteve com a família, também atraíram grande público – entre 10 mil e 15 mil pessoas por evento, como no Barramares, Arena Axé Moi, Toa Toa e Parracho.
Segundo a polícia, as festas na cidade foram tranqüilas, com poucas ocorrências registradas – houve apenas brigas de festas, usuários de drogas conduzidos para a delegacia etc., o que não tirou o clima de alto astral de virada de ano.
Em uma das festas privadas, no Arraial Eco Resort, hotel de luxo na praia do Apaga Fogo em Arraial d´Ajuda, os 380 hóspedes e convidados da festa comemoraram o início de ano com oferendas a Iemanjá. Dentre os famosos na festa, a atriz Guta Stresser, a Bebel do programa A Grande Família, da Rede Globo.

*Com informações da Tribuna - Foto de O Sollo.