sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ATENÇÃO PARA O VENCIMENTO DAS CONTAS NO TEMPO DE GREVE DOS CORREIOS E DOS BANCÁRIOS

Com a greve dos Correios e dos bancários, é preciso que o consumidor fique atento para evitar transtornos com multas, referentes à data de vencimento das contas.

Quem faz a recomendação é o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), para que o cliente solicite a emissão da segunda via do boleto por meio de fax, e-mail ou pelo site da empresa credora.

O fornecimento dessa via é direito do consumidor e não deve ser cobrado.
Outra opção é solicitar o código de barras da cobrança e realizar o pagamento no caixa eletrônico ou utilizar os serviços do banco pela internet.


Há contas, como as de telefone, por exemplo, que podem ser pagas diretamente em agências lotéricas ou caixas de supermercados.

O não recebimento da conta na data não isenta da cobrança de multa se o pagamento for feito fora do prazo, já que a greve não é culpa da empresa. Somente se a empresa credora não disponibilizar outra forma de pagamento e o consumidor receber a conta com cobranças indevidas, os valores poderão ser questionados.
Em caso de dúvida, o consumidor deve procurar o Procon.

*As informações são do G1.

" A FAZENDA" tem a segunda menor audiência das edições.

A audiência prévia de "A Fazenda 4", considerando todos os dias já exibidos, é a segunda menor dentre todas as quatro temporadas do reality-show."A Fazenda 4" tem média acumulada de 11,5 pontos.

O número é superior apenas aos da segunda temporada, que obteve 10 pontos de média."A Fazenda 2" enfrentou problemas com o baixo share devido às festas de fim de ano, como Natal e Ano Novo, além de ter tido um elenco que não conquistou a simpatia do público.

Já "A Fazenda 1", que foi ao ar em 2009, teve 14,4 pontos de média."A Fazenda 3", a mais bem sucedida dentre todas elas, fechou com 14,6 pontos e foi ao ar em 2010.
*Midia.com

ROCK IN RIO DEVE SER EXPORTADO PARA O MÉXICO

Após uma votação na internet, o México foi escolhido para organizar uma edição do Rock in Rio em 2013, porém, a vitória ainda não garante o direito de sediar o festival, informaram nesta sexta-feira, 30, os organizadores.

A disputa, que envolvia México, Colômbia e Argentina, foi vencida pelos internautas mexicanos, que conseguiram 248 mil votos, 44,32% do total. Em segundo, aparece a Colômbia com 44,2% e, por último, a Argentina com apenas 11,48%.

A votação na internet é apenas a primeira etapa do processo de escolha de uma nova sede. Agora, os organizadores devem analisar as condições de infraestrutura, além de negociações com os Governos locais e captação de patrocínios.

IRMÃ DULCE GANHA DIA ESPECIAL DE HOMENAGENS

Esta semana foi aprovado o Projeto de Lei nº 154/11, do Vereador Paulo Câmara que concede uma data especial em nosso calendário para homenagear a querida Irmã Dulce, o Anjo Bom da Bahia. Esse é mais um dia que se torna um marco na história da cultura da Bahia.

Em 22 de maio de 2011, Irmã Dulce foi beatificada e passou a ser reconhecida como Bem Aventurada Dulce dos Pobres, e esta foi a data escolhida para ser o Dia Municipal de Irmã Dulce. A Solene Eucaristia de Beatificação foi presidida pelo enviado especial do Papa Bento XVI, Dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de Salvador.

Para Câmara, “homenagear a Bem Aventurada Dulce dos Pobres é uma realização, em vista de tudo que esse anjo bom fez por todos nós”. A alegria e o contentamento do Edil, com essa realização é notória. “Irmã Dulce tem uma representatividade muito importante para a Bahia, ela sempre foi uma mulher de garra e coragem, um exemplo de bondade a ser seguido, completa. *FONTE: Tô Sabendo.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CAMACAN VAI GANHAR ARQUIVO PÚBLICO

A história do município de Camacan vai ganhar um lugar especial para ser imortalizada. Um arquivo público. Como uma espécie de biblioteca dos documentos e registros importantes da cidade, para preservar a história local.

O equipamento será instalado após formalização de convênio entre a prefeitura do município, a UESC e a Fundação Pedro Calmon que atua na preservação e divulgação de acervos documentais de arquivos públicos. O órgão também dá assistência técnica a bibliotecas e arquivos municipais, buscando a preservação e estruturação dessas unidades.

Segundo informações da prefeitura, a previsão é que o arquivo que vai ser implantado nos anexos do ginásio de esportes que está em reforma, saia do papel ainda este ano, precisamente após a reinauguração do ginásio. O que deve acontecer dentro de 70 dias, segundo a administração.
Ainda de acordo com as informações, de inicio a documentação de Camacan vai estar organizada nos papeis em que estão registrados, e aos poucos será totalmente digitalizada.

"PELO AUMENTO DE SALÁRIO" PROFESSORES OCUPARAM CÂMARA DE TEIXEIRA

A Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, foi ocupada no final da noite de terça-feira (27) por mais de 150 professores da rede municipal de ensino da cidade.

Segundo a assessoria parlamentar da câmara, os cerca de 150 profissionais de ensino revezam a ocupação do plenário. Eles reivindicam reajuste salarial.

De acordo com Francisca Brasília Marques, presidente do sindicato da categoria (APLB - sindicato), os professores estão em greve desde o dia 1º de setembro e tomaram a iniciativa de ocupar a câmara por conta do não pagamento do piso salarial nacional de professores com ensino médio completo. Ainda de acordo com a presidente, a categoria fez um levantamento junto ao Ministério Público e detectou erros de cálculos nas contas do município. "Caso os erros sejam procedentes, como acusaram os documentos que nós pesquisamos, não devemos ser responsabilizados por um equívoco administrativo da prefeitura", salientou a professora.

*As informações são do G1/Ba (Foto: Josadack Mendes)

POLICIAL É ACUSADO DE AGREDIR ÍNDIA DE 54 ANOS

Uma índia de 54 anos de uma tribo Pataxó residente do distrito de Coroa Vermelha (Porto seguro), acusa um policial civil de agredi-la dentro de casa.

Segundo informações do G1, o caso de violência aconteceu no fim da tarde de segunda-feira (26) quando, segundo a lavradora, o agressor e outros três policiais entraram na residência à procura de eletrodomésticos que o filho dela havia comprado e que seriam roubados.


Em uma reportagem da Tv Santa Cruz, a indígena mostra marcas de agressão no corpo. “Ele chegou lá achando que meu filho tinha comprado um roubo. Eu tinha acabado de chegar da roça, estava trabalhando. Ele me agrediu, me empurrou, torceu meu braço, deu um tapa na minha cara, me chamou de ladrona. Esse lado aqui está doendo porque ele me empurrou em cima da viatura, torceu meus braços para trás para me algemar, para me levar presa”, relata. Ela acrescenta que o policial acusado de agressão alegou que os eletrodomésticos eram da esposa dele.

*Imagem ilustrativa.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

EM CAMACAN, O PCdoB PROMOVE EVENTO DE FILIAÇÃO DE OZIEL BASTOS

Neste fim de semana, o PC do B vai realizar uma conferencia no município de Camacan.
O ato político prevê que estejam presentes algumas lideranças do partido que tem força na região do cacau, entre eles, estará presente a Deputada Federal Alice Portugal, Davidson Magalhães (Presidente da Bahia Gás), Venceslau Guimarães, Antonio de Anisio (Prefeito de Itacaré), Gilson Muniz (Prefeito de Ubatã) entre outros nomes.

Mas o evento não se dará apenas para cumprir calendário do partido. O ato principal será a comemoração da filiação do pré-candidato a prefeitura de Camacan em 2012, o Vereador Oziel Bastos (Oziel da Ambulância) que nesse ato, confirma sua mudança de legenda e declaradamente entra na briga pela prefeitura, contra a atual gestora Ângela Castro de quem foi aliado enquanto esteve na presidência da câmara.

Com a confirmação do novo partido de sua caminhada rumo ao executivo do município, o vereador que ficou conhecido pela ambulância que dispunha para socorrer munícipes não atendidos pelo serviço municipal, vai abrir a temporada de enfrentamento dos colegas vereadores na tribuna da casa onde legisla e acirrar os discursos entre as siglas, PT do também postulante a prefeitura Professor Eduardo, do PP da recém-filiada Ângela Castro e sua nova casa, o PCdoB.

*Com informações de Albuquerque Jr. (www.camacanonline.com.br)

BANCÁRIOS DA BAHIA ADEREM A GREVE DE TODO PAÍS

Bancários de todo o país cruzam os braços a partir de hoje.

Após decidir em assembleia, realizada no ginásio de esporte do Sindicato dos Bancários da Bahia, na última quinta-feira, a categoria voltou a se reunir ontem, e bateu o martelo sobre a mobilização, que não tem prazo para terminar.


Só para lembrar: Ano passado, trabalhadores de 564 unidades bancárias aderiram ao movimento e 344 agências foram fechadas em todo o estado.

VEREADOR PEDE CONSTRUÇÃO DE PISTA DE SKATE NA PRAÇA CAMACAN

Os jovens de Camacan que curtem o esporte sobre rodas, ganharam um aliado na câmara municipal, o médico e vereador, Wilson Maione. O edil apresentou na câmara uma indicação que solicita a construção de uma pista de skate na Praça Mário Batista, conhecida como Praça do Cacau.
No pedido, o vereador, justifica que há disponibilidade de espaço livre e ocioso com adequações suficientes na praça que fica ao lado do ginásio de esportes e pode se tornar um ponto de referência para prática do esporte.

De acordo com a proposta do vereador que também é médico, este será um empreendimento saudável e não trará sacrifício aos cofres públicos, bem como não carece de complexidades para sua instalação.
Ainda sobre o aproveitamento do equipamento do esporte, a prática do skate é uma tendência jovem que pode ser definida como “saúde sobre rodas”.

COMPANHIAS AEREAS DEVERÃO INSTALAR BALCÃO NOS AEROPORTOS

A Agência Nacional de Aviação (Anac) baixou uma resolução que obriga companhias aéreas a instalarem serviços de atendimento presencial ao consumidor nos aeroportos para recebimento de queixas e reclamações.

As empresas têm até o mês de novembro para construir os balcões e guichês. Quem descumprir o acordo estará sujeito a medidas administrativas como advertências e, nos casos mais graves, multas de até R$ 10 mil por passageiro afetado pelo problema.

Com a implantação dos canais de atendimento direto ao consumidor, as companhias terão um prazo de cinco dias úteis para responder as reclamações, além de terem a obrigação de elaborar relatórios semestrais para a Anac.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária (Infraero), deverão ser construídos sete balcões de atendimento no Aeroporto Internacional de Salvador.

*Informações do jornal Correio.

TST CONDENA GOVERNO DA BAHIA A IDENIZAR ESTAGIÁRIOS

Por maioria de votos, a Subseção 1 Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho decidiu que o Governo do Estado da Bahia deverá pagar indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 150 mil por ter contratado irregularmente 6.480 estagiários durante três meses para a efetivação de matrícula eletrônica nas escolas públicas em que estudavam.

A decisão reformou o entendimento da Sétima Turma do TST, que havia fixado o valor da indenização em R$ 5 milhões e aplicado multa diária de R$ 5 mil por trabalhador irregularmente contratado, no caso de descumprimento da ordem de não mais praticar esse tipo de ato. O valor deverá ser revertido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A multa por descumprimento ficou mantida.

O Regional reconheceu a contratação dos estagiários como fraude praticada pelo Governo, e registrou que a conduta revelava “desprezo pela legislação trabalhista” por permitir a exploração de mão de obra de estudantes, muitos deles menores de idade.
*Fonte: TST.

OBRAS DA COPA NA BAHIA COMEÇA EMPREGAR DETENTOS

A Bahia é a mais nova unidade da federação a levar detentos para trabalhar nas obras de infraestrutura da Copa do Mundo 2014. Cinco cumpridores de pena do regime semiaberto acabam de ser contratados para a reforma do Arena Fonte Nova, estádio que vai receber os jogos da competição em Salvador. É mais um resultado do Programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), voltado à reinserção social de detentos e egressos do sistema carcerário e à redução da reincidência criminal.

As contratações são feitas com base no termo de cooperação técnica firmado em janeiro de 2010 entre o CNJ, o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, Ministério dos Esportes e os Estados e municípios que sediarão os jogos da competição.
Os cinco novos operários das obras do Arena Fonte Nova prestam serviços ao Consórcio Arena Odebrecht, parceiro do Programa Começar de Novo, que no Estado é desenvolvido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e pelo governo estadual.

Os recém-contratados fazem parte de um grupo de 23 detentos que concluiu, em julho, cursos de capacitação profissional nas funções de pedreiro, carpinteiro, montador de andaime e armador.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PRORROGADO PRAZO PARA INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR 2012 DA UESC

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) prorrogou as inscrições do Concurso Vestibular 2012 para o preenchimento de 800 vagas, distribuídas em 33 cursos. Terão acesso aos cursos de graduação os candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente e tenham sido selecionados através do Concurso Vestibular, respeitando o número de vagas oferecidas e atendida a reserva de vagas. As inscrições foram prorrogadas até as 20h00 horas do dia 7 de outubro de 2011, exclusivamente, via internet, no site http://www.uesc.br/.

A taxa de inscrição de R$ 85,00 poderá ser paga até o dia 10 de outubro de 2011 para inscrições realizadas a partir das 16h00 do dia 22 de setembro. As inscrições realizadas antes desse período deverão ser pagas até o dia 23 de setembro de 2011, como consta no boleto bancário emitido.

SETE BAIANOS INTEGRAM O GRUPO DOS MAIS INFLUENTES NO CONGRESSO

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou a lista das 100 “cabeças” do Congresso, ou seja, os parlamentares mais influentes. Integram a lista sete baianos. Entre eles, estão os deputados federais
Alice Portugal (PCdoB),
ACM Neto (DEM),
Daniel Almeida (PCdoB),
Jutahy Jr. (PSDB),
Nelson Pelegrino (PT),
Sérgio Carneiro (PT)
e o senador Walter Pinheiro (PT).
Entre os 100 “cabeças” há 62 deputados e 38 senadores.
Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 27 nomes, detentor de maior bancada na Câmara, e o PMDB, segunda maior bancada, com 14. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 13 nomes.

O Diap escolhe parlamentares que se diferenciam “pela capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”.

Na lista, o senador Walter Pinheiro aparece pela quinta vez. Já o deputado Sérgio Carneiro é um dos veteranos. Ele recebe a indicação pela sétima vez. A quinta consecutiva.
Para montar a lista, a equipe do Departamento Intersindical ouve deputados e senadores, assessores das duas Casas do Congresso, jornalistas, cientistas e analistas políticos.
Em relação a cada parlamentar, é então promovido um exame cuidadoso de suas atividades profissionais, dos vínculos com empresas ou entidades de classe e organizações econômicas, sua formação acadêmica, além de levantamentos minuciosos de pronunciamentos, apresentação de proposições, resultados de votações, intervenções nos debates do Legislativo, frequência com que é citado na imprensa, temas preferenciais, cargos exercidos dentro e fora do Congresso.
*Da Tribuna da Bahia.

GOVERNADOR BAIANO FAZ PALESTRA PARA EMPRESÁRIOS DE SÃO PAULO

Nesta quarta-feira (28), o governador da Bahia, Jacques Wagner participará do Seminário LIDE, em São Paulo. Wagner apresentará uma palestra aos associados com o tema “Oportunidade de Negócios na Bahia”, visando atrair mais investidores para o estado.

O Grupo de Lideres Empresariais da Bahia (LIDE-BA) realiza o evento no Hotel Hilton de São Paulo, e contará com a presença de grandes nomes do setor empresarial brasileiro, como Paulo Morais, que também é presidente da Revista Let’s Go, Ademar Albuquerque, Barreto Jr. e Roberto Albuquerque.

*Com informações da Jovem Pan.

ORGANIZADORES CANCELAM 4ª EDIÇÃO DA CORRIDA TEMÁTICA COSTA DO CACAU

NOTA PÚBLICA
A organização da Corrida Temática Costa do Cacau comunica através de Nota Pública o cancelamento da 4ª Edição que seria realizada no segundo domingo do mês de dezembro (11/12 de 2011), em virtude do patrocinador máster não ajustar os recursos financeiros suficientes para a continuidade do evento com sucesso dos anteriores, com boa premiação e garantia de qualidade.
Aproveitamos para informar que a organização está transferindo a 4ª Edição da Corrida Costa do Cacau para o ano de 2012 inserida nas comemorações do Centenário de Jorge Amado, com mais novidades, premiação atrativa para atletas de ponta, mantendo a data original do 2º Domingo do mês de Dezembro e com mais de um patrocinador máster, o que não foi possível para este ano de 2011.

A organização da Corrida Costa do Cacau, agradece a todos os veículos de comunicação, parceiros, sociedade civil organizada, órgãos públicos, prestadores de serviços, e a todos os participantes atletas profissionais, amadores e simpatizantes da modalidade de atletismo categoria Corrida de Rua.
Temos consciência do carinho, respeito, credibilidade, da quebra de paradigmas, do incentivo e motivação do hábito do exercício físico para a saúde, que a sociedade demonstrou para com o evento, portanto, pedimos a compreensão de todos objetivando um excelente evento esportivo para dezembro de 2012.
Maiores esclarecimentos através do e-mail corrida@costadocacau.com.br .
Atenciosamente;
COSTA DO CACAU COMUNICAÇAO E ASSESSORIA LTDA.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PROJETO DE LEI ACELERA DESAPROPRIAÇÃO NOS DISTRITOS DE CAMACAN

Esta semana um grupo de vereadores acompanhou a prefeita em uma visita ao ex-vereador Manoel Silva, dono de uma grande porcentagem das terras que circundam o distrito de Jacareci, das quais, três, fazem parte da área que deve ser desapropriada pelo projeto de lei que tramita na câmara municipal.



Informações dão conta que a prefeita foi pessoalmente vistoriar as áreas indicadas para desapropriação e logo em seguida se reuniu com o proprietário para tratar do assunto.
Correndo contra o tempo, o blog apurou que antecipando esta conversa com a prefeita, o Sr. Manoel Silva, também ex-administrador do distrito esteve visitando alguns vereadores para pedir que não votem o PL que pode decretar os terrenos como de “área de utilidade pública” - primeiro passo para oferta de valores para concretizar a ação.
Segundo informações, o trabalho nos bastidores políticos que o fazendeiro está fazendo em suas visitas aos parlamentares, é feito na companhia de sua filha Saionara, cotada para ser candidata a vereadora em 2012, representando a força política da família em outros tempos, e reativando o nome de seu pai.


Por telefone, o blog tentou ouvir o fazendeiro sobre os valores de suas terras, mas até o inicio da noite desta sexta (23), não conseguiu concluir o contato.
Como não houve sessão ordinário na última terça-feira, o projeto deve ir para primeira votação na próxima ordinária.
O mesmo processo deve se repetir em outros distritos que precisam desapropriar

O FILME DO TRICOLOR VAI PRO TELONA ESTA SEMANA

A partir do dia 30 de setembro, o longa-metragem “Bahêa Minha Vida”, do cineasta baiano Marcio Cavalcante, entra no circuito nacional de cinema.
Com distribuição da Paris Filmes, o filme que retrata a história de amor entre torcedores e o Esporte Clube Bahia ganha pré-estreia para convidados no UCI Orient do Shopping Iguatemi, no dia 29 de setembro, às 19h.

"É a trajetória de uma torcida fiel e amorosa, que mesmo nos piores momentos lota os estádios. É a história de artistas e anônimos que mudam sua vida e sua rotina para sentirem a emoção que é acompanhar o time em campo”, diz Cavalcante sobre o documentário esportivo.

AVISO PRÉVIO PODE CHEGAR A 90 DIAS

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3941/89, do Senado Federal, que amplia o tempo de aviso prévio do trabalhador para até 90 dias em caso de demissão sem justa causa. Atualmente o aviso prévio é de 30 dias. Para entrar em vigor, o projeto depende de sanção presidencial.


Pelo texto aprovado, o aviso prévio para quem ficar até um ano no trabalho será de 30 dias. Para os que permanecerem por mais tempo, serão computados ao aviso mais três dias por ano trabalhado. O projeto limita o tempo máximo do aviso prévio em 90 dias.
Todos os partidos se manifestaram a favor da aprovação do projeto, que estava tramitando no Congresso Nacional desde 1989, quando foi aprovado pelo Senado. Acordo feito entre as legendas permitiu que o projeto fosse aprovado sem alteração no texto para evitar que ele tivesse que retornar ao Senado para nova apreciação.

Entidades sindicais e sindicalistas comemoraram a aprovação do projeto. O deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, afirma que a medida irá inibir a rotatividade no emprego. De acordo com ele, só neste ano, entre janeiro e maio, houve 8,123 milhões de demissões no Brasil, segundo dados do Ministério do Trabalho.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A GREVE DOS PLANOS DE SÁUDE NA BAHIA, VAI SE ESTENDER ATÉ FINAL DO MÊS

Os usuários de dez planos de saúde que atendem na Bahia que estão sendo prejudicados diretamente pelo movimento de greve presente em 23 estados, ainda vão sofrer um pouco mais a espera de serem atendidos. É que os profissionais deles: (Amil, Cassi, Geap, Golden Cross, Hapvida, Life Empresarial, Medial, Norclínicas/Intermédica, Petrobrás e Promédica) devem continuar paralisados por mais tempo que a greve em outras regiões do país.

De acordo com reportagem da Tv Record, a paralisação de médicos ao atendimento a estes planos de saúde, que acontece em 23 Estados e no Distrito Federal nesta quarta-feira (21), vai durar mais tempo, até o dia 27 de setembro, na Bahia.

De acordo com o Cremeb (Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia), a decisão de parar por mais tempo foi decidida em uma assembleia de médicos realizada no dia 5 de setembro. O objetivo de estender o movimento é “aumentar a pressão” contra esses planos, para que eles negociem com a categoria em questões como aumento dos valores pagos pelas consultas.

MPF INVESTIGA TERRA DOS ÍNDIOS EM CAMACAN E REGIÃO

O Ministério Público Federal vai instaurar procedimento administrativo para investigar denúncias de que terras indígenas nos municípios de Camacan, Pau Brasil e Itaju do Colônia estão sendo arrendadas.

De acordo com a Procuradoria da República, há informações de que pataxós dos três municípios estão negociando áreas para a criação de animais. O arrendamento de terra indígena é proibido pela lei 6.001, de 1973.
O procurador da República Eduardo El Hage também instaurou procedimento administrativo para investigar denúncias de falta de água tratada e saneamento básico nas aldeias Itapuã, Bahetá, Caramuru Paraguassu e Santana.
Na Aldeia Itapuã foi constatado que as casas são todas de "pau-a-pique" e há absoluta falta de saneamento básico. Outro problema é que não há qualquer sistema de água encanada e a escola funciona numa casa de pau-a-pique em condições precárias.
*Do A Região.

CONVOCAÇÃO:

A prefeitura Municipal de Camacan está convocando os candidatos aprovados e classificados no anexo I do concurso para Agente de Endemias publicado em 3 de agosto do ano passado (2010), para avaliação médica.
Confira Relação:


Aprovados:

ZÉLIA SANTOS SENA

FERNANDA FERREIRA DOS SANTOS

SHIRLEY RODRIGUES FERREIRA

NEILSON BAHIA DO NASCIMENTO

ANDRESON JANIO CORREIA DA SILVA

MISMARE DE SOUZA SILVA

JAQUELINE SANTOS SOUZA REIS

MARÍLIA DANTAS DE SÁ

LUZIA PEREIRA DOS SANTOS

MARLI SILVA SANTOS

ROGER FIDEL SA CARVALHO

JANE GLEIDE SOUZA MOTA

CLEBSON OLIVEIRA VIEIRA

MONIQUE EVERLING SANTOS SILVA

ANA PAULA N. DOS SANTOS

JAQUELINE OLIVEIRA SANTANA

ALEX DOS SANTOS

JESSICA PASSOS DA SILVA

MARIA JOSE BISPO P. DE OLIVEIRA

JANILSON SOUZA DE JESUS

ELMA SOUZA DIAS CERQUEIRA

VALDILAN FIGUEREDO DOS SANTOS


Classificados:
CINTIA VIEIRA SANTOS

JILMAR SANTOS DE JESUS

FREDSON VIANA DOS SANTOS

CAUANA SILVA BARBOSA

ALMERIDES PINTO SANTOS

NOURIVAL SILVA ARAUJO JUNIOR

MAURICIO ANDRADE EVANGELISTA
LUCIANA DE SOUZA LIMA

MAXSUELE CASTRO DA ENCARNAÇÃO

HUGO PEREIRA DE SOUZA NETO

IONICE XAVIER DE OLIVEIRA

ERLON SEÁRA DOS SANTOS

VANDERLUCE NASCIMENTO OLIVEIRA

RIZOMAR DOS SANTOS SILVA

SIMONE PEREIRA DE JESUS

ADRIANA LIMA OLIVEIRA

GILBERTO ROCHA FILHO

CAYSE SOARES DE O. GONÇALVES


Os candidatos deverão comparecer, munidos dos resultados dos exames, à Unidade de Saúde da Família de sua área, conforme o endereço de residência, a partir de 19/09/2011, para se submeterem à avaliação médica, devendo comparecer ao setor de Recursos Humanos do Município munidos do resultado da avaliação médica (Relatório Médico), até o dia 30/09/2011, ressalvando que a contratação obedecerá ao disposto no artigo 6º da lei 11.350, de 05 de Outubro de 2006, de acordo com o resultado final do Curso Introdutório, publicado em 19/05/2011, certificado pela Secretaria do Estado da Bahia.

ALERTA:
O candidato que não realizar a Avaliação Médica, por qualquer motivo, será considerado desistente e não será contratado, conforme capítulo X do edital SESAB 001/2010.

*As informações são do site Camacan Bahia.

POLIVALENTE GANHA SELO DE QUALIDADE NO ENSINO

O Colégio Polivalente de Camacan acaba de receber o Selo "Escola Solidária" criado pelo Instituto Faça Parte e a Fundação SM Brasil, para escolher em 2011, instituições que melhorem o processo de ensino por meio de ações sociais.

Segundo informações do professor da unidade, Maurício Morais Pimenta, a inscrição para a 5ª edição do concurso foi feita pelo site do instituto e o Colégio Estadual Polivalente de Camacan foi uma das 210 escolas selecionadas no estado da Bahia e a única da rede estadual pertencente a DIREC 07.

O Selo Escola Solidária é promovido a cada dois anos pelo Faça Parte, em parceria com o Ministério da Educação, o Conselho Nacional dos Secretários de Educação, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, a Unesco, a Organização dos Estados Ibero-americanos e o Unicef.

Com a conquista do selo o Colégio entra para a Rede de Escolas Solidárias, onde pode trocar experiências com outras instituições.
Para diretoria do colégio, a conquista do Selo Faça Parte de voluntariado vai chancelar um trabalho que já é desenvolvido há muito tempo na escola.

O projeto que atraiu o selo, chama-se "Vivências Humanizadoras" e tem como coordenadora a professora de Educação Física Vilma Nice, que já vem desenvolvendo o mesmo há muito tempo e agora foi a coroação e o reconhecimento.

HOSPITAL DE ITAPETINGA SUSPENDE ATENDIMENTO POR FALTA DE VERBA

O Hospital Cristo Redentor de Itapetinga, suspendeu todos os atendimentos de urgência e emergência.
A partir de agora todos os pacientes que chegarem à unidade de saúde serão encaminhados para Vitoria da Conquista ou Itabuna. O motivo da interrupção dos serviços é a falta de pagamento do convênio firmado entre o Hospital e a Prefeitura no valor de R$60.000,00 mensais.

De acordo com as informações divulgadas, o Município atrasou o pagamento por três meses e portanto, a suspensão dos serviços.

CAMAÇARI E SALVADOR TERÁ CURSO DE T.I. GRATUITO

Os jovens de Salvador e de Camaçari terão acesso a curso gratuito de Tecnologia da Informação e Comunicação, que vai capacitá-los para o mercado de trabalho.

A iniciativa é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), por meio do Programa de Aprendizado Jovem (Proaj), em parceria com a Microsoft e o Senai.

A oportunidade se dará face convênio e parceria firmada entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Microsoft Brasil, que vai capacitar 360 estudantes nessa primeira etapa.

O programa é voltado para jovens do ensino médio que estejam regularmente matriculados em escola pública.

Para efetuar a inscrição basta preencher o formulário on-line, disponível até o dia 28 de setembro. Após esta etapa, serão selecionados 360 alunos das localidades do Bairro da Paz, Mussurunga, Vila Verde, Nordeste da Amaralina, Chapada do Rio Vermelho, Santa Cruz e Camaçari e as aulas serão ministradas por instrutores do Senai.

Depois do curso básico, com carga horária de 180 horas, os alunos vão participar de módulos profissionalizantes e ao final todos receberão certificados.

PREFEITURA GARANTE QUE ALIMENTAÇÃO OFERTADA AOS ALUNOS ESTÁ DENTRO DA RECOMENDAÇÃO DO PNAE

A prefeitura do Município de Camacan, respondeu oficialmente a questionamentos feito pelo leitores do Blog do Miolo Baiano com relação à falta de opções no cardápio da merenda escolar nas escolas municipais.

Em nota, como já havia adiantado pela prefeita ao blog no final de semana, o governo municipal justifica irregularidade nas prestações de contas referente ao período de 2003/2004, quando o município estava sob comando do ex-prefeito ERIVALDO NUNES e que por esse motivo o FNDE deixou de fazer os repasses ao nosso Município, desde junho/2011.

Ainda na nota de resposta, a prefeitura afirma que a nutricionista do município, responsável pela alimentação Escolar perante o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), afirma que a alimentação ofertada aos alunos atende 15% das necessidades nutricionais diárias recomendadas pelo Ministério da Educação e se coloca a Secretaria de Educação e o Conselho de Alimentação Escolar ou Setor de Compras a disposição da população para qualquer dúvida que porventura venha surgir.


- CONFIRA NOTA ABAIXO -


( CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR )
CORREÇÃO:


Este texto foi revisado após publicação, para corrigir um erro no parágrafo onde aparecia o nome da ex-prefeita Débora Borges.

À saber: No ano de 2003 e 2004 a admnistração do município estava sob comando do Sr. ERIVALDO NUNES.

EM FEIRA DE SANTANA BALA PERDIDA ACERTA GAROTO DE 10 ANOS

Uma criança de 10 anos foi atingida por uma bala perdida, na manhã desta terça-feira (20), no município Feira de Santana.

Segundo informações da polícia, o garoto foi tingido na região da barriga, quando estava dentro de sua própria casa, no bairro da Rocinha, no momento em que acontecia uma briga entre supostos traficantes da região. A criança foi socorrida e encaminhada para o Hospital da Criança, onde permanece internada. Ainda não há informações sobre o seu estado de saúde.

*R7

APROVADO NA BAHIA O PSD DE KASSAB DEVE TER VEREADOR DE CAMACAN

Após o Ministério Público Eleitoral baiano (MPE-BA) conceder parecer favorável à criação do Partido Social Democrático (PSD) no estado, no último dia 13, foi a vez de o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) acatar o pedido de criação da legenda na Bahia.Os membros da Corte seguiram o voto do juiz Salomão Viana e, por unanimidade, na tarde desta segunda-feira (19), aceitaram o registro da sigla. Com isso, o partido em gênese já conta com 17 estados nos quais já tem aval da Justiça Eleitoral.

O NOVO PARTIDO EM CAMACAN

Se aprovado no estado baiano, a sigla oriunda do prefeito da capital paulista que migrou do DEM, contará com a filiação de um dos vereadores do município de Camacan, o presidente da Câmara, Didico.

De acordo com informações na casa do parlamento municipal, o vereador já manifestou aos seus pares o seu desejo de trocar de legenda, como fez a prefeita da cidade (de DEM Para PP) o vereador migraria do PRB para o PSD.

Vale lembrar que Didico é visto em Camacan como real candidato a vice-prefeito da chapa de reeleição da atual prefeita Ângela Castro e, portanto os partidos estariam aí fazendo uma nova composição para coligação.

EMPRESÁRIOS BAIANOS PEDEM A VOLTA DO HORÁRIO DE VERÃO

Um grupo de empresários participantes do Fórum Empresarial da Bahia estão unindo esforços para sensibilizar o governador Jaques Wagner a adotar o horário de Verão. Nesta terça-feira, representantes de 20 entidades divulgaram pesquisa apontando os benefícios da medida para a economia e para rotina dos baianos. O documento será entregue ao governador Wagner, quando será pedida audiência para discutir o assunto.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador, Antoine Tawil, a população deseja a volta do horário de Verão. “Todos nós queremos essa hora a mais. É um desejo nosso (dos empresários) e da população. Sem o horário o prejuízo é muito grande”, observou ele.

Os empresários alegam que o horário de Verão, que começará 16 de outubro em dez estados e no Distrito Federal, impactará no sistema bancário, na programação de rádio e TV, no fechamento do câmbio e Bolsa de Valores, entre outros.

*Do Correio.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

63 CIDADES BAIANAS ESTÃO EM ESTADO DE EMRGÊNCIA POR CAUSA DA SECA

A Defesa Civil da Bahia divulgou relatório nesta segunda-feira, 19, informando que 63 cidades do Estado estão em situação de emergência em razão da seca. Segundo a União dos Municípios da Bahia (UPB), em 15% das cidades do Estado não chove a cerca de quatro meses.

Segundo a Climatempo, a cidade de Barra, é a que há mais tempo está sem chuva: a última ocorreu no dia 23 de abril - são 151 dias de seca. Em Barreiras, não chove desde 24 de abril. Porém a estiagem agrícola (chuva abaixo de 10 milímetros) já chega a 172 dias, informa a Climatempo.
Entre as 63 cidades em situação de emergência também está Bom Jesus da Lapa, na qual não chove desde o dia 4 de maio. Em Aracatu, também em situação de emergência, há a possibilidade de chuva para o próximo domingo, 25.
A Climatempo informa que no mês de outubro a chuva atingirá a Bahia, mas de forma isolada. A previsão é de que a partir da segunda quinzena do mês as pancadas de chuva sejam mais frequentes e em maior quantidade. A chuva deverá colaborar com a diminuição da seca mas, inicialmente, servirá apenas para umedecer o solo, sem possibilitar prontamente o plantio.
*As informações são de Anderson Oliveira, de Vitória da Conquista.

MUTIRÃO NAS PRAIAS DE ILHÉUS RECOLHE QUASE 1 TONELADA DE LIXO

A presença de objetos surpresa marcou a ação do Dia Mundial de Limpeza de Praias em Ilhéus, que teve, como caso inusitado, o fato de terem sido encontrados, em meio aos resíduos, uma geladeira e um fogão, ambos descartados na praia, podendo ser levados pela água, ocasionando poluição e sérios prejuízos à vida marinha.

Cerca de 300 pessoas mobilizadas pelo Patrulha Ecológica – Escola da Vida e pelo Projeto Baleia Jubarte se reuniram, neste final de semana, em Barra de Caravelas, no Sul da Bahia, por uma boa causa: recolher o lixo descartado indevidamente nas praias da região. Foram 7,3 km percorridos e quase uma tonelada de lixo recolhido. O número é expressivo, maior do que o coletado em ação similar, realizada em 2010, quando foram recolhidos 699,4 kg de lixo. A maré alta e o vento forte retardaram o início do mutirão de limpeza, porém, não impediram os voluntários de caminhar pela praia com o objetivo de deixá-las mais limpas.

Participaram da ação estudantes, comunidade em geral, lideranças e ambientalistas de Escolas, Projetos e Organizações não governamentais.

SE TEM JOGO DA COPA DO MUNDO NA CIDADE, É FERIADO. JÁ PENSOU !?

O ministério do Planejamento estuda a possibilidade de que se as obras de infraestrutura de transporte nas cidades que sediarão jogos da Copa de 2014 não ficarem prontas a tempo, o governo possa decretar feriado nos dias de jogos nessas localidades. Essa seria uma alternativa para evitar o caos no trânsito nos dias das partidas.
Já paralela a essa proposta, o governo trabalha na definição e aprovação da Lei Geral da Copa autorizando feriado nos dias de jogos em cidades-sede. A aprovação da lei é uma das exigências da Fifa para a realização do Mundial. O projeto deve ser votado no Congresso até o fim do ano. Muito embora todos nós sabemos que nos durante todo período da copa as cidades vão mesmo ficar um inferno de gente transitando para todos os lados para participar de centenas de atividades culturais.

Com o feriado nos dias de jogos, imagina-se que poderá evitar o caos e os congestionamentos provocados pela volta para casa, pela ida aos estádios ou pelas concentrações nos bares e outros estabelecimentos espalhados pela cidade - essa vale até para as cidades que vão ter Centros de Treinamento das seleções.Sem falar que nas capitais litorâneas, muita gente vai invadir as praias. Ou seja, para os turistas que estarão circulando nas cidades de um lado para outro para ver os jogos e para os moradores locais, de qualquer jeito vai virar um caldeirão de fervura.

Outro ponto importante dessa lei da copa, são os ingressos. Como por exemplo: a meia-entrada que estão querendo barrar nos estádios durante o mundial.
A Fifa vai definir o valor dos ingressos para os jogos da Copa e também as regras para os vendedores ambulantes do lado de fora do estádio. É o que prevê o projeto de lei sobre a realização do Mundial no Brasil. A proposta não trata da venda de bebidas alcoólicas nos estádios, que é uma demanda da Fifa.

OSCAR 2012 TERÁ "TROPA DE ELITE"

Saiu a lista de indicações internacionais das grandes produções da televisão. E o filme "Tropa de Elite 2", vai representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Sucesso nas bilheterias dos cinemas brasileiros, "Tropa de Elite 2" é uma sequência do título original de 2007 e conta a história de Roberto Nascimento, capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro no primeiro filme que, na sequência, ocupa a patente de coronel e um cargo na Secretaria de Segurança Pública do Estado.
O roteiro mostra o relacionamento de Nascimento, interpretado por Wagner Moura, com o novo marido de sua ex-mulher, seu filho, agora mais velho, e o cenário das milícias que dominam algumas comunidades do Rio de Janeiro.

O filme foi escolhido por unanimidade por uma comissão de sete pessoas ligadas ao Ministério da Cultura, ao Ministério das Relações Exteriores e a entidades vinculadas ao cinema nacional.
"Tropa de Elite 2" deixou para trás outras 14 produções na disputa por um lugar entre os possíveis indicados a Melhor Filme Estrangeiro, entre elas "Assalto ao Banco Central", de Marcos Paulo; "As Mães de Chico Xavier", de Glauber Filho e Halder Gomes; e "Bruna Surfistinha", de Marcus Baldini.
*As informações são do Jornal O Globo.

DISTRITO CONTINUA SEM NOMEAR ADMINISTRADOR PRÓPRIO

Esta semana o distrito de Jacareci completou três meses sem a nomeação de um nome para administrá-lo.
O cargo está vago desde 20 de junho deste ano, após renúncia do último servidor ter entregado carta solicitando afastamento por envolvimentos em casos de polícia.
De lá pra cá, até dias atrás, a própria prefeita Ângela Castro vinha revezando o acompanhamento das serviços públicos com auxilio do Chefe de Infra-estrutura Urbana, Jailton Tomé, o Tita. Hoje, o distrito voltou a ficar a cargo de um outro servidor municipal, desta vez com, Sidnei Andrade.

Sid, como é conhecido, assim como o funcionário que deixou o cargo, é concursado em outra área e já esteve ocupando o mesmo cargo nos anos 90, quando seu tio Manoel Silva era vereador e mediante acordos de governo, tinha poderes de nomeações para algumas funções.
O trabalho deste rapaz é acompanhado de perto pelo chefe de obras da prefeitura. A exemplo do que acontecia com a pessoa que estava desempenhando as atividades de administrar, o funcionário que fica incumbido de responder pela prefeitura, recebe um acréscimo salarial, já que é concursado e habilitado para outra função.

Segundo informações da prefeitura, a reacolocação de um dos servidores é uma espécie de arranjo, já que a prefeita não quer mais nomear nenhum nome indicado pelos políticos da localidade, para evitar favorecimento de um ou de outro.
No mês de junho deste mesmo ano, em uma conversa com o blogueiro, a prefeita afirmou que tomou essa decisão visando evitar crise política entre os dois vereadores, já que um deles de imediato havia lhe apresentado um novo nome para desempenhar a função e ela.

PROCON-BAHIA ALERTA CONSUMIDORES SOBRE A GREVE NOS CORREIOS

Os consumidores que não receberem faturas até a data de vencimento, devido à greve nacional dos Correios, iniciada na quarta-feira (14), devem providenciar outros meios de quitá-las para que não tenham que pagar multas e juros. Isso porque a greve não isenta os consumidores de taxas por atraso, segundo esclarece o Procon-BA, da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Para a coordenadora dos postos de atendimento do órgão, o consumidor deve entrar em contato com o fornecedor, antes do vencimento das faturas, para informar sobre o não recebimento e solicitar que sejam disponibilizadas outras formas de acesso às contas: por e-mail, pelo site, fax, loja credenciada.

Nos casos de compra de produtos a distância, durante a greve, cabe ao fornecedor informar ao consumidor no ato do pedido que a entrega pode atrasar, em virtude da greve. Uma vez que a aquisição tenha sido feita antes da greve, a responsabilidade passa a ser dos Correios, podendo o consumidor ingressar com ação judicial contra o órgão, caso tenha algum tipo de prejuízo, em virtude do não recebimento. Nesse caso, é interessante que o consumidor acompanhe o pedido junto ao site da empresa e dos Correios.

*Da AGECOM.

PORTO SEGURO PREPARA REVEILLON RECHEADO DE ESTRELAS

Depois de fazer muito sucesso com vasta programação e estilização da cabana para as festas de junho. A cabana de praia AXÉ MOI, que se tornou um dos destaques nos points dos turistas que visitam Porto Seguro, já prepara o Reveillon de 2012 com a promessa de grande animação.

O cast de atrativos, garante que reunirá na Arena Axé Moi as principais bandas do estado durante a festa da virada.

A partir de 28 de dezembro de 2011, uma constelação de estrelas desembarca na Arena Axé Moi para uma “maratona” de quatro noites de puro agito e alegria. Ivete Sangalo ficou encarregada de abrir o Reveillon Axé Moi 2012. A outra atração da noite é a banda Jammil. O grupo Chiclete com Banana e a Banda Eva se apresentam na noite de 29 de dezembro. No dia 30, entra em cena Claudia Leitte e Larissa Luz, do Araketu. Encerrando a jornada festiva, Tomate comanda a noite da virada, fazendo dobradinha com a banda Capitão Axé.
Além das atrações, a infraestrutura disponibilizada pela Arena será cuidadosa, com 220 banheiros em granito e água corrente, camarote coberto para até seis mil pessoas, pista para trio elétrico, palco, jardins com paisagismo tropical e iluminação especial, bares, lanchonetes e restaurantes.

SALVADOR COMEÇA APLICAR A LEI SECA

Nesta quinta-feira (22), a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) retomará as blitze de alcoolemia para punir os motoristas soteropolitanos que desrespeitarem a Lei 11.705/2008, a chamada Lei Seca.

O órgão municipal assina um convênio de cooperação com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para o retorno das operações. “A partir de quinta-feira retornaremos as blitze. Já temos o efetivo e 50 etilômetros calibrados”, afirmou ao jornal A Tarde o diretor-geral do Detran, Maurício Botelho.

ALERTA:O motorista que for pego com teor de álcool no sangue acima do permitido terá a habilitação apreendida e pagará uma multa de R$ 957,70.

BAHIA É CAMPEÃ EM MORTES NO TRÂNSITO

Com uma média de duas mil mortes por ano, a Bahia é o estado do Nordeste com o maior número de óbitos no trânsito, segundo levantamento realizado durante 10 anos pelo Ministério da Saúde. Em média, cinco pessoas morrem por dia, vítimas de acidentes nas estradas do estado. O maior índice é registrado na BR-324, onde os flagrantes de imprudência ocorrem a todo momento.
Os homens são maioria nos acidentes (85%), que em 46% dos casos ocorrem entre jovens de 18 e 25 anos. As causas mais comuns estão relacionadas ao excesso de velocidade, ultrapassagem em local proibido, falta de atenção e uso de bebida alcoolica.
*Informações do G1.

FALECEU EM SP, O BEBÊ BAIANO QUE FOI OPERADO DO CORAÇÃO

O bebê baiano Cauê, que ficou conhecido na Bahia devido ao drama enfrentado pelos seus pais para que tivesse o atendimento correto para tentar a cura de doença rara no coração, morreu por volta das 12h30 desta segunda-feira (19), de acordo com informações da assessoria do Hospital Beneficência Portuguesa, onde ele estava internado.
Ele chegou a ser submetido a uma cirurgia, em um procedimento considerado complexo.
O garoto chegou a reagir bem à cirurgia e já respirava sem a ajuda de aparelhos. Cauê tinha uma doença rara no coração, chamada hipoplasia. O lado esquerdo do coração dele era menor do que o direito, o que impedia que o sangue fosse bombeado para o restante do corpo.
*Do BN.

sábado, 17 de setembro de 2011

NOTA PÚBLICA:

Prefeita responde aos Leitores do Miolo Baiano



No inicio da tarde deste sábado, a prefeita Ângela Castro fez contato com o Miolo Baiano, a fim de dar explicações sobre a reportagem postada no dia anterior, relatando a falta de variedade na merenda escolar.

De acordo com a prefeita, logo após publicação no blog, ela foi informada e de imediato decidiu que ligaria ao blogueiro para dar informações que justificam os problemas apontados pelos pais dos alunos.
Segunda ela, ainda no meio desta semana quando esteve em Brasília para participar de evento dos prefeitos de todo país, ela cobrou agilidade da FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, na liberação de repasse do governo para esta finalidade, que ela afirma estar em atraso com o município, mas que já teve do órgão, a garantia de que a mesma deva ser liberada até o dia 30 deste mês.

Sobre o apontamento dos leitores que disseram que em algumas escolas a merenda escolar chega a repetir no cardápio apenas a opção de servir suco, pão e biscoito repetidas vezes na semana, a gestora do município não negou que isto de fato aconteça em algumas unidades. Mas rebateu a informação, alegando ser culpa da falta do recurso proveniente do governo e destacou que apesar de segundo ela “uma ou outra escola” passar por situação desse tipo, o mesmo não acontece com as creches da cidade porque a administração tem uma preocupação ainda maior para não faltar alimentação correta.
Ângela também afirmou que por “alguns dias” os alunos servem-se de suco e pão ou biscoito, mas não é porque falta tudo, é porque alguns produtos de mercearia que são consumidos em grande quantidade acabam e o dinheiro não chega a tempo de reabastecer.
“Para não deixar nenhuma criança de creche sem se alimentar corretamente eu ligo para fornecedores da prefeitura (já licitados) para que eles não deixem de entregar o que elas precisam e a gente paga depois quando a verba chega” concluiu a senhora Castro.


Depois de dar explicação, a prefeita confirmou que a secretaria de educação está fazendo um levantamento exato e conforme prometido pelo Chefe de Gabinete na publicação anterior, na terça-feira (20), o blogueiro receberá por escrito uma resposta contendo a real situação da merenda escolar no município. O documento será elaborado após levantamento feito por nutricionista e assinado pela secretária.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

POPULAÇÃO DE CAMACAN PEDE EXPLICAÇÕES SOBRE MERENDA ESCOLAR

Servidores municipais e pais de alunos de Camacan escreveram ao Blog do Miolo Baiano ao longo de toda semana, pedindo ajuda para cobrar explicações da prefeitura sobre o fato de algumas unidades escolares estarem oferecendo aos alunos um cardápio de merenda, composto apenas de suco e pão e às vezes somente de biscoito por vários dias seguidos.
Segundo alguns pais, isto tem feito com que a garotada permaneça por várias horas com fome, já que somente estes alimentos não têm sustância para segurar a garotada em sala de aula e, não contribui para o rendimento escolar.

De acordo com servidores da educação do município que confirmam a denúncia, este problema é culpa de pendências nas contas deixadas pelo governo do ex-prefeito Erivaldo Nunes, e por conta disso, a falta de um cardápio variado na alimentação das escolas geridas pela prefeitura tendem a desqualificar a merenda escolar.

O Blog do Miolo Baiano, nesta sexta-feira (16) tentou levar as reclamações ao conhecimento da Secretaria que responde pela situação e não teve sucesso por dificuldade de telefonia. Após a tentativa de ouvir a Secretária de Educação, Professora Ilce Tourinho, apresentou as reclamações dos leitores ao Chefe de Gabinete da prefeita Ângela Castro, Paulo Pires Cardoso e cobrou uma resposta da secretaria de educação sobre as reclamações dos munícipes.
De antemão, a chefia da prefeitura confirmou que as reclamações são reais, que elas se dão em virtude de pendências administrativas de governo anterior, mas não quis dá nomes. Paulo Pires, então se comprometeu a enviar ao blog até a próxima terça-feira (20), uma nota pública que responda á comunidade que questiona a situação da merenda escolar.

VOCÊ TAMBÉM TEM INFORMAÇÃO DA CIDADE?
MANDE PARA O MIOLO BAIANO!
Escreva para o e-mail ivan-nilton@hotmail.com contando os fatos e coloque seu nome completo e telefone de contato.
IMPORTANTE: A informação somente será publicada, após a confirmações.

SORTE GRANDE: Empresário sequestrado em Itacaré consegue fugir do cativeiro

Um empresário, de 50 anos, sequestrado há um mês, em Itacaré, na região sul da Bahia, fugiu do cativeiro esta madrugada, aproveitando o descuido de um dos sequestradores.
Segundo a delegada Lisdeili Nobre, da delegacia de Itacaré, o empresário, dono de uma pousada e de uma das pizzarias mais conhecidas da cidade, foi sequestrado em 14 de agosto.
Dois homens entraram na pousada se passando por hóspedes e renderam o empresário e um funcionário. Eles foram amarrados e colocados no banheiro. Outros dois suspeitos aguardavam a dupla do lado de fora e fugiram no carro do empresário, que foi encontrado logo depois na BA-001, que liga Ilhéus a Itacaré.
De acordo com a delegada, o empresário está muito debilitado, física e mentalmente, e ainda não prestou depoimento à polícia. O cativeiro fica nas proximidades da cidade de Camamu, segundo a delegada.

BAHIA E OUTROS ESTADOS COMEÇAM CONTAR DIAS PARA COPA 2014

Com muita festa no estilo baiano, começou a contagem regressiva para abertura dos jogos do mundial de futebol de 2014 no Brasil. Daqui a mil dias, o país vai receber a Copa do Mundo 2014.

Para marcar o início dessa expectativa, com transmissão ao vivo pelo telejornal Bom Dia Brasil, Salvador, acionou às 8h15 desta sexta-feira (16) o relógio ‘Mil dias para a Copa’, que, a partir de agora, faz a contagem regressiva para a chegada da competição.

O evento realizado no Dique do Tororó foi acompanhado por autoridades estaduais e municipais, capoeiristas e integrantes da escola Pracatum, que presenciaram o início do funcionamento do relógio em formato de Berimbau, instalado em frente às obras da Arena Fonte Nova.

Antes da contagem regressiva, foi realizada uma alvorada de fogos às 7h.

REVISTA "CAMACAN EM FOCO" CAI NO GOSTO DA POPULAÇÃO

A festa de aniversário da emancipação do município já passou, mas a revista que tem o nome da cidade ainda está circulando em grande escala pelos municípios vizinhos e arredores.
Produzida pelo segundo ano consecutivo para homenagear a história local e promover personalidade e o comércio de Camacan, a revista "Camacan em foco" já caiu no gosto dos formadores de opinião e se tornou de longe a principal mídia impressa dos festejos.
Para o diretor da edição, André Silva dos Santos, que comemora o sucesso do produto, "mais uma vez, a elaboração do conteúdo do folhetim foi de encontro com a expectativa de quem aprecia um bom material impresso e por isso a revista se firma na cidade" segundo ele tudo graças a credibilidade dos anunciantes e um dedicado trabalho da equipe que confeccionou a edição dos 50 anos da cidade.
SERVIÇO:
A distribuição é gratuita e os interessados podem adquirir exemplares, ligando para o telefone: (73) 9141 - 1213 com André.

DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE PRAIAS MOVIMENTA SUL DA BAHIA

O Projeto Baleia Jubarte e o Patrulha Ecológica - Escola da Vida realizam neste sábado, 17, a limpeza nas praias do município de Caravelas, extremo sul da Bahia. A ação, que terá início às 7 da manhã em Barra de Caravelas, faz parte da comemoração do Dia Mundial de Limpeza de Praias, celebrado, geralmente, no terceiro sábado de setembro.

O evento é marcado pela ação de voluntários que vão às praias coletar o lixo encontrado no local, responsável, muitas vezes por poluir mares e impactar negativamente na qualidade de vida dos animais marinhos. Em Caravelas, a ação, que já está em sua 15ª edição, é feita em parceria com a Associação Sócio-Ambiental Jogue Limpo.
O Dia Mundial de Limpeza de Praias mobiliza e chama a atenção da comunidade, de estudantes e do poder público local para a necessidade da realização de ações conjuntas em prol da melhoria da qualidade de vida do ambiente costeiro, com especial atenção à biodiversidade do Banco dos Abrolhos, maior berçário reprodutivo das baleias jubarte em todo o Atlântico Sul Ocidental.


Segundo divulgação da assessoria de imprensa do órgão, apenas na edição do ano passado, cerca de 700 quilos de lixo foram recolhidos, em um único dia, ao longo de um trecho de 7,3 km. De acordo com o coordenador de educação ambiental do Instituto Baleia Jubarte, “a ação é fundamental para sensibilizar a comunidade para a questão do lixo, que traz consigo uma série de complicações para o meio ambiente e para a saúde do planeta".

LIMPEZA EM ILHÉUS:

Em Ilhéus, o mutirão de limpeza acontece a partir das 8 horas deste domingo na praia do Cristo.

SUSPEITOS DE ASSALTO AO BRADESCO DE FLORESTA AZUL SÃO APRESENTADOS PELA POLÍCIA

A polícia apresentou na tarde de quinta-feira, dia 15, cinco suspeitos de fazerem parte da quadrilha responsável pela explosão de um caixa eletrônico de um posto do Bradesco na cidade de Floresta Azul. Os suspeitos foram apresentados na Secretaria de Segurança Pública do Estado, em Salvador.
Um sexto suspeito teria sido morto durante a troca de tiros, segundo a polícia. Mas ainda não foi identificado. Mais três pessoas que estariam com a quadrilha conseguiram fugir. Todos são homens, entre 20 e 33 anos de idade.

A ação criminosa teria participação de sete pessoas.
A polícia apreendeu com eles uma moto, um colete a prova de balas, quatro carros, uma pistola calibre 45, suas escopetas e outra pistola calibre 44. O dinheiro roubado do caixa eletrônico ainda não foi recuperado, de acordo com informações da polícia.

*Do Noticias BR.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

CÂMARA DISCUTE DESAPROPRIAÇÕES NO DISTRITO DE JACARECI

A Câmara de Vereadores de Camacan está discutindo o Projeto de Lei que trata da necessidade de fazer desapropriações para facilitar o crescimento no número de moradias do distrito de Jacareci.
De acordo com o vereador Neilton Bahia, em virtude dessas limitações de terras particulares situadas no meio da localidade, "Está dificil receber casas populares do projeto minha casa minha vida. As terras de Jacareci pertencem a fazendeiros, nesse caso impossibilita a chegada de casas populares para as pessoas mais carentes. O projeto objetiva agilizar esse problema e ampliar o crescimento físico do distrito com novas ruas, espaço para lazer e casas populares para os mais carentes", justifica o vereador que propõe o PL de desapropriação.

Ainda segundo o edil eleito com maioria de votos do distrito, são exatamente 120.000 m² em duas fazendas, o que daria um crescimento grande com novas ruas, praças, espaço para lazer reservado para circos ou parques, campo de areia etc.


Assim, os dois projetos objetiva desapropriar os terrenos já construidos que são aforados e que a prefeitura passará a cobrar IPTU recebendo os impostos que retornarão em forma de serviços; Uma vez que os fazendeiros cobram aforamentos e não revertem nenhum serviço para a comunidade.



O processo de desapropriação se desenvolve em duas fases: A fase declaratoria - onde o executivo ou legislativo terá que declarar de utilidade publica de acordo com o art. 8º da lei 3.365 / 41 - CONFIRMA A COMPETENCIA DO PODER LEGISLATIVO. O art. 2º da lei, diz que é competencia do Municipio, ou seja, do poder executivo.

A fase executoria é de competencia apenas do executivo.

A discussão agora vai passar pelas comissões e só então irá ao plenário para ser aprovado.

APÓS ESCANDALOS DIVULGADO EM REDE NACIONAL PREFEITO DE ARATACA TEM SIGILO QUEBRADO

A Justiça decretou a quebra do sigilo fiscal e bancário do prefeito do município de Arataca, no sul do estado, Rosano Sá (PRP). Ele, o secretário de Administração, Nailton Sérgio Fernandes da Hora, e o ex-secretário de Educação, Adailton Oliveira Batista, são alvos de decreto judicial que determina a indisponibilidade e o sequestro de bens.
Os gestores são acusados de comandar um esquema de desvio de R$ 250 mil da prefeitura nos dois primeiros meses deste ano. Uma lista com nomes de mais de 500 servidores que teriam recebido abono salarial do município este ano revela valores diferentes da folha de pagamento enviada ao Tribunal de Contas. Além disso, foram apontados vários processos de pagamento em que até o momento não se sabe o destino do dinheiro. Dois deles, um de R$ 13 mil e outro de R$ 17 mil, envolvem recursos que deveriam ter sido destinados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

O prefeito nega o desvio de verbas e afirma que nunca assinou documento para pagamento de abonos. “Agora mesmo eu entrei na Justiça contra um saque indevido de falsidade de assinatura. Mais de R$ 230 mil tentaram sacar da conta do Fundef no dia 27 de maio, falsificando assinaturas de funcionários meus”, afirmou em entrevista ao G1.

AMURC INOVA NO ATENDIMENTO AOS MUNICÍPIOS

A Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), implantou o sistema de Reunião Itinerante da Amurc.
A primeira cidade a receber a reunião da executiva neste novo formato, foi Iguaí, com a participação de dez prefeitos da região, que debateram temas sempre voltados para a sustentabilidade dos governos municipais e o fortalecimento do municipalismo.

Com uma pauta bastante ampla, foi discutida no encontro a participação da Amurc na I Feira de Arte e Cultura dos Municípios, que acontecerá durante a Expofenita, no período de 25 de setembro à 02 de outubro em Itabuna, com a participação de 20 cidades.
A Feira é coordenada pela Câmara Setorial da Mulher, também vinculada à Amurc, que investe na descentralização de ações e no seu fortalecimento institucional. Esse evento, segundo o presidente da Amurc, Cláudio Dourado, servirá para promover e divulgar os produtos e serviços de arte e cultura específicos da região, bem como a potencialidade dos municípios.

VEREADORA LÉO KRET NA PARADA EM ILHÉUS

A Parada Gay de Ilhéus, em seu sétimo ano, contará com a participação da vereadora, em Salvador, e dançarina, Léo Kret.

A parlamentar e seus convidados estarão no trio do grupo Saphos, que terá como atrações a Banda Capricho e DJ Michel. O grupo Eros também contará com trio próprio, animado pelo DJ Del Mário, Gogo Boys e convidados da Parada Mix.

O ato será no dia 25 de setembro, das 13h às 19h, na Avenida Soares Lopes. A temática desta edição é o combate à homofobia, principalmente contra agressões a homossexuais.

PASSAGEM DO ELEVADOR LACERDA FICARÁ MAIS CARA

A tarifa de embarque no Elevador Lacerda sofrerá reajuste e o equipamento será privatizado.

É isso mesmo. Um dos mais famosos símbolos de Salvador que todos os dias recebe milhares de tursitas e serve de meio de transporte da parte baixa da capital baiana, para cidade alta, vai sofrer alteração no valor do serviço.

A prefeitura diz que o reajuste é necessário para melhorar o serviço de transporte público, que muitas vezes provoca reclamações. O preço vai sair de R$ 0,15 para R$ 0,50 ainda no primeiro trimestre de 2012, quando todos os serviços devem estar privatizados.