sábado, 31 de outubro de 2009

CELEBRAÇÕES DE FINADOS NA PARÓQUIA

Para celebrar o Dia de Finandos
a Paróquia de São Sebastião
organizou uma programação especial
de Horários das Missas do Dia.

Acompanhe:

7:00 Hs - Missa no Cemitério de Camacan.
Celebrante: Pe. Josafá.

9:00 Hs - Missa na Igreja de São José em Jacareci
com procisssão das Velas até o cemitério local.
Celebrante: Pe. Cristiano.

10:00 Hs - Missa na Igreja de São João em Panelinha.
Celebrante: Pe. Josafá.

16:00 Hs - Missa na Igreja de São Pedro em Leoventura.
Ceelebrante: Pe. Cristiano.


DOMINGO - DIA DE TODOS OS SANTOS
Também no domingo dia 1º, dia de comemoração de todos os santos, em uma celebração marcada para as 17 horas, o Padre Crisatiano Rodrigues vai realizar os batizados das crianças que terminam a preparação na catequese para receberem a 1ª Comunhão no inicío do mês de dezembro.

NA REVISTA ÉPOCA: "Vários blogueiros e donos de sites alternativos aceitam pagamento para fazer elogios"

Propagandas como esta que vemos acima, que muitas vezes recomendam ou apenas mencionam um produto, ou uma marca, se misturam aos posts comuns na área de conteúdo de muitos blogs. Como já era previsível.

Se os blogs se tornaram tão populares e influentes, quanto tempo levaria até que as agências de publicidade percebessem seu poder de comunicação?

O mesmo vem acontecendo com as comunidades em redes sociais, como Orkut e Facebook, e os fóruns de discussão. Essa tendência é mesmo tempo um estímulo aos blogs. É um estímulo porque a publicidade ajuda os blogueiros a se financiar. E, portanto, investir em seus blogs para torná-los melhores. Mas é também uma ameaça. Pois muitos administradores de sites alternativos e blogs muitas vezes distorcem o conteúdo de suas postagens com alterações que ocultam dados corretos fornecidos pelas respectivas fontes do texto original para favorecer a "algum" de seus investidores.

E é justamente aí que os posts pagos podem levar os internautas a duvidar da veracidade das opiniões dos blogueiros – que é, na maioria das vezes, seu maior capital.
Com informações da Revista Época.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

TÁ CHEGANDO O DIA DA CACHAÇA

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que cria o Dia Nacional da Cachaça, a ser comemorado em 13 de setembro. A proposta ainda precisa ser votada pelo plenário da Casa e, se aprovada, segue para o Senado. Na justificativa do projeto, o autor, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), afirma que a cachaça é um "símbolo nacional" e que, hoje, há uma "luta pelo reconhecimento da cachaça no mercado internacional como bebida exclusiva e genuinamente brasileira". Segundo ele, o Brasil produz mais de 1 bilhão de litros de cachaça por ano, com cerca de 40 mil produtores, mas menos de 1% disso é exportado.O dia 13 de semtebro, diz o deputado, perpetuará a importância da cachaça, "um dos símbolos mais representativos do povo brasileiro". A data foi escolhida porque foi em 13 de setembro de 1661 que a cachaça foi legalizada, após uma revolta popular contra o governo português, que proibía a sua comercialização.
Do Correio Itajuipense.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ATENÇÃO! O ORKUT VAI FICAR DE CARA NOVA

A empresa Google anunciou nesta quinta-feira (29) que o Orkut, a rede social mais popular do Brasil, vai passar por mudanças: o site foi todo redesenhado para trazer recursos mais modernos aos usuários, como interação mais aprimorada com seus amigos e aplicativos. A adesão à novidade será gradual e feita por meio de convites.
A nova versão permite uma organização maior das informações de amigos, além de oferecer uma navegação mais rápida. Será mais fácil navegar pelas fotos e vídeos de outros usuários e saber mais facilmente suas atualizações: tanto de humor quanto sobre o que estão fazendo naquele momento, por exemplo.

Um dos destaques é a facilidade para troca de fotos. De acordo com Victor Ribeiro, diretor de produtos do Orkut, cerca de 80 milhões de imagens são publicadas diariamente no Orkut. Será possível importar diversas fotos ao mesmo tempo no site, editar e compartilhar -- funções que, segundo a empresa, ficaram muito mais rápidas. Na nova versão, o usuário poderá criar grupos de compartilhamento de imagens, incluindo também pessoas que não estão na rede social. Enquanto se espera que as imagens sejam enviadas para o site, é possível colocar legendas.

Com informações do G1.

PAULO SOUTO CANTA SAMBA NO RÁDIO

Durante comentário na rádio Metrópole, o presidente regional do Democratas, Paulo Souto, se empolgou com o tema e cantarolou os versos do belíssimo samba Cosme e Damião, de Jorge Veiga. “Parei meu carro na Praça Paris. Eu e a Conceição. De repente ouvi um ‘boa noite, como vai?’. Era o Cosme e o Damião. Destacaram um papel amarelo, que situação. É que distraidamente eu estacionei na contramão”. O comentário era sobre educação, civilidade e respeito às leis por qualquer cidadão, seja ele médico, desembargador, pedreiro ou secretário de Estado. Na música, um típico malando carioca da segunda metade do século XX tenta se livrar de uma multa de trânsito. Entretanto, a dupla de guardas que fazia patrulha, apelidada de Cosme e Damião, trata o camarada de forma respeitosa, mas aplica a multa e diz que agiria da mesma forma se o infrator fosse o presidente da República.
Colaboração: Daniel Pinto.

29 DE OUTUBRO - DIA DO CERIMONIALISTA

Neste 29 de outubro, pela primeira vez, Cerimonialistas do Brasil inteiro foram lembrados pelo seu dia, pois passou a valer em território nacional o Dia do Cerimonialista.
Para os leigos no assunto. Este profissional é o responsável pela Condução dos Eventos, sejam eles Protocolares ou Informais, dos orgãos públicos ou privados.
São eles os grandes conhecedores em formação de mesas para solenidades, ordem de precedência de autoridades e personalidades, colocação de bandeiras, regras de cerimonial e protocolo, além de aplicar a etiqueta de cada cultura nas cerimônias.
Embora se comemore já o dia deste profissioanl, ainda tramita no Congresso Nacional o projeto de criação e regulamentação da profissão.
Papo de Blogueiro:
- A todos os colegas Cerimonialistas que também acompanham o meu blog, deixo aqui o meu abraço e a partilha da alegria dessa nossa importante conquista.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

HELENA AGORA É A “COTADA” PARA LIDERANÇA NA CÂMARA

A única vereadora de Camacan, Maria Helena agora está cotada para ser a nova líder da bancada da prefeita na câmara de vereadores de Camacan. Segundo os discursos de alguns de seus colegas.
Esquentando as discussões de quem pleiteia a cadeira da presidência neste momento que antecede a eleição da mesa diretora da casa, continua acontecendo o “bota-fogo” para fazer esquentar a fogueira desta eleição.
Nas últimas sessões da câmara a população tem notado constantes alfinetadas entre os vereadores para fazer aparecer de público algum nome que possa se destacar e sair na frente para ser “queimado” na guerra de disputa pela vaga.
Segundo pessoas que assiste aos risonhos e irônicos discursos e intervenções dos nobres edis, é notória a perca de tempo com esse tipo de piadinhas à cada inicio de fala de quase todos os vereadores.
Com destaque para o vereador Didico que a cada fala, faz questão de fazer a citação de um, dois ou três nomes de algum dentre eles para ser Líder da Prefeita na Câmara ou Candidato a Prefeito em 2012. Num desperdício de vocabulário tendencioso do vereador que eleito para o terceiro mandato poderia contemplar a comunidade muito mais, com uma oratória didática e informativa, que muito pode enriquecer aos seus eleitores e admiradores.
Numa dessas suas falas empolgadas, o vereador que usa a tática de um dia bater e noutro assoprar o executivo, deixou escapar a frase: “se trabalhar fica. Se não trabalhar, a gente tira” noutra sessão, repetiu a frase com um final diferente: “...mas se der certo, deixa o povo avaliar”.
Perguntando a ouvintes sobre qual recado o vereador está passando quando manifesta estas frases em seu discurso nas ultimas sessões, populares disse ao Miolo Baiano que acreditam mesmo que o vereador esteja descontente com a prefeita por não atender com urgência a algumas de suas indicações para o distrito que o mesmo representa (São João do Panelinha).

terça-feira, 27 de outubro de 2009

A COPA DEVE GERAR 8 MIL EMPREGOS NA BAHIA

No V Forum Legislativo das cidades sedes da Copa do Mundo 2014, realizado na manhã desta segunda-feira (26), na Assembléia Legislativa, a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) fez previsão de que mais de oito mil empregos sejam gerados até 2014. Todos na área de hotelaria em Salvador e municípios da região metropolitana. O Fórum, que reuniu políticos, autoridades, empresários e desportistas, foi comandado pelo ministro do Turismo Luiz Barreto. Entre os expositores do governo da Bahia estiveram: o secretário Extraordinário da Copa Ney Campelo e o secretário de Turismo Domingos Leonelli, apresentando as prioridades do governo para 2014 como o investimento de R$ 15 milhões para a capacitação de 20 mil profissionais das áreas de bares, hotéis, restaurantes, táxis, ambulantes, balconistas e empregados de barracas de praia. O V Fórum faz parte de uma série de encontros regionais que ocorrerão nas 12 cidades-sede da Copa de 2014.
A programação na Bahia ainda incluiu uma visita técnica, ao estádio Octávio Mangabeira (Fonte Nova).

Papo de Blogueiro:
-Sem dúvida alguma, estudantes e formandos dos mais variados segmentos ganharam aí uma bela oportunidade de incentivo aos estudos para ingressarem em suas respectivas carreiras.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

INFORMAÇÕES DO LUZ PARA TODOS EM CAMACAN

A Prefeitura Municipal de Camacan através da SEADEC, está convidando os produtores e moradores da zona Rural do município, cadastrados e os interessados no programa "Luz Para Todos" do Governo Federal, para participarem de uma reunião com representantes da COELBA nesta quarta-feira, dia 28 de outubro às 14:00, no plenário da Câmara Municipal O objetivo é oferecer esclarecimentos a respeito da execução do Progra Luz Para Todos.

CONFIRMADOS MAIS CASOS DE MENINGITE EM TRANCOSO

A Sesab já contabiliza seis casos confirmados de meningite em Trancoso. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, o distrito passa por um surto de meningite meningocócica tipo C, o tipo mais grave da doença. Outros dois casos ainda estão em investigação.
Ainda de acordo com a Sesab, quatro pessoas morreram e as outras quatro continuam internadas (um no Hospital de Eunápolis e três no Hospital Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, sendo que um está em estado grave na UTI).
A Sesab informou que as vítimas participaram de uma festa no dia 18 em Trancoso e não se conheciam. Três pessoas das quatro que morreram eram homens. Um de 23 anos, era de São Paulo e estava há 15 dias em Porto Seguro. Os outros dois, um de 17 anos era de Arraial D´Ajuda e o outro de 16 anos de Trancoso. A quarta vítima, do sexo feminino, tinha 29 anos e também era de Trancoso. Já os outros quatro internados são três homens (22, 18 e 14 anos) e uma mulher (25 anos).
Para evitar o surgimento de novos casos da doença na região, a Sesab adotou medidas como a continuidade do plantão 24 horas nos pronto atendimentos de Trancoso e Arraial D´Ájuda e a medicação de todas as pessoas que tiveram contato com as vítimas.
Com informações do CORREIO.

REVEILLON DE PORTO VAI SER COMANDADO POR BROWN

O prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, visitou o estande da revista MERCADO & EVENTOS no último dia da Abav 2009, realizada no Rio de Janeiro.
A cidade acaba de lançar uma nova campanha promocional intitulada de "Porto Seguro é show. Eu vou!". Segundo ele, a cidade deve receber cerca de 800 mil turistas na temporada de verão e para isso investe em grandes atrativos. No Réveillon está programado um show com Carlinhos Brown, que pela primeira vez cantará na cidade. O Carnaval também é outro período de grande movimentação e sua programação está em fase final de definição.

MOTORISTA DE ITABELA PRESO POR ABUSAR DE CRIANÇA

O motorista Evandro Costa Oliveira, de 33 anos, que trabalhaba há mais de três anos da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Itabela, está preso sob suspeita de abusar sexualmente de uma aluna de 15 anos da instituição.
A menina, que é portadora de deficiências mental e física, segundo informa o delegado Carlos Antônio Passos de Melo, fez na quarta-feira passada, o reconhecimento do agressor.
As suspeitas é de que os abusos teriam ocorrido ao menos duas vezes. “Exames na garota constatam que ela perdeu a virgindade recentemente”, declarou o delegado.
Detido há mais de uma semana, Evandro, que é casado com a diretora da Apae de Itabela, cujo nome não foi divulgado pela polícia, teve a prisão preventiva decretada por 30 dias.

sábado, 24 de outubro de 2009

CAMACAN DISCUTE A REGULAMENTAÇÃO DO MOTO-TAXISTA

No último dia 19, a Prefeita Ângela Castro, se reuniu com moto-taxistas, moto-fretistas, proprietários e representantes de empresas que usam motos na execução de serviços; além do Procurador Jurídico Dr. Paulo Afonso, o Secretário da Settim Sr. Arismal Alencar, o Coordenador da 8ª Retran Sr. Raimundo Santana, o Presidente da Câmara de Vereadores Oziel Bastos, e o Representante da Polícia Militar Aspirante Pm Cleidisson Santana.
No encontro foi apresentado a Lei 12.009 de 29 de julho de 2009, sancionada pelo Presidente Lula.
Dr. Paulo Afonso fez alguns esclarecimentos, deixando claro que a Lei é Federal, mas que é de competência Municipal a regulamentação do Serviço, e que um projeto de Lei Municipal deverá ser criado para a adequação dos serviços de Moto-táxi e moto-frete.
Segundo Assessoria de imprensa da prefeitura, ficou definido que o município deverá promover algumas audiências públicas onde todos os moto-taxistas e moto-fretistas estarão participando e discutindo junto ao poder público Municipal, a criação do Projeto de Lei para a regulamentação dos Moto-taxistas e Moto-fretistas.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

GOVERNADOR FAZ INAUGURAÇÕES EM ARATACA

Nesta manhã desta quinta-feira (22), o governador Jaques Wagner visita o município de Arataca, onde inaugura 120 casas do Programa Casa da Gente, ao lado do prefeito Agenor Birschner (PMDB).
As casas seguem um padrão, compreendendo dois quartos, cozinha, sala, banheiro e área de serviço. O programa é uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e o governo baiano e já entregou 17 mil casas por toda a Bahia. Até 2010, serão inauguradas 50 mil unidades habitacionais.
Ainda no município, o governador baiano entrega um Centro Digital de Cidadania (CDC) unidade nos mesmos moldes à de São João do Panelinha. Em Arataca, ficará situado na Associação Cultural do Centro de Formação Florestan Fernandes, no assentamento Terra Vista. São 10 computadores ligados à internet banda larga, equipados com softwares livres e impressora.
Os CDCs são disponibilizados por meio do programa Cidadania Digital, que já implantou mais de 900 unidades em toda Bahia, contemplando bairros periféricos, assentamentos rurais, comunidades de quilombolas, afro-descendentes e indígenas. A rede de Centros Digitais de Cidadania tem mais de 110 mil acessos diários e qualquer cidadão pode utilizar gratuitamente esses serviços.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

SANCIONADA LEI DO REGISTRO ÚNICO

A carteira de identidade, o passaporte, o CPF e a carteira de motorista são alguns dos documentos que passarão a ter o mesmo número de registro. A Lei 12.058 que autoriza o registro civil único foi sancionada no último dia 13, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com a unificação, o cidadão terá o número único de registro de identidade civil, válido para os brasileiros natos e naturalizados. De acordo com a lei, a implementação do registro único deve começar dentro de um ano. O Poder Executivo terá 180 dias para regulamentação.
A União poderá firmar convênios com os estados e o Distrito Federal para implantar o número único e trocar os documentos antigos de identificação.
A lei foi resultado da conversão da Medida Provisória 462, que trata do repasse de recursos ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). (Com informações da Agência Brasil)

POLÍTICOS ARMADOS

Atribui-se a origem da palavra política ao termo grego “pólis” que significa cidade.
Quando pensamos em política, logo nos vem à mente a idéia de decisões que afetam muitos.

São Tomás de Aquino, o filósofo, dizia que política é a arte de governar os homens e administrar as coisas, visando o bem comum, de acordo com as normas da reta razão e o bom senso de cada cidadão. Mas o descrédito de nossos políticos é tão grande que muitos cidadãos se cansam e deixam de acompanhar e fiscalizar as ações do eleitos por eles mesmos.

E é justamente por conta da desinformação ou desilusão relacionadas às suas expectativas para com os políticos, muitas pessoas dizem que não gostam de política. È uma pena! Essas pessoas, não tem idéia do prejuízo que estão gerando para si mesmas e para o grupo social qual elas fazem parte, porque pela sua falta de atenção permitem que vossos representantes, com a faca e o queijo na mão, façam valer a LEI de seus interesses particulares antes de se preocuparem com o bem-estar de toda cidade.

Assim, muitos destes, em seu mandato - ou em seu tempo no poder, aproveitam para orquestrarem ações que beneficiem seus grupos de apoio, de modo que possam já irem fazendo garantias de uma reeleição para permanecerem na tal cadeira.

Muitas vezes, não percebemos, mas algumas decisões políticas afetam a vida de todos. Os gastos públicos, por exemplo, diminuem as verbas disponíveis para investimentos públicos em educação, estradas, saúde, segurança, financiamento de novas empresas, etc.

Mas a verdade é que nesse momento não tem opinião pública nem oposição que interfira nos seus traçados políticos, porque "eles" se juntam em bandos para alcancarem suas barganhas. Nem que para isso tenham que fazer discursos inflamados nas tribunas em defesa ou ataques de seus aliados políticos. O fato é que eles querem apenas chamar atenção de quem ainda cansadamente lhes dá atenção para justificar que OS BENEFICIOS que eles pedem não são estratégias de politicagem e sim necessidades de estrutura para trabalharem melhor. Melhor pra quê...se eles decidem por eles mesmos e não consultam que neles creditou o voto e poderia dizer se está ou não satisfeito com sua atuação?

Do Blogueiro:
-Prezado leitor (a), qualquer semelhança com os políticos de sua cidade será mera coincidência de escolha errada.

PREVISÃO DO TEMPO PARA O FIM DE SEMANA NA BAHIA

O sol brilha forte e faz calor, mas o tempo deve permanecer abafado, quente e úmido, favorecendo a formação de nuvens que provocam pancadas isoladas de chuva nas tardes e noites no oeste e no sul da Bahia, no Planalto da Conquista e em todo litoral baiano.
Nas demais áreas do Nordeste, uma massa de ar mais seco predomina e deixa o tempo firme.

LULA VAI A BAHIA NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

No próximo dia 20 de novembro, Salvador receberá a visita do presidente Lula para a assinatura do Estatuto da Igualdade Racial. A presença do petista ocorrerá em comemoração pelo Dia Nacional da Consciência Negra. Segundo informações do ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade (Seppir), Edson Santos, a capital baiana foi escolhida para sediar a assinatura porque é a cidade que reúne a maior concentração de afrodescendentes do Brasil, além de manter vivas as tradições e raízes africanas trazidas ao país com os escravos. “Ao tratar das questões raciais no Brasil, é preciso ter um olhar especial para Salvador e para todo o Estado da Bahia”, disse o ministro.

BAHIA VOLTA A GANHAR NA SERIE B

Enfim, o Bahia voltou a vencer. Nesta terça-feira (20), com dois homens a mais a partir do segundo tempo, o Tricolor bateu o lanterna Campinense por 3 a 0 e sai da zona do rebaixamento. Nadson, de pênalti, Ananias, Paulo Isidoro marcaram os gols.
Assista aos gols e veja como foi a partida no Lance a Lance do iBahia.com.
Com a vitória, o Bahia pulou para a 16ª colocação, com 35 pontos. A derrota do Fortaleza para o Atlético-GO também contribuiu para que o time deixasse a degola. O Tricolor volta a campo no próximo sábado (24). O adversário é o Vasco, no Maracanã.
O primeiro lance da Bahia deu uma noção da vontade tricolor. Antes de completar um minuto, Ananias pegou sobra na meia lua e mandou por cima do travessão. O Tricolor era todo ataque, mas sem objetividade. Aos poucos, o nervosismo foi tomando conta dos anfitriões.
Aos 15, Jael completou cruzamento de Alex Maranhão embaixo da trave, mas mandou para fora. Jogando no erro do adversário, o Campinense não abriu o placar aos 44 graças à trave. Washington passou fácil pela defesa do Bahia e passou para o chute de Edmundo.
O segundo tempo começou brigado. Um erro de Menezes aos 4 minutos quase dá um gol de bandeja aos visitantes. Um minuto depois, porém, o Bahia foi presenteado com a expulsão de Henrique após entrada em Ananias.
Com um jogador a mais em campo, a pressão vinda das arquibancadas aumentou. No entanto, a torcida tricolor respirou aliviada aos 8 minutos. Jael sofreu pênalti de Nino. Na cobrança, Nadson colocou no canto oposto do goleiro Fabiano.
Aos 13, nova expulsão no Campinense. Charles, que havia acabado de entrar, entrou de carrinho em Ananias. Ficou mais fácil. Com bom toque de bola, o Bahia ampliou aos 34 com Ananias recebendo passe de Nadson. Aos 39, foi a vez de Roberto rolar para Paulo Isidoro fechar o placar.
Com informações do BFC.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

IGREJA CATÓLICA APOIARÁ CAMPANHA CONTRA AIDS

A Igreja Católica vai se unir ao Ministério da Saúde para fazer uma campanha pelo diagnóstico precoce da aids. Padres e voluntários farão em suas paróquias o alerta sobre a doença a incentivarão os fiéis a fazerem o teste que detecta o HIV.
Tradicional adversária das campanhas de prevenção do ministério, focadas no uso do preservativo - que a igreja condena por ser um contraceptivo -, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apoiou a iniciativa. A campanha começa com um projeto piloto em Porto Alegre, João Pessoa, Fortaleza, Curitiba e Manaus. "Trata-se de uma experiência piloto, que será avaliada e depois será proposta para a Igreja no País todo", explicou o assessor da Pastoral da Aids, frei Luís Carlos Lunardi. A campanha deve focar na necessidade do diagnóstico.
Apesar de a pastoral tratar da prevenção e afirmar, em seu site, que o sexo inseguro é uma das formas de contágio, não toca no tema "preservativo". No entanto, a intenção da pastoral, afirma Lunardi, é tratar da prevenção para aqueles que foram testados e não estão contaminados.

BRASIL É O 71º EM LIBERDADE DE IMPRENSA

O Brasil subiu 11 posições em relação ao ranking do ano passado. Os EUA, que no último ano ficaram em 40º lugar, neste ano subiram para a 20ª posição.
A lista, divulgada nesta terça-feira, 20, pela Ong Repórteres Sem Fronteira (RSF), avalia a liberdade de imprensa em 175 países.
De acordo com a RSF, a chegada de Obama à presidência mudou a postura de Washington em relação à imprensa.
A organização ressaltou, no entanto, o fato de os EUA ainda lutarem em duas guerras. “Apesar de uma leve melhora, a atitude dos Estados Unidos com relação à mídia no Iraque e no Afeganistão é preocupante”, afirmou o grupo.
A primeira posição do ranking foi ocupada pela Dinamarca, seguida pela Finlândia, Irlanda, Noruega e Suécia. As 13 primeiras posições pertencem a países europeus. A China ficou na 168ª posição do ranking, enquanto o Afeganistão e o Iraque ficaram na 149ª e 145ª posições, respectivamente.

sábado, 17 de outubro de 2009

COMEÇA HOJE O HORÁRIO DE VERÃO 2009/2010

O horário de verão 2009/2010 começa a partir de zero hora de hoje, 18 de outubro de 2009, o que significa que, apartir da meia-noite, as pessoas que moram nas regiões onde o horário de verão vigora deverão adiantar seus relógios em uma hora.
O ano de 2009 é o primeiro no qual o horário de verão começa conforme um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008.
De acordo com esse decreto, o horário de verão começará sempre a partir da zero hora do terceiro domingo dos meses de outubro.

IPVA DA BAHIA SERÁ REDUZIDO EM 2010

O valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), em 2010, poderá sofrer uma redução de até 12% para os proprietários de carros usados da Bahia. Isto porque o cálculo do tributo no Estado é feito com base na tabela Fipe, que leva em conta os valores dos automóveis de setembro e outubro deste ano. Neste período, com o corte do IPI para os veículos novos, a oferta de seminovos aumentou, derrubando os preços. No entanto, o valor exato dessa redução, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz), responsável pela cobrança e recolhimento do IPVA, ainda não pode precisar.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

HOMEM MORRE TENTANDO AVISAR DA MORTE DO PRIMO

Dois homens morreram na noite desta sexta-feira (16), por volta das 8h40 na estrada de Maniçoba, no norte do estado. De acordo com a Polícia Civil de Juazeiro Jeremias Alves da Mota, 40 anos, caiu da moto na via em direção a Lagoa da Pedra e morreu na hora.
Vanderlei Rodrigues Rosa, 47 anos, primo de Jeremias, foi ao local do acidente para reconhecer o corpo. Na volta, quando ia para casa avisar aos parentes, capotou o carro na mesma estrada e também morreu.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

HOJE É O DIA DAQUELES QUE NOS MOSTRAM DIREÇÕES

"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."
(D. Pedro II)

PANAMERICANO DE SURF EM ILHÉUS

Representantes de 38 países vão participar do Panamericano de Surf, no mês de novembro, em Ilhéus. Será a mais importante competição desta modalidade na Terra da Gabriela, o que vai projetar a cidade no cenário esportivo internacional.
Um detalhe interessante é que o Panamericano seria realizado em Salvador, na Praia de Stela Maris. Quem entrou no circuito para trazer o campeonato para Ilhéus foi a empresa Bahia Mineraçao que, segundo informações, está investindo um bom dinheiro no projeto.

UMA HOMENAGEM À ALEGRIA DAS CRIANÇAS QUE AINDA VIRÃO

Aproveitando a alegria das comemorações do Dia das Crianças que contagia a todos nós. Eu, apaixonado por criança e conhecedor da dura realidade de muitos dos nossos "anjos" que padecem com as tristezas e mazelas da falta de pais, de lares e de uma modesta estrutura social. Aproveito para destacar nesta semana, o Amor, a Dedicação e a Assertividade com que o casal de amigos Eliton e Claúdia preparam a chegada de sua primeira filha, Eduarda.
Acompanhando de perto, podemos testemunhar a importância de formarmos famílias preocupadas com o futuro de nossas crianças e nos preocuparmos cada dia mais em fazer cumprir os direitos destes que serão usuários do mundo que construímos hoje.

-Quisera saber que nestes nossos dias, mais e mais pais e mães se dedicassem a fazerem um mundo melhor para nossos filhos.
Parabéns meus amigos!
Que a chegada de Eduarda traga também mais vida e dignidade para todas as crianças!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CENTRO CULTURAL DE CAMACAN COMEMORA 3 ANOS

O Centro de Cultura Eslélio Pereira de Andrade está completando três anos, de existência. A data foi comemorada, com muito sucesso aos olhos curiosos da população.
A instituição tem se revelado como um dos principais points de cultura da região cacaueira no sul da Bahia.
Palco de inúmeras apresentações, embalam a noite com um cardápio á base de muita cultura e uma diversificada manifestação cultural que proporciona ao publico diversão e experimentos do que há de melhor da cultura regional: Pintura, canto, dança artes cênicas, capoeira, e outros, marcaram o calendário festivo desta importante casa de cultura.
O centro Sócio-cultural é uma extensão mantida pela Fundação Hospitalar de Camacan e, visa levar educação por meio da arte contemporânea moderna, com fins de atrair Crianças, jovens e adolescentes, para que estas se afastem do mundo das drogas.

CONFIRMADO NOVO CASO DE GRIPE A EM ITABUNA

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou o segundo caso de gripe suína entre moradores de Itabuna. O nome da pessoa que contraiu a doença não foi revelado. Em todo o estado, desde o dia 24 de abril, já são 187 casos confirmados.
As mortes somam seis casos. 839 casos ainda estão sendo investigados. 66,3% dos casos confirmados da gripe suína são de moradores de Salvador. Na capital baiana 124 moradores já contraíram a doença neste ano.
O segundo município em número de casos é Feira de Santana, com 13 pessoas sendo contaminadas. No sul da Bahia, há dois casos confirmados de moradores de Itabuna e outros dois de Ilhéus.
No extremo sul há dois casos de moradores de Teixeira de Freitas e três de Porto Seguro. As pessoas que contraíram a gripe suína têm entre nove meses e 79 anos. 51,6% das pessoas que adoeceram são do sexo masculino.
Do A REGIÂO

POLÍTICOS DO SUL DA BAHIA DE CARA NOVA


Depois de mais de um ano utilizando o hospedeiro “Blogspot”, o blog “Políticos do Sul da Bahia” lançou na noite desta terça-feira o site http://www.politicosdosuldabahia.com.br/ .
Segundo o blogueiro João Matheus a mudança é com o objetivo de melhor atender os leitores. Ele finaliza dizendo que está convicto que a mudança será para melhor e espera que todos gostem da reformulação.

COMEÇA HOJE EM ITABUNA O "MOBILIZASUS"

Começa nesta quarta (14) e segue até sexta-feira (16) a Oficina de Formação de Facilitadores de Educação Permanente para o Controle Social, promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Sétima Diretoria Regional de Saúde (7ª Dires), em parceria com a Diretoria Regional de Educação 7 (Direc 7).
O evento, que será realizado no Palace Hotel, começa às 19h e contará com a participação de Técnicos da Sesab, com palestras sobre o Protagonismo Juvenil e MobilizaSUS, além de representantes da 7ª Dires, Ministério Público, Direc 7 e Conselhos de Saúde e Estudantil.
O encontro, que tem estimado um público de 170 participantes, entre eles 84 facilitadores regionais de saúde e 68 ligados à Secretaria de Educação, dará continuidade às ações do MobilizaSUS, que tem como um dos objetivos formar uma rede de articuladores e facilitadores – representantes da gestão e dos trabalhadores da saúde, movimentos sociais, professores do ensino médio – de Educação Permanente, voltada para o Fortalecimento do Controle Social e da Gestão Democrática e Participativa do SUS - Bahia.
Esta rede tem como principais linhas de ação a realização de processos educativos nos Conselhos Municipais de Saúde e a promoção do protagonismo juvenil em defesa do SUS nas escolas, para serem implementadas nos 21 municípios da microrregional.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

DIA NACIONAL EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS MOBILIZA PREFEITOS BAIANOS

O dia 23 de outubro foi a data escolhida pelos prefeitos de todo o Brasil em reunião da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em Brasília para o movimento do Dia Nacional em Defesa dos Municípios.
Nessa data, as prefeituras vão fechar suas portas e, por meio de ações integradas pretendem levar informação aos cidadãos a respeito das dificuldades de administrar município diante desta crise. Entre os principais temas que serão reivindicados no encontro estão: as quedas da receita do FPM e do Fundeb, transporte escolar e segurança pública.
Os gestores municipais da Bahia se reuniram no dia 17 de setembro em Poções para discutir o enfrentamento da crise. O evento reuniu presidentes da UPB e das associações regionais (AMIRS, AMVAGRA, AMAVALE e AMURC). No dia 29 de setembro, os presidentes de associações regionais se reuniram na UPB para concentrar todas as forças no ato público do dia 23.

BAHIA SERÁ SEDE DE CONGRESSO DA ONU

Em 2010, a Bahia será sede
do 12º Congresso das Nações Unidas
de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal,
entre 12 e 19 de abril de 2010.
O evento reunirá 80 chefes de estado,
incluindo o presidente Lula
e cerca de 6 mil participantes de 140 países.

BLOGUEIRO TRABALHANDO FORA DO AR

Carrissímos, minhas desculpas.
Neste feriadão estive fora do ar e não postei aqui porque estava realizando a outra parte deste gostoso trabalho de divulgação das ações que este blog participa.
Precisamente, divulgando a campanha de resgate da auto-estima de meu povoado, intitulada "EU AMO JACARECI" e agregando novos ouvintes ao site da rádio web CAMACAN BAHIA, dessa vez no Estado do Paraná - nas cidades de Curitiba e São José dos Pinhais.
-È o prazer de levar aos conterrâneos espalhados pelos quatro cantos do país, a mais moderna comunicação de Camacan e Região.

sábado, 10 de outubro de 2009

9º ACAMPAMENTO DE ORAÇÃO DE CAMACAN

De 20 a 22 de Novembro, a Renovação Carismatica de Camacan promove o 9º Acampamento de Oração em Camacan.
Segundo a organização, para este ano é esperado a participação de um número de 1500 pessoas. "Teremos alojamento sem custo algum em colégio, pedimos que traga roupa de cama e col-chonete. A comida será vendida no local com preço bem aquicessível. Pedimos também que nos ajude na divulgação deste evento". Alerta Paulo Bonfim um dos organizadores do evento.
Nos próximos dias o Miolo Baiano terá mais informações sobre contatos e condiões para participar do acampamaneto.

ANP MULTA MUNICÍPIOS BAIANOS POR FRAUDE



Da Redação CORREIO:
Agentes de fiscalização da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autuaram 61 agentes econômicos, dos quais 17 também foram interditados, em 34 municípios baianos em ação realizada entre 21 de setembro e 06 de outrubro.Os agentes econômicos autuados estão sujeitas às multas estabelecidas na Lei 9847/99, que variam de R$ 5 mil a R$ 5 milhões, de acordo com a infração praticada. As multas são aplicadas ao final do processo administrativo iniciado com a autuação. O objetivo da operação foi combater fraudes na revenda e no transporte de combustíveis. Houve sete apreensões de produtos transportados irregularmente realizadas em parceria com a Rodoviária Federal (PRF). Ao todo, foram fiscalizados 262 agentes econômicos de 34 municípios baianos.

CERCA DE 1,5 DE BENEFICIÁRIOS PODEM PERDER O BOLSA FAMILIA

Cerca de 1,5 milhão de beneficiários do Bolsa Família podem ter o pagamento suspenso a partir de novembro caso não apresentem dados para revisão cadastral do programa. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), dos cerca de 3 milhões de beneficiários que deveriam se recadastrar este ano, até setembro 1,7 milhão foram às prefeituras. O prazo termina em 31 de outubro.
Os beneficiários do Bolsa Família são recadastrados a cada dois anos, ou seja, em 2009, apenas parte dos cerca de 12 milhões de famílias precisam atualizar os dados. Para saber se precisa revisar as informações este ano, o beneficiário deve checar seu extrato de pagamento, onde o MDS incluiu avisos sobre a revisão de cadastro.
Quem tiver o benefício bloqueado em novembro terá que procurar a prefeitura e solicitar a atualização de seus dados para que o pagamento seja liberado, desde que mantidos os critérios de participação no programa. Quem não atualizar os dados até janeiro de 2010 terá o benefício cancelado.
Para as prefeituras, termina dia 31 o prazo para verificar a renda de cerca de 600 mil famílias que apresentaram dados diferentes no cruzamento com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2007, do Ministério do Trabalho, e as inconsistências apontadas em auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU).
(com informações da Agência Brasil)

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PETROBRAS NÃO CONSEGUE PERFURAR O PRÉ-SAL NO SUL DA BAHIA

A Petrobras informou nesta quarta-feira que problemas mecânicos frustraram a primeira perfuração na camada pré-sal da bacia do Jequitinhonha, no sul da Bahia. Segundo o diretor de exploração e produção da estatal, Guilherme Estrella, foi explorado um poço na região, que não teve os ‘resultados esperados’ na parte acima da camada de sal. ‘Íamos aprofundar a exploração, buscando o pré-sal, mas houve também problemas mecânicos que atrapalharam nossos planos’, afirmou, em entrevista coletiva na sede da companhia. A operação malsucedida não interrompeu, segundo Estrella, os planos da Petrobras para a região. A intenção da petrolífera é partir para um segundo poço, que apresenta perspectivas na camada pré-sal. O diretor ressaltou que o tema ainda está em discussão.
Informações da Folha Online.

PREVISÃO DO TEMPO EM CAMACAN NO FERIADÃO

No sábado, o dia amanhece com Sol e podem aparecer muitas nuvens durante o dia. Com períodos de nublado, e com chuva a qualquer hora. A máxima é de 29º e a mínima de 20º.
Segundo instituto de meteorologia, o domingo deve ser chuvoso dia e noite. Com temperaturas que variam entre 26 e 21 graus.
Já no Feriado de Nossa Senhora Aparecida, a alta temperatura volta. Mas o Sol deve aparecer e permanecer entre as nuvens durante todo o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. A máxima chega a 30º e a mínima de 21º.
Fonte: Climatempo.

MILHARES DE SENHAS DOS E-MAILS HOTMAIL, GMAIL E YAHOO FORAM ROUBADAS

Nesta quarta-feira (7) muitos jornais do Brasil inteiro, noticiaram o roubo de senhas de milhares de endereços eletrônicos em todo país. Segundo as reportagens, o vazamento de senhas de três serviços de e-mail - Hotmail, Gmail e Yahoo! - no fim de semana tenha sido causado por um golpe batizado de “phishing”.
Phishing é uma palavra em inglês para representar um tipo de fraude muito comum em que o internauta recebe mensagens não solicitadas por e-mail, via recados no Orkut, por exemplo, e pelos programas de mensagens instantânea, como o Live Messenger (popularmente conhecido como "MSN").
O objetivo de praticar essa fraude é confundir o usuário – para isso, usa-se mensagens como se fossem de um banco, site de compras, Receita Federal, entre outros.
O internauta que "cai" no golpe fornece seus dados ou clica em links repletos de vírus.
Os meios mais usados por criminosos para enganar os internautas com o phishing são o envio de cartões virtuais, álbum de fotos, notícias e boatos, inscrições para programas de televisão, convites para sites de relacionamento, promoções e prêmios.
Eles também usam sites falsos de empresas como bancos e também órgãos ligados ao governo: IBGE (censo), Receita Federal, Polícia Federal, SERASA e SPC (órgãos responsáveis por análise de crédito ao consumidor) .
Fique ligado porque essas instituições nunca usam e-mails ou links para se comunicar com as pessoas.

LOTÉRICA DEITABUNA ACEITA PAGAMENTO DE INSCRIÇÃO DA UESC

A taxa de inscrição do vestibular da Uesc que pode ser paga até este sábado, dia 10,agora também pode ser paga nas casas lotéricas, do Hiper Bom Preço em Itabuna, caixas eletrônicos (para quem tem conta bancária) e lojas de conveniência com caixas bancários.
De acordo com Jornal Sul da Bahia a medida foi adotada em razão da greve, que completou 14 dias nesta quarta-feira (7).

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

APOSENTADO DE 109 ANOS QUE MORA EM CAMACAN DIZ QUE CONHECEU LAMPIÃO

Um exemplo de Lucidez, saúde e longevidade assim vive um dos homens mais velhos do Brasil. Ele mora na Cidade Alta no município de Camacan. O aposentado Ramiro Ramos dos santos, nasceu em 27 de Julho de 1900, em Sergipe-AL.
O homem centenário vive com uma aposentadoria de um salário mínimo, é pai de 13 filhos, trinta e oito netos conhecidos e, três bisnetos. Sua única doença é pressão arterial alta, mas ele vive se gabando e garante que durante sua vida sempre se alimentou de comidas fortes. “Eu sempre gostei de comer uma boa feijoada, sarapatel e toucinho com jábá no feijão”, disse.

Seu Ramiro, conta que ainda na infância à família se mudou para Salto da Divisa, Minas Gerais. Atendendo o pedido de uma mulher identificada como Inhá, seu pai lhe permitiu ir morar na casa dela. A referida mulher fazia parte de uma família rica, conhecida como Os Cunhas. Ele lembra que apanhava bastante da mulher e sentia saudade dos seus familiares. Por conta das muitas surras que levou, fugiu daquela casa. Aos 18 anos, em 1918 ficou noivo de Dona Maria Alexandrina que na época tinha 22 anos, com quem mais tarde teve quatro Filhos.

Voltou para a casa de seu pai nove anos mais tarde e naquela época já era noivo de Maria Alexandrina. Seu segundo casamento foi com D. Martinha Maria de Jesus, com quem vive até hoje, ela tem atualmente 68 anos. Com D. Martinha constituiu família e tem nove filhos com ela.

O aposentado diz que naquela época namoro tinha que ser definitivo”As pessoas só namoravam para casar” revela recordando que os pais naquele tempo não permitiam que o noivo abraçasse ou beijasse a moça. Sexo então, só depois do casamento. Ele lembra que os pais da moça ficavam de marcação para que os casais não entrassem na intimidade um do outro.

Amigo de Lapião o rei do cangaço - O ancião garante que em 1911 conheceu pessoalmente o rei do cangaço Virgolino Ferreira da Silva o Lampião. Perguntado em que ocasião ele conheceu o rei do cangaço, seu Ramiro comenta que Lapião se hospedou muitas vezes na casa de Clemente Ramos dos Santos, o Clementão seu pai.

Perversidade - Ele conta que em 1911, um rapaz desvirginou uma moça da sua vizinhança em Sergipe, não gostando, Lampião, teria perguntado para seu pai o que podia ser feito para o jovem pagar pelo que fez. Clementão teria dito que a maior vingança era o fazer com que ele se casar com a moça. Lampião teria chamado membros do seu bando atraiu o jovem para a localidade onde estiveram, levou-o até um tôco, desceu as calças e bateu com um martelo no prego e assim pregou seus testículos na madeira. Ele lembra que o homem sofreu muito com aquela tortura.
Seu Ramiro acrescentou que Lampião, era um homem cercado de mistérios e até os dias de hoje, nunca revelou nada a ninguém em torno da crueldade do rei do cangaço porque seu pai lhe pediu segredo. “Não posso revelar muitas coisas em respeito à memória do meu pai que pediu que nunca divulgasse este fato”, disse, reiterando que o fato de Lampião já ser morto, resolveu contar algumas coisas.
Colabooração: Agnaldo Santos - O TEMPO

QUINA PASSA A TER SORTEIOS DIÁRIOS

Nesta segunda-feira (5), a Quina passou a ter sorteios diários. Segundo a Caixa Econômica Federal, as apostas vão continuar sendo feitas todos os dias até as 19h (Horário de Brasília), uma hora antes do sorteio.
Até semana passada, os sorteios aconteciam três vezes por semana, as terças, quintas e sábados. O preço da aposta simples continua sendo de R$ 0,50.
Outra mudança também foi feita: Os apostadores que fazem a “teimosinha”, opção de repetir os números por 3, 6 ou 12 concursos seguidos, poderão jogar, a partir do concurso 2113, nos mesmos números por 18 ou 24 sorteios.

LUTO NA CIDADE

A cidade de Camacan está enlutada
pelo falecimento do Pastor Assis.
O religioso faleceu vítima
de acidente de carro na última semana.
O pastor era muito ligado
às questões sociais da cidade
e nos últimos meses se destacou
como principal personalidade local
que encabeçava um projeto de construção
de um Centro de Recuperação
de Dependentes Químicos no município.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

VITÓRIA DA POPULAÇÃO DE CAMACAN

A população de Camacan está de parabéns.
Mediante a manifestação popular de importantes líderes e formadores de opinião da comunidade, o grupo de vereadores que articulava a aprovação do Projeto de Lei 5/2009 - que criava o Cargo de Assessor Técnico, proposto pelo Vereador Eduardo Ramos, recuaram e em nome do mesmo proponente, foi feito o pedido de retirada do PL da pauta de votação na sessão desta terça-feira (6).
A retirada do projeto é uma conquista dos cidadãos de Camacan que com a economia desse dinheiro que custearia os BONS salários de cerca de R$ 1.500,00, vai continuar sendo beneficiada com devoluções da Casa Legislativa para realização de ações prioritárias na cidade, nos povoados e distritos. O que nos parece sensato da parte dos senhores vereadores.
Opinião de blogueiro:
Embora haja de fato este cargo de assesoria em muitas das câmaras de todo país. Camacan até agora não dispunha deste benefício. Assim, vale destacar que o projeto retirado não é inconstitucional, no entanto, diante de tantas outras necessidades que o município espera por soluções imediatas; não seria "neste momento" compreensível criar novos cargos para pagar com o dinheiro público ao invés de continuar devolvendo verbas para beneficio de todo povo.

DEFINIDA NOVA DATA PARA O ENEM 2009

O Ministério da Educação, confirmou nesta terça-feira (6) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado nos dias 5 e 6 de dezembro.
O anunciou foi feito, em entrevista do Ministro, em coletiva após encontro com o ministro da Justiça, Tarso Genro para decidir qual será a nova estrutura de aplicação da prova.
Cespe e Cesgranrio serão responsáveis pela impressão, aplicação e correção; os Correios, pela distribuição em caráter especial; a Polícia Federal, pela parte da inteligência. A Polícia Federal vai acompanhar todo o processo, desde a saída das provas do Inep até a distribuição.

CONVITE DA BIOFÁBRICA DE CACAU

TRISTEZA: DOIS BEBÊS BALEADOS NO SUL E EXTREMO SUL DA BAHIA

Dois bebês morreram vítimas de bala perdida em duas cidades diferentes na Bahia, nesta segunda-feira (5). Em Itabuna (BA), uma menina de 1 ano foi baleada dentro de casa. Em Barreiras (BA), um menino de 11 meses foi atingido na cabeça.

O primeiro crime aconteceu por volta das 12h. Segundo testemunhas, um rapaz entrou pela janela e começou a atirar. O alvo seria o vizinho da criança, de 22 anos, que estava na sala.

Menino de 11 meses foi baleado no colo da mãe, em Barreiras. Ele levou dois tiros, foi socorrido e passou por uma cirurgia no Hospital de Base. A vítima não corre risco de morrer. A criança também foi socorrida, mas não suportou o ferimento.

O segundo crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira. O menino de 11 meses estava no colo da mãe, quando dois homens chegaram atirando em uma bicicleta. Ele foi atingido na cabeça. A polícia acredita que o crime tenha sido cometido por causa de uma briga entre gangues rivais.
Com informações do G1.