segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DIA DE FINADOS: Programação da Paróquia São Sebastião

Nesta quarta-feira (2), a comunidade católica de Camacan e Distritos celebram a liturgia da Missa de Finados nos horários seguintes:




7:00h - Missa no Cemitério Municipal de Camacan.


Celebrante: Pe. Lourival Hélio.




9:00h - Missa de Finados na Igreja de São João Batista / Panelinha.


Celebrante: Pe. Claudionor do Amaral.




10:00h - Missa de Finados na Igreja de São José / Jacareci.


Celebrante: Pe. Lourival Hélio.




16:00h - Missa no Cemitério Municpal de Camacan.


Celebrante: Pe. Claudionor do Amaral.

PESQUISA DE OPINIÃO ENTRE OS LEITORES DO BLOG

Caros leitores, estamos a um ano das Eleições para prefeito e o PT de Camacan, como em muitos outros municípios, ainda não decidiu qual dos seus membros vai disputar a prefeitura local com outros nomes de peso da política camacanense. Entre eles alguns que já estiveram no comando da cidade.
Enquanto a decisão não sai. O blog do Miolo Baiano, quer saber e publicar aos seus leitores e eleitores comum, o nome do mesmo partido, que tem a preferência do eleitorado que acessam internet.

Para chegar a esse nome, o blog convida você a participar da pesquisa. Basta clicar na opção de um dos nomes expostos na enquete que está aqui no topo da barra lateral do blog, apontando o nome que você gostaria de ver concorrendo para prefeito em 2012.

Vale lembrar que cada computador pode apontar apenas uma vez. Pois o blog somente vai computar um voto por máquina.

ATENÇÃO:Os leitores que residem da fora da cidade, mas tem raízes em Camacan e possuem contatos no município também podem participar da pesquisa, porque eles também contam como influenciadores do voto perante seus familiares e amigos.

A votação vai até o meio-dia do dia 8 de novembro.

BAHIA SERÁ TEMA DO CARNAVAL 2012 NA PORTELA

A cultura do nordeste mais uma vez vai estar presente nas alegorias do carnaval carioca. Desta vez, representando alguns dos mais conhecidos elementos da cultura baiana.

A Portela, tradicional escola de samba do carnaval do Rio de Janeiro, vai levar para avenida sapucaí no carnaval de 2012, uma homenagem à Bahia.


Cariocas e turistas de todo o mundo vão conhecer um pouco mais da Lavagem do Bonfim e a Festa de Iemanjá enquanto a azul e branca estiver desfilando na pasasrela do samba. O anúncio oficial foi feito na semana passada no ABAV 2011 - Feira das Américas, maior evento de turismo da América Latina.

Por conta da afinidade da comunidade portelense com o povo baiano, sobretudo em relação à musicalidade e religiosidade, o tema foi bem aceito na escola de samba.


O desfile, que será exibido em horário nobre para todo o Brasil e para mais de 191 países no domingo de Carnaval, é considerado uma grande oportunidade de divulgação da Bahia enquanto destino turístico pelo secretário de Turismo da Bahia.

*Da Voz da Bahia.

EDUARDO FALA DA DISPUTA NAS PRÉVIAS PARA PREFEITURA DE CAMACAN

Nesta segunda, o Blog do Miolo Baiano procurou ouvir o vereador Professor Eduardo Ramos, sobre a passagem do Presidente Estadual do PT, que orienta para que não aconteça nenhum tipo de racha no Diretório Municipal.
É um consenso do partido que não haja disputas internas e no último caso haja as prévias de consulta aos filiados conforme rege o seu estatuto.” Afirmou o vereador.
De acordo com petista, o diretório municipal acha viável que aconteçam as prévia porque o partido sai mais forte de seu processo interno. E a idéia é que o partido sempre se fortaleça.
Para que ainda haja um melhor entendimento dos dois nomes (Fernando da Farmácia e Professor Eduardo), há uma nova proposta de que defende que no dia 15 de novembro haja uma nova reunião do diretório municipal para solidificar a idéia de haver ou não as previas. Mas ele já adiantou ao blog, que prevalece a ideia de haver prévias.


Sob este olhar no processo de escolha interna no PT de Camacan, o Miolo Baiano obteve informações de bastidores que dão conta que Eduardo tem em seu poder um grande número de filiados ao partido dos quais ele já vinha filiando com objetivo de facilitar uma possível vitória de seu nome, no caso de haver esta consulta aos filiados.


Com base nessa informação, o blog quis saber do vereador se ele visualizava que fazer a consulta interna já lhe facilitaria algumas vantagens frente ao seu companheiro que já disputou a prefeitura na última eleição. O professor que postula ser prefeito de Camacan desconversou e disse não saber que ele tenha todo esse poder de fogo e, que portanto, vai respeitar e fazer prevalecer as regras do partido. Mas frisou que no caso de ter seu nome indicado para disputar a prefeitura em 2012, dificilmente terá Fernando da Farmácia como vice de sua chapa, haja vista que a tendência é o fortalecimento do partido e nesse caso, compor com outras forças fará uma soma bem maior.
Nós que queremos apoio não devemos fechar as portas para apoio. Não existe nenhuma jogada política nem politicagem para que o nome de Eduardo seja apontado para servir a conchavo político de nenhuma natureza. Eu apenas coloco meu nome como mais uma opção ao partido”. Garante o Professor Eduardo.
Ao longo do dia, o blogueiro tentou vários contatos com Fernando para ouvir suas ponderações partidárias, mas não o encontrou.

NO DUELO CONTRA O BAHIA, SÃO PAULO, TERÁ DAGOBERTO

Mesmo com o empate sem gols contra o Vasco, o time do São Paulo segue com boas chances de chegar a Libertadores do ano que vem.

Para o duelo contra o Bahia, no próximo final de semana, o treinador Emerson Leão contará com o retorno de Dagoberto, que volta de suspensão e dos medalhões Luis Fabiano e Rogério Ceni, que terão uma semana para se recuperar de lesões.

Xandão não jogará contra o Bahia por estar suspenso por causa do terceiro amarelo. Os jogadores do São Paulo deve irão se reapresentar nesta tarde de segunda-feira.

*Do FutNet.

PLANTIO DE EUCALIPTUS É TEMA DE EVENTO EM CAMACAN

No final da trade desta terça-feira (1º) de Novembro, a câmara de vereadores de Camacan, realiza Sessão Especial para discutir os Problemas do Cultivo e Monocultura do Eucalipto no âmbito do muncípio.
O Ato, é resultado de uma promessa dos vereadores que se comprometeram a realizar uma sessão para discutir sobre o licenciamento para aquisição de novas áreas para o plantio de eucalipto consorciado com o cacau.

A sessão está marcada para as 18 horas e deve reunir diversas pessoas que tem interesse no cultivo da árvore.

ITABUNA SEDIA REUNIÃO PARA CRIAÇÃO DA UNIÃO DE BLOGUEIROS

Uma iniciativa do blogueiro e Pastor Sandro do Blog Noticias de Itabuna, reuniu dezenas de colegas da blogosfera para discutir a criação da UBIR
( União dos Blogueiros de Itabuna e região ) cujo objetivo principal é o fortalecimento da categoria junto aos órgãos de imprensa, jurídicos e o cumprimento do direito a liberdade de expressão o qual nos é assegurado pela constituição e o direito democrático.



No encontro inédito, onde as conversas giraram em torno das leis, o Dr. Andirlei Nascimento silva, presidente da OAB sub seção de Itabuna e a diretora, Dra. Raimunda Oliveira da silva, também estiveram presentes para dar seus pareceres sobre o tema.
Regado a boas conversas, mais de trinta pessoas identificadas como blogueiros, radialistas e representantes de jornais regionais, entre eles Val Cabral, Fábio Luciano, Wesley Souza, Geisa Meire, Gelle Jacutinga e Aguinaldo Santos.
Para esquentar a discussão da necessidade de haver um órgão que represente os blogs da região, o blogueiro Ederivaldo Benedito, do BLOG DO BENÉ, esteve relatando o episódio acontecido com ele quando foi preso e humilhado durante o exercício da função.
Caso que repercutiu em jornais de todo Brasil.

NOTA DO BLOG DO MIOLO BAIANO:

O Blogueiro do Miolo Baiano se une aos demais colegas da blogosfera na defesa da criação de um órgão que venha representar a Liberdade de Expressão e o Compromisso de socializar informações de direito de todo cidadão brasileiro por meio da internet e que por este, tenhamos garantias dos poderes de punir com as devidas leis àqueles que, por desrespeito profissional e ético virem a ferir a liberdade de expressão e o exercício da profissão de todos que fazem desta ferramenta um instrumento de comunicação e orientação.

PT ESTADUAL ENTRA NA DISCUSSÃO DE 2012 EM CAMACAN

O presidente do PT Estadual da Bahia, Jonas Paulo, que está viajando pelo interior do estado, para manter contato com as bases de sustentação do partido. No último sábado (29), passou por Camacan; onde e se encontrou com lideranças locais e de cidades vizinhas.

De acordo com informações do partido, a visita visa fortalecer as alianças e preparar terreno para a disputa nas eleições de 2012.
Para o radialista Agnaldo Santos que acompanhou o encontro. O fato de o partido ter dois pré- candidatos abalou às estruturas internas da sigla no Município, dividindo a base aliada em dois diferentes grupos querendo assegurar candidaturas, Fernando da Farmácia de um lado e Professor Eduardo do outro. A presença do presidente ao Município se deu atendendo pedido do grupo Fernandista.
A Reportagem tentou saber do presidente petista qual a preferência ou a indicação do partido como nome definitivo para disputar a prefeitura de Camacan, mas o presidente estadual se limitou em responder apenas que no PT não pode haver divisões e que apenas um membro do partido vai para a disputa, e o outro terá que dar apoio, como rege o estatuto do partido.
"Esta é uma orientação Estadual que enfatiza o posicionamento do pleito porque o que acontecer no Município de Camacan, vai repercutir nas cidades circunvizinhas",


Ainda segundo Jonas Paulo, o PT de Camacan tem amplas chances de eleger em 2012 seu candidato a prefeito, pois as pesquisas indicam que o povo quer realmente uma mudança nesta Cidade: “Vamos ser diretos, Camacan é uma cidade que o PT esta muito bem para as próximas eleições. Tem pessoas articuladas para tirar do partido essa oportunidade, mas, nós teremos candidatura própria em Camacan, pois Camacan é uma cidade importante na políticas da Bahia”, afirmou Jonas.
Segundo o presidente o PT tem um projeto para as eleições 2012 é eleger 100 prefeitos na Bahia e Camacan é uma das principais cidade deste projeto.
Contudo, essa mudança depende do povo de Camacan, precisamos sair às ruas defendendo a mudança, e esta mudança começa em cada um de nós".

*Com informações do Tempo Jornalismo e Foto de Rafael Stolze.

BAHIA PARTICIPA DE ESTUDOS PARA VACINA CONTRA DENGUE

Três estudos estão sendo realizados no mundo para criar uma vacina contra os quatro tipos de dengue, de acordo com informações do pesquisador e diretor da Fundação Oswaldo Cruz na Bahia (Fiocruz), Mitermayer Galvão.
Um dos estudos, uma parceria entre a Fiocruz e a multinacional GSK, conta com a contribuição da Bahia.

Segundo o pesquisador, as vacinas que estão sendo desenvolvidas vão precisar de no mínimo cinco anos para serem disponibilizadas para a população. A demora no desenvolvimento da vacina se deve à importância de que ela evite o contágio dos quatro sorotipos, variações da doença, ao mesmo tempo.

DADO:Somente este ano já foram registrados na Bahia mais de 54 mil casos de dengue. Salvador, Feira de Santana, Guanambi e Itabuna são as cidades baianas que mais tiveram casos da doença.

*As informações são do G1/Ba.

POPULAÇÃO DE MASCOTE RECLAMA DE DESCASO NO BAIRRO MATADOURO

Moradores do Bairro Leonor Lobo, mas conhecido como Matadouro no Município de Mascote, estão pedindo socorro pois as rua em péssimo estado de conservação estão intransitáveis.
Os moradores do bairro estão recorrendo aos poderes públicos para exigirem providências imediatas na realização de ações de manutenção do viário do bairro, pois conforme as comprovações na imagem acima, muitas ruas estão esburacadas.
Há registros na localidade, de que existem buracos no calçamento há mais de um ano sem nenhuma providência da administração e comprometendo a saúde de moradores do entorno desses pontos danificado, pela emissão diária de poeira que adentra as residências e provocam problemas respiratórios entre outros agravamentos daquele que já tem outros problemas de saúde.
*FONTE: www.otempojornalismo.com.br

VIOLÊNCIA CONTÍNUA FAZ PAU BRASIL DESTAQUE NA MÍDIA BAIANA

A onda de violência que aterroriza Pau Brasil neste ano de 2011, tem deixado o nome do município em forte evidência na mídia eletrônica do sul baiano

Mais uma vitima da violência urbana foi registrada no sul da Bahia de quinta para sexta. Desta vez foi em Pau Brasil, onde foi morto a golpes de machado Ailton Souza dos Santos, de 63 anos.
Segundo informações dos familiares, Ailton Souza estava bebendo com outro homem em um bar quando se desentenderam e houve o assassinato.
A família da vítima, que mora em Salvador, chegou sexta pela manhã para fazer o reconhecimento do corpo no Departamento de Polícia Técnica de Itabuna. O acusado de cometer o homicídio está preso. Mas ele nega a acusação.

*Do A Região. (imagens ilustrativa).

GOVERNADOR SE SOLIDARIZA AO EX-PRESIDENTE LULA

O governador Jaques Wagner, tão logo soube do comunicado oficial do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, sobre o diagnóstico de câncer na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se internou neste sábado (29) pela manhã para realizar exames naquela instituição, expressou a sua solidariedade, em nome de todos os baianos, ao amigo de muitos anos, torcendo pela pronta recuperação do ex-presidente. Jaques Wagner, que se encontrava no interior baiano na manhã deste sábado, torce pela recuperação do amigo e que os desafios sejam superados da forma tranquila com que o ex-presidente sempre enfrentou as dificuldades em sua vida.


“Nós, do governo baiano, e todo o povo da Bahia que admira o ex-presidente Lula estaremos em oração com fé elevada torcendo pela sua total recuperação”, afirmou o governador Wagner. Segundo a unidade médica do Sírio-Libanês, após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dia.

SANTA LUZIA QUER IMPEDIR DESATIVAÇÃO DO FÓRUM LOCAL



Algumas lideranças políticas de representatividade no município de Santa Luzia em comum acordo com populares, logo após a divulgação das noticias do fechamento da comarca instalada a um ano no município, em reunião com a promotora e serventuarios do órgão, decidiram elaborar um documento com seus pareceres e entregar a autoridades de Salvador, que possam intervir nas decisões de fechamento da unidade judiciária da localidade.

O documento foi encaminhado para Presidenta do TJ/BA, Drª Telma Brito, ao Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, ao vice-governador Drº Otto Alencar e ao Deputado Federal Josias Gomes.
Segundo informações, não houve mobilização por parte do prefeito e nem da camara de vereadores local.
Para viabilizar a chegada imediata do documento em mãos das autoridades citadas, o mesmo foi entregue pelo municípe, Sr. Noé Rodrigues do diretorio municipal do PT e pelo atual vice-prefeito Cesar Neves.

* Imagem do Original do Documento entregue às autoridades.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CHUVA DEIXA CAMACAN EM ALERTA

O verão ainda não começou, mas as fortes chuvas típicas do período de calor que predomina durante a primavera, já estão deixando vários municípios do sul da Bahia em estado de alerta.

Desde o início da semana, o município de Camacan está sofrendo os transtornos que as fortes chuvas que caem na região vem causando.
Até esta quinta-feira (27), os moradores da parte alta da cidade, e do distrito de Leoventura foram os mais atingidos por desabamentos e famílias desabrigadas. De acordo com a chefia de gabinete da prefeitura, uma Comissão de Defesa Civil criada em 2004 pelo Decreto 1.444, já se reuniu no primeiro dia dos estragos e está acompanhando de perto a situação das famílias atingidas pelos estragos das chuvas e oferecendo o auxílio disponível.
Além da situação de risco de novos desabamentos na Cidade Alta, algumas ruas na região da Praça do Cacau também sofre com inundações provocadas pelo Rio Panelão.

Segundo informações da prefeitura; Na sede do município, até o momento conta-se 25 casas interditadas em área de risco e 94 pessoas desalojadas por dois desabamentos, para as quais a administração ofereceu aluguel temporário de baixo valor pelo período de 90 dias, mas algumas pessoas relutam em deixar suas casas e outras preferem se abrigar na casa de parentes. Ainda segundo informações, a prefeita Ângela Castro também deu ordens para que sua equipe prepare os equipamentos públicos do município (escolas e creches) para receber possíveis vítimas, caso a chuva não cesse de imediato e provoque mais desalojamento.
Nos próximos dias, a prefeitura vai enviar o Relatório da situação do município à Defesa Civil do Estado e ao Ministério das Cidades, de onde deverá receber orientações e recursos para realocar as famílias desabrigadas.


DISTRITOS:
O Distrito de Leoventura também foi fortemente atingindo pelos transtornos provocados pelas chuvas e já contabiliza o desabamento de duas casas, mais a interdição de mais nove.


Outro deles que está em estado de atenção é o Distrito de Jacareci, que é cortado pelo Rio “Panelão” que desde o inicio da semana apresenta um nível muito alto de cheia, tirando sono de toda população das ruas mais baixas.

*Com fotos de Agnaldo Santos e Waldomiro Andrade.

EXTREMO-SUL DA BAHIA COMEÇA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA



Na próxima terça-feira (1º), a Secretaria estadual de Agricultura (Seagri), através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vai lançar a segunda fase da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, simultaneamente, em três municípios, Itamaraju, Itanhém, e Guaratinga, da região extremo-sul da Bahia.

Em Itanhém, o evento acontecerá às 9h, no Parque de Exposições da cidade. Em seguida, às 12h, será a vez de Itamaraju, na Fazenda Rancho Bonanza, e, finalizando a programação, às 15h, o secretário da Agricultura e sua comitiva estarão em Guaratinga para lançar a campanha contra a aftosa na Fazenda Talismã.


Nesta etapa de vacinação, apenas os animais com idade até 24 meses devem ser imunizados na Bahia, exceto nos municípios da Zona de Proteção, que precisam vacinar todos os bovinos e bubalinos. Independente da faixa etária vacinal, os pecuaristas devem declarar todo o seu rebanho nos escritórios da Adab. Dos cerca de 11 milhões de bovinos existentes no estado, 98,01% foram imunizados na última etapa de vacinação contra a aftosa, ocorrida em maio deste ano, superando a média nacional de 97,4% em 2010.
*SECOM

RECORD ANUNCIA COMPRA DOS DIREITOS DO PAN-2019

A Record já tem fechado mais um contrato que deve trazer reforço para seus investimentos na área esportiva por mais 8 anos. A emissora acaba de comprar os direitos de exclusividade de transmissão para os Jogos Pan-Americanos de 2019.

A Rede adquiriu todas as plataformas de transmissão previstas para o evento - televisão aberta, canais pagos, internet, celular e qualquer meio de comunicação que venha a ser desenvolvido, e oficializará o anúncio hoje, às 15 horas de Brasília, no Hotel Presidente Intercontinental de Guadalajara.
Em um comunicado, a emissora informou que "o acordo com a Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) foi concretizado após uma avaliação realizada pelos principais dirigentes esportivos do movimento olímpico sobre a cobertura dos Jogos de Guadalajara, realizada pela Record, Record News e R7 até o momento".

Emissora também tem direito sobre Olimpíadas de Londres 2012, Jogos de Inverno de 2014, Pan de Toronto, em 2015, e Olimpíadas do Rio em 2016.

RAFINHA BASTOS CONTINUA NA BAND

Depois de seu afastamento da bancada do CQC, Rafinha Bastos havia encaminhado a cúpula da Band seu pedido de demissão. Há pouco tempo, porém, ele voltou atrás e deve continuar na emissora até o final de seu contrato, em 2013. Porém, como faz a Rede Globo com alguns contratados - vai ficar na geladeira.
De acordo com informações divulgadas, ele estaria fora do CQC, mas permaneceria no programa ‘A Liga’. A decisão teria sido pesada pela multa de rescisão de contrato do humorista, que seria de R$ 600 mil. Além disso, Bastos perdeu o apoio jurídico da Band no processo que Wanessa Camargo está movendo contra o humorista.

A produção do CQC ainda estuda alguma possibilidade de aparição para o humorista. A especulação é de uma entrada ao vivo, numa espécie de despedida. Mas a proposta ainda precisaria ser aprovada pela diretoria.

*Do Noticias Brasil.

PRESIDENTE LULA COMEMORA 66 ANOS

Nesta quinta-feira, 27 de outubro o "sempre" presidente Luiz Inágio Lula da Silva, completa 65 anos de idade.
As comemorações ao lado dos companheiros e amigos mais próximos, acontecem na cobertura do prédio onde Lula mora em São Bernardo do Campo.
Apesar de seus documentos indicarem 6 de outubro de 1945 como o dia de seu nascimento, Lula comemora seu aniversário no dia 27, data na qual, segundo sua mãe, ele nasceu.

SENADO APROVA INSS MENOR PARA EMPREGADAS

Domésticas e empregadores que assinam a carteira de trabalho poderão pagar uma contribuição previdenciária menor para garantir a aposentadoria da empregada.

O Senado aprovou nesta quarta-feira, 26, por unanimidade, a redução da contribuição previdenciária do empregado e do empregador doméstico, que passarão a pagar, cada um, alíquota de 5% sobre o salário mensal. Atualmente, o empregado recolhe 8% de seu salário à Previdência Social, cabendo ao empregador arcar com 12%. A matéria foi aprovada em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e seguirá diretamente à análise da Câmara.

*Com Informações de O Dia e Bondnews.

ATOR BAIANO DEVE INTERPRETAR SILVIO SANTOS NA TELONA

O diretor do longa-metragem que vai abordar a vida do apresentador e empresário Silvio Santos, Guga Oliveira, revelou que "Todos querem filmar com Wagner Moura", referindo-se ao ator baiano, que está com a melhor cotação para interpretar o homem do Baú.

O artista é considerado, segundo o jornal, o queridinho dos diretores e um dos nomes principais para interpretar o empresário e apresentador nos cinemas.

Segundo a publicação, Edson Celulari também foi cotado para o longa, orçado em R$ 10 milhões.

O filme deve começar a ser rodado em março de 2012, 70% no Rio de Janeiro, e o restante em São Paulo.

MINISTÉRIO DO ESPORTE BRASILEIRO TEM NOVO COMANDO

O deputado federal Aldo Rebelo foi confirmado como novo ministro do Esporte. Em discurso realizado na manhã desta quinta, dia 27, no Palácio da Alvorada, após reunião com a presidente Dilma, o novo ministro afirmou que vai se reunir com a equipe ministerial para formalizar uma fase de transição e que a orientação dada pela presidente foi de conduzir o ministério com os desafios da Copa do Mundo, Olimpíada e todas as tarefas relacionadas não apenas com os programas do ministério, mas também com esses eventos internacionais que serão sediados no Brasil.

PORTO SEGURO SOMA ATRATIVOS PARA O CARNAVAL 2012

Com o crescimento do número de foliões que a cada ano, visitam o litoral baiano por ocasião do carnaval, uma grande agência de turismo, acaba de anunciar mais uma novidade em seu portfólio.
Segundo a operadora, durante a temporada de verão 2012 o roteiro de Carnaval para Porto Seguro, terá novas atrações na programação, incluindo abadás para dois grandes blocos de carnaval da cidade e a animação da banda Monobloco, do Rio de Janeiro. Ainda de acordo com a companhia, o roteiro terá duração de 7 noites e saídas programadas nos dias 16, 17, 18 e 19 de fevereiro, partindo das principais cidades brasileiras como São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Campinas, Goiânia, Curitiba, Londrina, Florianópolis, entre outras.

Além das tradicionais atrações dos roteiros. Em Porto Seguro também é recomendável hospedar em boas pousadas bem localizadas na cidade e com atendimento que não perdem em nada para as dezenas de hotéis. É o caso do Hotel-Pousada Hamburgo, que está localizado nem uma das travessas da Passarela do Álcool, no centro de Porto Seguro e possui uma infra-estrutura capaz de atender bem, com preços mais acessíveis aos turistas e visitantes que querem conhecer Porto Seguro sem desembolsar um horror de dinheiro.

COMUNICADO:

O Blog do Miolo Baiano


esteve sem atualizar nos últimos dias,


em virtude de problemas


gerados por interferência de conexões.

UTILIDADE PÚBLICA: SEXTA-FEIRA, 28 de Outubro é Dia de Ponto Facultativo

Nesta sexta-feira, 28, é comemorado o Dia do Servidor Público. Por conta do ponto facultativo, muitas ou quase todas as repartições públicas dos governos municipais, estaduais e federais não funcionarão, exceto os casos de plantão como Hospitais e Delegacias.



Para evitar desperdício de tempo e trastornos desnecessários, o Blog do Miolo Baiano aconselha que antes de sair de casa para ir em busca de algum serviço público, os leitores consultem por telefone ou internet sobre o funcionamento doórgãoque pretende neste dia.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ESPECIAL: Festa do 1º aniversário

Neste fim de semana, uma figurinha muito especial para o editor do Blog do Miolo Baiano, chamada LORENA VALENTINI, completa o 1º aninho de vida. Para marcar a data especial, o blog traz hoje uma postagem com uma série de dicas para organização da festa do primeiro aniversário feita em casa, com poucos convidados e os menores custos.

Todos os pais querem comemorar o primeiro aniversário de vida do seu filho ou filha com vontade de fazer a mesa de bolo mais linda do mundo e convidar todos os amigos e familiares. Mas nem sempre se pode, Então, se não puder, ou não achar necessário, não há nenhum motivo para se sentirem culpados.
Nessa idade (1 ano), o tamanho da comemoração não faz diferença para a criança. Se vocês fizerem só um bolinho em casa, com meia dúzia dos parentes mais próximos, a pestinha já sentirá o gostinho da festa e você vai ter uma boa recordação.
Apesar do momento de comemoração, vale lembrar que com 1 ano de idade, a maioria das crianças não é muito chegada a pessoas estranhas, nem gosta de lugares novos. Muito barulho pode assustar bebês mais tímidos, e, por mais que seu filho já tenha amiguinhos, ele ainda não é capaz de brincar com todos.


HORA DA FESTA – a criança já tem uma rotina mais ou menos fixa de dormir durante o dia. Portanto, o mais seguro é programar a festinha para o meio da tarde, quando ele tiver tirado a soneca de depois do almoço e estiver descansado.
RECREAÇÃO - As festas de aniversário de 1 ano normalmente nem precisam de recreação, pois na maioria das vezes tem muito mais convidados adultos que crianças. Deixem para gastar mais dinheiro em atividades divertidas nas próximas festas.
O QUE SERVIR – Lembre-se de que os principais convidados são crianças, e que muitos pais preferem que crianças pequenas ainda não comam chocolate, por exemplo. Por isso, é boa ideia é que além do bolo, tenha outras alternativas ao invés de brigadeiro entre os docinhos.
TEMA - Na festa de 1 ano, o tema não faz muita diferença, já que a criança ainda não demonstrou nenhum grande interesse. Aproveite sua chance de escolher à vontade uma decoração mais simples a seu critério e use a criatividade para não ter de contratar aquela decoração exagerada.
PRESENTE - Crianças de 1 ano adoram qualquer coisa que faça barulho ou tenha luzes (ou ambos!). Há vários brinquedos desse tipo no mercado. Mas pode ser uma coisa mais simples também. Com 1 aninho, os brinquedos de puxar e de empurrar são especialmente atraentes. Roupas também são ótimos presentes para essa idade.

OUTRAS DICAS PARA O PRIMEIRO ANIVERSÁRIO:
• Deixe um espaço para as mamães trocarem os bebês à disposição dos convidados.

• Ofereça um lugar tranquilo para os menorzinhos mamarem ou dormirem.

• Se a festa for em casa, tire seu animal de estimação de circulação.

• Fiquem de olho no chão, durante a festa, para não deixar nenhum objeto fácil de engolir ou perigoso ao alcance dos bebês (principalmente restos de balões estourados).

• Os bebês vão brincar de um lado ao outro, e não juntos. Deixe alguns brinquedos num espaço livre, onde eles possam circular pelo chão.

• Tente relaxar - faça as coisas no ritmo do bebê.

• Convide um voluntário para tirar fotos ou filmar a festa. Os pais ficam muito ocupados para fazer isso, e corre o risco de ficar sem a lembrança.
*Com informações da Babycenter.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CONFIRA TABELA DOS DIAS DE JOGOS DA COPA 2014

- CLIQUE NA IMAGEM PARA VER EM TAMANHO MAIOR -

CACAU BAIANO FAZ SUCESSO NA FRANÇA

O cacau produzido na região sul da Bahia, um dos principais pólos cacaueiros do Brasil e do mundo, é historicamente exemplo de sustentabilidade e vem ganhando notoriedade e reconhecimento no mundo devido a forma de plantio de cacau chamada Cabruca, que costuma ditar as regras da produção da amêndoa na região. Isso se deve ao trabalho do Instituto Cabruca, que ao longo de três anos tem mostrado este conceito no Salon Du Chocolat, que acontece na França entre os dias 20 e 24 de outubro.
A ONG baiana, referência em agroecologia, defende o cultivo conservacionista do cacau, por meio da manutenção das grandes árvores da Mata Atlântica, que dão sombra aos cacaueiros. A prática é uma alternativa ao chamado cacau a pleno sol que é quando a região é desmatada para que o fruto receba maior incidência de sol para uma produção mais veloz, sem o comprometimento com a sustentabilidade.

O Salão é a maior vitrine mundial para produtores de cacau e chocolate. Estima-se que aproximadamente 25 mil pessoas visitem diariamente o evento, que ocorre no Parque de Exposições da Porte de Versailles.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

EM ILHEUS LIXO HOSPITALAR DE SAO PAULO

Mais de 800 kg de lençóis, fardas e sacos de armazenagem de uso hospitalar foram apreendidos pela polícia em uma loja em Ilhéus, no sul da Bahia. Segundo a polícia, o material era revendido para clínicas e instituições da cidade. A apreensão foi feita pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos depois de uma denúncia anônima. As informações são da TV Bahia.
De acordo com a polícia, entre os objetos estão lençóis, fronhas e jalecos, alguns até com manchas de sangue. Parte do material ainda tinham logo de hospitais e instituções de saúde. Tudo que foi apreendido foi levado para o Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus.
O material era vendido abertamente à população na Loja Agreste Tecido, na rua Almirante Barroso. O filho do dono da loja disse em depoimento que o material era comprado em São Paulo e revendido para clínicas e instituições em Ilhéus.
Por lei, todo tipo de material hospitalar descartado deve ser incinerado.
*Do Correio.

OPERAÇÃO POLICIAL EM MASCOTE APREENDE 150 DINAMITES

Uma operação policial resultou na apreensão de 150 dinamites dentro de um carro, na noite de terça-feira, no distrito de Pimenta, município baiano de Mascote. Um suspeito morreu, sete pessoas foram presas e um policial militar foi atingido por tiros.

Segundo a polícia, os agentes iniciaram a abordagem depois que desconfiaram da movimentação de oito pessoas ao redor do veículo. O major André Gustavo Rodrigues, comandante da 62° Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), diz que houve resistência no momento da abordagem, quando o PM foi atingido por tiro, mas não sofreu ferimentos graves porque estava protegido por colete à prova de balas. Trinta e cinco dinamites encontradas eram de grande porte. Entre o material apreendido, segundo a polícia, havia ainda 27 detonadores usados para explosão à distância, 21 bombas de fabricação artesanal prontas, duas espingardas calibre 12, munição e cerca de 600 gramas de cocaína. Segundo informações da polícia, metade de uma banana de dinamite já é capaz de explodir um caixa eletrônico.

* (As informações são do G1/Ba).

VER TELEVISÃO PODE AFETAR O DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS

Há dez anos, a Academia Americana de Pediatria sugeriu que a exposição de crianças menores de dois anos à televisão podia ter efeitos negativos no seu desenvolvimento, sendo o mais aconselhável reduzir o número de horas de consumo. Na altura, a sugestão da APP tinha tanto de ciência como de senso comum; os estudos acerca do desenvolvimento infantil e do consumo mediático estavam ainda a começar.

Uma década depois, algum amadurecimento nos estudos da APP permitiu-lhe chegar a um veredicto: os bebés verem televisão, vídeos ou qualquer outra forma passiva de consumo mediático "não é bom, e provavelmente negativo".
Desde que a APP fez a suas primeiras recomendações, em 1999, os ecrãs de entretenimento passivo - tv, leitores de dvd e computadores - têm estado cada vez mais omnipresentes e, em média, crianças com 12 meses de idade veem 1 a 2 horas por dia nos vários formatos. A faixa etária dos 0 aos 2 anos tem sido alvo de programação comercializada como educacional, muitas vezes usada pelos pais que estão convencidos dos seus benefícios.
Os estudos efetuados revelaram que as crianças até aos dois anos não percebem o que está a passar nos ecrãs, veem antes uma caixa luminosa e hipnotizante.

O USO DA TELEVISÃO PARA DISTRAIR OS BEBÊS

Utilizar a televisão para ajudar a dormir pode também provocar irregularidades e perturbações durante o sono. Embora os seus efeitos noturnos não tenham sido ainda provados, é certo que uma noite mal dormida pode provocar problemas de disposição, comportamento e aprendizagem. Três estudos, desde 1999 determinaram uma ligação entre o aumento de horas de consumo mediático infantil (0-2 anos) e um desenvolvimento retardado. Ainda não se sabe, porém, se tal será uma causa ou um efeito.
Mesmo quando a televisão está ligada para dar ambiente, as crianças desta idade são atraídas pelo som e pela imagem, distraindo-se assim de brincar - uma das atividades mais importantes para um desenvolvimento profundo. A recomendação de Brown aos pais para os momentos mais ocupados do dia é simples: deixar os pequenos brincar sozinhos, permitindo-lhes desenvolver uma forma de entretenimento autónomo.
*FONTE: Visão Saúde.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

AMBULANTES DE SALVADOR JÁ PODEM FAZER CADASTRO PARA CARNAVAL 2012

Os trabalhadores ambulantes que pretendem trabalhar no carnaval de Salvador do ano que vem têm até o dia 26 deste mês para obter o licenciamento junto à prefeitura de Salvador.

As inscrições poderão ser feitas no auditório da Fundação Cidade Mãe, na Rua Professor Aloísio de Carvalho, no Engenho Velho de Brotas, das 9h às 17h.


De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), responsável pelo cadastramento, é necessário levar os documentos de identidade e CPF, comprovante de residência da capital baiana, além de providenciar o pagamento da taxa para efetivação do licenciamento.

Segundo a tabela, a licença para o isopor grande custa R$ 27,60, para o carrinho R$ 34,50 e para banca desmontável R$ 149,50. Ainda segundo a pasta, estima-se que cerca de 5,5 mil ambulantes sejam autorizados a comercializar produtos na maior festa de rua do planeta, em 2012.

*Do BN.

GOVERNO BAIANO ANALISA LEI GERAL DA COPA

O Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 enviou uma minuta de projeto de lei para os estados e municípios sedes do torneio de futebol. A ideia é que, deste documento, saia um projeto de lei a ser enviado às casas legislativas para votação, o que deverá conceder à Federação Internacional de Futebol (Fifa) garantias comerciais e isenções tributárias.

O COL enviou o documento ao governo baiano e à prefeitura de Salvador há duas semanas e deu como prazo a próxima sexta-feira (21) para que os estados e municípios se posicionem sobre se acatarão os pedidos.


Segundo o secretário estadual para Assuntos Relacionados à Copa, Ney Campello, o texto enviado pela entidade prevê a isenção total de tributos das empresas envolvidas no evento, a suspensão de legislações que concedem meia-entrada e estudantes, a liberação da comercialização de bebidas em estádios, segurança nos locais oficiais e publicidade. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e as secretarias envolvidas nas mudanças avaliam as sugestões da Fifa, conforme destaca Campello. “A orientação do governador é: tudo que foi pactuado com COL e Fifa na assinatura do host city e host stadium será cumprido. Mas qualquer extravagância que conflite com a legislação, o Estado não vai corresponder com a expectativa da entidade. Não somos uma zona franca nem Ilhas Virgens”, resguardou, em entrevista ao jornal Bahia Notícias.

ARTESÃOS DE PANELINHA COMEMORAM PARCERIAS

Quando foi criada há doze anos, a proposta central da Associação do Bairro Novo de São João do Panelinha era organizar pequenos artesãos que produziam bijuterias no fundo do quintal de casa. O local fica no distrito pertencente ao município de Camacan, uma das cidades mais atingidas pela crise da lavoura cacaueira e que, a partir dos anos 90, viu sua economia chegar ao fundo do poço e uma população inteira sofrer com a falta de perspectiva até de como garantir o sustento da família. A idéia associativista, entretanto, não vingou.


Ao longo dos últimos anos o que se viu foi “cada um por si” e pouco resultado prático na organização de um setor que revelava muito talento nas idéias, mas sempre viveu de poucas oportunidades na prática. Fragilizados na organização, os artesãos estiveram nas mãos dos atravessadores. Produziram sempre muito e sempre ganharam muito pouco. “O pessoal viveu durante muito tempo trabalhando em quantidade, mas sem qualidade de vida. Vi muitas vezes atravessadores encherem um saco de anéis e eles, os grandes responsáveis pela produção, saírem com apenas cinco reais no bolso”, conta a prefeita de Camacan.


Mas a história dos 34 associados que insistiram no sonho de produzir arte, começou a mudar.

Com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entidade ligada ao Governo do Estado, eles ganharam, na própria comunidade, uma área especialmente projetada para abrigar a produção de artesanatos. Só que faltava o essencial: encontrar o caminho de transformar a produção em um negócio rentável. Foi quando, há dois meses, aconteceu uma visita dos técnicos da unidade do Sebrae de Ilhéus. Eles trabalhavam na região, prospectando iniciativas pioneiras que pudessem ganhar uma visão empresarial e tornar-se um caso de sucesso. “Foi Deus quem mandou”, comemora Manoel Gomes Santana, de 39 anos, atual presidente da associação.

*Fonte: REDEBRASIL DE NOTICIAS.

EXTREMO SUL GANHA DUAS USINAS DE ÁLCOOL

Nesta segunda-feira, o governador Jaques Wagner inaugurou duas usinas de álcool no extremo sul da Bahia. Em Lajedão foi inaugurada a unidade da União Industrial Açucareira Ltda (Unial) e em Ibirapuã, a Destilaria de Álcool Ibirapuã (Ibirálcool).

Segundo dados da Unial, estão sendo gerados dois mil empregos, a média mensal de recolhimento de ICMS dos últimos quatro meses foi de R$ 760 mil, sendo injetados na economia de Lajedão R$ 5 milhões por mês.

Com investimentos de mais de R$ 150 milhões, esta nova unidade apresenta capacidade de moagem inicial de 1,2 milhão de toneladas de cana-de-açúcar.

Para os próximos quatro anos, novos investimentos, em torno de R$ 400 milhões, permitirão triplicar a capacidade de moagem. Inicialmente, a Ibirálcool empregará cerca de 700 pessoas, majoritariamente do entorno de Ibirapuã.

PORTELINHA GANHA SÁBADO ANIMADO

O que era para ser uma simples homenagem para às crianças da Portelinha em São João do Panelinha, o Sábado foi uma festança e todas às crianças se divertiram a beça com muitas brincadeiras, doces, salgadinhos, festival de cachorro quente, refrigerantes, lembrancinhas beiju recheado e atrações musicais com Nica Batista, Dj Ben10 e a presença do boneco perna Longa.

A iniciativa foi tomada por Jabinho Sena contou com apoio de um grupo de amigos e da prefeitura, que juntos contribuíram para aalegria da criançada e o sucesso do evento.

BAHIA QUER SER SEDE DO TORNEIO DA UFC EM 2012

Os organizadores do Ultimate Fighting Championship (UFC), e uma organização americana de Artes Marciais Mistas (MMA, sigla em inglês), apresentaram ao governador Jaques Wagner, na noite de ontem (17), proposta para sediar em 2012, na Bahia, um torneio internacional de MMA. A reunião foi na Governadoria, com a presença do presidente e do vice-presidente do UFC.

Durante a reunião, o governador destacou a vocação da Bahia em sediar eventos internacionais como a Copa do Mundo de Judô, realizado em maio deste ano. De acordo com o secretário Nilton Vasconcelos, inicialmente, a reunião visou conhecer o objetivo do evento. Outras serão realizadas a fim de aprofundar mais o assunto.

A intenção dos organizadores é sediar o torneio de artes marciais mistas em uma das cidades da região Nordeste.

A Bahia tem tradição na modalidade MMA e foi responsável pela projeção do Brasil neste esporte.

*SECOM.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CAMACAN MANIFESTA INTENÇÃO DE SEDIAR EXTENSÃO DA UFSULBA

Desde que o Governo Federal anunciou a criação da universidade federal no sul do estado baiano, a única mulher que faz parte do quadro de vereadores do município de Camacan, começou uma mobilização para forçar o município a pleitear junto à Secretaria de Educação Superior, a implantação de uma das unidades de extensão da universidade que terá um dos campi em Itabuna, a garantir uma fatia desta também na cidade.



Para Helena Guimarães, Camacan é uma localidade de suma importância para colaborar com um melhor aproveitamento deste benefício para região cacaueira, porque é também uma cidade pólo que está centralizada em meio a outras cidades (Arataca, Itajú do Colônia, Jussari, Mascote, Pau Brasil e Santa Luzia) de menor número de habitantes que transitam no município para usufruir de uma série de benefícios, como Comércio, Bancos, INSS, CAIXA, entre outros e que portanto, com uma unidade da UFSULBA em Camacan, daria grande acessibilidade para que os estudantes destas localidades participassem dessa inclusão no ensino federal com menor dificuldade de locomoção.
Ainda segundo a vereadora, a prefeitura tem condições de ceder espaço para instalação dessa unidade, visto que assim, já acontece com outras duas universidades que atuam no município. “Nós temos espaços disponíveis. Um deles é o CAPS, onde funcionou por muitos anos o Colégio Municipal e hoje tem algumas salas ociosas. Além de espaço no Colégio Luciano Santana”.


Para colocar seu desejo em prática, a vereadora que desejava defender sua idéia perante os representantes de outras cidades, teve problemas de saúde e não pode estar presente no seminário realizado na FTC, onde foram escolhidas as cidades de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas como pólos da UFSULBA, começou a organizar um MANIFESTO POPULAR DE VALOR EDUCACIONAL. A ação da Vereadora Helena, começa com uma coleta de assinatura para um abaixo-assinado que será encaminhado ao Secretario de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa. Ela também está estudando a data para realização de uma Audiência Pública e ainda este mês (outubro) vai enviar ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, uma carta de intenção, contendo as assinaturas do legislativo e executivo.


Para ciência do ministro, o blogueiro do Miolo Baiano providenciou uma agenda, onde a carta de Camacan será entregue num café da manhã em São Paulo. O encontro já está confirmado e vai acontecer às 8 horas do domingo, dia 30.
A iniciativa da vereadora também conta com o apoio do vereador Wilson Maione, que recentemente levou o assunto para a tribuna da câmara e se dispõe a colaborar para o fortalecimento da ação.

TRAFICANTES PÕE FOGO EM VIATURA DE CAMACAN

Um carro da Polícia Militar foi incendiado por volta da meia-noite desta quinta-feira (13) em São João de Panelinha, distrito de Camacan. Segundo a polícia, o crime foi uma represália à prisão de um usuário de crack suspeito de "trabalhar" para o tráfico de drogas. Ele foi autuado em flagrante por volta das 23h30 de quarta-feira (12) com cerca de 11 pedras de crack.

De acordo com a polícia, o crime contou com a ação de dois outros homens usuários de droga. Um deles ateou fogo no carro da polícia, que estava em manutenção em uma oficina. Foi usado um litro de gasolina.
Os três homens estão presos na delegacia de Camacan, e devem ser transferidos para Itabuna. Segundo a polícia, eles participam da disputa de um ponto de drogas em São João de Panelinha.
Uma adolescente de 18 anos também está detida e faria parte do grupo de tráfico. A polícia relata que todos confessaram participação.

VEM AÍ, MAIS UM ACAMPAMENTO DE ORAÇÃO!

SANTA LUZIA TEM NOÉ RODRIGUES COMO UM DOS NOMES QUE COMEÇA DESENHAR CANDIDATURAS DE 2012

O quadro eleitoral para 2012 na cidade de Santa Luzia já tem um desenho pré-definido. De um lado foi formado um quadro de aliança entre os partidos: PT, PHS, PMDB, PSL, PP e PDT, sob a liderança de: Noé Rodrigues, Nilson Brito, Cesar Neves, Genan de Dora, Badú Sertorio e Cristiano Formiga e Raimundo Mineiro, sendo pré-candidatos a prefeito: Noé Rodrigues (PT) Genan de Dora (PT) Nilson Brito (PP), com mais 26 candidatos a vereadores e com apoio dos Deputado Federal Josias Gomes e do estadual Jota Carlos, este segundo, muito próximo de Noé Rodrigues que é Assessor Especial do Gabinete do Governador Jaques Wagner.

Do outro lado Antonio Guilherme que foi o segundo colocado na última eleição que trocou o PRP pelo PSD e que hoje é apoiado pelo atual prefeito ISMAR SANTANA do PTB, tendo como base de apoio os seguintes partidos: PSD, PRP, PTC, PCdoB, DEM, PV, PSB e PTB, juntamente com as lideranças de Abelardo Pires e Carlos de Pequeno, sendo Antonio Guilherme (PSD) candidato a prefeito e cabendo a Abelardo a indicação do vice e contar com o apoio dos deputados Fabio Souto(DEM) e Sandro Regis(PR).
O PSDB, PSC que possuem vereadores eleitos ainda não se pronunciaram oficialmente em qual barco vai estar.
O PT (partido dos Trabalhadores) recebeu as filiações de Cesar Neves que é o atual vice prefeito eleito pelo PTB e do vereador Genan de Dora eleito pelo PT do B.

DIREC/7 PROMETE IMPLANTAR ENSINO MÉDIO EM JACARECI EM 2012

A DIREC/7 voltou a falar da implantação do Ensino Médio no Distrito de Jacareci. Desta vez, a proposta é para já começar a funcionar no inicio do ano letivo de 2012.

Para dar garantias dessa realização ao Vereador Neilton Bahia que há muito, vem se esforçando junto a secretaria de educação do município para conseguir estender as aulas deste ciclo para a comunidade que até os dias atuais ainda tem que encaminhar seus alunos, para estudarem na sede do município a Direc está anunciando a realização de uma Audiência Pública ainda no mês de outubro com a participação da população local em local. O local e o horário ainda será definido e divulgado.

RECLAMAR DE EMPRESAS NO TWITTER DÁ RESULTADO MAIS RESULTADO QUE NO PROCON

Você consumidor, já tem conta twitter? Se não tem, trate de ter. Porque ela pode ser útil a você quando tiver que reclamar de algum serviço ou produto. Pelo menos é o que as pesquisas indicam.
Está comprovado que as redes sociais é um ótimo exemplo de poderio. Através delas as pessoas podem organizar eventos, passeatas, confrontos (como em outros países) e até reclamações de produtos e serviços.
O Twitter, por exemplo, é visto como um meio mais eficaz de fazer reclamações, melhor até que o órgão próprio para isso, o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor). Os consumidores que sentem-se lesados por alguma aquisição ou atendimento começaram as utilizar as redes sociais para divulgar sua indignação. Visto o fato, as empresas, com esse apelo negativo, acabam resolvendo o problema rapidinho.
Em uma reclamação vinda do Twitter, por exemplo, uma empresa leva de 5 minutos a 2 horas para responder enquanto pelo Procon, o cliente precisa esperar, no mínimo, um mês para receber alguma resposta.
Assim sendo, de acordo com o Estadão.com.br, o microblog é 8,4 mil vezes mais eficaz que o Procon. O Facebook também é mais vantajoso, sendo que, é 1,4 mil vezes melhor que o órgão vinculado á Secretaria da Justiça e da Defesa do Consumidor.

DICA DE BLOGUEIRO:
Bom pessoal, já sabem então, reclamar no Procon ainda é válido, mas não deixem de usar as redes sociais para uma solução rápida de seus contratempos.