terça-feira, 29 de novembro de 2011

OS 17 MELHORES HOTEIS E POUSADAS DE PORTO SEGURO

Não é novidade para nenhum turista, que Porto Seguro, a porta de entrada para o sul da Bahia, possui um dos litorais mais lindos do Brasil: São 85 quilômetros de praias famosas que se tornou também um dos destaques de roteiros mais procurados do Brasil.

Com os títulos de Patrimônio Histórico Nacional e de Patrimônio Natural da Humanidade, Porto Seguro esbanja atrações, beleza natural e história. Além de reunir requisitos especiais para qualquer turista dos gostos mais variados incluir a cidade no seu roteiro, seja de férias ou para apenas uma viagem rápida de descanso num fim de semana ou feriadão prolongado.
Dentre os atrativos que encanta quem visita Porto seguro, está a boa acolhida em sua aconchegante hospitalidade que os hotéis e pousadas oferecem.
Aliás, boa acolhida, simpatia e cordialidade é o que não falta em um dos hotéis pousada do centro da cidade, o Hotel Pousada Hamburgo, que é apontado pelo site de indicadores de boas hospedagem nas cidades turística do Brasil, com uma das 17 melhores de Porto Seguro.

Veja aqui (segundo site hotéis e pousadas.com) quais são as melhores opções de hospedagem em pousadas e hotéis em Porto Seguro (BA):
1) Hotel Brisa da Praia
2) Vela Branca Resort Hotel
3) Porto Seguro Praia Hotel
4) Hotel Solar do Imperador
5) Hotel Girassol
6) Pousada Arigatô
7) Hotel Pousada Hamburgo
8) Porto das Naus Praia Hotel
9) Chalés do Mundaí
10) Pousada Trevo do Porto
11) Pousada Porto Feliz
12) Pousada Jandaias
13) Pousada Barão
14) Pousada da Praia e Caraíva
15) Coroa Bella Praia Hotel
16) Chayone Apart Hotel
17) Pousada Bahia Tropical

VEREADORES QUE TROCARAM DE PARTIDO PODEM PERDER O MANDATO

Aumentou o número de vereadores dos municípios do sul da região do cacau, que estão com os mandatos ameaçados porque trocaram de partido. O Ministério Público Eleitoral pediu a perda dos mandatos no Tribunal Regional Eleitoral.
O procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga ingressou com ação e pedido de perda de mandato dos vereadores José Elias de Souza Barros e José Raimundo Soares Simões, de Ibicaraí. Os dois deixaram o PRTB.
Em Itororó, as ações são contra os vereadores João Batista Reis Oliveira, Andrea Figueiredo Pereira e Delmara de Santana Brito. Os três abandonaram o PMDB. Outro que saiu do PMDB no sul do Estado, foi o vereador Paulo César Silva e Silva, de Ubatã.
Em Gandu são três ações contra vereadores que trocaram de partidos. Foram acionados Gil Marcelo dos Santos, que deixou o PP; Euclides Ribeiro de Matos Filho, que saiu do PSL, e Ayonara Lopes Caribe, que abandonou o PHS.
O Procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga pediu também a perda dos mandatos de Nilson Bastos Guimarães, que deixou o PT de Itaju de Colônia, e José Souza Pereira, que abandonou o PPS de Ibirapitanga.
Em Itagibá, os acionados são Alípio da Rocha Passos Sobrinho e Joelson Souza de Novais, que deixam do PR.

Em toda a Bahia, a Procuradoria Eleitoral já pediu a perda do mandato eletivo de 97 políticos.
Além de vereadores, os denunciados são prefeitos e vice-prefeitos que trocaram de partido nos últimos meses.

A Procuradoria Eleitoral pretende ingressar com mais 282 ações ainda neste ano contra os políticos infiéis.
A lista inclui vereadores de Itabuna, Ilhéus, Canavieiras, Camacan, Itacaré, Coaraci, Una, Santa Luzia e Itapé.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE CAMACAN ATUA NA INTERNET

A direção da Vigilância Sanitária de Camacan (VISA) está lançando um canal informativo virtual. É o http://visacamacan.blogspot.com/

Com a criação do Blog, a VISA pretende ampliar sua comunicação e externar ao maior número de cidadãos de Camacan e região, material de internet que contém informações para comerciantes, prestadores de serviços e consumidores tais como cartilhas e a legislação em vigor que podem orientá-los no seu dia a dia.
Para tirar dúvidas e obter informações mais precisas do órgão no município, o internauta pode escrever para visacamacan@gmail.com.
As informações e a administração do canal informativo é de responsabilidade do Coordenador da Vigilância no município, Flávio Vinícius Macedo.

SEBRAE DA BAHIA TEM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ FINAL DE DEZEMBRO

De 28 de novembro até o dia 30 de dezembro, estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2012 para os Cursos Técnicos do SENAI Bahia. Ao todo, serão oferecidas 1.300 (mil e trezentas) vagas distribuídas em 23 cursos nas unidades Cetind (Lauro de Freitas), Cimatec (Piatã), Dendezeiros (Cidade Baixa), além de Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista.

INSCRIÇÕES:
As inscrições serão realizadas pela internet, através dos sites www.exatuspr.com.br ou www.fieb.org.br/senai. O valor da taxa de inscrição é de R$ 15 (quinze reais).

A prova será realizada no dia 08/01/2012.

Os candidatos devem ter concluído ou estar cursando o 3 ° ano do ensino médio (ou equivalente) e ter disponibilidade para eventuais aulas práticas ou visitas técnicas junto às indústrias parceiras. Para o Curso Técnico em Petróleo e Gás, o candidato deve ter, no ato da matrícula, 18 anos ou mais.

EUNÁPOLIS, CONQUISTA E LAPA TERÃO MAIS VAGAS EM PENITENCIÁRIAS

O Governo da Bahia anunciou que criará até 2013 mais 4.500 vagas em penitenciárias de Salvador e interior do estado, sendo que a maior parte será inaugurada em 2012. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (28) pelo secretário estadual de Administração Prisional e Ressocialização (Seap), Nestor Duarte.

No município de Eunápolis, a obra da unidade prisional, que abrigará 450 presos, deve ser concluída no inicio do próximo ano. Em Salvador, o Complexo da Mata Escura receberá um novo presídio para 440 jovens e adultos infratores. Já para Feira de Santana a estimativa é construir uma unidade destinada a 900 apenados. Além desses municípios, Vitória da Conquista, Brumado, Bom Jesus da Lapa e Barreiras também terão novas vagas penitenciárias.
*FONTE: Agecom

SÃO JOÃO DO PANELINHA REALIZA 3º LITERARTE

De 30 de novembro a 02 de dezembro, acontece em São João do Panelinha o 3º Literarte-Literatura em Arte, promovido pelo Colégio Estadual Anísio Loureiro.
A programação inclue diversas atividade literárias e culturais com recitais, teatro, painéis, danças, poesias, monólogos, desfiles, exposições e apresentação de corais.
Entre os principais temas abordados no evento, estão Centenário de Jorge Amado, o Reggae de Edson Gomes e a beleza afro-descendente.

VIOLÊNCIA EM FAMÍLIA EM ITAPEBI

Um jovem de 18 anos foi preso no município de Itapebi, acusado de matar espancando o primo de 16 anos. Segundo informações do delegado Jansen Baeta, titular da Delegacia local, a vítima, Fabrício Souza de Jesus, foi linchado por no mínino seis homens, além de ser esfaqueado no queixo, testa e pescoço na madrugada deste sábado (26).
O crime foi motivado por ciúmes da namorada do suspeito, que foi identificado como Juliano Souza Araújo. Ela também era a ex-namorada da vítima.

Juliano está detido na Delegacia da Polícia Civil de Itapebi. Ainda conforme o delegado Jansen, os demais envolvidos no crime estão foragidos da polícia. O rapaz identificado como 'Pi' foi encontrado na casa dele neste final de semana, mas conseguiu escapar dos agentes da polícia pelos fundos da residência. O adolescente foi enterrado no cemitério local de Itapebi neste domingo (27).

Ainda de acordo com a polícia, outras pessoas devem ser ouvidas sobre o caso, nos próximos dias, entre eles um jovem conhecido como 'Rodrigo'. O rapaz estaria bebendo com os primos no dia do crime. Ele se apresentou nesta terça-feira (29) e deve ser ouvido ainda hoje pela polícia.

*Informações: CORREIO.

FESTA PARA OS VASCAÍNOS DE PORTO SEGURO

Porto Seguro está preparando ai 1ª Festa do Trem Bala da Colina em Porto Seguro, o evento vai ser no espaço recreativo do Cambolo.
De acordo com a divulgação, a festa será uma mega festa dos Vascaínos, com dois ambientes, musica eletrônica e pagode ao vivo.

Presença confirmada de Idéias do Samba, no espaço terá um telão com vídeos do Vasco.
Os interessados podem adquirir ingresso antecipado e terá direito a uma camisa e uma caneca comprando até o dia 08 de dezembro.
A festa será no dia 10 de dezembro. Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones: 9981-4383 / 8106- 8142 /9993- 4007 / 8801-0090.
*Fonte: O Baianão.

A PROCURA DE PARENTES EM GUARATINGA


Atenção leitores de Guaratinga, Itabela, Eunápolis e Região:
O Blog do Miolo Baiano pede ajuda de vocês na procura pelo Sr. OTACÍLIO PEREIRA DOS SANTOS, antigo açougueiro de carne de porco no Distrito de São João do Sul, localizado a 24 quilômetros de Guaratinga.

Segundo informações do leitor, Francisco Pereira dos Santos que atualmente mora com sua família em Paragominas-PA, na década de 60 quando ele se mudou da região, o mesmo era casado com a filha do fazendeiro, à época, Sr. Manoel Bernardes, já falecido. E tem outro irmão chamado ODILON PEREIRA DOS SANTOS. Este fazia "bicos" em São João.O Sr. IDALINO BERNARDES, filho de MANOEL BERNARDES, é cunhado do Sr. OTACÍLIO. O IDALINO, na época era um grande farmaucêtico de São João do Sul e tinha uma farmácia (em 1964, quando ele (Francisco), saiu da localidade).

Apelo: O leitor Francisco e sua família espera contar com ajuda dos internautas da região, para encontrar os parentes destes Senhores citados acima (filhos, netos, etc.) já que a cidade é pequena e todos se conhecem.

Quem souber do paradeiro de algum dos nomes, favor entrar em contato com Francisco Pereira dos Santos no e-mail ed_silva2008@hotmail.com ou pelo telefone (91) 3729-5184.Ou se preferir, faça contato com o Blog.

SELO BAIANO É CRIADO PARA PROTEGER ARTESANATO LOCAL

Os produtos do artesanato baiano serão certificados pelo Governo do Estado com o objetivo de diferenciar e proteger a produção local de cópias e falsificações. O selo "A Bahia Feita à Mão", concebido pelo Instituto Mauá, em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, foi lançado nesta segunda-feira (28), no Palácio da Aclamação, sede do governo, com a presença do governador Jaques Wagner.



"Todos que vêm (ao estado) querem levar alguma coisa que caracterize a visita feita à Bahia. Quando você cria um selo desses, oferece mais conforto a quem compra e a quem vende mais condições de evoluir na sua produção”, justificou o governador. O selo faz parte do Programa de Certificação do Artesanato Baiano, também lançado no evento, e vai garantir que o produto é feito à mão e na Bahia.

O selo que conta com o apoio do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e vai certificar cerca de 180 produtos ao longo de quatro anos. Haverá “a identificação dos procedimentos técnicos, sociais e culturais que estão relacionados aos produtos.

JOVEM DE 15 ANOS PRESO SOB ACUSAÇÃO DE EMPURRAR GRÁVIDA EM CISTERNA

A Polícia Civil da Bahia divulgou nesta segunda-feira (28) que um menor de 15 anos foi apreendido momentos após a jovem, que foi jogada dentro de uma cisterna, ter sido encontrada por policiais na quinta-feira (24), em Vitória da Conquista.


Segundo o delegado Odílson Pereira da Silva, coordenador da 10ª Coorpin, o adolescente confessou ter empurrado a jovem para dentro do buraco, seguindo ordem de dois homens que estavam com ele no momento do crime. Inicialmente, a polícia divulgou que uma pessoa envolvida no caso estava presa, mas não informou que se tratava de um adolesecente.


Apesar de ter sido apreendido e confessado o crime, o garoto foi liberado na sexta-feira (25). Segundo o delegado Odilson Pereira, o juiz não determinou a internação do adolescente e ele foi entregue à família. “Ele foi liberado porque a legislação prevê que caso o juiz não determine internação, o menor não pode ficar apreendido em uma delegacia”, explicou o coordenador.
A adolescente de 16 anos que estava grávida de três meses morreu no último domingo (27), no Hospital de Geral de Vitória da Conquista.

*Do G1/Ba.

BAHIA VAI INAUGURAR 2ª FÁBRICA DE AEROGERADORES

A segunda fábrica de aerogeradores da Bahia vai ser inaugurada na tarde desta quarta-feira (30), no Polo Petroquímico de Camaçari.
A inauguração da Alstom terá a presença do governador Jaques Wagner, do chairman e CEO da Alstom, Patrick Kron, e do presidente da Alstom Brasil, Philippe Delleur.

A fábrica conta com investimento inicial de R$ 50 milhões e tem capacidade de 300 MW por ano. A unidade vai gerar até 150 empregos diretos e será responsável pela montagem de equipamentos para importantes projetos do setor eólico no Brasil e na América Latina.

Até o final do ano, entra em operação o primeiro parque eólico da Bahia, instalado na cidade de Brotas de Macaúbas, na Chapada Diamantina. Cada um dos 57 cata-ventos gigantes que formam o parque tem 80 metros de altura. Eles vão aproveitar a força dos ventos e produzir eletricidade suficiente para abastecer uma cidade com mais de 200 mil habitantes. A meta estadual é que sejam implantados outros 51 parques eólicos.
*Fonte: SECOM.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

EMPRESAS ESTIMULAM SOLTEIROS PARA CONHECER O CARNAVAL DE PORTO

O Carnaval mais animado do mundo está ao seu alcance! Queremos testar o quanto de festa você é capaz de agüentar: 2 noites no carnaval de Porto Seguro. Se você precisar relaxar um pouco, nós o ajudaremos, a encontrar atividades e renovar as energias para curtir mais festa.
Você agüenta? Então venha com a gente!

É assim que começa a chamada do site Turista Coletivo na venda de pacotes turísticos para rapaziada que quer curtir e namorar no carnaval na terra onde começou o Brasil.
“Levaremos você para um dos destinos mais agitados do Brasil e junto com uma galera a fim de agitar, fazer festa e paquerar”!
Esta é mais uma das idéias que esta e outras empresas de viagens, buscam, para atrair os solteirões de todo país para esquentar ainda mais o calor dos foliões na Passarela do Álcool no carnaval de 2012 e, claro, faturar melhor com maior número possível de visitantes.

ITABUNA PODE TER CARNAVAL ANTECIPADO: DE 2 A 5 DE FEVEREIRO


Acabou a dúvida se Itabuna teria ou não carnaval antecipado em 2012. Em uma publicação na mídia eletrônica nesta semana, ao blog Políticos do Sul da Bahia, divulgou que uma pessoa próxima ao secretário de Indústria e Comercio de Itabuna, Carlos Leahy, informou ao blogueiro que em 2012 o carnaval de Itabuna vai acontecer do dia 02 a 05 de fevereiro com inicio na tradicional lavagem do Beco do Fuxico e o tema da festa, assim como na capital soteropolitana, será o escritor Jorge Amado. Uma homenagem ao centenário do ilustre filho de Ferradas.

Ainda segundo Matheus Feitosa, no mês de dezembro deverá ser realizado um coquetel para apresentar a estrutura da festa e as atrações. E já em janeiro, será realizado o concurso para escolher a Rainha do carnaval grapiúna.
Há dois meses atrás, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, havia se reunido com assessores para decidir que em 2012 a prefeitura iria fazer o carnaval antecipado que não aconteceu nos anos de 2010 e 2011, e na ocasião já antecipava que os dias da folia poderiam ser na primeira semana de fevereiro.
*Fonte: Matheus Feitosa.

COLÉGIO DE JACARECI CORRE O RISCO DE GANHAR QUADRA DE ESPORTE

Demorou mais chegou! É isso mesmo. Há muito tempo os alunos do Grupo Escolar Rui Barbosa do Distrito de Jacareci, espera pela construção de uma quadra de esporte dentro da área da escola, para melhor aproveitamento das aulas de educação física.
Como a esperança é a última que morre. Esta não morreu. Apesar de estar com a saúde balançada em virtude de ter “enfim” aparecido a verba para construção do equipamento que “infelizmente” não será construído dentro da unidade de educação por empecilhos documentais.

Só para entender bem a situação: O FNDE liberou a verba para construção de uma quadra poliesportiva no Grupo Escolar Rui Barbosa e segundo reclamações de alguns professores da referida escola, a prefeitura quer construir em outro local.
De acordo com relatos de um grupo de professores, a comunidade está numa quebra-de-braço, para que se concretize a construção na área do colégio, e segundo eles, a administração quer construir onde já existe a antiga quadra, ou seja, quer utilizar da verba recebida para reformar a quadra já existente na Praça Santa Helena que há muito tempo espera por uma reforma.

Para um casal de professores que não querem ser identificados, “não é justo o colégio perder a construção da quadra porque o recurso é da educação”.
Segundo eles, a prefeita alega que a escola não tem terreno suficiente, mas eles mediram e viram que há sim, o suficiente de sobra para instalação do benefício.
Por conta desse impasse, o blog apurou que professores, alunos e moradores de Jacareci estão se mobilizando para evitar qualquer tipo de omissão da prefeitura. Alguns deles chegam a dizer que em caso da não utilização correta da verba do MEC, eles vão denunciar para o MEC e o FNDE.





“A prefeita alega que não tem área e que podem construir até 500 metros, afastado do colégio. A equipe dela mudou a área de construção sem consultar os professores e alunos do colégio, e nem informaram a diretoria”. É a afirmação que um dos professores fez ao Blog do Miolo Baiano.
De posse da reclamação de moradores e funcionários do GERB, o blog procurou ouvir a Secretária de Educação do Município, Professora Ilce Tourinho da Silva, sobre o descontentamento da comunidade em ver riscos da não implantação da quadra esportiva da escola.
Segundo Dona Ilce, como é popularmente conhecida, “Infelizmente parece que quando foram medir a área constataram que não dá para construir ” e por conta disso, foi observado que onde a verba foi disponibilizada, não condiz com as delimitações e gerou este impasse que ainda está em discussão.
“Nem de um lado, nem do outro. Não tem disponibilidade em lado nenhum”. Afirmou a secretária.


Para ela, a liberação desta verba para Jacareci é muito valiosa e por nenhum motivo poderá ser devolvida ou dispensada, mesmo que nos limites do terreno da escola não tenha espaço, dentro da legalidade do MEC, a prefeitura está estudando onde melhor fazer a construção porque o distrito não pode perder um investimento desta importância.

Ainda segundo Ilce Tourinho, não há intenção da administração em desviar os recursos para a quadra já existente na comunidade. Segundo ela, antes da liberação dos valores, foi pedida a reforma e cobertura da tal quadra e a construção dessa nova unidade esportiva, com a liberação da nova quadra em tamanho maior com instalações sanitárias a prefeitura está empenhada em realizar a obra e para isso já está com tudo encaminhado com a planta e engenharia, só estão aguardando a aprovação do engenheiro do MEC que por volta do dia 10 de dezembro, vai até Jacareci para avaliar um dos dois terrenos que melhor pode abrigar a nova quadra, se atrás do Clube Social (que segundo informações foi doado pelo Sr. Walter Melo, para construção da mesma) ou na área verde em frente ao Colégio que atualmente pertence ao fazendeiro Manoel Silva.

FOLHA ALERTA LEITORES PARA NÃO PRECISAR PEDIR ESTORNO A SITES DE COMPRAS

Uma reportagem do Jornal Folha de São Paulo on-line, nesta quinta-feira(24), afirmou que a assistente de atendimento Silmara Oliveira reclama de que o site Peixe Urbano demora para estornar o valor de uma compra cancelada.
Segundo a FOLHA, ela diz ter feito uma compra pelo site que foi, posteriormente, cancelada pelo fornecedor. A leitora afirma ter cancelado a compra diretamente com a operadora de seu cartão de crédito. A empresa, porém, mandou-lhe um comunicado informando que o crédito seria reincorporado à conta.
"Entrei em contato por e-mail, o único meio de contatar o site, e ainda não tive respostas", afirma.
RESPOSTA: O Peixe Urbano informa que entrou em contato com a cliente, tendo esclarecido a situação junto à operadora do cartão. O estorno já foi solicitado, afirma.



Outro caso: Uma outra situação um pouco mais complicada aconteceu com a assistente social Maria José da Conceição, de 40 anos que em entrevista ao Blog do Miolo Baiano, afimrou que no final do primeiro semestre de 2011 fez uma compra de uma câmera fotográfica pelo site do Ponto Frio
e quando recebeu o produto em sua casa, o conteúdo não correspondia à compra. Foi então que ela entrou em contato com uma das lojas da rede para devolver a mercadoria e pedir correção da entrega ou estorno do valor da compra. segundo ela, já se passaram mais de 90 dias e ainda não fizeram estorno da compra e lhe dão uma grande canseira.

MENSAGEM DO BLOG AOS LEITORES DE FORA DO BRASIL

Todos os dias este blog recebe a visita de centenas de internautas de outros países que buscam saber noticias da Bahia pela internet e muitos deles não passam sem enviar algum comentário para o blogueiro - os quais não são publicados por terem contéudo que trazem alguma informação de particularidades dos leitores.
Para agradecer o carinho de vocês, vai aqui um recadinho no idioma de onde esta grande maioria está situada:

"The Inside Blog Baiano appreciates the expressions of affection for Brazilian readers who are in Europe and here come the news that are featured in Bahia".
Mr. Ivan Nilton (Dodô).

"El interior de blog Baiano agradece las expresiones de afecto de los lectores brasileños que se encuentran en Europa y aquí vienen las noticias que se presentan en Bahía".
Sr. Ivan Nilton (Dodô).

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

OAB DECLARA: UESC TEM UM DOS SEIS MELHORES CURSOS DE DIREITO DO PAÍS

Nesta quarta-feira (23), durante a XXI Conferência Nacional dos Advogados, os resultados do Selo OAB de 2011, que examina a qualidade de todos os cursos de Direito do país. Do total de 1.210 cursos existentes, o Conselho Federal da OAB, responsável pela avaliação, recomendou apenas 90, o equivalente a apenas 7,4% das faculdades.
Na Bahia, seis universidades aparecem na lista: Universidade Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Somente a UCSAL pertence à rede particular de ensino.
Os cursos das universidades baianas, que se destacaram dentro dos critérios objetivos aplicados pela Comissão Especial da entidade, receberão premiação da Ordem.
A Comissão formada por professores, por especialistas em educação jurídica e também por advogados tomou como pré-requisito as faculdades que participaram, como pelo menos 20 alunos inscritos, dos três últimos Exame de Ordem unificados.
*As informações são do A Guilhotina.

ATÉ 2012 AS TAXAS DOS CARTÓRIOS DEVEM SUBIR QUASE 400%

A partir de abril de 2012, o cidadão que utilizar os serviços dos 1.527 cartórios extrajudiciais da Bahia, cuja privatização foi aprovada pelo Legislativo este ano, passarão a pagar a mais pelos atos cartorários, a maioria destes reajustados em mais do dobro do que é cobrado hoje.O Tribunal de Justiça (TJ) afirma que a nova tabela “é justa”, em relação à expectativa do serviço que será prestado e que a Bahia cobrará menos que 11 estados, como São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e até Sergipe.

Os novos preços passarão a valer em abril se o projeto de lei que trata dos emolumentos e custas cartoriais, enviado à Assembleia Legislativa pelo Executivo - mas elaborado pelo Judiciário - for aprovado e sancionado pelo governador Jaques Wagner em 2011.

O projeto dá prazo de 90 dias após sanção da lei para entrar em vigência. O relator do projeto é o deputado Zé Raimundo (PT).

Um casamento em cartório pelo qual se paga hoje R$ 26,30, passa a custar R$ 123,20, um incremento de 368,44% . Certidões, que custam R$ 7, passarão a custar R$ 20,02, ou 186% a mais.O valor dos atos é a soma dos emolumentos (valor que fica para o cartório) com a taxa de fiscalização, repassada ao TJ.

*Fonte: Rapaz Oi.

EM UBATÃ A PREFEITURA FICOU FECHADA POR DOIS DIAS

A prefeitura do município de Ubatã, na região sul da Bahia, ficou fechada de domingo (20) até o início da tarde desta quarta-feira (23), devido a uma decisão do Ministério Público da Bahia. As salas de setores como Administração, Departamento de Tributos e algumas secretarias foram fechadas.

De acordo com a promotora pública de Ubatã, Daniele Cordeiro, a ação ocorreu porque durante a 6ª troca de gestão na prefeitura do município, realizada na sexta-feira (18), populares foram até a comarca denunciar que documentos e bens do órgão estavam sendo retirados da sede por pessoas ligadas à gestão anterior.

Todos os órgãos da prefeitura, com exceção do departamento de Recursos Humanos e da Folha de Pagamento, foram liberados e alguns funcionaram ainda nesta quarta, informou Daniele Cordeiro. Segundo ela, os dois setores que permanecem fechados foram mantidos desta forma a pedido do Ministério Público, que informou que precisa de mais tempo para dar um parecer sobre eles.Por causa de problemas nas eleições de 2008, a gestão do município já foi trocada seis vezes, sendo assumida por três políticos diferentes.
*Fonte: G1/Ba.

LAVRADOR MORRE NA PORTA DO HOSPITAL SEM ATENDIMENTO

Um homem morreu na manhã de terça-feira em Feira de Santana (109 km de Salvador) em frente ao Hospital Geral Clériston Andrade. O lavrador Jorge de Jesus, 66 anos, que morava na fazenda Caruá, em Antônio Cardoso, se sentiu mal durante a madrugada e, ao chegar à unidade em um carro por volta das 4h, um médico de plantão teria ido até o veículo e visto a situação do paciente, mas retornado para o hospital.
Familiares acusam a instituição de negligência e de ter causado a morte. "Neste meio tempo, chegou uma enfermeira e nada disse. Cerca de duas horas depois, o médico retornou com um aparelho nas mãos, mas o meu tio já estava morto", disse Carlos Augusto da Silva.
O corpo só foi retirado do carro por volta das 9h50, segundo eles, com a chegada da imprensa. A assessoria de comunicação do hospital informou que o plantonista esteve no veículo e constatou que o lavrador estava morto. Ele orientou os familiares que procurassem o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para fazer a necropsia. Porém, a família alega que o médico não poderia fornecer a guia de óbito, pois o mesmo não tinha conhecimento da causa da morte já que não examinou nem acompanhava o paciente.
Um procedimento investigatório, ainda segundo a assessoria, será instaurado para apurar se houve demora no atendimento. No inicio da tarde, o corpo foi encaminhado para o DPT e submetido a necropsia. Os familiares afirmaram que pretendem entrar com uma ação na Justiça contra o Estado e o médico.
*Do Terra Brasil.

ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA DEBATEM SOBRE A SITUAÇÃO DO LIXÃO DE CAMACAN

A necessidade de construção de aterro sanitário no entorno de Camacan, está chamando atenção da população.
Passados três anos da primeira visita de um grupo de alunos da rede pública de ensino em Camacan, os alunos do Colégio Estadual Anísio Loureiro-CEAL, acompanhados de cinco professores, fizeram uma nova visita para debaterem novamente sobre a necessidade do sanitário na cidade, não só para destino adequado para o lixo da sede do município e dos distritos e povoados de Camacan, como também usar o mesmo para produção de energia, já que segundo pesquisas realizadas, os alunos afirmam que o chorume do lixo contém o gás metano.
Na visita ao lixão, foram abordados os catadores e falado sobre a possibilidade da implantação de coleta seletiva no município de Camacan e de criar uma cooperativa de catadores de resíduos com valor econômico para os seus cooperados, oferecendo uma estrutura e segurança de trabalho aos catadores, além estarem assegurados economicamente e também junto à previdência social, pois os mesmo trabalham em condições de periculosidade e insalubridade colocando suas vidas e de seus familiares em risco.

FESTIVAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL NA RETA FINAL

O 4º Festival Anual da Canção Estudantil (Face) chega à etapa final e, nesta quinta-feira (24), as 15 canções selecionadas serão apresentadas por seus autores e intérpretes, a partir das 17h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Mais de um milhão de estudantes das escolas da rede estadual participaram ativamente, no decorrer do ano, de todas as etapa do 4º Face, projeto da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.


A proposta de natureza educativa, artística e cultural promove o desenvolvimento das diversas expressões no currículo escolar e a arte musical nas escolas. O melhor intérprete masculino e a melhor feminina, além dos autores das três canções vencedoras, vão receber instrumentos musicais. No show, vai ser gravado um DVD ao vivo da apresentação e todas as 15 canções também serão registradas em um CD, que serão utilizados como material didático na rede escolar.

VEREADOR DE BUERAREMA SE DESCONTROLA E INVADE RÁDIO LOCAL

Por volta domeio-dia e meia desta quarta-feira, 23, o vereador João Bosco (Bosquinho), pulou o portão e invadiu a área externa da Sideral FM, em Buerarema. - O vereador estava bastante exaltado, esmurrando a porta da emissora e, aos gritos, chamou a atenção dos vizinhos e das pessoas que estavam ouvindo a estação.Segundo informações divulgadas, a direção da Sideral só abriu as portas após a chegada da Polícia Militar para evitar um problema maior.

A invasão foi presenciada por várias pessoas que estavam próximas ao local e o vereador Bosco evadiu-se antes da chegada da Polícia.

O programa foi interrompido e encerrado antes do horário devido ao barulho provocado pelas pancadas nas portas da rádio. O radialista Calazans Silva, apresentador do programa Cidade Noticias, havia anunciado os nomes dos vereadores que votaram pela a aprovação das contas de Orlando Filho e o vereador Bosco foi um dos que votaram a favor das contas do ex-prefeito, aprovadas por 7 votos a 2.

*Sideral FM-Buerarema.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

25 de Novembro - DIA DO DOADOR DE SANGUE

PT DE CAMACAN ENTRA NA RETA FINAL PARA DEFINIR CANDIDATO SEM PRÉVIAS

No último domingo, mais uma vez, pó Partido dos Trabalhadores de Camacan recebeu a visita do dirigente estadual da sigla.
O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e além dos membros do Diretório Municipal, reuniu também representantes de mais oito partidos com representatividade na comunidade. PHS, PSB, PSL, PV, PTN, PMDB, PRP e o PC do B.
Na reunião estiveram presentes lideranças partidárias de 7 cidades da região, tais como: Itabuna, Pau Brasil, Mascote, Arataca, Buerarema, Jussari e Santa Luzia, pois segundo relata no partido, há por parte dos companheiros de sigla nestas cidades, uma grande expectativa em relação a candidatura de PT em Camacan.

Antes mesmo da realização desta segunda reunião com o PT de Camacan na qual o diretório estadual manifestaria sua posição em relação aos nomes do partido que tem condição de representar melhor em Camacan o momento que o PT pode chegar a administração, o Blog do Miolo Baiano procurou ouvir duas importantes lideranças partidárias que tem peso na partido no âmbito municipal. Foram ouvidos o Atual Presidente do Diretório do PT em Camacan, Josival Francisco Borges, o Nego do MST, e o ex-presidente por dois mandatos, o Professor Edenilson Bispo dos Santos.
Nego afirmou ao blog, que a visão do partido enxerga que os dois nomes (Fernando da Farmácia e Professor Eduardo) são dois nomes bons para candidatura, mas que há um entendimento da executiva de que não haja disputa e, por isso, melhor mesmo é fechar o quanto antes a fim de evitar prévias.
“Como presidente não tenho preferência” afirma o atual líder do diretório local. Mas ele acredita que qualquer um dos nomes tem condição de disputar com a atual prefeita Ângela Castro e amparado por boas alianças firmadas com os partidos da base do governo, levar a melhor na próxima.

Já o ex-presidente Edenilson, justifica que assumiu a direção do partido com a intenção de criar condições para o partido lançar um nome forte como o de Fernando para uma dura disputa como aconteceu em 2008, quando obteve 2.392 votos.
Segundo ele, não parece ser compreensível aos filiados do partido em Camacan, abrir discussões para avaliar o nome de Eduardo, nesse momento em que o nome do dono da Farmácia Popular aparece muito bem posicionado e representa os anseios que a população de Camacan quer ver na administração.
O professor disse também que o Presidente Estadual foi enfático em dizer que o nome de Fernando da Farmácia é o melhor e de grande representatividade para disputar 2012 e consolidar o PT em Camacan e na região.
Para concluir, Edenilson Bispo diz se preocupar muito com a cabeça do eleitorado de Camacan que já enxerga o nome de Fernando e com o surgimento de outro nome a ser construído para candidatura majoritária, possa vir a comprometer o êxito do partido.

*Com informações de Bios.Com

COMPRAS DE NATAL: Hora de Ficar de Olho no Bolso

O consumidor que antecipar as compras de Natal para o início de dezembro pode gastar até 50% menos. Mas a economia só vem após a tradicional pesquisa de preços. Essa é a melhor maneira de driblar os reajustes que geralmente ocorrem dias antes das festas .

"Como a maioria das pessoas deixa as compras para a última hora, o lojista tem custos maiores, como a contratação de funcionários para os últimos dias e gastos com estoque. Por isso, o preço tende a aumentar ", explica o consultor financeiro Gustavo Cerbasi.

Ele acrescenta ser interessante adiantar as compras de brinquedos, perfumes, DVDs e roupas apenas quando o consumidor tem certeza absoluta daquilo que o presenteado quer ganhar. Isso porque a antecipação diminui o prazo de trocas, o que pode trazer transtorno. "Quando a pessoa está em dúvida, é interessante perceber que o vale-compras é economicamente interessante, pois o presenteado poderá adquirir mais produtos após o Natal — quando começa a época de liquidações — do que na véspera." Para o consultor financeiro Álvaro Modernell, o melhor período de compras vai até 10 de dezembro, pois a partir desta data, as lojas ficam mais cheias. "Então fica difícil de pesquisar", diz.

Com dinheiro na mão, é possível barganhar, ao menos, 4% de desconto, porcentual que representa a taxa paga pelo comerciante para as administradoras de cartão de crédito sobre cada venda.
*Bonde

ÓRGÃOS BAIANOS QUEREM COMBATER O "CARVÃO ILEGAL" NO ESTADO

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf) com o apoio do Governo do Estado da Bahia e do Ministério Público da Bahia, além da NUMA – Núcleo de Meio Ambiente - lançam campanha contra o roubo e a queima de madeira nativa (Mata Atlântica) e eucalipto para a produção ilegal de carvão vegetal, crime organizado que vem se expandindo de forma acelerada no extremo sul da Bahia. A ação “Carvão ilegal é crime”, que tem início em novembro, tem por finalidade conscientizar a população da região para os danos irreparáveis ambientais, sociais e econômicos que essa ação ilegal traz para os municípios envolvidos e para o Brasil.

O governo baiano, principalmente por meio da Polícia Militar e da Promotoria de Justiça, está atuando fortemente no combate deste crime, com expressivas apreensões de caminhões de madeira e de carvão ilegais da intitulada “máfia do carvão”. Mata Atlântica em perigo.

A situação do roubo ilegal de carvão contribui para afetar um dos biomas mais importantes do planeta, a Mata Atlântica, com 93% de sua extensão já degradada pela ação do homem, o que reflete também, na vida de diversas espécies de fauna e flora. No caso da Bahia, por exemplo, o caso é ainda mais grave ao levarmos em conta a informação de que o estado ocupa o ranking dos que mais devastam a Mata Atlântica, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Fundação SOS Mata Atlântica.
*JdM.

GOVERNO LANÇA ESTUDO DE ORIENTAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL DA BAHIA



O documento Política Industrial da Bahia – Estratégias e Proposições foi lançado na tarde desta segunda feira (21), na sede da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), no Stiep, em Salvador. O estudo é o resultado da parceria entre a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia (Sicm), Petrobras e Fieb, no âmbito do Projeto Aliança.

O objetivo do documento é propor a criação de condições favoráveis visando desenvolver dez segmentos selecionados da atividade industrial no estado, entre eles: automotivo; agroindústria; petróleo e gás; química e petroquímica.

No evento, o governador Jaques Wagner explicou a importância do material produzido. "Esse documento é importante neste momento de desenvolvimento que a Bahia vive. Não é nada mais do que planejamento para aproveitar esse bom momento, orientando os diversos setores, a iniciativa privada, o governo e a academia."Segundo o presidente da Fieb, José de Freitas Mascarenhas, "a proposta é que o documento representasse uma necessidade da sociedade baiana. Um dos focos principais desse estudo é a descentralização da indústria, que exerce uma pressão muito grande na capital e no seu entorno."

MILIONÁRIO BAIANO AINDA NÃO RETIROU A BOLADA

A Caixa Econômica Federal informou nesta segunda-feira (21) que o apostador de Salvador que ganhou R$ 5.448.452,03 no último sorteio da Mega-Sena ainda não retirou o prêmio.

Esse é o sétimo prêmio milionário que sai para Salvador nos últimos 13 anos. O último foi em março de 2009, quando um sortudo faturou R$ 3,6 milhões. Também para a capital baiana saiu um dos maiores prêmios.

Se aplicar a bolada de R$ 5,4 milhões na poupança, o sortudo poderá se aposentar com uma renda mensal de quase R$ 30 mil. O dinheiro daria para comprar também um prédio inteiro, com 20 apartamentos, ao custo de R$ 250 mil por unidade ou ainda 200 carros populares.

*Do Correio.

BOCA NO TROMBONE:

Moradores da Praça do Cacau pedem providências para evitar acidentes


Um grupo de moradores de uma das praças mais conhecidas do centro de Camacan, estão pedindo ao poder público do município que tome providências e verifique os riscos e as condições de segurança que um botijão de fibra que está em cima da estrutura de madeira que se encontra na Praça Mario Batista, pois a mesma é constituída por pedaços de madeira já está exposto às intempéries há muito tempo.

Nas fotos enviadas pelos moradores que reclamam, o enorme botijão com a publicidade de uma empresa revendedora de gás, aparece numa area onde diariamente as pessoas do entorno, transitam de um lado para o outro.

Segundo um dos cidadãos que reclama e falou o Miolo Baiano, "não sabemos até quando vai suportar o peso desse botijão que mesmo de fibra não deixa de ser um objeto pesado e que coloca em situação de risco adultos e crianças que costuma utilizar o espaço da praça.

*Fotos enviadas por moradores da praça.

ALDEIAS CONECTADAS

INDÍGENAS DA BAHIA RECEBEM KIT DE INCLUSÃO DIGITAL

O secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, entregou neste sábado (19), em Salvador (BA), um kit do Programa de Inclusão Digital (PID) para os conselheiros de Saúde Indígena do DSEI Bahia. A ação vai facilitar o acesso às informações de saúde indígena e o acompanhamento virtual dos recursos destinados ao Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.
O kit entregue é composto por impressora a laser, estabilizador, decodificar, nobreak, conectividade à internet, aparelho de televisão LCD 32’ e antena parabólica. Além da entrega dos equipamentos, será feito, gratuitamente, um curso para capacitação desses conselheiros para uso e conectividade à internet.
*Imagem Ilustrativa com Informação do Portal da Saúde.

A LUTA DE LULA: Ex-presidente Inicia mais uma Etapa de Quimioterapia

O ex-presidente Lula inicia nesta semana a segunda etapa da quimioterapia contra o câncer na laringe. O Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde ele faz o tratamento desde que a doença foi diagnosticada, em 29 de outubro, não divulgou que procedimentos serão tomados e nem por quanto tempo Lula deverá permanecer internado.

O exame que identificou um tumor maligno na laringe de Lula foi feito num sábado. Na segunda e terça-feira seguintes, o ex-presidente iniciou e concluiu a primeira fase da quimioterapia. Ele saiu do hospital com um cateter que controlou a liberação dos medicamentos por mais 120 horas.

De acordo com a equipe médica do Sírio-Libanês, o tumor tem "nível de agressividade médio" e não deverá ser necessário fazer cirurgia.

Ao todo, o ex-presidente que já apareceu de cabeça raspada por conta do tratamento, passará por três rodadas de tratamento, contando com a que já foi concluída. O intervalo entre elas é de cerca de 21 dias. Uma radioterapia deverá ser feita num período entre três e quatro semanas após a última etapa da quimioterapia.

*Fonte: G1

PRESA QUADRILHA QUE ATERRORIZAVA CAMACAN

Uma quadrilha de alta periculosidade, com atuação no Município de Camacan, composta de sete pessoas, sendo a maioria menores, foi desarticulada na manhã desta segunda-feira (21) pela Polícia Militar de Camacan. Segundo informações do radialista Agnaldo Santos, o grupo vinha agindo e aterrorizando a cidade com constantes toques de recolher, assaltos a mão armada a plena luz do dia e intenso tráfico de drogas em Camacan.Ainda de acordo com as informações, a maioria dos integrantes da quadrilha são menores de 16 e 17 anos, um deles confessou ter assassinado um traficante identificado como Silvano Conceição Bonfim, o Sisi, 31 anos, na noite de segunda-feira, 14 novembro. O crime ocorreu na rua Nossa Senhora do Socorro porque Sisi teria roubado um televisor de um dos integrantes da quadrilha.

Com os acusados os policiais encontraram maconha, pedras de crack, balança de precisão para pesagem da droga, um caderno de anotações, farta munição, armas, celulares e R$ 427.00 em dinheiro.

Os maiores: Iago Caíque Borges Gouveia, 18 anos, e Tércia de Oliveira Pereira, de 20 anos, confessaram sua participação no tráfico de drogas, ela confessou e disse em entrevista á reportagem, que está gravida de dois meses, mora em Camacan e está no tráfico ha apenas cinco meses.

Um dos menores também é acusado de ter assaltado o sargento da polícia Militar no distrito de São João do Panelinha, na semana passada.

Após serem apresentados diante das autoridades civis o delegado João Mendes Neto, fez a qualificação dos envolvidos.

O conselho tutelar chegou junto a fim de defender a integridade dos menores que foram apreendidos.Os maiores ficarão detidos e responderão por porte ilegal de arma e tráfico de substâncias entorpecentes.



SECRETARIA DE SAÚDE COMEMORA PARTICPAÇÃO DA POPULAÇÃO NA CAMPANHA CONTRA RAIVA

A Secretaria de Saúde de Camacan realizou a Campanha de Vacinação contra a raiva animal para cães e gatos. A Campanha teve por objetivo vacinar cães e gatos na sede, nos distritos e na zona rural, visando prevenir e interromper a transmissão do vírus da raiva canina e felina.

A transmissão da raiva ocorre quando o vírus anti-rábico existente na saliva do animal infectado entra no organismo, através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente agressão.

O dia 12 de novembro foi o dia “D” da vacinação e todos os PSFs foram abertos, ficando à disposição da comunidade. A Secretaria de Saúde criou pontos estratégicos no centro da cidade e na Praça 08 de março, antiga Praça da Lagoa cidade alta a fim de facilitar os serviços para a população.

De acordo com Secretária de Saúde do Município, Aldeci Bezerra, a população foi bastante compreensiva ao entender da importância de não só cuidar de seus animais, como evitar qualquer tipo de reação dos mesmos em relação a sua própria saúde.

*As informações são de Agnaldo Santos.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

CAMACAN ABRE AS COMEMORAÇÕES DA CONSCIÊNCIA NEGRA NOS DISTRITOS

O distrito de São João do Panelinha foi o palco do início das Comemorações da Semana da Consciência Negra.
Na noite desta quarta feira (16), a praça principal da comunidade ficou cheia de curiosos que foram prestigiar o evento organizado por funcionários públicos, estudantes e a lideranças local.
A programação da noite teve inicio com a exibição de um filme relatando a história de grandes guerreiros da Capoeira, em seguida, a Associação Capoeira Raça com grande estilo, se apresentou na praça com roda de capoeira, depois foi a vez do tradicional samba de roda que encerrou o evento.
A prefeita Ângela Castro que também esteve presente, segundo registros da reportagem, caiu no samba de roda, acompanhada da equipe do CRAS e PRÓ-JOVEM.
*Com foto e informações de Agnaldo Santos.

BAHIA AINDA TEM GRANDE NÚMERO DE ANALFABETOS

O IBGE apresentou ontem o Censo 2010, que mostrou avanços em quatro quesitos para a Bahia: saneamento, analfabetismo, taxa de fecundidade e distribuição de renda. Porém, todas as quatro taxas ainda mostram que a Bahia, mesmo avançando, ainda é o estado brasileiro que possui a maior população de analfabetos em números absolutos. São 1.729.297 baianos, com idade superior a 15 anos, que não sabem ler nem escrever, o que equivale a quase 16,6% da população baiana.

Em todo o Brasil, os índices chegam a 9,6% da população, ou seja 13.933.173 analfabetos.

As perspectivas do Instituto também demonstram como a população baiana está envelhecendo. Se hoje há quatro crianças para cada idoso, se mantida a taxa de natalidade, em 2028 haverá um idoso para cada criança. E, em 2050, já teremos dois idosos para cada criança.

BAHIA SERÁ SEDE DO CONGRESSO BRASILEIRO QUE TRATA DO CULTIVO DA MANDIOCA

Nesta quinta-feira, 17, foi anunciada em Maceió, onde está acontecendo até sábado, (19), o XIV Congresso Brasileiro de Mandioca, a realização da XV Edição do Evento, na Bahia.
Com a participação de centenas de produtores, empresários, pesquisadores, estudantes de Agronomia e delegações de vários países, e uma delegação baiana, composta por produtores de mandioca de regiões como Santo Antonio de Jesus e Vitória da Conquista, onde acabam de ser inauguradas duas modernas fábricas de fécula e amido modificado, que vibraram muito com a conquista do direito de sediar na Bahia a XV edição do congresso.

A escolha da Bahia para receber o próximo congresso aconteceu por unanimidade dos votos dos delegados da Sociedade Brasileira de Mandioca.

A delegação baiana, usando camisas com a marca do congresso, chamando-o para a Bahia, contou com a presença de baianas estilizadas, distribuindo fitas do Senhor do Bonfim e material promocional.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, MDA, Afonso Florence, lembrou que a Bahia é o terceiro maior produtor de mandioca do País, e disse que “é mais do que justo que o XV Congresso Brasileiro de Mandioca seja realizado em terras baianas”.

RESULTADO DA PESQUISA DE OPINIÃO DO PT DE CAMACAN

No inicio deste mês (novembro) o Blog do Miolo Baiano divulgou informações sobre a disputa interna no Partido dos Trabalhadores de Camacan, para decidir sobre o possível nome que vá concorrer às eleições municipais de 2012 no município. Tendo como os principais postulantes, o Vereador Professor Eduardo e o Comerciante e Presidente da CDL local, Proprietário da Farmácia Popular, Fernando Alves dos Santos, conhecido como Fernando da Farmácia.

Na enquete que o blog tinha o objetivo de medir a popularidade dos dois nomes em referência a um possível governo petista em Camacan, os internautas e leitores do blog puderam apontar uma só vez, um deles como a melhor opção do PT local para corrida eleitoral que se aproxima, já que o partido conta apenas com um número de cerca de 250 filiados, dos quais uma maioria diz-se, pertencer ao grupo de apoio do único vereador da sigla na atual legislatura.
Vale lembrar que o blog só computava um voto por máquina e a pergunta era a seguinte:


SE AS ELEIÇÕES FOSSEM ESTE ANO E VOCÊ TIVESSE QUE ESCOLHER UM CANDIDATO DO PT. EM QUAL DESSES DOIS VOCÊ VOTARIA?


Os resultados ficaram assim:
Eduardo Vereador 54 votos (24%)
Fernando da Farmácia 164 votos (75%)

A enquete ficou no ar por 10 dias, recebeu 4.477 acessos dos leitores do blog e teve a participação de 218 votantes.


Nota: Ao mesmo tempo que a pesquisa estava aberta a votação, o blog procurou ouvir o atual e o ex-presidente do Diretório Municipal de Camacan para saber o que eles pensavam sobre a disputa dos dois nomes.

Os resultados da enquete também contarão na próxima reunião das lideranças do partido para tentar mais uma vez impedir a realização de prévias para escolha do candidato.

A reportagem completa você pode conferir aqui no blog nos próximos dois dias.

MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA POSSÍVEIS IRREGULARIDADES DE ZAIRO LOUREIRO

O Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra o prefeito e o ex-prefeito de Canavieiras, Zairo Loureiro e Boaventura Cavalcante (Boinha), por apropriação indébita (roubo) e sonegação de contribuição previdenciária.
A Receita Federal confirmou que a prefeitura deixou de repassar à Previdência as contribuições recolhidas dos servidores e reduziram ou esconderam valores nas Guias de Informações à Previdência Social (GFIP) para repassar menos.
O procurador regional da República, Alexandre Espinosa, diz que Zairo e Boinha sabiam o que estavam fazendo e quais as consequências. O débito da prefeitura inscrito na Dívida Ativa da Fazenda Nacional é de R$ 4.896.565,36.

*As informações são do Jornal A Região.

SECRETARIA BAIANA QUER SENSIBILIZAR POPULAÇÃO PARA NÃO COMER CARNE CLANDESTINA

Sensibilizar a população para o perigo de consumo carne abatida clandestinamente é uma das metas da Secretaria da Agricultura, Seagri, que através da Agência de Defesa Agropecuária, Adab, desenvolve ações de educação sanitária em todo o Estado.



Esta foi uma das colocações feitas pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao participar na manhã desta quinta-feira, no plenário da Assembléia Legislativa da Bahia, da sessão especial convocada pelo deputado Mário Negromonte Júnior para debater questões relacionadas à cadeia produtiva da carne. Salles parabenizou e elogiou a iniciativa do deputado, destacando a importância do debate para que as ações de combate ao abate clandestino sejam ampliadas.

De acordo com o secretário, a Bahia conta hoje com 30 frigoríficos, e mais 23 estão em processo de construção, (uns em processo de licitação, outros já em fase de conclusão), afirmando contudo que não é possível ter um abatedouro em cada um dos 417 municípios.

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO COM SEDE NA BAHIA JÁ FAZ GREVE A 5 MESES

O Tribunal Regional do Trabalho da 5° Região (TRT-5) soma 250 dias de atividades paralisadas devido à greve iniciada pelos servidores há cinco meses. Cerca de oito mil processos estão parados, segundo o diretor do órgão, Paulo Temporal. Na sede do Tribunal, localizada no bairro do Comércio, em Salvador, apenas 40% dos servidores permanecem no trabalho e dão suporte para que os juízes possam realizar as audiências.

Na Bahia, são cinco mil trabalhadores federais que pedem reajuste salarial e querem que o governo rejeite o Projeto de Lei em tramitação no Congresso que, se for aprovado, congelaria os investimentos no serviço público por dez anos.

De acordo com a Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas, por conta da greve, direitos como rescisão, aviso prévio, seguro desemprego, férias e 13° salário, garantidos na Justiça, não estão sendo pagos, mesmo quando a decisão do juiz é favorável.

*Fonte: G1/Ba.

BANDIDOS ASSUSTAM PROFESSORA E LEVAM TODO DINHEIRO

Apesar da troca de comando policial e a queda nos índices de violência nas ruas do município com a presença de viaturas em torno das principais vias do centro de Camacan, a população ainda tem muito que se precaver da bandidagem.

Segundo o jornal O Tempo, uma professora da rede Estadual de ensino que pediu para não ser identificada, foi abordada e assaltada por volta das 08:00 horas desta quinta-feira (17), na rua Canavieiras, próximo a APLB sindicato, nas imediações do Restaurante do Jairo Barreto, centro de Camacan.

Ainda segundo o jornal, de acordo com o conteúdo do boletim de ocorrência registrado na delegacia pública, dois homens armados com revolveres abordaram a professora, tomaram sua bolsa e saíram em disparada tomando rumo ignorado. Na Bolsa da docente continha catões bancários, documentos pessoais e a quantia de R$ 800 em dinheiro.

A queixa ficou registrada e as autoridades policiais já estão investigando o caso a fim de identificar os assaltantes.


*Foto Ilustrativa - Com Informaçõesde www.otempojornalismo.com.br

sábado, 12 de novembro de 2011

SALVADOR SE PREPARA PRA RECEBR 2 MILHÕES DE PESSOAS NO CARNAVAL 2012

O Carnaval de Salvador, que em 2012 celebra o centenário do escritor baiano Jorge Amado, deve receber pelo menos 2 milhões de pessoas durante os 7 dias de folia. A estimativa é do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Cláudio Tinoco, que avalia ainda que, desse total, pelo menos 500 mil serão de turistas brasileiros e estrangeiros.

A Saltur estima ainda que o Carnaval 2012 - que acontece entre os dias 15 e 21 de fevereiro - irá gerar mais de R$ 1 bilhão em negócios e a taxa de ocupação hoteleira deve flutuar entre 90% e 100%. "A Prefeitura vem adotando várias ações integradas com todos os órgãos que atuam diretamente na organização, fiscalização e operacionalização da festa, além de manter o diálogo com as entidades carnavalescas e os artistas locais."

Segundo Tinoco, em 2012 o Carnaval de Salvador vai contar com mais de 450 atrações e entidades que se apresentarão nos 25 km de avenidas, ruas e praças dos três circuitos oficiais: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho). A folia continua ainda nos espaços alternativos como os palcos do samba, do rock e das orquestras, além do desfile de fantasias, programação especial infantil e nos carnavais dos demais bairros.

MÚSICOS BAIANOS PREPARARM OS HITS QUE VÃO AGITAR O VERÃO

Em 2010, Léo Santana fez todo mundo dançar o “Rebolation”. Neste ano, foi a vez do Levanóiz, com a “Liga da Justiça”. Agora, a pouco mais de um mês do verão, artistas baianos já começam a preparar as músicas que devem bombar em 2012.

Segundo o apresentador Roberto Rampasio, o Betinho, do “Band Folia”, a grande aposta para o próximo verão é a banda Saiddy Bamba, com a música “Sim Sim, Não Não”, que tem uma letra fácil de decorar e em uma coreografia animada para cair no gosto da galera.

Os donos dos hits das últimas duas temporadas também estão de volta. O Parangolé trabalha a música “Leite Condensado”, enquanto o Levanóiz está divulgando “Bolimbolacho”.Outros nomes tradicionais da música baiana também já têm suas apostas para o verão. Claudia Leitte lançou “Dia de Farra e do Beijo”, enquanto sua “rival” Ivete Sangalo colocou as suas fichas em “Qui Belê”, parte do DVD gravado ao vivo no Madison Square Garden (EUA).

A ex-banda de Ivete, Eva, trabalha com “Circulou”, enquanto Tuca Fernandes, em seu primeiro Carnaval fora do Jammil, aposta em “Fevereira”. O próprio Jammil, por sua vez, ainda não lançou sua música.
*REDEBOMDIA

UFBA LANÇA SITE PARA ORIENTAR POPULAÇÃO SOBRE DENGUE

Uma iniciativa da Universidade Federal da Bahia lança um site com informações específicas sobre a doença. O site 'Dengue na web' estará disponível na última terça-feira (8) e através dele a população de Salvador poderá ajudar na busca de informação sobre os casos da doença. Os alunos de uma escola da capital baiana foram os primeiros a saber da novidade.
Depois de acessar o site, basta se cadastrar e preencher alguns formulários. Em seguida o usuário informa se ele ou algum conhecido está com sintomas da dengue. E a partir daí os pesquisadores irão atualizar os dados sobre a dengue em tempo real.
A nova ferramenta pode ajudar a diminuir números que preocupam. Até o dia 12 de setembro deste ano foram registrados 4.074 casos de dengue em Salvador e quatro pessoas morreram.
*Fonte: G1/Ba.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

BAHIA MELHORA ÍNDICE DE PROGRESSO

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro para acompanhar a evolução dos 5.564 municípios brasileiros, apontou que a Bahia, em sentido contrário ao Brasil, avançou 4,3% entre 2008 e 2009.
Seu índice ficou em 0,6535. Com isso o estado confirmou sua classificação de desenvolvimento moderado e subiu uma posição no ranking nacional, ficando com a 19ª colocação entre os estados brasileiros.
A Bahia melhorou seus índices no IFDM, que considera três áreas de desenvolvimento – Emprego & Renda, Educação e Saúde – baseado em dados declarados pelas próprias prefeituras ao Governo Federal.


Dos seus 417 municípios, 133 (31,9%) apresentaram crescimento nas três áreas de desenvolvimento. Avançaram em emprego e renda 62,8% (262 municípios), em saúde 68,8% (287) e em educação 73,1% (305). Apenas 2,4% tiveram queda nas três áreas.
Os indicadores de Educação e de Saúde também apresentaram variação positiva e ficaram em 0,5675 e 0,6982, respectivamente. Apesar disso, a Bahia ainda registra desenvolvimento regular, estando abaixo da média brasileira.


A capital Salvador (0,7636) manteve pelo quarto ano consecutivo a primeira colocação entre os municípios baianos.
Em segundo e terceiro destacam-se São Francisco do Conde, que passou de 0,6867 para 0,7312; e Maragogipe, que registrava 0,5237 e passou para 0,7187 (37,2%), desenvolvimento moderado.
Na outra ponta do ranking, três municípios permaneceram entre os 10 piores: Santa Luzia (0,4081), Caraíbas (0,3759) e Nova Redenção (0,3534), que continuou como pior município do Estado.


*Com informações do A Região.